Comprar gatos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Ninita2
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm
Localização: Kito, Sushi, Ninita, Aleusha

segunda nov 10, 2003 5:12 pm

Pois é, no final das contas cada bicho, de raça ou não, comprado, dado ou achado, precisa de um dono que o estime e o queira verdadeiramente. Parece-me que esta é a questão mais importante..... Quanto a comprar um gato ou outro animal de raça o que posso dizer é que já o fiz há alguns anos atrás, comprei a minha cadela Aleusha porque adoro Huskys, mas sou muito sincera quando admito que não o faria de novo, é coisa que já não me passaria pela cabeça. De lá para cá apercebi-me que existem tantos animais a precisar de donos, em mau estado, na rua, enfim..... Por muito que seja positiva a vontade de dar continuidade a uma raça, e por muito bela que ela seja, hoje em dia a minha consciência não me deixava voltar a comprar um animal. Mas lá está, tudo isto é subjectivo e as coisas nunca são tão lineares, pois a verdade é que ainda assim gosto de apreciar as várias raças de animais e até gosto mais de umas que de outras. Por isso no fundo é tudo uma questão de consciência e de motivação. No caso da Kathleen, por exemplo, se ela tinha medo de gatos é normal que procurasse uma raça com determinadas características..... até pode sêr que um dia venha a apaixonar-se por um rafeirito que precise dela, agora que vai perdendo o receio ;)
Resumindo e concluíndo, não posso condenar, quem sou eu! Mas não voltaria a comprar um animal pela simples razão de gostar de uma raça. Enfim, eu quero é que todos os bichos sejam felizes, e espero que todos aqui continuem unidos, cada um ajudando à sua maneira, na luta contra o abandono e os maus tratos dos animais. Esta é uma comunidade à qual me orgulho de pertencer, pois todos vós são realmente amigos dos bichos, apesar de não existirem duas pessoas iguais....

Beijocas
picola
Membro Veterano
Mensagens: 333
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

segunda nov 10, 2003 5:19 pm

Olá MrsKiller,

No geral o conteudo da sua mensagem está correcto!
Eu pessoalmente prefiro adoptar a comprar, mas também respeito quem compra, pois não deixa de ser um acto de amor(embora por vezes não seja...)

A escolha tem a ver com a mentalidade/consciência de cada um! Não condeno quem compra, mas eu pessoalmente não o faria!
E depois o acto de adoptar tem para mim maior significado, mas isto já expliquei e não vou estar para aqui a bater no ceguinho :roll: :)

E disse muito bem o que importa é tratarmos convenientemente dos nossos animais...

Picola
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

segunda nov 10, 2003 5:46 pm

Olá!

Francamente acho que não faz sentido nenhum dar dinheiro por um gato (ou por qualquer animal). Um animal não é um objecto e por isso não tem preço. Tenho esperanças que um dia isso possa acontecer tal como aconteceu com o Homem (ou espera-se que sim). Não concordo com a ideia de se fazer negócio com a venda de animais. Principalmente sabendo da quantidade de animais abandonados. Não gosto deles pelo seu aspecto físico tal como não gostava de ser julgada dessa forma. Sei que isso acontece, com animais e com pessoas, existem preconceitos que normalmente acontecem porque julgamos sem conhecermos de facto. Tento ultrapassar esse preconceito que muitas vezes sinto apoderar-se de mim.

Em relação às raças, não sou contra os animais de raça que não tem culpa nenhuma das suas origens mas contra a criação dessas raças. Não só acho que é contra natura como até é prejudicial cruzar animais com as mesmas características. O que acontece é que vão baixando as suas resistências tornando-se cada vez mais vulneráveis. Não sei se já reparam que alguns animais chamados de raça pura são muitas vezes muito pouco resistentes principalmente em comparação com os chamados rafeiros. Não sei se já viram ou leram sobre isso, as raças que existem hoje em dia são completamente diferentes das que existiam há anos atrás. Vi nomeadamente o que aconteceu com alguns siameses resultantes de cruzamentos da mesma raça desde há muitos anos. Eram uns animais muito fracos. Vou tentar encontrar esse programa.
Para quê? Para ficarem mais bonitos? Única e exclusivamente para nos satisfazer a nós seres humanos que muitas vezes não conseguimos ver para além dos nossos olhos.

Francamente a única xenofobia que vejo à minha roda é contra os animais rafeiros. Provavelmente aqui não acontece porque é um site para pessoas que amam os animais. Mas o que eu vejo normalmente é julgarem as pessoas consoante o animal que têm. Quem anda com um cãozito rafeiro... há quem tenha vergonha... esses depois compram um cão de raça. Será que isso é de facto gostar de animais?

Se calhar sou extremista, talvez seja, mas acabava com a criação de animais de raça. Principalmente com o negócio que se faz com a venda desses animais.

Não sei quem disse, em relação acho que à Miadores, se ela ia deixar de ter filhos pelo facto de existirem tantas crianças órfãs e necessitadas neste mundo. Não sei o que é que se quer dizer com esta frase, mas conheço quem assim o fez e acho que é algo que eu admiro francamente. Assim como dar oportunidades aqueles animais que infelizmente, pelas suas características físicas ou outras não conseguem suscitar interesse pela maior parte das pessoas. Saber que provavelmente fomos nós que demos uma ultima oportunidade a um animal. Que conseguimos prolongar de alguma maneira a sua vida é das melhores sensações que alguma vez tive. Principalmente observar no seu olhar o reconhecimento pelos nossos actos.

A minha ideia é que não só há muita discriminação em relação aos animais rafeiros como a animais adultos como ainda a animais doentes. Nenhum amante de gatos ou cães tem atitudes xenofobas como um animal por ser de raça. Ou se gosta ou não se gosta. Podemos não concordar com a forma com que se faz a "selecção" dos animais mas isso não tem nada a ver com o animal mas sim com o quem o adquire.

Não quero com isto ferir susceptibilidades. Cada um pensa como pensa. E se há coisa boa neste fórum é podermos discutir estes assuntos. Acho que a Kathleen deve ser uma óptima amiga para as suas gatinhas ;) e que elas concerteza estão muito contentes com a companhia que têm .:D

Bjs,
Rita
sregina
Membro Veterano
Mensagens: 626
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
Localização: 3 peixes e 2 gatos

segunda nov 10, 2003 7:03 pm

possibly Escreveu: Aqui fica a minha opinião. Pura e simples...

Bem, eu não sou contra nem a favor de comprar gatos, de raça ou não.

Como tudo na vida, se não houvesse que quisesse gatos de raça, eles não existiam.

Quem quer gatos de raça, que os tenha. Quem quer adoptar gatos srd, que os adopte. Quem quer comprar gatos, que compre.

Desde que os ame. Desde que os respeite. Desde que realmente os queira.

Não concordo com a "exibição" de um gato de raça porque não é amá-lo. É amar a raça, o facto de dizer tenho um gato de raça.

É como comprar roupa de marca. É como comprar carros de determinada marca. Se fôr para exibir, não concordo. Mas se uma pessoa só se sente bem com calças Levi's, e se tem dinheiro, que as compre...

É tudo uma questão de liberdade de escolha.

Quanto à Kathleen, mesmo que ela pretenda um persa, seja porque razão for, sempre fez de tudo para ajudar a encontrar lar para gatos abandonados.

O importante é ajudar. Isso não significa que tenhamos que ter a casa cheia de gatos...
Apetecia-me sublinhar toda a mensagem da possibly (por falar nisso, como está a gatinha?) de tanto que concordo com ela. Mas optei por só realçar esta última frase, que me parece muito sensata.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda nov 10, 2003 8:05 pm

Bem, acho que aqui entra o preconceito e a ignorância de muita gente.

Antes de mais as raças existem por uma razão.Essa razão é em termos de história, o trabalho efectuado pelos animais em conjunto com o homem. Para que esse trabalho fosse eficaz tornou-se necessário FIXAR DETERMINADAS CARACTERISTICAS, o que em última análise foi a génese das RAÇAS.


Os cães por razões de guarda, ataque e acompanhamento de rebanhos e os gatos como eliminadores de pragas e por razões religiosas foram alvo de uma selecção. Para os ignorantes que acham que as raçs têm vindo a deteriorar-se eu digo que não sabem do que falam:Por exemplo, o Dogue alemão de animal feroz e dominante para caça a ursos e javalis, passada essaa necessidade foi dirigido para um gigante gentil e amigo das crianças. Porque é que falam com tanta certeza do que não sabem ?

Uma pessoa pode preferir gatos ou cães de uma raça a animais sem raça definida. Chama-se a isso livre arbítrio. Eu gosto e crio uma raça de cães porque gosto dela MAIS do que das outras. Eu gosto de gatos pretos MAIS do que dos outros. Só me podem censurar se eu maltratar os outros animais.

Finalmente esse argumento de não comprem gatos e cães de raça porque está-se a ocupar o lugar de um cão abandonado é infantil e falacioso.

Não diminuiria o número de cães abandonados, aumentaria o numero de rafeiros abandonados face aos de raça sem dono, porque quem tem animais de raça e passava a ter rafeiros em vez de abandonar cães e gatos de raça abandonava os rafeiros...

Vou-vos contar uma história com muitos anos.

Tinha eu 10 anos e fui com a minha mãe ao Ex libris de Lisboa, O Apolo 70.
Estava lá para venda um forte com indios e cowboys. Era no Natal. A minha mãe entrou comigo e pedguntou o preço. Dizia ela que os meus olhos brilhavam e acredito.
Nesse instante uma cliente ao ouvir o preço vira-se para a minha mãe e diz que aquele valor era um atentado à pobreza.

Nem imaginam como me senti. Ainda hoje me sinto mal, lembro-me de pensar que eu não valia nada porque ia ter algo enquanto outros meninos morriam de fome.

Mas também não me esqueço do que disse a minha mãe.
" No meu dinheiro mando eu e não é por comprar isto ao meu filho que vou destruir o mundo"

talvez valha a pena pensar nisto antes de cuspir para o ar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

segunda nov 10, 2003 8:22 pm

rita_feria Escreveu: Olá!


Em relação às raças, não sou contra os animais de raça que não tem culpa nenhuma das suas origens mas contra a criação dessas raças. Não só acho que é contra natura como até é prejudicial cruzar animais com as mesmas características.
Na Natureza também há raças. Como pode ser contra-natura? :o
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda nov 10, 2003 8:32 pm

[ quote] Não sei quem disse, em relação acho que à Miadores, se ela ia deixar de ter filhos pelo facto de existirem tantas crianças órfãs e necessitadas neste mundo. Não sei o que é que se quer dizer com esta frase, mas conheço quem assim o fez e acho que é algo que eu admiro francamente. [/quote]

Uma pessoa que abdique de ter a coisa maravilhosa que é um filho por uma opção destas ou mente para ganhar status face a alguém ou é doente :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

segunda nov 10, 2003 8:41 pm

E há até quem adopte crianças para não correr o risco de ficar com o corpo deformado por uma gravidez... Mas claro que não o admitem. Há de tudo neste mundo.
Última edição por Florinda em segunda nov 10, 2003 8:42 pm, editado 1 vez no total.
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

segunda nov 10, 2003 8:42 pm

Olá,

Como é que é possivel falar com tanta certeza e criticar a certeza dos outros?

Eu não tenho certezas nenhumas na vida, tenho opiniões e ideias e não venho para aqui falar sem conhecimento de causa, mandar bocas ao ar não faz parte da minha maneira de ser.

Por vezes há assuntos que pensamos já saber tudo no entanto acho que nunca devemos por outras ideias de parte. Mesmo que não concordemos com elas.

A agressividade não nos leva a lugar nenhum. Concordo que este mundo está cheio de ignorantes mas mais ignorantes são aqueles que se acham superior aos outros.

Cumprimentos,
Rita
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Mensagens: 554
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Localização: Gatos: Chico, Marieta, Rita e Olívia (4)

segunda nov 10, 2003 8:46 pm

Olá a todos,


a opção de ter ou não um animal de raça deve ser uma opção e escolha de qualquer um. Conheço muitas pessoas que a par de um animal comprado, muitas vezes descendente de um campeão nacional ou a mesmo a nível internacional, têm umou mais domésticos recolhidos da rua. O tratamento e atenção que dão aos dois é o mesmo. Sou contra, isso sim, de pessoas que compram um determinado animal de uma dada raça por questão de moda, sem se informarem minimamente de cuidados específicos desses animais. Lembro-me sempre quanto a isso dos huskys, dos quais se fartaram porque uivavam muito ou porque tinham graves problemas de adaptação ao nosso clima e por isso ficavam muito caros em cuidados veterinários.
No meu caso tenho 4 gatos domésticos porque no momento em que quis ter o Chico e a Marieta não conhecia nada de raças de gatos e, como tal, o escolher a raça X ou Y, ir-me-ia fazer alinhar nesse grupo que critico. A Rita e a Olívia cruzaram-se no meu caminho e não resisti, primeiro a recolhê-las e depois a adoptá-las. Contudo neste momento cheguei ao meu limite felino. 4 gatos num apartamento T2, espaçoso mas não espectacular, considero o limite para que ainda possam ter os seus espaços próprios e um pequeno território. Não nego a vontade de ter um bosques da Noruega, mas tal só será viável num outro apartamento maior e quando me informar das características dos bosques e verificar que elas se coadunam com as que possuo. Serei sempre uma amante de gatos e gosto de gatos, acima de tudo. Por muito que nos custe, a questão do abandono só se resolve com uma mudança radical de forma de pensar e no momento em que todos percebermos que um animal sofre, tem dor, tem relações de afecto com os donos. Não é um boneco em mau estado ou que já não se usa que vai para o lixo. Tenho um grande respeito por quem luta contra o abandono e recolhe animais e os tenta encaminhar para adopção, tal como tenho muito respeito por quem faz uma criação responsável e perpetua uma dada raça. Para mim, ambos os casos são exemplos de amantes de animais.
Temos de ter cuidado com as comparações que fazemos, pois deste modo, qualquer dia, eu que ando a tentar engravidar sentir-me-ia quase medonha por querer ter um filho biológico e não optar por adoptar alguma criança abandonada numa instituição. Tenho o direito de tomar esta opção e isso não vai contra a ideia de que, por não querer adoptar uma criança não biológica, já não gosto de crianças....
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

segunda nov 10, 2003 9:00 pm

"Mais depressa se perdoa um criminoso que um sonhador"

Oscar Wilde, 1854-1900
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

segunda nov 10, 2003 9:13 pm

CasadeAnaval Escreveu: [ quote] Não sei quem disse, em relação acho que à Miadores, se ela ia deixar de ter filhos pelo facto de existirem tantas crianças órfãs e necessitadas neste mundo. Não sei o que é que se quer dizer com esta frase, mas conheço quem assim o fez e acho que é algo que eu admiro francamente.
Uma pessoa que abdique de ter a coisa maravilhosa que é um filho por uma opção destas ou mente para ganhar status face a alguém ou é doente :o
[/quote]

Sabe que o Homem ao contrário dos outros animais não reconhece o seu próprio filho. Ou seja, uma mãe que tem um filho na maternidade não saberá que o trocaram. Portanto o amor que temos pelos nossos filhos
não tem a ver com o facto de terem saído do nosso corpo.
Era isto que estava adizer, não sei se tinha percebido ou não.Não tenho nada contra ter filhos :o se foi isto que percebeu então devia ler melhor...

Obviamente cada um faz o que quiser!! Que sejemos livres de escolher a nossa vida!!! Pelo menos isso!
igualdade
Membro Veterano
Mensagens: 801
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Localização: 4 Gatos
Contacto:

segunda nov 10, 2003 10:31 pm

Olá,

Eu tenho dois gatos de raça, adoro todos os gatos sejam eles de que raça forem. Já tive gatinhos comuns Europeus, mas o meu namorado não os quis no apartamento pois eram barulhentos e demasiado mexidos :o
Assim tive que os levar de volta para a casa da minha mãe de onde eles desapareceram em menos de uma semana :| desconfio que os roubaram, lindos, gordos e castrados... Depois desse episódio eu chorei tanto e durante tantos dias que o meu rapaz não aguentou mais ver-me pelos cantos :o fomos a uma exposição e ele concordou com um ragdoll por serem os gatos mais pacificos do mundo :) o Sunny conquistou o coração do meu rapaz e depois foi fácil convencer a adquirir uma persa para lhe fazer companhia :D
Realmente o temperamento apurado e talvez até treinado pelos criadores não tem preço ;)

Se um dia tiver uma vivenda espero poder adoptar uns bichanos 8)

Guida
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

terça nov 11, 2003 12:08 am

Florinda Escreveu: E há até quem adopte crianças para não correr o risco de ficar com o corpo deformado por uma gravidez... Mas claro que não o admitem. Há de tudo neste mundo.
Há gente para tudo... :o
No entanto acho estranho que uma pessoa cuja principal preocupação seja a beleza fisica seja capaz de ter um acto tão nobre como adopção de uma criança...

Mas estamos sempre a aprender.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça nov 11, 2003 12:15 am

Se um dia tiver uma vivenda espero poder adoptar uns bichanos
:o :o :o :o
Responder

Voltar para “Gatos”