como limpar/desinfectar os nossos terrários

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta jul 30, 2010 6:03 pm

Limpos os vidros com limpa vidros, porque ganham muita sujidade difícil de retirar, depois disso removo o limpa vidro com agua. passo várias vezes agua para eliminar o cheiro. por vezes deixo o terrário a arejar de um dia para o outro.

O substrato por norma substituo.
Gosto de usar papel de cozinha.
Brake
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

sexta jul 30, 2010 7:23 pm

O Brake falou dos vidros o que e bastante importante... os vidros ganham muita sujidade, muito tambem por nos abrir.mos os vidros.. e as nossas maos sao a parte do nosso corpo mais exposto a bacterias....
Logo os vidros acabam po acumular muita sujidade.. e e importante ter-mos isto em consideraçao..

Renato Pyro

Quizz | Maxis | Naga
zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

sexta jul 30, 2010 7:29 pm

desculpa la renato mas isso é um tanto o quanto obvio se vais limpar um terrario/faunario claro que nao vais limpar so o solo onde anda o bicho , mas SIM TODO o terrario e faunario incluindo o topo ou tampa do terrario ou faunario e vidros laterais... :S
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

sexta jul 30, 2010 7:35 pm

zwara Escreveu:desculpa la renato mas isso é um tanto o quanto obvio se vais limpar um terrario/faunario claro que nao vais limpar so o solo onde anda o bicho , mas SIM TODO o terrario e faunario incluindo o topo ou tampa do terrario ou faunario e vidros laterais... :S
Eu limpo.... esqueci.me foi de dizer... que e obvio sei eu... 8)

Renato Pyro

Quizz | Maxis | Naga
zwara
Membro

sexta jul 30, 2010 7:41 pm

eheeheheeh

:evil: :evil: :evil: :evil:
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta jul 30, 2010 8:24 pm

Uso hipoclorito de sódio muito diluído, mensalmente, depois de substituir o substrato. Uso nos bebedouros uma solução ainda mais diluída do mesmo, depois de lavar. Depois lavo mais uma vezes passando por água, deixo repousar, e lavo outravez.

Zwara, que alguém que me corrija se estiver errado, mas a água oxigenada não mata todos os microorganismos. Penso que os diversos (catalase positivos penso?) conseguem facilmente libertar-se da água oxigenada, libertando oxigénio sob a forma de bolhas, como o tão famigerado Staf. Aureus, tão bem passado de nós humanos para os outros...
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Reptilefreak
Membro Júnior
Registado: quinta jul 22, 2010 5:36 pm

sábado jul 31, 2010 12:40 am

Psynapse Escreveu:Uso hipoclorito de sódio muito diluído, mensalmente, depois de substituir o substrato. Uso nos bebedouros uma solução ainda mais diluída do mesmo, depois de lavar. Depois lavo mais uma vezes passando por água, deixo repousar, e lavo outravez.
Psynapse, onde compras o "hipoclorito de sódio" e já agora qual a diluição que utilizas? mesmo que seja por aproximação.

Obrigado!
Ghost22
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 12:27 pm

sábado jul 31, 2010 12:47 am

Reptilefreak Escreveu:
Psynapse Escreveu:Uso hipoclorito de sódio muito diluído, mensalmente, depois de substituir o substrato. Uso nos bebedouros uma solução ainda mais diluída do mesmo, depois de lavar. Depois lavo mais uma vezes passando por água, deixo repousar, e lavo outravez.
Psynapse, onde compras o "hipoclorito de sódio" e já agora qual a diluição que utilizas? mesmo que seja por aproximação.

Obrigado!
Hipoclorito de sódio é lixívia. :wink:

2% de hipoclorito de sódio.
eu utilizo limpa vidros. o alcool é mais caro, mas tambem serve.
Reptilefreak
Membro Júnior
Registado: quinta jul 22, 2010 5:36 pm

sábado jul 31, 2010 1:07 am

opppsss my bad... poderia ter googlado e encontraria logo a resposta mas não me ocorreu tal coisa :oops:

Obrigado ;)
zwara
Membro

sábado jul 31, 2010 1:37 am

hopiclorito de sodio é o nome quimica de lixivia :D lolol

nos hospitais é muito usado para limpeza de ulceras de pressao muito afectadas por bacterias ou em cotos infectados...

mas cuidado remover muito bem porque isso é muito forte...

aconselho a experimentarem agua oxigenada mal deitam no local das fezes aquilo começa tudo a borbolhar :D de resto usem qualquer um mas retirar muito bem no final e atencao ao cheiros.

citando:

LIXIVIA: ou potassa cáustica ou hidróxido de potássio é um sólido
branco, KOH, muitas vezes vendido como lâminas ou barras, solúvel em
água e em etanol e muito levemente solúvel em éter.

Solução ou suspensão de materiais residuais de um processo industrial; por exemplo: lixívia negra ou licor negro é o resíduo que resulta do cozimento e da lavagem da celulose na indústria de papel.

fonte - www.ambientebrasil.com.br/composer.php
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado jul 31, 2010 12:16 pm

zwara Escreveu:hopiclorito de sodio é o nome quimica de lixivia :D lolol

nos hospitais é muito usado para limpeza de ulceras de pressao muito afectadas por bacterias ou em cotos infectados...

mas cuidado remover muito bem porque isso é muito forte...

aconselho a experimentarem agua oxigenada mal deitam no local das fezes aquilo começa tudo a borbolhar :D de resto usem qualquer um mas retirar muito bem no final e atencao ao cheiros.

Exacto. É lixivia. Após uma breve leitura, concluí que realmente a agua oxigenada não mata catalases positivos, que são ainda bastantes e comuns organismos. Portanto não é um desinfectante eficaz (destroi apenas 60% digamos do conjunto)

Quanto ao uso hospitalar, está em bastante desuso...o chamado «soluto de Dakin». Há terapêutica muito mais eficaz (desculpem o offtopic).

Quanto às fezes, a agua oxigenada borbulha, como borbulha no sangue, desde que apareçam células com catalase. Daí o oxigènio se libertar.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
zwara
Membro

sábado jul 31, 2010 2:07 pm

exacto facto como diz o synapse, ehehehe...

de qualquer das formas com agua oxigenada ou lixivia (hipoclorito), tenham atencao no seu manuseamento, e na sua posterior remoccao...

off topic - a parte em que dizes que esta a cair em desuso, deveria sim deixar de ser usado em deterimento de outros produtos, devido a sua agressividade para a pele e restantes tecidos mas infelizmente como é o metodo mais barato ainda é o mais usado... (pelo menos pelos hospitais por onde passei :D)
ZordLyon
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)

segunda ago 02, 2010 10:52 pm

zwara Escreveu:exacto facto como diz o synapse, ehehehe...

de qualquer das formas com agua oxigenada ou lixivia (hipoclorito), tenham atencao no seu manuseamento, e na sua posterior remoccao...

off topic - a parte em que dizes que esta a cair em desuso, deveria sim deixar de ser usado em deterimento de outros produtos, devido a sua agressividade para a pele e restantes tecidos mas infelizmente como é o metodo mais barato ainda é o mais usado... (pelo menos pelos hospitais por onde passei :D)
Após algumas experiências com hipoclorito (não em limpezas de terrarios), em terrários feitos de madeira não se deve utilizar coisas há base de lixivias, devido a absorção da madeira e às temperaturas dentro dos terrários há grande concentração de gases provocando por vezes a morte do animal.
A técnica que uso é todas as semanas passar os bebedouros por água a ferver para matar bacterias e afins...(claro e todos os dias lavar normalmente os bebedouros)...
Em relação aos Terrários como os meus animais já tem uns anitos eles fazem sempre as fezes no mesmo sitio, embora que todas as semanas uso um pano com água a ferver e limpo-o todo nunca usei detergentes nem desinfectantes e nunca tive problemas com os meus animais sempre estiveram saudaveis e gordinhos...

:wink: :wink:

Cumpriemntos...
<p>&nbsp;Andr&eacute; Carvalho</p>
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

sexta set 23, 2011 1:24 pm

Fui desenterrar este tópico do ano passado porque ando neste momento a tentar descobrir qual(ais) melhor(es) método(s) para a limpeza do meu terrário.

Já li aqui algumas opiniões mas gostava de saber se usam as formas de limpeza aqui faladas ou se têm outras técnicas ou usam outros produtos.

Das poucas limpezas que ainda fiz (o meu gecko é pequeno e usa o terrário todo como wc) só tenho usado um pano humedecido com água quente, mas provavelmente terei que periodicamente fazer uma limpeza mais a fundo. Que usar? Lixívia? Álcool? Produtos próprios para répteis?

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”