Olá,
Eu continuo sem conseguir tomar uma posição definitiva nesta matéria
Por exemplo, ao ler intervenções como esta fico pensativo:
Ora ai está!!!
Isso mesmo, não vamos tapar o sol com a peneira, e desculpar os cortes e comparar com esterilizações, eu também sou contra o corte pelo simples motivo de embelezar o animal, cada um tem o seu gosto, mas apesar de nós fazer-mos operações plásticas (eu não) porque não gostamos do nariz assim ou assado é uma escolha nossa, não estou a ver o cão a ter algum interesse se tem cauda ou não, e se tem as orelhas bicudas ou não.
Será que é escolha do cão ou da cadela ser esterlizado ou castrado? Mesmo um cão de rua, se pudesse falar, acham que iria dizer "Sim senhor, castrem-me que eu quero!". Quem somos nós para decidir o que «é melhor para os cão'? Superpopulação de cães? Porquê? Porque NOS incomodam, porque proliferam nas NOSSAS ruas? Não seremos NÒS que somos demais e não deixamos espaço para o cão viver a sua vida naturalmente e sem interferências?
Pois é....as coisas não são tão simples como parecem, não é? Quer seja o corte da cauda e das orelhas, ou a esterelização e castração, no fundo é por NÓS, para NÓS e para a NOSSA conveniência! Se é para o bem estar dos animais é porque nós o determinamos...é por nossa causa que eles têm "mau estrar" em primeira mão!!!
Se apesar de tudo ser nossa responsabilidade, a esterelização/castração agora é uma necessidade e os cortes não, quem é que decide isso? Quem é que determina prioridades e o que é ou não é superfulo? Porque há-de decidir a opinião de A e não a de B?
Desculpem fazer de 'advogado do diabo', mas estas são muitas vezes as questões que coloco a mim próprio.........se alguém souber responder, eu agradeço.
Paulo C.