como limpar/desinfectar os nossos terrários
Moderador: mcerqueira
Limpos os vidros com limpa vidros, porque ganham muita sujidade difícil de retirar, depois disso removo o limpa vidro com agua. passo várias vezes agua para eliminar o cheiro. por vezes deixo o terrário a arejar de um dia para o outro.
O substrato por norma substituo.
Gosto de usar papel de cozinha.
O substrato por norma substituo.
Gosto de usar papel de cozinha.
Brake
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO
O Brake falou dos vidros o que e bastante importante... os vidros ganham muita sujidade, muito tambem por nos abrir.mos os vidros.. e as nossas maos sao a parte do nosso corpo mais exposto a bacterias....
Logo os vidros acabam po acumular muita sujidade.. e e importante ter-mos isto em consideraçao..
desculpa la renato mas isso é um tanto o quanto obvio se vais limpar um terrario/faunario claro que nao vais limpar so o solo onde anda o bicho , mas SIM TODO o terrario e faunario incluindo o topo ou tampa do terrario ou faunario e vidros laterais... :S
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO
Eu limpo.... esqueci.me foi de dizer... que e obvio sei eu...zwara Escreveu:desculpa la renato mas isso é um tanto o quanto obvio se vais limpar um terrario/faunario claro que nao vais limpar so o solo onde anda o bicho , mas SIM TODO o terrario e faunario incluindo o topo ou tampa do terrario ou faunario e vidros laterais... :S

Uso hipoclorito de sódio muito diluído, mensalmente, depois de substituir o substrato. Uso nos bebedouros uma solução ainda mais diluída do mesmo, depois de lavar. Depois lavo mais uma vezes passando por água, deixo repousar, e lavo outravez.
Zwara, que alguém que me corrija se estiver errado, mas a água oxigenada não mata todos os microorganismos. Penso que os diversos (catalase positivos penso?) conseguem facilmente libertar-se da água oxigenada, libertando oxigénio sob a forma de bolhas, como o tão famigerado Staf. Aureus, tão bem passado de nós humanos para os outros...
Zwara, que alguém que me corrija se estiver errado, mas a água oxigenada não mata todos os microorganismos. Penso que os diversos (catalase positivos penso?) conseguem facilmente libertar-se da água oxigenada, libertando oxigénio sob a forma de bolhas, como o tão famigerado Staf. Aureus, tão bem passado de nós humanos para os outros...
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jul 22, 2010 5:36 pm
Psynapse, onde compras o "hipoclorito de sódio" e já agora qual a diluição que utilizas? mesmo que seja por aproximação.Psynapse Escreveu:Uso hipoclorito de sódio muito diluído, mensalmente, depois de substituir o substrato. Uso nos bebedouros uma solução ainda mais diluída do mesmo, depois de lavar. Depois lavo mais uma vezes passando por água, deixo repousar, e lavo outravez.
Obrigado!
Hipoclorito de sódio é lixívia.Reptilefreak Escreveu:Psynapse, onde compras o "hipoclorito de sódio" e já agora qual a diluição que utilizas? mesmo que seja por aproximação.Psynapse Escreveu:Uso hipoclorito de sódio muito diluído, mensalmente, depois de substituir o substrato. Uso nos bebedouros uma solução ainda mais diluída do mesmo, depois de lavar. Depois lavo mais uma vezes passando por água, deixo repousar, e lavo outravez.
Obrigado!

2% de hipoclorito de sódio.
eu utilizo limpa vidros. o alcool é mais caro, mas tambem serve.
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jul 22, 2010 5:36 pm
opppsss my bad... poderia ter googlado e encontraria logo a resposta mas não me ocorreu tal coisa
Obrigado

Obrigado

hopiclorito de sodio é o nome quimica de lixivia
lolol
nos hospitais é muito usado para limpeza de ulceras de pressao muito afectadas por bacterias ou em cotos infectados...
mas cuidado remover muito bem porque isso é muito forte...
aconselho a experimentarem agua oxigenada mal deitam no local das fezes aquilo começa tudo a borbolhar
de resto usem qualquer um mas retirar muito bem no final e atencao ao cheiros.
citando:
LIXIVIA: ou potassa cáustica ou hidróxido de potássio é um sólido
branco, KOH, muitas vezes vendido como lâminas ou barras, solúvel em
água e em etanol e muito levemente solúvel em éter.
Solução ou suspensão de materiais residuais de um processo industrial; por exemplo: lixívia negra ou licor negro é o resíduo que resulta do cozimento e da lavagem da celulose na indústria de papel.
fonte - www.ambientebrasil.com.br/composer.php…

nos hospitais é muito usado para limpeza de ulceras de pressao muito afectadas por bacterias ou em cotos infectados...
aconselho a experimentarem agua oxigenada mal deitam no local das fezes aquilo começa tudo a borbolhar

citando:
LIXIVIA: ou potassa cáustica ou hidróxido de potássio é um sólido
branco, KOH, muitas vezes vendido como lâminas ou barras, solúvel em
água e em etanol e muito levemente solúvel em éter.
Solução ou suspensão de materiais residuais de um processo industrial; por exemplo: lixívia negra ou licor negro é o resíduo que resulta do cozimento e da lavagem da celulose na indústria de papel.
fonte - www.ambientebrasil.com.br/composer.php…
Exacto. É lixivia. Após uma breve leitura, concluí que realmente a agua oxigenada não mata catalases positivos, que são ainda bastantes e comuns organismos. Portanto não é um desinfectante eficaz (destroi apenas 60% digamos do conjunto)zwara Escreveu:hopiclorito de sodio é o nome quimica de lixivialolol
aconselho a experimentarem agua oxigenada mal deitam no local das fezes aquilo começa tudo a borbolharde resto usem qualquer um mas retirar muito bem no final e atencao ao cheiros.
…
Quanto ao uso hospitalar, está em bastante desuso...o chamado «soluto de Dakin». Há terapêutica muito mais eficaz (desculpem o offtopic).
Quanto às fezes, a agua oxigenada borbulha, como borbulha no sangue, desde que apareçam células com catalase. Daí o oxigènio se libertar.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
exacto facto como diz o synapse, ehehehe...
de qualquer das formas com agua oxigenada ou lixivia (hipoclorito), tenham atencao no seu manuseamento, e na sua posterior remoccao...
off topic - a parte em que dizes que esta a cair em desuso, deveria sim deixar de ser usado em deterimento de outros produtos, devido a sua agressividade para a pele e restantes tecidos mas infelizmente como é o metodo mais barato ainda é o mais usado... (pelo menos pelos hospitais por onde passei
)
de qualquer das formas com agua oxigenada ou lixivia (hipoclorito), tenham atencao no seu manuseamento, e na sua posterior remoccao...
off topic - a parte em que dizes que esta a cair em desuso, deveria sim deixar de ser usado em deterimento de outros produtos, devido a sua agressividade para a pele e restantes tecidos mas infelizmente como é o metodo mais barato ainda é o mais usado... (pelo menos pelos hospitais por onde passei

-
- Membro
- Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)
Após algumas experiências com hipoclorito (não em limpezas de terrarios), em terrários feitos de madeira não se deve utilizar coisas há base de lixivias, devido a absorção da madeira e às temperaturas dentro dos terrários há grande concentração de gases provocando por vezes a morte do animal.zwara Escreveu:exacto facto como diz o synapse, ehehehe...
off topic - a parte em que dizes que esta a cair em desuso, deveria sim deixar de ser usado em deterimento de outros produtos, devido a sua agressividade para a pele e restantes tecidos mas infelizmente como é o metodo mais barato ainda é o mais usado... (pelo menos pelos hospitais por onde passei)
A técnica que uso é todas as semanas passar os bebedouros por água a ferver para matar bacterias e afins...(claro e todos os dias lavar normalmente os bebedouros)...
Em relação aos Terrários como os meus animais já tem uns anitos eles fazem sempre as fezes no mesmo sitio, embora que todas as semanas uso um pano com água a ferver e limpo-o todo nunca usei detergentes nem desinfectantes e nunca tive problemas com os meus animais sempre estiveram saudaveis e gordinhos...

Cumpriemntos...
<p> André Carvalho</p>
Fui desenterrar este tópico do ano passado porque ando neste momento a tentar descobrir qual(ais) melhor(es) método(s) para a limpeza do meu terrário.
Já li aqui algumas opiniões mas gostava de saber se usam as formas de limpeza aqui faladas ou se têm outras técnicas ou usam outros produtos.
Das poucas limpezas que ainda fiz (o meu gecko é pequeno e usa o terrário todo como wc) só tenho usado um pano humedecido com água quente, mas provavelmente terei que periodicamente fazer uma limpeza mais a fundo. Que usar? Lixívia? Álcool? Produtos próprios para répteis?
Cumprimentos
Já li aqui algumas opiniões mas gostava de saber se usam as formas de limpeza aqui faladas ou se têm outras técnicas ou usam outros produtos.
Das poucas limpezas que ainda fiz (o meu gecko é pequeno e usa o terrário todo como wc) só tenho usado um pano humedecido com água quente, mas provavelmente terei que periodicamente fazer uma limpeza mais a fundo. Que usar? Lixívia? Álcool? Produtos próprios para répteis?
Cumprimentos