Disputa territorial (Iguanas) IMAGENS FORTES!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sexta jul 30, 2010 7:23 pm

Como todos sabem nem só de coisas boas se compõe a vida... por vezes quando pensamos que tudo está bem acontece qualquer coisa que pura e simplesmente não é esperada e nos deita a baixo... no dia 05/07 quando cheguei a casa ao fim do dia e fui tratar dos meus animais como é normal, e após tratar das cobra, entro no terrário das minhas iguanas e deparo-me com um cenário no mínimo estranho, estava tudo revolvido, substrato espalhado por tudo quanto era sitio águas entornadas e o pior algum sangue nos troncos, facilmente cheguei á conclusão que o meu casal de iguanas se tinha envolvido num caso nítido de disputa territorial, após inspecção ao macho (mais pequeno que a fêmea mas mais agressivo e dominante) cheguei á conclusão que no que lhe tocava a ele tinha sido apenas alguns cortes na sua maioria sem importância, desinfectei tudo com Cloroexidina e meti um pouco de pomada cicatrizante nas feridas, até aqui nada de especial... Quando inspeccionei a fêmea também me pareceu ter apenas feridas superficiais não me apercebendo para o que estava para vir... fiz o mesmo procedimentos, limpei o terrário e desinfectei como é normal fazer, e alimentei os animais, e reparo que a fêmea custa a movimentar-se, rapidamente faço uma nova "inspecção" e deparo-me com um corte enorme na articulação de um dos braços, era uma ferida bastante funda e com maus aspecto, o antebraço estava já bastante inchado, não havia muito a fazer senão levar o animal de imediato ao Veterinário (mas sendo 21:30 não e fácil como devem entender), liguei para o numero de telemóvel da clínica que me dá assistência aos animais em Évora e como normal não me falharam, por volta das 22:30 já estava na clínica com o animal, chegamos á conclusão que não era possível fazer uma sutura no corte pela facto do musculo estar bastante inchado e pelo facto de ser numa articulação o que levaria á ruptura dos pontos com qualquer simples movimento do animal, após ver o corte meti mesmo em questão se o animal se salvaria e a hipótese de eutanasiar o animal foi também metida "em cima da mesa" (penso que é totalmente desumano ter um animal a morrer aos poucos em casa, é algo que me tira do sério), chegámos á conclusão que valia a pena tentar até porque é um animal bastante saudável e apesar de tudo estava a comer e a fazer (dentro dos possíveis) a sua vida normal, alem do mais é um animal com enorme valor sentimental para mim... foi decidido pela Drª Paula que iríamos fazer 7 dias de antibiótico injectável (Baytril) desinfecções com Cloroexidina 3 vezes por dia e aplicação de pomada cicatrizante, ao fim dos 3 primeiros dias em vez da Cloroexidina e da pomada passamos a aplicar pensos antibióticos, após o final do antibiótico injectável continuámos com os pensos que eram mudados a cada 2 dias, e na ultima semana eram mudados de 4 em 4 dias, na terça feira foi a ultima ida do animal á clínica e foi decidido que seria o ultimo penso, sábado irá tirar esse ultimo penso e passar a ter a crosta "ao ar" para que seque e entretanto caia, a minha menina está na minha opinião totalmente recuperada e de boa saúde, come e faz toda a sua vida normalmente, está activa e movimenta-se com muito mais fluidez agora, o único problema que tenho ainda para resolver é a união dos animais novamente (após a briga ainda passaram 3 dias juntos sem problemas, tirei o macho do terrário porque apesar de estarem novamente em "harmonia" a fêmea era obrigada a movimentar-se mais devido á presença do macho), neste momento não é problema já que as temperaturas permitem que o animal permaneça na jaula exterior.
É fácil chegar á conclusão que manter iguanas juntas é sempre uma "caixinha de surpresas" já que ao fim de 4 anos sem incidentes me deparo com uma situação destas... por isso e apesar de já ter sido dito dezenas de vezes NÃO MANTENHAM IGUANAS JUNTAS SEJA EM QUE CIRCUSTANCIA FOR!!!

Quero fazer um agradecimento ao pessoal da Clínica Amivet em Évora pelo excelente trabalho e dedicação que tem feito até aqui com os meus animais!

- Imagens tiradas no dia, como podem ver o musculo ficou parcialmente destruído e bastante inchado com as mazelas deixadas pelos dentes do macho, um dos grandes problemas são as bactérias existentes na boca dos animais que conseguem num curto espaço de tempo dar origem a infecções bastante graves que tem que ser combatidas agressivamente com antibióticos.
Imagem

Imagem

- Foto de dia 21/07/2010, nesta já se consegue ver nitidamente a evolução que a ferida terve, esta limpa e com uma crosta bem formada que irá cair entretanto, o facto de se tentar uma cicatrização de "segunda intenção" (ou seja tentar que a ferida feche de dentro para fora) ajudou bastante devido ao tipo de danos que o animal apresentava, logo o anti-biótico teve um papel fundamental.

Imagem

Imagem

Imagem

Vou entretanto postando mais fotos com a evolução do animal, as fotografias não são as melhores mas na altura foi o que consegui.
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta jul 30, 2010 8:23 pm

vá la, va la !!! podia ser bem pior. So desejo agora as melhoras dela.

So uma pergunta porque é que vais continuar a mante las juntas? Sendo tu proprio e com experiencia no assunto a dizer que nao se deve manter iguanas juntas?? Nao me digas que é um caso daqueles que faz o que eu digo e nao faças o que eu faço! Nao me leves a mal de eu te estar a fazer esta pergunta.Porque sei perfeitamente que tens muito mais experiencia em manter repteis do que eu.´

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Alenquer1
Membro
Registado: terça jul 27, 2010 12:53 am

sexta jul 30, 2010 9:59 pm

REGRA NUMERO UM UMA IGUANA POR TERRARIO ...
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta jul 30, 2010 10:03 pm

boa sorte e as melhoras, agora esperemos que nao deixes que isso volte a acontecer (eu sei que nao) :wink:
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta jul 30, 2010 11:00 pm

a tua sorte é vires cá contar essa história com esse nick, porque se viesses com um desconhecido estavas Fo****!
Lol

Na minha opinião e ainda para mais tendo tu os conhecimentos que tens, não percebo como tinhas ainda os exemplares juntos.
E porque é que queres continuar com elas juntas?

As melhoras para a fêmea!
Brake
Deadmen
Membro
Registado: terça jul 27, 2010 12:45 am

sábado jul 31, 2010 12:27 am

Brake Escreveu:a tua sorte é vires cá contar essa história com esse nick, porque se viesses com um desconhecido estavas Fo****!
Lol

Na minha opinião e ainda para mais tendo tu os conhecimentos que tens, não percebo como tinhas ainda os exemplares juntos.

assim se vê que nao são so os "novos" que fazem ***
Reptilefreak
Membro Júnior
Registado: quinta jul 22, 2010 5:36 pm

sábado jul 31, 2010 1:02 am

Felizmente correu tudo bem e o pior já passou!

Gostaria tb de entender o facto de avisares constantemente todo o pessoal (e bem) de que não devem estar juntas e tu fazes o contrário... :o

As rápidas melhoras para a tua iguana!!

Paulo
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado jul 31, 2010 2:33 am

friso novamente as perguntas que já fizeram mais acima!

como é que uma pessoa com os conhecimentos e a experiencia que tu dizes ter ainda mantinha duas iguanas juntas? como é que após uma briga com consequencias feias, e estando a fêmea em recuperação (logo mais sujeita a stress) voltas a juntá-las??

não há aqui uma certa contradição? :?
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sábado jul 31, 2010 3:05 am

Imaginem que tem um terrario com 2x2x2m, onde mantem 1 casal de iguanas durante 4 anos sem nenhum problema, sem disputas territoriais de qualquer tipo e onde cada um tem o seu lugar (hierarquia), onde se tem 1 caso isolado de agressão, resolvem as coisas após esse incidente e deparam-se com um enorme problema! ou melhor um problema que originaram á uns anos quando cairam na asneira de ter mais do que uma iguana, entretanto está tudo bem porque o clima por aqui é porreiro mas não tarde deixa de o ser, o que faziam? ofereciam um dos animais a alguem (coisa que já ponderei e na verdade e após excluir as pessoas que sei que podem dar condições ao animal em questão por não o poderem aceitar me levou a rejeiteitar ideia)? faziam mais 1 terrario com estas dimensões (se algum dos users aqui tiver capacidade para dar as mesmas condições que eu dou ás minhas iguanas o meu macho segue directo para lá após me mostrar que o consegue manter como eu o mantenho...)?
Na verdade VOCÊS TEM TODA A RAZÃO (e não a vou tentar tirar a nenhum de vocês) ao dizerem que estou a proceder de forma errada... mas não tenho alternativa, a verdade é que tenho, é algo "extremista" e nem a vou frizar por ser algo que não "condiz" comigo e com os meus ideais de manutenção de animais, eu já cometi este ERRO, hoje em dia sei o mal que fiz e não o voltaria a repetir como é obvio mas não estou a falar de hoje é algo antigo que neste momento tem poucas opções de resolução e na verdade não vejo mais opções alem daquelas que vos comentei à pouco... infelizmente sou um dos que talvez tenha cometido mais erros em termos de manutenção de iguanas aqui do forum, e não fico contente com isso... e este é mais um dos erros que cometi no passado que está a originar poblemas no presente e possivelmente me vai originar no futuro, mas enviar o animal a uma casa onde será mantido num terrario sem condições não o vou fazer (como disse lá em cima ter animais a morrer á "mingua" é contra a minha natureza. seja em minha casa seja enviar os animais a outra casa para acontecer isso), terei que arranjar ou melhor tentar de alguam forma voltar a ter um equilibrio no terrario (e isso sim vou fazer) fornecendo mais plantaformas e spots para que os animais não entrem em conflito novamente (estamos a falar de 4 metros quadrados de terrario não de um terraio exoterra...) tenho grande esperança que o meu problema fique resolvido dessa forma.
Este post serve mesmo para demonstrar o que um dos membros disse á pouco, ou seja que os membros mais antigos ou "experientes" tambem cometem erros, se pensam que a partir de certa altura estamos num pedestal de harmonia estão enganados, há sempre algo que falha e eu não sou nem serei a excepção a esse tipo de problema. Não vou pedir que me tenham em mais consideração que a qualquer outro user que cá aparece de novo, o facto de manter iguanas juntas nunca foi algo que escondi nem ago que encorajei (muito pelo contratio) este tópico (e atenção que sabia que iria ser criticado por tal) foi metido aqui no forum para mostrar as consequencias do meu erro e não para ser aplaudido, serve para mostrar a porcaria que fiz e que não tem muitas fromas de resolução e que mesmo com a minha "experiencia" e extremamente dificil de resolver.
Brake Escreveu:a tua sorte é vires cá contar essa história com esse nick, porque se viesses com um desconhecido estavas Fo****!
Lol

O facto de este ser o forum mais "agressivo" e onde vem mais users novos e menos "experientes" é que me levou a fazer aqui este tópico, não tenho medo nenhum em assumir os meus erros e em demonstrar que os cometi, o problema de muitos é esse, mostrar apenas o que corre bem, eu sou contra os "perfeitos" e sou dos que comete erros, erros esses q tento resolver e não tenho nenhum problema em os assumir, sou conhecido por muitas das coisas boas que tenho feito mas o mundo não é perfeito e eu tambem não o sou.
Essa foi uma afirmação bem frita sem duvida da tua parte.
Última edição por VeLLiKi em sábado jul 31, 2010 3:15 am, editado 4 vezes no total.
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

sábado jul 31, 2010 3:05 am

Independentemente de concordar com o resto dos users não deixo de louvar a atitude de partilhar este infeliz incidente connosco.

É preciso alguma coragem da parte do VeLLiKi pois erros todos cometemos e tenho a certeza que quase todos nós já os fizemos, agora partilhá-los com o resto da comunidade é que já é outra história.

Eu por exemplo já tive uma tartaruga num "rin" e obviamente que ela acabou por morrer e é algo de que pouco me orgulho.

As melhoras para ela.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado jul 31, 2010 10:45 am

cometer um erro é humano, acontece a todos... perpetrá-lo, dar azo a que o que aconteceu possa acontecer outra vez, bem, para mim não faz sentido!

as iguanas até podem não voltar a brigar, como podem. e pode ser que uma próxima briga seja mais grave. na minha opinião é um tiro no escuro, é brincar com a sorte, e eu sei que respeitas os teus animais mais do que isso. por isso estou a questionar a tua atitude!

dizes que não gostas de ver animais a "morrer à mingua", mas se eu estivesse na tua situação arranjava alguma forma de dividir o terrário para as manter separadas!
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado jul 31, 2010 11:00 am

omegaa Escreveu: se eu estivesse na tua situação arranjava alguma forma de dividir o terrário para as manter separadas!
Pois, eu aqui concordo um pouco com a Omega, Por acaso conheço o sitio onde mantens as iguanas.
E eu optaria por dividir esse espaço a meio, o terrário é enorme. cada animal perde um pouco de espaço, mas não existe o stress causado pela dominância.
E ficas com a garantia que acidentes destes nunca mais acontecem.
Brake
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado jul 31, 2010 8:40 pm

omegaa Escreveu:
as iguanas até podem não voltar a brigar, como podem. e pode ser que uma próxima briga seja mais grave. na minha opinião é um tiro no escuro, é brincar com a sorte, e eu sei que respeitas os teus animais mais do que isso. por isso estou a questionar a tua atitude!

dizes que não gostas de ver animais a "morrer à mingua", mas se eu estivesse na tua situação arranjava alguma forma de dividir o terrário para as manter separadas![/
quote]

concordo plenamente com a omegaa ! nao é por se dividir de alguma forma o terrario que "elas vao morrer à mingua ".

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado jul 31, 2010 11:32 pm

esse terrario dividido seria optimo para ambas as iguanas.. divisoria horizontal ficariam com pouca altura, e divisoria vertical ficariam apenas com um metro de comprimento, mas e na diagonal? nao perdias muito espaço.
Ghost22
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 12:27 pm

domingo ago 01, 2010 12:16 am

omegaa Escreveu: dizes que não gostas de ver animais a "morrer à mingua", mas se eu estivesse na tua situação arranjava alguma forma de dividir o terrário para as manter separadas!
o quê ficava com 1x1x2m? acham que é o ideal para manter animais daquele porte? não concordo.

os casais as vezes chateiam-se e tem de ir cada um para o seu canto. deve ter sido o que aconteceu.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”