Labrador com Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jul 29, 2010 6:37 pm

lemur Escreveu:Boa tarde Tiago,

Nem sempre.... A minha cadela não tinha nenhuma falha no pelo, e, não perdeu peso. Muito pelo contrário... Um dia a minha mãe ligou-me e disse-me "A Rita não comeu". Nesse mesmo dia foi ao vet. Tinha engordado 1 kg desde a última visita para as vacinas 4/5 meses antes.

Estava já numa fase avançada da doença. Nem todos os cães têm sintomas.

No mesmo dia, estava lá outro que tinha emagrecido alguns kgs, já não tinha apetite, faltava-lhe pelo e os donos só o levaram lá porque começou a sangrar pelo nariz e não parava. Por ironia do destino, aquele cão ainda não tinha os orgãos internos afectados, e, era leishmaniose visceral. A ele foram-lhe receitadas as injecções.

O que interessa é que detectada a tempo a leishmaniose não é um "bicho papão", e, o cão poderá ter vários anos de vida com qualidade.

Neste caso o que interessa é que o seu cão recupere da febre da carraça, uma vez que já está acompanhado quanto à outra.

Continuação das melhoras.

Carla Batista
Tiago é como a Carla diz ... muitas vezes os animais não têm qualquer tipo de sintoma como foi o caso do Martim.

Quando o fui buscar ao canil ele tinha duas feriditas no focinhote e uma numa orelhita, o que, como estava com outros animais não valorizei pois existem sempre "escaramuças".

No dia em que saíu do canil, ficou dois dias internado num hospital veterinário a fazer exames a tudo e mais alguma coisa (leish incluída) pois como tenho uma cadelita que foi resgatada da rua e esteve muito mal, não quis prejudicá-la caso o Martim tivésse algum problema sem ser 1º tratado. A leish veio negativa e como ele estava bem ... as coisas foram correndo. Notava que as feridinhas ganhavam crosta mas, como a Maria é maluca e passa a vida a meter-se com ele ... as feriditas não havia meio de sararem.

Nunca teve falta de apetite nem falta de pêlo :wink:

Aliás a leish foi descoberta por mero acaso. Ele um dia começou a coxear um bocadito e andou assim uns dois dias e passou. Passadas aí umas duas semanas, voltou a ficar coxo. Como achei estranho resolvi ir com ele ao vet ... outro, que acabou por ficar o actual, e aí no exame que ele lhe fez é que descobriu que ele tinha os gânglios das patinhas traseiras aumentados. Isso a juntar às ferititas que não saravam ... levou-o logo a apontar para leish e recomendou que fosse ao meu vet pedir estes exames novamente. Disse logo que não ía a lado nenhum e ficava já ali :D :D ... foram feitos os exames (sanguíneos e punção aos gânglios) da patinha e ... positivo.

Aliás o vet é da opinião que ele quando veio do canil já tinha leish mas que infelizmente as análises na altura não acusaram. Disse-me que se lhe tivésse aparecido assim um canito saído dum canil cujos testes tivéssem dado negativo ... haveria outros testes que poderiam ter sido feitos para se apurar a autenticidade do resultado anterior. :cry: :cry:

Quando recebi a notícia o mundo desabou aos meus pés ... felizmente o vet que o segue, aliás que os segue, pois fiquei logo com ele, é uma pessoa espectacular (e um dos grandes "crânios" de leish no nosso país) que muito me aturou e hoje em dia, sei e vejo que a leish não é aquele bicho de sete cabeças que julgávamos.

O Martim hoje em dia está fixolas ... super bem-disposto e é o menino dos meus olhos. :D :D
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 29, 2010 6:46 pm

Soube recentemente de um ex-vizinho meu que tem PA e um deles contraiu leish. São animais super bem cuidados, mas estão numa quinta, numa zona onde a doença é muito frequente.
Dormem na garagem em boas instalações mas andam todo o dia e toda a noie a vadiar pelo mato.

O 1º sinal foram feridas no focinho. Foram logo ao médico porque o cão do vizinho já tinha morrido....Fez testes, deu positivo, os donos ficaram embatucados! Mas fez logo tratamento de choque, não sei o que era mas ele disse que eram comprimidos e injecções, sei que repetiram testes e os valores estavam já muito, muito reduzidos.

Segundo o meu vizinho, o cão está muito bem, e a vet disse que foi apanhado num estádio muito inicial.
Arguida
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 7:24 pm

Pois Moslie se foram injecções e comprimidos foi quase de certeza o tratamento com glucantime (injecções) e depois o alopurinol (comprimidos) :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jul 29, 2010 7:29 pm

Arguida Escreveu:Pois Moslie se foram injecções e comprimidos foi quase de certeza o tratamento com glucantime (injecções) e depois o alopurinol (comprimidos) :wink:
Eu tambem fiz esse tratamento ao Cesar e não se nota nada que tem leish...nem sangra do nariz, as unhas crescem um pouco mais que o normal...mas tem uma qualidade de vida aparentemente tão boa como os saudaveis cá de casa...mas o alopurinol terá de tomar dois por dia até ao resto da vidinha dele ;)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 29, 2010 8:05 pm

Uma coisa que me fez confusão é que eu perguntei se os comprimidos não eram para tomar sempre e o meu vizinho disse que não. Que agora é só ir controlando. Será?
Eles não são burros, são pessoas com formação superior, o vet. vai a casa (os cães não gostam de andar de carro) fizeram logo tudo o que o médico disse mas fiquei a pensar se teriam entendido bem...
Bondage2010
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 8:08 pm

moslie Escreveu:Uma coisa que me fez confusão é que eu perguntei se os comprimidos não eram para tomar sempre e o meu vizinho disse que não. Que agora é só ir controlando. Será?
Eles não são burros, são pessoas com formação superior, o vet. vai a casa (os cães não gostam de andar de carro) fizeram logo tudo o que o médico disse mas fiquei a pensar se teriam entendido bem...
Eu coloquei essa questão ao vet por certas coisas que li nas minhas pesquisas na net e a resposta foi, ja tivemos cães que pararam ou interromperam e o estado da doença avançou por isso não arriscamos e devido a esse conselho lá vai ele tomando diariamente duas pastilhitas ;)
Arguida
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 8:15 pm

Bondage2010 Escreveu:
Arguida Escreveu:Pois Moslie se foram injecções e comprimidos foi quase de certeza o tratamento com glucantime (injecções) e depois o alopurinol (comprimidos) :wink:
Eu tambem fiz esse tratamento ao Cesar e não se nota nada que tem leish...nem sangra do nariz, as unhas crescem um pouco mais que o normal...mas tem uma qualidade de vida aparentemente tão boa como os saudaveis cá de casa...mas o alopurinol terá de tomar dois por dia até ao resto da vidinha dele ;)
Pois o Martim também está óptimo (até ao momento) e felizmente nunca sangrou do nariz nem de parte nenhuma :wink: :wink: :wink: Acho que me dava um treco se isso acontecesse. :wink:

Aliás ... ele agora até está a fazer dieta pois está gordito que nem um texugo o que não é nada bom. O problema é que este fulaninho gosta de tudo ... é doido por comida. :wink:

O Martim já há uns tempos (mais de um ano) que só está a fazer 2,5 comprimidos/dia durante 8 dias no mês. :wink:

Está agora na altura de ir fazer o controlo (novamente) por causa da febre da carraça e das porteínas pois a última vez que fez estavam de tal forma bem que o vet quer confirmar se não foi um acaso ou se terão realmente baixado tanto. Deus queira que seja esta última hipótese :wink:
Bondage2010
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 8:49 pm

Arguida Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
Pois o Martim também está óptimo (até ao momento) e felizmente nunca sangrou do nariz nem de parte nenhuma :wink: :wink: :wink: Acho que me dava um treco se isso acontecesse. :wink:

Aliás ... ele agora até está a fazer dieta pois está gordito que nem um texugo o que não é nada bom. O problema é que este fulaninho gosta de tudo ... é doido por comida. :wink:

O Martim já há uns tempos (mais de um ano) que só está a fazer 2,5 comprimidos/dia durante 8 dias no mês. :wink:

Está agora na altura de ir fazer o controlo (novamente) por causa da febre da carraça e das porteínas pois a última vez que fez estavam de tal forma bem que o vet quer confirmar se não foi um acaso ou se terão realmente baixado tanto. Deus queira que seja esta última hipótese :wink:
só de pensar que aqui ás uns anos quando dava positivo para leish o conselho era abater...podemos dar graças á ciência que tem avançado e conseguido dar qualidade de vida aos nossos animais, desde que detectados a tempo este tipo de casos. Neste momento o mais caro ainda são os testes e contra testes e depois os injectáveis...que depois uma caixita de 60 pastilhinhas anda á volta dos 5€ e cá dá para um mês.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta jul 29, 2010 8:57 pm

Mas os injectáveis, nomeadamente o Gluc**** custa a módica quantia de 4.53€ no país aqui ao lado - isto uma caixa de 10 ampolas :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 9:03 pm

sofiaabreulopes Escreveu:Mas os injectáveis, nomeadamente o Gluc**** custa a módica quantia de 4.53€ no país aqui ao lado - isto uma caixa de 10 ampolas :wink:
Pois aqui, fui eu que dei as injecções, logo só paguei as ampolas diarias que já não me lembro bem, quanto tempo foi, mas cerca de um mês e garanto que foi muito muito muito mais que isso, e o Cesar tem menos de 30kg 8) e já a contra analise foi mandada a recolha para Espanha que cá poucos laboratorios a fazem, logo tambem foi carita.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta jul 29, 2010 9:05 pm

Bondage2010 Escreveu:
sofiaabreulopes Escreveu:Mas os injectáveis, nomeadamente o Gluc**** custa a módica quantia de 4.53€ no país aqui ao lado - isto uma caixa de 10 ampolas :wink:
Pois aqui, fui eu que dei as injecções, logo só paguei as ampolas diarias que já não me lembro bem, quanto tempo foi, mas cerca de um mês e garanto que foi muito muito muito mais que isso, e o Cesar tem menos de 30kg 8) e já a contra analise foi mandada a recolha para Espanha que cá poucos laboratorios a fazem, logo tambem foi carita.
os 4.53€ são 10 ampolas de 5ml!!!!
Cá não sei quanto custam, mas acho que é mais caro - e num cão grande, o tratamento fica numa "pipa de massa" :?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Liona
Membro Júnior
Registado: quinta jul 29, 2010 4:26 pm

quinta jul 29, 2010 9:43 pm

O meu cão já está na fase de tomar um comprimido dia sim dia não, mas esteve mais de um ano a tomar o alopur*** todos os dias.

Os testes vêm sempre com bons resultados e nunca lhe notei nada que indique a doença! Está mesmo controlada! :D

No outro dia estive a falar com uma senhora que teve um cão com leish há uns 15/20 anos. Foi dos 1ºs casos diagnosticados em Portugal. Contou-me ela, que o seu veterinário na altura, ao contrário do que ditava os conhecimentos da época, acedeu a tratá-lo. Porém, acreditava-se que era contagioso e que um animal destes não podia contactar com outros.

Felizmente hoje já se sabe que a única forma de contágio é a dita picada do mosquito!

Apesar de passarmos a vida a queixarmo-nos de tudo a medicina veterinária evoluiu muito e é de louvar! :D
Bondage2010
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 9:50 pm

Liona Escreveu:O meu cão já está na fase de tomar um comprimido dia sim dia não, mas esteve mais de um ano a tomar o alopur*** todos os dias.

Os testes vêm sempre com bons resultados e nunca lhe notei nada que indique a doença! Está mesmo controlada! :D

No outro dia estive a falar com uma senhora que teve um cão com leish há uns 15/20 anos. Foi dos 1ºs casos diagnosticados em Portugal. Contou-me ela, que o seu veterinário na altura, ao contrário do que ditava os conhecimentos da época, acedeu a tratá-lo. Porém, acreditava-se que era contagioso e que um animal destes não podia contactar com outros.

Felizmente hoje já se sabe que a única forma de contágio é a dita picada do mosquito!

Apesar de passarmos a vida a queixarmo-nos de tudo a medicina veterinária evoluiu muito e é de louvar! :D
neste momento o contagio pode ser feito se temos varios cães e o flebo pica o doente e a seguir vai picar os saudaveis...acho que esse tipo de contagio é possivel...mas não estou certo.
Liona
Membro Júnior
Registado: quinta jul 29, 2010 4:26 pm

quinta jul 29, 2010 9:53 pm

Bondage, não posso jurar o contrário, mas da muita informação que recolhi na altura, o contágio dá-se única e exclusivamente pela picada do fleubótomo, pois é ele o agente infectado, ou seja, pode picar 2 ou 3 cães de seguida e infectar todos como agente principal, mas não por picar um doente e infectar outro saudável por ter picado o doente.

Mas vou-me informar pois é uma questão muito pertinente!
Arguida
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 10:11 pm

Bondage2010 Escreveu:
Nem me fales nisso ... só de pensar até fico com suores. Tenho horror a agulhas ... e como o vet do Martim é em Linda-a-Velha ele disse que se eu quisésse podia ir lá todos os dias para ele levar a injecção ou então ensinava-nos a dar.

O meu marido logo todo "despachadinho" disse para ele nos ensinar ... ou seja a mim :cry: Assim sendo, todas as semanas íamos lá para ele ver o Martim e procedermos à troca de seringas.

O desgraçado do Martim de cada vez que me via a dirigir para a gaveta onde tinha as seringas guardadas ... fugia para trás dos cortinados a tremer ... eu chorava e só lhe pedia desculpa pela falta de jeito. Era o canito a tremer ... eu a chorar ...

Um dia que o meu marido não ía cá estar para o ajudar a segurar, o vet passou um papel para eu ir à vet nas traseiras de nossa casa para ela lhe dar a injecção. Fiquei toda contente pois pensei logo que a ía cravar para dar as restantes. Como um azar nunca vem só ... ela não me levou nada e assim sendo ... não tive lata para lhe pedir para dar as restantes :D :D

Ainda hoje de cada vez que ele me vê mexer nessa gaveta ... foge :cry:
Responder

Voltar para “Cães”