como limpar/desinfectar os nossos terrários

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Reptilefreak
Membro Júnior
Registado: quinta jul 22, 2010 5:36 pm

sexta jul 30, 2010 3:10 pm

Boa tarde pessoal,

Há muito que conheço e frequento este forum e após também ter pesquisado, não encontrei nada sobre hábitos e métodos de limpeza das "casas" dos nossos animais. (Se já existir, desde já peço desculpa pela duplicação de tópico.)

Como tal, propunha que neste tópico, passássemos a nossa experiência para que, todos nós possamos aprender e até melhorar as nossas formas de limpeza de terrários.

Que acham da ideia?

Tipo de produtos que usam quer nas limpezas diárias ou gerais?
Periodicidade dessas mesmas limpezas?
Truques utilizados para facilitar algum tipo de limpeza.
Dicas para os menos conhecedores na matéria.
Etc...

Vou passar um pouco da minha experiência:
Começo por dizer que até hoje nunca tive nenhum problema (felizmente) relacionado com este assunto, mas como toda a gente, também eu estou sujeito e como tal, prefiro evitar, aumentando o meu conhecimento.

Tenho terrários de Geckos, Dragão barbudo, Corn, Regius e Morelia Viridis.

Diariamente, ou de dois em dois dias no máximo, faço a limpeza a todos os bebedouros e verifico se existem fezes. As fezes são retiradas assim que visualizadas e a zona é limpa com esponja previamente lavada em fairy (detergente) de forma a que não faça espuma. depois de limpa é passado um pano para secagem e retirar qualquer vestígio possível desse mesmo detergente. Faço o mesmo para todos os bebedouros.
De 2 em dois meses faço a limpeza completa, substituindo os substratos de todos (não uso papel), retirando e lavando todos os elementos contidos em cada terrário e lavando muito bem com o método anteriormente explicado. Após secagem borrifo tudo com Wipe Out 2 e espero 5 minutos limpo muito bem e volto a colocar tudo novamente.

Que acham? Estou a fazer muito mal?
Dificuldades encontradas: gostaria de saber algum produto que possa usar sem ser o detergente fairy pois tenho medo que, mesmo limpando muito bem, possa fazer mal.

Como vocês fazem?

Um abraço, e obrigado... sorry o testamento :oops:
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

sexta jul 30, 2010 3:23 pm

Acho que devias mudar agua e limpar o respectivo bebedouro todos os dias... os animais querem agua fresca todos os dias.... como o terrario e aquecido, a agua fica "choca" muito rapidamente...

Renato Pyro

Quizz | Maxis | Naga
Alenquer1
Membro
Registado: terça jul 27, 2010 12:53 am

sexta jul 30, 2010 3:24 pm

LOl com fairy n tens anfibios pois n?
Lol exitem produtos especiais para a desinfecçao dos terrarios.
Mas de resto acho que esta bem mudar a agua diariamente e limpar o local onde se encontram as fezes .
Reptilefreak
Membro Júnior

sexta jul 30, 2010 3:30 pm

RENAT0 Escreveu:Acho que devias mudar agua e limpar o respectivo bebedouro todos os dias... os animais querem agua fresca todos os dias.... como o terrario e aquecido, a agua fica "choca" muito rapidamente...
É um bom reparo e, por acaso é o que tenho feito. não quis alongar mais o meu tópico informando que de 2 em dois dias é quando por exemplo estou fora e não tenho como fazê-lo mas também não quis deixar de dizê-lo para poderem criticar (construtivamente conforme o fizeste) se for casa disso ;). A Regra é diariamente, a excepção é de dois em dois dias.

Renato, as tuas limpezas como as fazes? não queres dar o teu contributo?
não pelo tópico ter sido iniciado por mim, mas porque penso que é um tema pouco discutido mas de tamanha importância...
Reptilefreak
Membro Júnior

sexta jul 30, 2010 3:35 pm

Alenquer1 Escreveu:LOl com fairy n tens anfibios pois n?
Lol exitem produtos especiais para a desinfecçao dos terrarios.
Mas de resto acho que esta bem mudar a agua diariamente e limpar o local onde se encontram as fezes .
Para isso mesmo criei o tópico, para poder tirar conclusões em conjunto com todos.

tocaste num dos pontos que eu gostaria de discutir dizendo que existem produtos especiais, só é pena não teres contribuído com a informação sobre eles. Por não saber é que uso a porra do Fairy...
Alenquer1
Membro

sexta jul 30, 2010 3:39 pm

Calma eu ja meto umas imformaçoes sobre esses productos mas nunca uses produtos do dia a dia para limpar o terrario.
Cumps
Alenquer1
Membro

sexta jul 30, 2010 3:43 pm

Olhe existem productos proprios para a desinfecçao do terrario se forem a uma lojo de exoticos com certeza vao encontar desde spray a pós de desinfecçao.
Cumps
RENAT0
Membro Veterano
DRAGÃO BARBUDO

sexta jul 30, 2010 3:55 pm

Sem problema.. em primeiro, nao uso nenhum tipo de detergente...
reteiro todo o material, de dentro do terrario e com um aspirador de mao... aspido tudo dentro do terrario..
Em seguida paço um pano molhado em agua, lavo peça a peça uma por uma! Uso relva sintectica como substrato (porque inbeleza o terrario mas aconselho papel de cosinha) essa mesma relva e toda ela passad por agua se necessario!

Nas taças de comida e bebida... sao lavadas diariamente, e a agua mudada todos os dias...

Nao uso nenhum tipo de detergentes, mas tenho o terrario sempre bastante limpo, e o "habitat" esta sempre em bom estado para o animal.... nunca tive nenhum tipo de problema...

P.S. os produtos de desinfecçao que se vendem na loja de animais, apesar de nunca ter presisado, nao critico quem os usa... e mais uma medida de precauçao ;)

Renato Pyro

Quizz | Maxis | Naga
Reptilefreak
Membro Júnior

sexta jul 30, 2010 3:57 pm

Wipe Out é um desses produtos e esse também eu o uso.

Não vejo porque não usar o fairy. é anti-bacteriano e mais não sei o quê e é algo que nós usamos no nosso dia-a-dia na limpeza de copos e pratos onde colocamos a nossa comida!
após uma boa limpeza, penso que a qualidade da agua do bebedouro, será a mesma que a qualidade proveniente directamente da torneira.

Não quero que fiquem a pensar que defendo o uso deste produto até porque gostaria de o substituir por algo mais aconselhado

Que existem eu também sei, gostava era de ser recomendado por algo adequado às nossas intenções.

Por curiosidade, o que é que usas para desinfectar?
Reptilefreak
Membro Júnior

sexta jul 30, 2010 4:02 pm

Obrigado Renato pelo teu contributo ;)

também concordo com o teu método (bem semelhante ao meu) se bem que acho que lavar apenas com água é possível que as bactérias vão ficando, não?
Alenquer1
Membro

sexta jul 30, 2010 4:04 pm

Eu uso basicamente o meus metodo do RENATO só no terrario do meu Pacman e que uso um desinfectante que um amigo meu me empresta visto que um anfibio nao deve ser esposto a certos tipo de detergente.
Depois eu digo o nome do producto.
Cumps
RENAT0
Membro Veterano
DRAGÃO BARBUDO

sexta jul 30, 2010 4:08 pm

Reptilefreak Escreveu:Obrigado Renato pelo teu contributo ;)

também concordo com o teu método (bem semelhante ao meu) se bem que acho que lavar apenas com água é possível que as bactérias vão ficando, não?
E possivel... mas ate agora nunca tive problemas, se bem que em breve vou adquirir um spray para o efeito... ainda nao encontrei e a venda..:P

Renato Pyro

Quizz | Maxis | Naga
Reptilefreak
Membro Júnior

sexta jul 30, 2010 4:32 pm

Eu também nunca tive e espero nunca vir a ter.

Daí que gostava de discutir este assunto para que possamos aprender a fazer tudo o que está ao nosso alcance.

Por enquanto mantenho a minha preferência na água com fairy do que na água com água :)
zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

sexta jul 30, 2010 5:02 pm

eu o que uso para limpeza e desinfeccao de terrarios é a agua oxigenada a 9% é um agente desinfectante altamente potente actua nas bacterias anaerobicas bem como nas aerobicas, nas gram - e gram+... e a maior parte dos agente parasitarios nao sobrevive a uma desinfeccao destas, incluindo o nosso temivel Cryptosporidiosis nao resiste a uma desinfeccao com este tipo de agente

MUITO IMPORTANTE LIMPAR MUITO BEM O TERRARIO/FAUNARIO DE QUALQUER RESIDUO DE AGUA OXIGENADA, E USAR MEIOS DE PROTECCAO DA PELE (LUVAS DE LATEX/PALHAÇO ) CASO CONTRARIO ARRISCAM-SE A FICAR COM AS MAOS BRANCAS DEVIDO A PROPRIA ACCAO DA H202 COM A PELE HUMANA.

PS - claro que para quem tem terrarios naturais ou com substracto nao removivel isso torna-se impraticavel, mas para quem usa o santo PAPEL de cozinha este tipo de desinfeccao é facil e barato em qualquer farmacia se compra um botelha de H2O2 a 9% (30 volumes) , por 8€ e da para limpar muito terrario...

espero ter ajudado.
geckomorphs
Membro Veterano
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

sexta jul 30, 2010 5:10 pm

Eu quando limpo os terrarios por norma também do banho aos repetis,"mas isto só acontece 5 e 5 anos", uso isto e ficam bem limpinhos...
Imagem

:evil: :evil: :evil:

Estou a brincar......
este produto também é muito bom..
Imagem
:wink: :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”