Labrador com Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
802
Membro
Mensagens: 85
Registado: sexta jun 16, 2006 7:37 pm

terça jul 27, 2010 1:28 pm

Boas tardes,

Tenho um cão labrador com 5 anos e meio, infelizmente com Leishmaniose desde os 2 anos e meio.
O único sintoma que ele tem é o sangramento pelo nariz.

Em Dezembro de 2008, quando teve uma grande crise, tendo até ficado internado, fez um grande tratamento de glucantime, acompanhado por vitaminas e protectores, penso que ao fígado.

Ele actualmente pesa 45 kgs, razão pela qual toma por dia 5 comprimidos de Alopurinol, 2 e meio de manhã e outros 2 e meio à noite.

De Dezembro 2008 até ao Sábado passado, esteve sem mais qualquer sangramentos, no entanto voltou mas em quantidades reduzidas comparadas ao episódio que anteriormente referi.
Teve então a fazer um tratamento de hemostato para parar com os sangramentos tendo ficado bem desde a passada terça até esta manhã, quando os sangramentos voltaram.
Ele encontra-se bem com energia, mas quando sai do canil, ou quando entra para o carro, ou se excita com qualquer coisa, o sangramento regressa.

Ontem, fomos efectuar um teste para verificar se tem Febra da Carraça, que possa estar a ser a razão para os sangramentos, o que não me pareça que seja o caso.

As veterinárias da clínica onde ele está a ser acompanhado estão a ponderar efectuar mais um tratamento de Glucantime, dependendo do resultado deste último teste.

Ouvi e li que existe um outro medicamento, o Milteforan, com melhores resultados, medicamento este que as veterinárias nunca me falaram.
Hoje quando levar o meu amigo à clínica vou perguntar por este medicamento.

O que gostaria de vos perguntar era se faço bem em questionar as veterinárias acerca do Milteforan, e se em caso elas rejeitarem esta ideia, eu partir para outro veterinário para que possa fazer este tratamento.

Agradeço a vossa atenção e peço desculpa pelo testamento.

Cumprimentos,
Tiago
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jul 27, 2010 1:44 pm

Olá!
Tiago, acho que faz bem em conversar com as veterinárias do seu cão sobre outras formas de tratamento, mas ; na minha opinião, acho que não será preciso ser assim tão drástico e mudar de veterinário se elas acharem que esse não será o melhor caminho.
Ninguem melhor que elas conhece o seu cão e a evolução da doença. E ,segundo o que escreve, até agora têm a doença controlada.
Pedir segundas opiniões e depois debater com elas essas outras opiniões pode ser uma boa mais valia para o seu cão.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

terça jul 27, 2010 2:30 pm

nicasxi Escreveu:Olá!
Tiago, acho que faz bem em conversar com as veterinárias do seu cão sobre outras formas de tratamento, mas ; na minha opinião, acho que não será preciso ser assim tão drástico e mudar de veterinário se elas acharem que esse não será o melhor caminho.
Ninguem melhor que elas conhece o seu cão e a evolução da doença. E ,segundo o que escreve, até agora têm a doença controlada.
Pedir segundas opiniões e depois debater com elas essas outras opiniões pode ser uma boa mais valia para o seu cão.
concordo.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
802
Membro
Mensagens: 85
Registado: sexta jun 16, 2006 7:37 pm

quarta jul 28, 2010 3:56 pm

Boas tardes,

Antes demais obrigado pelas respostas.

Infelizmente, o teste para a Febre da Carraça, ao contrário do que eu estava à espera, deu positivo.
As veterinárias informaram-me que o parasita da Febre da Carraça juntamente com a Leishmaniose, têm provocado os sangramentos pelo nariz.

O Joca vai ter que tomar cerca de 90 comprimidos Actidox, 4 e meio por dia durante 21 dias para combater o parasita.

Gostaria de saber se alguém tem experiência num caso de Febre da Carraça tratado com este medicamento. Eu infelizmente já perdi, à 6 anos um pastor alemão com Febre da Carraça, quase que nem deu para combater a doença, perdi-o em 2 dias.

Cumprimentos,
Tiago
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta jul 28, 2010 4:58 pm

Felizmente não passei e espero não passar por um caso de febre da carraça.

Quis apenas deixar o meu apoio, desejo-lhe muita força, coragem e esperança e às melhoras para o Joca.

Jocas caninas
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

quarta jul 28, 2010 5:04 pm

802 Escreveu:Boas tardes,

Antes demais obrigado pelas respostas.

Infelizmente, o teste para a Febre da Carraça, ao contrário do que eu estava à espera, deu positivo.
As veterinárias informaram-me que o parasita da Febre da Carraça juntamente com a Leishmaniose, têm provocado os sangramentos pelo nariz.

O Joca vai ter que tomar cerca de 90 comprimidos Actidox, 4 e meio por dia durante 21 dias para combater o parasita.

Gostaria de saber se alguém tem experiência num caso de Febre da Carraça tratado com este medicamento. Eu infelizmente já perdi, à 6 anos um pastor alemão com Febre da Carraça, quase que nem deu para combater a doença, perdi-o em 2 dias.

Cumprimentos,
Tiago
Boa tarde 802

Já fiz tratamento à febre da carraça com o Actidox a mais que um animal e deu resultado. No entanto deve, periódicamente , depois de já tratada efectuar o teste.

As melhoras do seu cão
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta jul 28, 2010 5:27 pm

desejos sinceros de rápidas melhoras...
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quarta jul 28, 2010 11:05 pm

802 Escreveu:Boas tardes,

Antes demais obrigado pelas respostas.

Infelizmente, o teste para a Febre da Carraça, ao contrário do que eu estava à espera, deu positivo.
As veterinárias informaram-me que o parasita da Febre da Carraça juntamente com a Leishmaniose, têm provocado os sangramentos pelo nariz.

O Joca vai ter que tomar cerca de 90 comprimidos Actidox, 4 e meio por dia durante 21 dias para combater o parasita.

Gostaria de saber se alguém tem experiência num caso de Febre da Carraça tratado com este medicamento. Eu infelizmente já perdi, à 6 anos um pastor alemão com Febre da Carraça, quase que nem deu para combater a doença, perdi-o em 2 dias.

Cumprimentos,
Tiago
Boa noite Tiago,

Só agora vi o seu tópico e quero desde já dizer-lhe que lamento pelo seu amiguinho.

Infelizmente sei do que fala pois também tenho um canito com leish que está controlada e em Maio apareceu com febre da carraça. Fiz o tratamento com actidox durante 4 semanas e ficou bem ... felizmente. :D

Quanto ao Milteforan, na altura em que foi diagnosticada leish ao Martim, este medicamento tinha saído ainda há muito pouco tempo, pelo que o vet aconselhou-o a fazer o tratamento com glucantime, uma vez que na altura ainda só existiam os "estudos dos laboratórios" e ainda era muito cedo para aparecerem resultados com casos práticos.

Com ele resultou, sendo que, actualmente só faz 1 semana/mês de aluporinol.

Não sei se os vets aonde vai lhe explicaram mas, a partir do momento em que o seu canito faça o milteforan depois não pode recuar, ou seja, não pode voltar para o glucantime e essa foi também uma das razões porque o vet na altura não quis arriscar. Caso o glucantime não resulte ... pode ir para o milteforan mas o inverso já não se pode fazer.

As melhoras do seu canito e vá dando notícias :wink:
lemur
Membro
Mensagens: 67
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

quinta jul 29, 2010 8:39 am

Bom dia, Tiago,

Eu tambem sei o que è o pesadelo da Leishmaniose... Infelizmente....

A minha cadela foi tratada com Milteforan, no entanto, o que me foi explicado pelo vet, é que este medicamento será mais indicado para animais que já têm os rins afectados, uma vez que não os prejudica. Sendo no entanto o tratamento mais caro.

Em realção à febre da carraça, graças a Deus ainda não tive nenhum caso...

As melhoras para a cão.

Cumprimentos
Carla Batista
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jul 29, 2010 11:23 am

lemur Escreveu:Bom dia, Tiago,

Eu tambem sei o que è o pesadelo da Leishmaniose... Infelizmente....

A minha cadela foi tratada com Milteforan , no entanto, o que me foi explicado pelo vet, é que este medicamento será mais indicado para animais que já têm os rins afectados, uma vez que não os prejudica. Sendo no entanto o tratamento mais caro.

Em realção à febre da carraça, graças a Deus ainda não tive nenhum caso...

As melhoras para a cão.

Cumprimentos
Carla Batista
Bom dia Lemur ... sim o tratamento com o Milteforan é mais caro mas, lembro-me de na altura em que se descobriu a leish ao Martim (dois anos e picos) ... a diferença não era assim tão exorbitante.

No caso dele ... tem de comer ração renal pois há existiam umas ligeiras alterações mas mesmo assim, o médico decidiu-se pelo glucantime e, até ao momento, está tudo sob controlo. :wink:
lemur
Membro
Mensagens: 67
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

quinta jul 29, 2010 1:56 pm

Boa tarde, Arguida,

A Rita (Dogue Alemão) já tinha os rins muito afectados, e, o vet disse-me que a melhor escolha era o Milteforan. Foram se bem me lembro 430 eur, só no medicamento. Fora todos os outros que acompanhavam.

Durou 4 meses... Se calhar deveria ter optado pelas injecções...

Cumprimentos

Carla Batista
802
Membro
Mensagens: 85
Registado: sexta jun 16, 2006 7:37 pm

quinta jul 29, 2010 2:47 pm

Mais uma vez agradeço os vossos comentários e desejos de melhoras.

As veterinárias informaram-me que o Milteforan deverá ser utilizado para casos mais graves. Para aqueles casos em que os cães têm uma perda de pêlo e de peso acentuadas.

Já ouvi o testamento de duas pessoas que trataram os canídeos com o Milteforan com muito bons resultados, mas infelizmente passados uns tempos os problemas voltam e até com mais força.

O que me deixa com esperanças, é o facto de o Joca estar sempre bem disposto, com energia e com vontade de comer, ou não fosse ele um labrador.

Cumprimentos,
Tiago
lemur
Membro
Mensagens: 67
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

quinta jul 29, 2010 4:18 pm

Boa tarde Tiago,

Nem sempre.... A minha cadela não tinha nenhuma falha no pelo, e, não perdeu peso. Muito pelo contrário... Um dia a minha mãe ligou-me e disse-me "A Rita não comeu". Nesse mesmo dia foi ao vet. Tinha engordado 1 kg desde a última visita para as vacinas 4/5 meses antes.

Estava já numa fase avançada da doença. Nem todos os cães têm sintomas.

No mesmo dia, estava lá outro que tinha emagrecido alguns kgs, já não tinha apetite, faltava-lhe pelo e os donos só o levaram lá porque começou a sangrar pelo nariz e não parava. Por ironia do destino, aquele cão ainda não tinha os orgãos internos afectados, e, era leishmaniose visceral. A ele foram-lhe receitadas as injecções.

O que interessa é que detectada a tempo a leishmaniose não é um "bicho papão", e, o cão poderá ter vários anos de vida com qualidade.

Neste caso o que interessa é que o seu cão recupere da febre da carraça, uma vez que já está acompanhado quanto à outra.

Continuação das melhoras.

Carla Batista
Liona
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 29, 2010 4:26 pm

quinta jul 29, 2010 5:52 pm

Só posso desejar que corra tudo bem com o seu cão! :wink:

Já passei por ambos os casos, leishmaniose e febre da carraça, duas variantes da febre! :( Mas se ambas forem detectadas atempadamente não há qualquer problema! No caso da leishmaniose, realmente há um mito, mas se o animal fôr tratado, vive tanto tempo como qualquer outro, com a mesma qualidade de vida. Louvo-o por isso! :wink:

quando a leishmaniose é diagnosticada é sempre aconselhado um tratamento inicial. Ou com o glucantine ou com o milteforan, um tratamento mais recente. Em qualquer um dos casos, de meu conhecimento, a taxa de sucesso é enorme. No meu caso o meu cão foi tratado com glucantine e correu tudo bem. Conheço casos que foram tratados com o milteforan e o tratamento também correu lindamente.

Depois passa-se para um tratamento de manutenção: o alopurinol.

No 1º anos após diagnóstico o rastreio à doença deve ser semestral, depois mediante os resultados, poderá passar a anual e diminuir a dose de alopurinol.

Em relação á febre da carraça, o ano passado e este foram propícios e o sangramento do nariz é um dos indícios, muitas vezes confundido com a leish.

Dos casos que também tive é o actidox que trata, mas o animal tem depois de fazer rastrio para verificar se negativou.

è importante desparasitar correcta e atempadamente o seu cão e colocar-lhe também uma coleira anti-parasitária contra pulgas, carraças e o mosquito da leish. Não é por um cão já ser positivo que se pode descurar este aspecto!

Votos de melhoras e que corra tudo bem com ele.
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jul 29, 2010 6:18 pm

lemur Escreveu:Boa tarde, Arguida,

A Rita (Dogue Alemão) já tinha os rins muito afectados, e, o vet disse-me que a melhor escolha era o Milteforan. Foram se bem me lembro 430 eur, só no medicamento. Fora todos os outros que acompanhavam.

Durou 4 meses... Se calhar deveria ter optado pelas injecções...

Cumprimentos

Carla Batista
No caso do Martim felizmente que a nível renal existe uma pequena alteração pelo que, ele come ração K/D da Hills que aliás ADORA. :D :D

Lembro-me que, quando lhe foi diagnosticada leish ele fez 1º durante cerca de 1 mês alopurinol e depois é que passou para o glucantime que fez durante 1 mês. Após as injecções voltou a tomar alopurinol todos os dias durante uns 3/4 meses e só depois é que passou a fazer 1 semana/mês deste medicamento.

Lembro-me de que na altura fizémos contas com o vet em relação ao Milteforan e à quantidade de glucantime que ele iria precisar e a diferença não era muito significativa ... Só em glucantime gastámos quase € 400,00 ..

Espero que o Martim nunca mais precise de glucantime mas se precisar, agora já sei e caso seja necessário, manderei vir de Espanha pois lá uma caixa de 10 ampolas (cá só têm 5) custa cerca de € 5,43 o que realmente faz uma diferença brutal.

Carla não se culpabilize por ter feito o tratamento à Rita com Milteforan ... foi uma opção do vet e se calhar para o caso dela o mais acertado. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”