Alimentação BARF / RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
acrtcc
Membro
Registado: sexta fev 18, 2005 9:58 pm
Localização: Pipoca , um Golden, um Barnabé rafeiro e um Miau...

segunda jul 26, 2010 9:33 pm

Boa noite,

Tenho vindo a ler bastantes textos sobre a alimentação BARF / RAW e tenho algumas dúvidas, que passo a expor, na esperança de que alguém me esclareça... Sem entrar naquelas polémicas estéreis que tantas vezes ocupam quem por aqui passa!

1 - Em algum dos dois tipos de alimentação a carne é fornecida em pedaços inteiros?

2 - A questão dos 2 ou 3% de carne cm ossos / dia, aplica-se aos dois tipos de alimentação?

3 - que tipos de carne fornecem aos vossos cães?

4 - em BARF, que vegetais lhes dão, e quais são cozidos e quais são inteiros?

Um abraço

António
acrtcc
Membro

segunda jul 26, 2010 9:35 pm

Na questão 4, onde se lê "inteiros", deve ler-se "crus".
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jul 27, 2010 1:32 am

LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

terça jul 27, 2010 11:55 am

Actualmente esse tópico está nos mais recentes do forum, com mais de 200 posts. É o "carne crua sim ou não"
acrtcc
Membro

quarta jul 28, 2010 2:11 pm

O problema é que nesse tópico perdem tempo com questões que nem chegam a ser laterais, mas de relacionamento pessoal e de "quase-insultos" entre as pessoas, de forma que dá imenso trabalho pescar a informação relevante! Desses 200 posts quantos se referem efectivamente ao tema?

Aliás, este é um problema deste forum que, ao invés de ser uma comunidade virtual em torno dos nossos animais, acaba por ser um campo onde se medem forças (que não existem) e se deixa o principal para acessório! É por estas razões e por não querer correr certos riscos que passo por aqui há muito tempo, mas raramente deixo tópicos...

(desculpem o desabafo)

carlos
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jul 28, 2010 2:33 pm

acrtcc Escreveu:Boa noite,

Tenho vindo a ler bastantes textos sobre a alimentação BARF / RAW e tenho algumas dúvidas, que passo a expor, na esperança de que alguém me esclareça... Sem entrar naquelas polémicas estéreis que tantas vezes ocupam quem por aqui passa!

1 - Em algum dos dois tipos de alimentação a carne é fornecida em pedaços inteiros?

2 - A questão dos 2 ou 3% de carne cm ossos / dia, aplica-se aos dois tipos de alimentação?

Um abraço

António
Olá!
Eu como adepta da alimentação RAW e baseada na minha experiencia pessoal posso responder-lhe a 3 das suas 4 questões ( é uma boa percentagem :lol: )
1 - Eu dava peças inteiras. Presentemente , corto em pedaços que, se engolidos de repente, sejam passiveis de ser regurgitados sem problemas.
2- Refere-se á quantidade de carne diária, certo ? Se assim for, penso que sim que se aplica aos dois tipos de alimentação, visto que é na carne que se encontra o numero de proteínas necessárias.
3- Frango, perú, coelho, porco, vaca , borrego.
Frango: carcaças, miudos e ás vezes peito.
Perú : pescoço, miudos,
Coelho : talvez por minhoquice minha, retiro das pernas o osso, de resto dou-lhe qualquer parte do coelho.
Porco: qualquer parte
Vaca : ossos do joelho , ossos bem grandes, carne picada, figado.
Borrego: miudezas
Tambem já comeu codorniz, pato
Dou-lhe ainda , ovo ( duas vezes por semana ) inteiro e tambem duas vezes por semana peixe ( cabeça de salmão, cavala , sardinha )
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
quinty
Registado: sexta set 07, 2007 8:02 am

quarta jul 28, 2010 4:10 pm

Eu faço alimentação natural às minhas cadelas há cerca de um ano e por isso quero deixar o meu contributo, que não é mais do que baseado nas minhas pesquisas e também experiência de há um ano para cá.
Há dois sites, pelos quais ainda hoje me guio e consulto regularmente.
Um deles, é o "cachorro verde", basta colocares este nome no google, por exemplo e darás logo com ele. o outro é http://www.rawmeatybones.com/translatio ... intro.html
Eu guio-me essencialmente por este último, lá defende-se que os cães não comem muitos vegetaia, embora eu também lhos dê, liquidificados, como diz no "cachorro verde".
Uma das regras básicas é dar-se bocados grandes de ossos com carne, pois assim os animais terão de mastigar, rasgar, etc, evitando que engulam inteiro e se possam engasgar. Outra está na variedade, pois é conveniente variar-se o tipo de carnes e peixes, para uma alimentação mais completa.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 28, 2010 7:58 pm

acrtcc Escreveu:Boa noite,

Um abraço

António
Respondendo às questões de acordo com a alimentação que dou ao meu cão:

1 - Dou peças inteiras: frango, coelho, codorniz, peixes

2 - Já dou a olho, não peso, mas basicamente acaba por ser mais ou menos essas percentagens.

3- Todo o tipo de carne, vísceras, peixes gordos e ovos.

4 - Eu não dou vegetais, dou hidratos de carbono ocasionalmente, arroz e massa cozidos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

acrtcc
Membro

quarta jul 28, 2010 9:18 pm

Obrigado pelas vossas respostas, tão claras.
Outra dúvida: como fizeram a transição da ração para BARF? Foi abrupta ou feita gradualmente? É que já li as duas possibilidades, embora me agrade mais a transição gradual!

Um abraço

antónio
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 28, 2010 9:32 pm

Foi gradual, pois comecei a alimentar um cão doente e debilitado exclusivamente com carne e foi aí que todos começaram a comer.

nicasxi
Membro Veterano

quarta jul 28, 2010 10:07 pm

dinodane Escreveu:Foi gradual, pois comecei a alimentar um cão doente e debilitado exclusivamente com carne e foi aí que todos começaram a comer.
Tambem. Um como estava muito debilitado começou a comer assim , o outro quando veio cá para casa já era esta a alimentação , foi -lhe sendo introduzida gradualmente. Sem problemas e com uma adaptação muito boa.
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 28, 2010 10:14 pm

De referir que o velhote doente toda a vida foi dado a DIARREIAS monumentais, repentinas e incontroláveis sempre que se mudava a ração, e quando digo diarreias não quero dizer de forma alguma fezes moles, quero mesmo dizer jactos de fezes líquidas, coisa que não aconteceu com a transição para a carne.

nicasxi
Membro Veterano

quarta jul 28, 2010 10:17 pm

dinodane Escreveu:De referir que o velhote doente toda a vida foi dado a DIARREIAS monumentais, repentinas e incontroláveis sempre que se mudava a ração, e quando digo diarreias não quero dizer de forma alguma fezes moles, quero mesmo dizer jactos de fezes líquidas, coisa que não aconteceu com a transição para a carne.
Jactos tamanho XXL . Cruzes !!!!! :lol:

— Emily Dickinson

PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

quarta jul 28, 2010 10:24 pm

mousse de chocolate instantâneo.

:lol:
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 28, 2010 10:44 pm

Nunca passaste por isso, Ti Nicas? :? Uma coisa linda de se ver...

Responder

Voltar para “Cães”