Tiago é como a Carla diz ... muitas vezes os animais não têm qualquer tipo de sintoma como foi o caso do Martim.lemur Escreveu:Boa tarde Tiago,
Nem sempre.... A minha cadela não tinha nenhuma falha no pelo, e, não perdeu peso. Muito pelo contrário... Um dia a minha mãe ligou-me e disse-me "A Rita não comeu". Nesse mesmo dia foi ao vet. Tinha engordado 1 kg desde a última visita para as vacinas 4/5 meses antes.
Estava já numa fase avançada da doença. Nem todos os cães têm sintomas.
No mesmo dia, estava lá outro que tinha emagrecido alguns kgs, já não tinha apetite, faltava-lhe pelo e os donos só o levaram lá porque começou a sangrar pelo nariz e não parava. Por ironia do destino, aquele cão ainda não tinha os orgãos internos afectados, e, era leishmaniose visceral. A ele foram-lhe receitadas as injecções.
O que interessa é que detectada a tempo a leishmaniose não é um "bicho papão", e, o cão poderá ter vários anos de vida com qualidade.
Neste caso o que interessa é que o seu cão recupere da febre da carraça, uma vez que já está acompanhado quanto à outra.
Continuação das melhoras.
Carla Batista
Quando o fui buscar ao canil ele tinha duas feriditas no focinhote e uma numa orelhita, o que, como estava com outros animais não valorizei pois existem sempre "escaramuças".
No dia em que saíu do canil, ficou dois dias internado num hospital veterinário a fazer exames a tudo e mais alguma coisa (leish incluída) pois como tenho uma cadelita que foi resgatada da rua e esteve muito mal, não quis prejudicá-la caso o Martim tivésse algum problema sem ser 1º tratado. A leish veio negativa e como ele estava bem ... as coisas foram correndo. Notava que as feridinhas ganhavam crosta mas, como a Maria é maluca e passa a vida a meter-se com ele ... as feriditas não havia meio de sararem.
Nunca teve falta de apetite nem falta de pêlo

Aliás a leish foi descoberta por mero acaso. Ele um dia começou a coxear um bocadito e andou assim uns dois dias e passou. Passadas aí umas duas semanas, voltou a ficar coxo. Como achei estranho resolvi ir com ele ao vet ... outro, que acabou por ficar o actual, e aí no exame que ele lhe fez é que descobriu que ele tinha os gânglios das patinhas traseiras aumentados. Isso a juntar às ferititas que não saravam ... levou-o logo a apontar para leish e recomendou que fosse ao meu vet pedir estes exames novamente. Disse logo que não ía a lado nenhum e ficava já ali

Aliás o vet é da opinião que ele quando veio do canil já tinha leish mas que infelizmente as análises na altura não acusaram. Disse-me que se lhe tivésse aparecido assim um canito saído dum canil cujos testes tivéssem dado negativo ... haveria outros testes que poderiam ter sido feitos para se apurar a autenticidade do resultado anterior.

Quando recebi a notícia o mundo desabou aos meus pés ... felizmente o vet que o segue, aliás que os segue, pois fiquei logo com ele, é uma pessoa espectacular (e um dos grandes "crânios" de leish no nosso país) que muito me aturou e hoje em dia, sei e vejo que a leish não é aquele bicho de sete cabeças que julgávamos.
O Martim hoje em dia está fixolas ... super bem-disposto e é o menino dos meus olhos.