Refeições!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sábado nov 08, 2003 1:32 pm

Já se falou diversas vezes sobre raçoes mas penso que nunca se toucou neste assunto! Como comem os vossos cães?

Tem a comida sempre ao seu dispor?
Tem horas para comer?
Tem as refeições divididas?

Gostaria imenso de saber..

As minhas meninas comem a sua medida de ração dividida em 2 refeições, uma de manhã e outra á noite sendo a refeição da manhã ligeiramente mais pequena que a da noite! Será que esta é a melhor maneira?
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado nov 08, 2003 1:45 pm

Boa tarde,

Os meus cães comem sempre uma vez por dia a horas certas, porque são adultos de fossem cachorritos e também depende da idade daria algumas vezes por dia mas também a horas certas... ;)
Geralmente quando se opta por dar varias vezes ao dia, mesmo a cães adultos, pega-se na dose diaria e divide-se pelas varias vezes. Foi assim que sempre fiz e vi fazer com os meus cães e assim farei se voltar a ter mais cachorros cá em casa(concerteza que terei mas não para já... ;) )...

Espero ter ajudado... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado nov 08, 2003 2:00 pm

[quote=Megaran]
Já se falou diversas vezes sobre raçoes mas penso que nunca se toucou neste assunto! Como comem os vossos cães?

Tem a comida sempre ao seu dispor?
Tem horas para comer?
Tem as refeições divididas?

Gostaria imenso de saber..

As minhas meninas comem a sua medida de ração dividida em 2 refeições, uma de manhã e outra á noite sendo a refeição da manhã ligeiramente mais pequena que a da noite! Será que esta é a melhor maneira?
[/quote]

O método que está a utilizar parece-me correcto.
A comida não deve ficar sempre aos dispôr dos cães. Sitva-lhes a ração e passado 10/15 minutos retire-lha mesmo que não tenham comido. Volte a serci-la apenas no horário seguinte.

Cumprimentos

José Carlos
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado nov 08, 2003 2:07 pm

Olá,

O nº de refeições varia conforme a idade e o tamanho do animal. Os mais novitos assim como as raças pequenas, devem comer várias vezes ao dia, devido a terem estômagos pequenos e elevado metabolismo.

As raças grandes e gigantes com predisposição para a torção de estômago, devem igualmente comer 2 ou 3 vezes ao dia de um comedouro elevado e evitar fazer exercicio a seguir ás refeições.

Todos os outros, podem há vontade comer 1 vez por dia.

Eu não sou muito apologista da comida á descrição, pois não há controle nenhum sobre o que o cão está a comer, seja para mais, seja para menos. Além do mais a comida tem tendência a oxidar-se e a perder algumas propriedades se deixada ao ar todo o dia, além de poder ser contamidada por insectos e bactérias.
Megaran
Membro Veterano

sábado nov 08, 2003 2:44 pm

Já agora que estamos a falar em refeições e eu esqueci-me de referiri isto. Vou por outra questão: as minhas cadelas são as duas bastante amigas, mas a mais nova tem a mania de mandar na mais velha (uma tem 4 e a outra + ou - 13 anos)! E o que se passa é que na hora da refeição a mais velha só come se eu estiver ao lado dela porque tem medo da outra e a outra fica á espera da mais velha acabar de comer para ir comer o dela! Por isso não sei se estão a ver o stress à hora das refeições..
Já me lembrei de lhes dar as refeiçoes uma em cada divisão mas separadas nenhuma delas toca na comida e juntas é uma guerra constante! um dia distraí-me e já tava a mais nova com a mais velha pendurada pelo cachaço!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado nov 08, 2003 5:11 pm

Olá

Quando tinha apenas dois cães e eles já eram adultos , gradualmente foram-se habituando a comer apenas à noite. Foram eles que foram "decidindo" isso e como eu estava avisado de eles terem a tendência de comerem apenas uma refeição, fui favorecendo a situação.
Mas com a vinda do kiko "estragou-se" tudo. É certo que o kiko comia uma ração diferente, mas para os outros não ficarem com água na boca, lá lhes ia dando também um bocadito à parte.
Bem, o que é certo é que eles se habituaram e presentemente comem sempre uma refeição por volta das 12h.

O motivo por que eles comem às 12h e não às 10 ou 13 deve-se a hábitos criados. Às rotinas. O mais certo é eles não terem mesmo fome, mas quando chega aquela hora depois de termos saído, vão direitinhos à cozinha de nariz no ar. Eu podia trocar-lhes as voltas, mão acho que não vale a pena.
Um factor catalizador é a fome do Kiko. O tipo sofre de bulimia. Os outros já teriam dispensado a refeição do meio dia, mas são desafiados por ele.

Mas dando o meu testemunho sobre as questões postas pela Megaran, eu ponho-lhes a comida e tiro-lha depois de eles comerem. A comida não fica à disposição deles durante o dia. Sempre ouvir dizer que isso é incorrecto e eu próprio creio que é.
É curioso que quase todos os cães comem à vez. Primeiro o líder e depois os outros por ordem hierárquica. Os meus comem todos ao mesmo tempo sem brigas nem cerimónias. O líder é o Fozzy, mas é muito democrata. Mesmo quando o kiko passou a comer do mesmo recipiente, nunca houve qualquer problema. A propósito, esse recipiente é uma daquelas assadeiras ovais, grandes, de pirex.
Eu costumo dizer: isto nem são cães nem são nada. Mas é exactamente assim que eu gosto deles.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sábado nov 08, 2003 5:16 pm

No meu caso tenho o Tico que tem a sua tijela sempre à disposição. No que toca ao Senna divido-lhe a quantidade diaria em 3 partes.

Agora o problema é que pelos vistos a ração que dou ao Senna não lhe chega então vai sempre fazer uma visitinha à tijela do Tico, limpando-a toda! :P
A solução que arranjei foi começar a dar a ração do Tico à mesma hora que o Senna, mas em divisões diferentes!

Normalmente as embalagens de ração trazem a quantidade que se deve dar aos animais consoante a idade e o peso dos mesmos. Salvo em ocasiões especiais penso que essas indicaçães são as mais acertadas!

Abraço a todos!
Megaran
Membro Veterano

domingo nov 09, 2003 2:16 am

RalphShark Escreveu: Normalmente as embalagens de ração trazem a quantidade que se deve dar aos animais consoante a idade e o peso dos mesmos. Salvo em ocasiões especiais penso que essas indicaçães são as mais acertadas!

Abraço a todos!
Pois, aí também tenho outro problema: é que tive que lhes reduzir a medida descrita na embalagem (dou-lhes RC) porque elas estavam a ficar as duas umas gandas gordas!! :lol: E elas até fazem bastante exercicio!
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

domingo nov 09, 2003 2:04 pm

Realmente tambem dou RC ao Senna e os meus pais já comentaram que provavelmente ele estará a engordar demais. Por enquanto e enquanto não o levar ao vet e fazer uma visita ao criador vou continuar a dar as doses recomendadas na embalagem.
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

segunda nov 10, 2003 8:07 am

Viva,

As minhas cadelas comem a dose de diária dividida em 2 refeições, a primeira ás 6:30 e a segunda às 20h, só tenho que ter cuidado em tê-las separadas, caso contrário haverá uma briga na certa, a mais velha come a dose dela e a da mais nova.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 10, 2003 9:24 am

A Shiva come a sua dose diária dividida em 2 refeições: ás 8h e ás 20h.
Tem 20 minutos para comer, se não só volta a comer na refeição seguinte.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cadymba
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm

segunda nov 10, 2003 1:29 pm

Boa tarde,

Depois de ler as vossas opiniões reparo que estou a cometer um grande erro, é que a minha cadela tem o comer à diposiç~so porque ela é muito de petiscar, agr come duas bolinhas de ração daqui a 2hrs come outras duas...então tenho sempre ali a comida para ela ir comendo ao longo do dia, o que acham que possa fazer, para lhe tirar este hábito?ou se se terá efeito nela já que esta mt habituada a petiscar (já na altura que estava na ninhada o comer estava à disposição, ela têm 3meses).

Uma boa tarde a todos
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

segunda nov 10, 2003 1:36 pm

Olá
Eu tb tenho uma cachorrinha novinha (a minha tem 2 meses e qq coisa) e eu tenho lhe sempre comida a disposicao.. ate pq como tb tenho gatos q tb tem comida sempre a disposicao ela ia comer o comer dos gatos.. e prefiro q ela coma a dela :) eu penso q os caes bebes tem de te sempre comidinha a disposicao plo menos o meu coracao pensa assim.. pois estao em crescimento acelaradissimo nao???
MilkaLuna
Membro

segunda nov 10, 2003 1:37 pm

Olá
Eu tb tenho uma cachorrinha novinha (a minha tem 2 meses e qq coisa) e eu tenho lhe sempre comida a disposicao.. ate pq como tb tenho gatos q tb tem comida sempre a disposicao ela ia comer o comer dos gatos.. e prefiro q ela coma a dela :) eu penso q os caes bebes tem de te sempre comidinha a disposicao plo menos o meu coracao pensa assim.. pois estao em crescimento acelaradissimo nao???
MilkaLuna
Membro

segunda nov 10, 2003 1:38 pm

Olá
Responder

Voltar para “Cães”