Identidade de roedor desconhecido.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
gyrfalcon
Registado: sábado nov 08, 2003 1:01 am

domingo nov 09, 2003 3:14 pm

Não me levem a mal, mas os vossos hamsters devem ser filhos do homem aranha :lol: :lol: :lol:
O mais provável é ser um esquilo, pois eu já passei uma manhã inteira para apanhar dois esquilos coreanos que me fugiram da gaiola e posso dizer que trepar e saltar é mesmo com eles!!
johnny_mnemonic
Registado: quarta set 24, 2003 9:50 pm

domingo nov 09, 2003 8:05 pm

Já agora gostaria de saber qual a dimensão do território desses esquilos coreanos.
Malubas
Membro
Registado: terça ago 05, 2003 8:35 pm
Localização: Casal de Esquilos,1 cadela Cane Corso,1 Dálmata castanha,5 tartarugas,3 Cágados ,2 aquas.

domingo nov 09, 2003 9:48 pm

pela descrição parece um esquilo excepto no facto que tu disseste que ele costuma vaguear durante a noite,isso não é muito próprio dos esquilos coreanos e ainda por cima nesta altura em que eles hibernam a maior parte do tempo. mas nunca se sabe.

um dos meus fugiu da gaiola subiu a um primeiro andar,atravessou o prédio por cima do telhado e saltou para um quintal.
só o apanhei ao fim de 3 tardes mal passadas no quintal de uma vizinha, e depois de muitas tentativas resolvi pedir uma dessas "ratoeiras vivas" emprestada.
Nem demorou 10 minutos, foi logo.

mas olha em vez de pores só comido põe tb água, amendoins, nozes e queijo. assim dá para tudo o que aparecer. eu apanhei o meu graças á água que pus para ele beber. Boa sorte na "caçada"
Marcus1980
Membro
Registado: sexta ago 08, 2003 4:41 pm
Localização: Husky,Iguana,Geckos,rãs,salamandras,anoles,varanos,camaleões,dragões,e muito insecto para eles!

segunda nov 10, 2003 7:26 pm

Embora não corresponda á descrição, sobretudo tendo em conta o seu tamanho, há um animal que faz parte da fauna do território protuguês capaz dos tais saltos. O belíssimo geneta (genetta genetta) !

[img]http://www.saudeanimal.com.br/imagens/geneta.jpg[/img]

Apesar de não corresponder ao animal aqui em questão, aproveitei para recordar que por cá também temos uma fauna muito rica.
Marcus1980
Membro
Registado: sexta ago 08, 2003 4:41 pm
Localização: Husky,Iguana,Geckos,rãs,salamandras,anoles,varanos,camaleões,dragões,e muito insecto para eles!

segunda nov 10, 2003 8:24 pm

johnny_mnemonic,

O animal que a tua irmã viu, foi com 99% de certeza um Leirão (Eliomys quercinus).
Tem risca preta atrás dos olhos, o rabo pelado á excepção da ponta, dá saltos gigantescos e sobe tudo e mais alguma coisa, normalmente árvores

Tenho quase a certeza, ainda por cima porque o leirão é um animal nativo do nosso país.
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

segunda nov 10, 2003 8:52 pm

Olá!

Pesquisei no google o nome do animal que o marcus disse e obtive o seguinte:

Imagem

Imagem

Só falta saber se foi este o animal que a irma do jonny viu...

Se mais alguem encontrar fotos deste animal e se não souber coloca-las por favor contacte-me por pm!

Adeus
mini
GoldenNugget
Membro Júnior
Registado: quarta dez 11, 2002 8:34 pm
Localização: Cão, Gato, Chinchila, Coelho Anão, Porquinhos da India, Gerbos, Tartarugas

segunda nov 10, 2003 10:14 pm

johnny_mnemonic

O animal, que a tua irmã viu, não é nem um hamster, nem quase de certeza um esquilo, mas sim como disse o Marcus1980, um Leirão (Eliomys Quercinus), embora eu ainda tivesse ficado indecisso entre este e o Sacarrabos, pois uma das caracteristicas deste segundo é a sua cauda em forma de pincel.
Em todo o caso passo a transcrever a descrição deste , que eu encontrei num site:

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS

O Sacarrabos Herpestes ichneumon é um carnívoro de médio porte castanho-acinzentado que, juntamente com a Geneta, representam a família Viverridae no nosso país. Também conhecido por mangusto, manguço ou escalavardo, tem um corpo alongado e de aspecto fusiforme, o focinho é pontiagudo, as patas são curtas e a cauda vai-se afunilando até à sua extremidade onde se encontra um pincel de pelos mais escuros. Tem uma altura no garrote de aproximadamente 20 cm, pesa 2-3 Kg, e tem um comprimento total de cerca de 90 cm, podendo a cauda chegar aos 50 cm. Na cabeça distinguem-se umas orelhas pequenas e arredondadas e uns olhos côr de âmbar que têm a particularidade de exibir uma pupila horizontal, caso quase único entre mamíferos e que revela hábitos diurnos. Não existe um dimorfismo sexual evidente entre machos e fêmeas embora os primeiros sejam um pouco maiores.

Agora no que diz respeito às cacteristicas do Leirão, são as seguintes:

CARACTERISTICAS:

O seu cumprimento da cabeça-corpo é de 12 cm. O cumprimento da cauda é de 10 cm. O seu peso anda entre as 60 e 90 gramas. A côr geral do pelo é um castanho claro, sendo de tons brancos a parte inferior. A cauda é negra terminando numa ponta de pélos compridos brancos e pretos. Na cabeça destacam-se duas orelhas de grandes dimensões e uma faixa negra, que envolve os olhos e se estende até à base das orelhas.

Logo, tomando em conta estas duas descrições e analisando a tua descrição, julgo não haver dúvidas de, que se trata de um Leirão.

Espero ter ajudado a resolver o mistério do animal desconhecido javascript:emoticon(';)')

P.S.- Infelizmente, por falta de divulgação, desconhecemos o quanto o nosso País é rico em diversas espécies de animais e muitos infelizmente já tendem a desaparecer, devido à falta de respeito e preservação das espécies por parte das entidades competentes para esse fim.

Abraços
PA[/img]
johnny_mnemonic
Registado: quarta set 24, 2003 9:50 pm

domingo nov 16, 2003 11:20 pm

De acordo com a minha irmã não é uma coisa nem outra.
Um sacarrabos não é de certeza pois o animal que foi visto era de pequenas dimensões. Em relação ao leirão também não é pois tem uma orelhas muito grandes e o roedor desconhecido tinha orelhas pequenas.
Não tenho a certeza mas penso que ele andou a passear mais uma vez pelo meu telhado, mas desta vez com companhia. É que na noite desta sexta feira voltei a ouvir outra vez um estranho "piar" só que desta vez eram dois. Acho que não era uma coruja pois não se parecia nada com uma, mas posso estar enganado.
Quando fizer uma armadilha e o tempo estiver melhor, tenho que tentar apanha-lo(s) e acabar com este mistério todo.
Hamster_Pompeu
Membro
Registado: terça dez 16, 2003 3:46 pm

quarta dez 17, 2003 2:52 pm

Oi! :D Pode ser um cruzamento ou algo do género. Pode tb ser uma raça de uma destas espécies, k tenha cruzado com outra, etc. . Por vezes, quando uma raça ou espécie chega a uma àrea, à medida que se vão reproduzindo, as crias só conservarão as características dos primeiros antepassados se estes animais tiverem vivido e procriado numa àrea isolada e isenta de qualquer outro animal da mesma espécie mas de outra raça ou de animais do mesmo tipo mas de outra espécie; ou se não se tiverem adaptado às condições da àrea.
assim, o k vc viu pode ser filho/a d um bicho d uma espécie/raça k procriou com otro d otra espécie/raça, ou um bichinho k venha d uma família feliz :lol: k se tenha adaptado às condições da região.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
isto é relacionado com a evolução. onde fui desencatar isto???? acho k já tinha lido sobre o tema.
Bye! 8)
de_manic
Registado: domingo dez 29, 2002 12:52 am
Localização: caturras, mandarins, rolas, pardais de java, 2 gatos
Contacto:

domingo dez 21, 2003 4:09 pm

Não será um petauro do açucar ???[/img]
Responder

Voltar para “Exóticos”