Pessoal dos papagaios?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

sábado jul 17, 2010 9:32 pm

ptuga Escreveu:
mcamedjay Escreveu:Já a querer espetar fármacos em bebés?
Por favor, evitem isso, utilizar mesmo, só quando necessário.
Para criar resistências é quanto vale.
Enfim...
concordo plenamente infelizmente ainda existe um pouco a cultura de quando vamos ao medico se o medico nao receitar nada entao nao presta
neste caso e o veterinario

atencao nao quero melindrar ninguem mas e a minha opiniao
Eu penso que cada um sabe de si. :wink: Eu crio pássaros (canários, canários de Moçambique e canários do Brasil), e à excepção de algumas vitaminas, só lhes dou medicação quando estritamente necessário.

Os meus papagaios estão a ser tratados conforme orientação do criador que tem muitos e muitos anos de experiência em criação.
A Lolita, se calhar, se tivesse sido melhor preparada, não teria morrido de uma infecção bacteriana vinda não sei de onde que a fulminou em 36 horas.

E pronto. É apenas a minha opinião. 8)
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo jul 18, 2010 11:24 pm

Estimado LMGCardoso,

é esse o papagaio certo para iniciar no voo livre, pelo que conta....
Ele deve estar na fase certa para se iniciar e se fizer tudo direitinho aproveitando esta fase tão importante, teremos mais um cinzento excelente voador...

E para o forista que diz não gostar de ver asas presas dentro de casa, aconselho vivamente um papagaio, daqui a uns meses, quando já tiver entendido todas as envolventes de ter um papagaio que pode voar no exterior... Não há nada mais gratificante enquanto responsável por um papagaio do que vê-lo a voar no céu aberto e a voltar para nós quando chamamos, ou apenas porque já deu a sua voltinha e quer estar no refúgio do nosso ombro.

www.papagaiosinteligentes.com
Condessa
Membro Veterano

segunda jul 19, 2010 9:10 am

Os nossos papagainhos já estão a voar dentro de casa. É incrível a destreza da suposta fêmea, a sair directo da gaiola, dar uma volta de 180º e ir pousar no varão da cortina. O suposto macho não é tão hábil, mas também já voa para o topo da gaiola (onde há uma área para brincadeiras) e hoje também voou para o varão da cortina. E já por duas vezes tentou ir atrás de mim, quando eu estava noutros cómodos da casa. :D

Fazem patetices, mas são muito mais hábeis do que era a nossa Lolita. Adoram ficar fora da gaiola, são muito meigos e não se assustam com nada.

A nossa única dificuldade, neste momento, é alimentar o suposto macho, que dá uma resistência valente. Mas como ele ainda não come sozinho, é preciso alimentá-lo. Tenho desenvolvido 'técnicas' que só visto.... mas lá vou me safando, e tentando não traumatizar o bicho. :?

Quanto a fazer voo livre, não temos planos para isso, pelo menos não sem um harness. :wink:
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jul 19, 2010 9:44 am

Ia precisamente colocar aqui uma mensagem dando conta da ‘destreza’ de voo dos nossos papagaios ;), comparativamente ao que eram os voos da Lolita (cinzento). Ela voava bem para nós e aterrava no nosso braço, mas se decidia dar umas voltas no ar, ganhava tal velocidade que depois muitas eram as vezes em que se atrapalhava e já não conseguia controlar bem onde pousar. Estes, por outro lado, embora bastante mais novos que a Lolita, têm uma destreza e controlo de voo surpreendentes! Talvez não seja estranho a isso, o facto de serem bem mais pequenos que a Lolita. A Lolita era um cinzento de porte supreendente e muito maior que qualquer um destes Amazonas! ;)
Quanto ao ‘Voo Livre Exterior”, tal como a minha mulher disse (Condessa), não está nos nossos planos. :) Não somos capazes de correr o risco, mesmo que fosse de 0,01% , de um dos nossos papagaios se assustar com qualquer coisa e fugir ;) É que a mim nem com o “Harness” me convenço ;).
Condessa
Membro Veterano

domingo jul 25, 2010 9:45 pm

Experimentei o harness num dos papagaios, dentro de casa. Voou com ele sem problemas.

Montámos um playground para os dois, e eles adoram os brinquedos, os poleiros, adoram voar e..... não nos ligam nenhuma! :roll: :?

Estamos a criar dois animais selvagens, pá! :P Só querem saber de ficar fora da gaiola, brincando e mordiscando a comida. Quando tentamos pegá-los para estarem connosco, fogem.....

Vejam lá o filme do playground.

http://www.youtube.com/watch?v=brqq_nx2TWA :?

Algum conselho?
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo jul 25, 2010 10:35 pm

Muito bom o vosso playground!! Mas se eles preferem estar no playground e não querem estar convosco, a culpa é vossa, não fizessem um playground tão agradável para eles!!!

Agora um bocadinho mais a sério, criar um casal ao mesmo tempo é muito diferente de criar um só, pois eles sempre se têm um ao outro para as descobertas e não ficam tão "dependentes" do dono para aprender como é a vida. Cabe a vocês, fazer um esforço extra para conseguir ter tempo com cada um e criar uma relação com cada um deles e depois com os dois ao mesmo tempo, para que não deixem de ser apegados a vocês no futuro. Tudo o que se tornar um hábito agora, será o "normal" para eles no futuro, por isso, aproveitem a hora das refeições para que cada um de vocês possa alimentar um dos papagaios (alternadamente ou segundo favoritismos que notem) e nessa altura, gastem tempo a criar laços...

Papagaios com sorte!!!!
PauloC1
Membro Veterano

segunda jul 26, 2010 9:30 am

Agora um bocadinho mais a sério, criar um casal ao mesmo tempo é muito diferente de criar um só, pois eles sempre se têm um ao outro para as descobertas e não ficam tão "dependentes" do dono para aprender como é a vida. Cabe a vocês, fazer um esforço extra para conseguir ter tempo com cada um e criar uma relação com cada um deles e depois com os dois ao mesmo tempo, para que não deixem de ser apegados a vocês no futuro. Tudo o que se tornar um hábito agora, será o "normal" para eles no futuro, por isso, aproveitem a hora das refeições para que cada um de vocês possa alimentar um dos papagaios (alternadamente ou segundo favoritismos que notem) e nessa altura, gastem tempo a criar laços...
Olá Joca,
Vai ser difícil criar laços à hora das refeições, sendo que esse em vez de ser um momento agradável para eles, é exactamente um dos momentos de maior stress. O suposto macho, não gosta nada de ser manuseado e afasta-se à aproximação das nossas mãos. Nem pensar em beber da seringa ou de uma colher, mesmo quando está esgalgado de fome, e por isso temos de alimentá-lo com sonda. Já a suposta fêmea é mais tolerante para com as nossas mãos, e chega mesmo a subir para elas quando as aproximamos das patas dela, e o momento da alimentação com ela é bem mais pacífico.

Estamos com um problema em manter uma relação de proximidade com eles, uma vez que sempre que os tiramos da gaiola eles voam para o ‘poleiro’ mais alto que encontram (que é o varão das cortinas) onde ficam alegremente na brincadeira. A Lolita (cinzento), voava de onde estivesse para os nossos braços e era impossível mantê-la num qualquer poleiro sem vir ter connosco…estes é o contrário, querem é ficar num qualquer poleiro longe de nós.
Tentamos manuseá-los, e tal como referi a suposta fêmea ainda vai tolerando, mas à primeira oportunidade lá vai ela a voar. O macho, parece que qualquer tipo de manuseamento é um stress danado, e festas só mesmo estando no tal poleiro alto e só depois de muito calmamente irmos aproximando os dedos e a mão.
Estou em crer que tudo isto deriva da alimentação ‘forçada’ através de sonda, e estou com esperança que à medida que eles forem comendo sozinhos, o stress da alimentação vai desaparecer e isto possa diminuir. Mas por outro lado, estou com receio que este “hábito” de se afastarem de nós cada vez que os soltamos, os possa tornar aves ariscas e pouco manuseáveis. Estava a pensar diminuir o hábito de soltá-los sempre que estamos em casa, até porque penso que isso está a fazer cada vez mais com que o facto de estarem presos dentro da gaiola e a ver-nos seja cada vez mais difícil para eles. Tenho frequentemente uma câmera ligada ao pé deles para os visionar quando não estamos em casa, e eles estão calmos. Mas quando estamos em casa, andam frequentemente de um lado para o outro na gaiola, empoleiram-se das formas mais estranhas e esfregam-se contra as grades e querem nitidamente sair da gaiola. Fica difícil mantê-los lá dentro ao ver este ‘desespero’ que só acaba quando lhe abrimos as portas e os deixamos vir para o Playgound ou para o varão dos cortinados!! Isto está difícil!!
Joaoejoca
Membro Veterano

segunda jul 26, 2010 2:22 pm

Pois é Paulo, a sonda é um inimigo dos papagaios, serve apenas para despachar os criadores...
E a sonda também não ajuda a desmamar, pois não têm a experiência de engolir e saborear, logo, comerem sozinhos é mais dificil. Há pouco tempo apareceu aqui um forista com um cinzento que comia via sonda aos 3 meses e meio e foi uma dificuldade desmamá-lo, agora com quase um ano, continua um esquisito com as comidas, não gosta de quase nada...
Quanto aos seus papagaios, acho que deve acabar imediatamente com a sonda, e se ele comer menos quantidade duas ou três vezes, não morrerá de fome mas vai aprender rápido a comer da seringa sem sonda. Faça uma papa mais grossa nessas refeições. Não entendo quando me diz que os manuseia quando os vai alimentar, mas se os agarra, é natural que o evitem depois, os papagaios detestam ser agarrados, os amazónicos têm um temperamento muito diferente dos cinzentos. Na hora da comida, basta que lhes mostre que tem a comida que eles querem, depois cabe-lhes a eles virem procurar, ou pensa que na natureza os pais andam atrás dos meninos para que eles comam? Eu compreendo que estejam mais preocupados e que isso se transforme em excesso, mas é isso que deve evitar, se ele não comer nesta toma, come na próxima. Ele não morre de fome tendo comida à frente, o instinto de sobrevivência fala mais forte.
Se eles já comem umas sementes, pode usá-las para os atrair a comer em cima do seu braço.
O não os retirar da gaiola acho errado, pois eles vão começar a gritar e se alguma vez, por estar farto de os ouvir, lhes abre a porta....
Pode tentar várias formas, a alimentação é o reforço base e por aí, é o mais simples para os conquistar. Só come se for da sua mão, ou vem à mão ou passa fome, de certeza que vem à mão. Claro que para fazer desta forma, tem de disponibilizar a mão com comida tantas vezes quantas as necessárias para que coma a quantidade de alimento necessário.
Também pode optar por alimentar um de cada vez, e outro fica na gaiola a ver, se a fêmea é quem come melhor e até sobe a mão para comer, pode alimentar a fêmea do lado de fora da gaiola e assim ela fica mais por ali, porque ele está na gaiola e ele aprende a ver que ela come em cima da sua mão.
Espero que possa começar a alterar alguma coisa, para que eles não comecem a criar maus hábitos e que depois seja mais facil reparar...
PauloC1
Membro Veterano

segunda jul 26, 2010 2:57 pm

Pois é João, mas é que esse papagaio difícil, sem sonda não come absolutamente nada, e depois de perdermos um papagaio, custa-nos bastante estar a fazer experiências que possam resultar em desnutrição severa e consequente no enfraquecimento da ave. Até aqui, o importante tem sido mesmo meter-lhe comida no papo a todo custo, sob pena de ter acontecido o que está a acontecer. Tentámos de inicio seringa e colher, mas ele simplesmente fugia delas e não comia. E estar a saltar uma ou mais tomas, até que a fome o pudesse ‘quebrar’ num bebé que estava ainda a comer 3 vezes e ia passar a duas, não nos pareceu seguro.
Mas por acaso, no intervalo entre alimentações pela sonda, reparamos que eles já vão comendo qualquer coisita…pelo menos ‘brincam’ bastante com a comida, e curiosamente algumas vezes até logo depois de terem o papo cheio, vão para o comedouro e descascam sementes e debicam ração. O que me faz pensar que o desmame não esteja assim tão longe. Aliás, sendo a alimentação com sonda algo desagradável, parece-me até possível que eles próprios não tenham interesse em prolongar muito esta fase.
Com isto quero dizer que se calhar só nos resta esperar para que ele nos saiba ‘perdoar’ e que após o desmame recupere a confiança em nós. Talvez depois, usando uma ou outra ‘guloseima’, se consiga a aproximação deles….vamos a ver.
Um dos nossos problema é que, quer eu, quer a minha mulher trabalhamos, saindo de casa muito cedo e só regressando ao final da tarde, e por isso não dá propriamente para dar comida à mão tantas vezes quantas as necessárias para que comam a quantidade de alimento necessário. Talvez agora a partir da segunda semana de Agosto, connosco em férias, se possa fazer alguma coisa. Designadamente reduzir na alimentação com sonda, investir na alimentação manual e mesmo tentar reduzir alguma da aversão do suposto macho à seringa, tentando que este beba directamente daquela e sem recurso à sonda.
Condessa
Membro Veterano

terça jul 27, 2010 9:13 am

O rapazola (pensamos nós de que seja um rapazola) é complicadito. Eu estive a observá-los quando os fomos buscar, e deu-me a impressão de que aquela ave era mais arisca e mais medrosa.

Eu tenho conseguido manejar melhor as coisas, e meto-lhe a comida no papo em 5 segundos, sem que ele sofra muito. Pego-o, beijo-o, faço-lhe festas, e enquanto estou a brincar com ele, ele abre o bico e eu meto-lhe a sonda e esvazio-a no papo dele em poucos segundos. Depois pego-o de volta, dou-lhe mais beijos, faço-lhe festas, e volto a pô-lo na gaiola.

A técnica de alimentar a fêmea primeiro já usei. O que aconteceu foi que o gajo se apercebia do que ia se passar com ele e tornava as coisas mais difíceis. Então, ele tem sido o primeiro.

Já a suposta fêmea vem para a minha mão, faço o mesmo ritual: beijos, mimos, festas, ponho-a na mesinha, mais festas, conversas, ela quando vê a seringa já abre o bico e come, seja de colher, seja de seringa, come muito bem.

Ele sabe o gosto da comida, porque eu também consigo lhe dar umas duas colheres de papa. Só que depois tranca o bico e não come mais.

Eu sei que não estamos a fazer tudo certo, mas estamos a fazer tudo que é possível para dar-lhes carinho, atenção e alimentá-los da melhor forma possível. Eles já comem sozinhos (pelo menos alguma coisa) e em breve vou passar a papa para uma vez por dia apenas, só à noite.

Como referiu o Paulo, temos pavor de pensar em fazer-lhes mal ou que eles possam ficar doentes, pois a perda da Lolita deixou-nos completamente arrasados, e temos tentado de tudo por tudo para conseguir manter os novos meninos em boas condições, mesmo que isso implique um papagaio menos afectuoso connosco.

Eles e nós haveremos de conseguir. Agradeço sempre os comentários, são todos muito-bem vindos. :wink:
<p>&nbsp;</p>
rgaspar
Membro Júnior
Registado: sábado set 05, 2009 2:41 pm
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

quarta jul 28, 2010 6:36 pm

ja tentou em vez de papa, tentar dar ao rapazola granulado na seringa? deixa o granulado num copo com agua quente, ele incha, depois retira o excesso de agua, e esmigalha o granulado, fica bastante grosso, enche a seringa com uma colher, e depois de cheia, mete aquela coisinha da borracha para empurrar a comida, de seguida tente alimenta-lo so com a ração demolhada pela seringa, ele poderá estar farto do sabor da papa...

eu sou o tal do cinzento que tinha problemnas devido a idade a que ainda estava a ser alimentado pela sonda, e quando fiz esta experiencia, ele começou a comer melhor, e sem sonda...claro que demorava era cerca de 30minutos a alimentalo em cada refeição, porque ele não sabia engolir, entao tinha que dar muito pouco de cada vez, ate que ele sentia o sabor, acabava de esmigalhar a ração no bico, e tentava engolir...

os primeiros 2 dias foram dificeis, mas apartir do terceiro, ja comia pea seringa sem sonda que era uma maravilha...

tente lhe dar a nutribird tropical, se não me engano, aquele que tem um cheirinho a fruta...o meu adorou essa ração demolhada... apesar de neste momento comer a pretty bird, african grey..

cumprimentos e boa sorte para o desmame
<p>&nbsp;</p>
Condessa
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 10:31 am

rgaspar Escreveu:ja tentou em vez de papa, tentar dar ao rapazola granulado na seringa? deixa o granulado num copo com agua quente, ele incha, depois retira o excesso de agua, e esmigalha o granulado, fica bastante grosso, enche a seringa com uma colher, e depois de cheia, mete aquela coisinha da borracha para empurrar a comida, de seguida tente alimenta-lo so com a ração demolhada pela seringa, ele poderá estar farto do sabor da papa...

eu sou o tal do cinzento que tinha problemnas devido a idade a que ainda estava a ser alimentado pela sonda, e quando fiz esta experiencia, ele começou a comer melhor, e sem sonda...claro que demorava era cerca de 30minutos a alimentalo em cada refeição, porque ele não sabia engolir, entao tinha que dar muito pouco de cada vez, ate que ele sentia o sabor, acabava de esmigalhar a ração no bico, e tentava engolir...

os primeiros 2 dias foram dificeis, mas apartir do terceiro, ja comia pea seringa sem sonda que era uma maravilha...

tente lhe dar a nutribird tropical, se não me engano, aquele que tem um cheirinho a fruta...o meu adorou essa ração demolhada... apesar de neste momento comer a pretty bird, african grey..

cumprimentos e boa sorte para o desmame
Olha, não custa nada tentar. Thanks! :wink:
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 10:58 am

Condessa Escreveu:Olha, não custa nada tentar. Thanks
Ai custa sim….custa pelo menos uma hora todas as manhãs, e montes de stress, só para dar comida aos papagaios! :? Mas pronto…tenta-se!
No entanto, não me parece que o problema seja estarem fartos do sabor da papa!! O que eles não gostam é de ser manuseados , e a vista da seringa é isso que significa, seja cheia com papa ou com ração esmigalhada!
Mas pronto, estamos quase em férias e o tempo para experimentar estas e outras coisas vai sem maior. Depois contamos qual foi o resultado.
Condessa
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 11:29 am

Eu vou deixar de alimentá-los de manhã em breve, pelo que à noite torna-se mais fácil fazer as tentativas. Eles já estão na altura de começar a comer apenas uma vez por dia. :wink:
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 2:35 pm

Se o problema é que a seringa é significado de manuseamento, porque não começa a alimentá-los com a colher, e sem seringas nem os agarrar, coloca-os em cima de uma mesa e mostra a comida de forma que eles venham comer e não, meter-lhes no bico. Eu sempre "peço/obrigo" a que a ave que estou a alimentar venha procurar a comida junto de mim, porque quem tem fome é a ave, nós sabemos que tem de comer, mas ela tem o instinto de sobrevivência que a leva a procurar comida de onde sabe que vem... Mas lá está, por isso acho que devemos ir buscar as aves aos criadores o mais cedo possível, porque tirando raras excepções, as aves no criador não têm relação com o humano, sabem que dependem dele para ter alimento... E saber que podem confiar nas suas mãos, que não são aquelas mãos que agarram, metem uma coisa no bico, e já está, papo cheio, volta para a caixinha.
O que acho que precisam é de ganhar a confiança deles nas vossas mãos, que não os agarrem e que aproveitem todos os momentos para estar com eles, sem forçar absolutamente nada.
Espero que com o tempo as coisas melhorem
Responder

Voltar para “Aves”