boa pascoa - receitas da fazer crescer agua na boca

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda ago 02, 2010 10:15 am

Se não puder colocar quase sal nenhum na comida, o que é que posso adicionar para ficar comestível? :? Maionese ou knorr não dá :?
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

segunda ago 02, 2010 10:31 am

Acena Escreveu:Se não puder colocar quase sal nenhum na comida, o que é que posso adicionar para ficar comestível? :? Maionese ou knorr não dá :?

depende ....

se for carne grelhada podes usar alho e ervas aromáticas, pimenta preta.

no peixe podes usar vinagre balsamico ( de modena, suave .... aromático )

para o arroz o alho também pode funcionar mas nem toda a gente gosta.

nas pastas com pouco sal ... temperas com um azeite da pintarola... extra virgem com ou sem ervas.
o oliveira da serra tem um lote gourmet fantástico.
nas saladas o sal quase que nem me lembro dele!! desde que o vinagrete seja bem equilibrado.

mais sugestões??
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
Acena
Membro Veterano

segunda ago 02, 2010 11:27 am

Agora tenho que fazer comida assim todos os dias, não é para mim, mas acabo quase sempre por comer, já que está feito.

Obrigada Enolamai, tenho usado alho, limão e um bocado de azeite. Vou experimentar esses temperos e procurar o vinagre balsâmico, eu nunca gostei muito de vinagre, mas neste momento acho que vai tudo que tenha sabor.
:)

O que é azeite da pintarola?
enolamai
Membro Veterano

segunda ago 02, 2010 11:48 am

da pintarola?! lol porreiro, fixolas, immmmmpecável!!!!

então a saber.... :lol: extra virgem com acidez muito baixa, suave.
dica: sempre que for possivel deixa o oleo e cozinha com azeite.

aquele lote gourmet é muito bom, mas um extra virgem português de marca fiável é sempre uma boa opção.

usa ervas: salsa, manjericão, oregãos etc.... podes plantá-las em vasinhos e tê-las sempre à disposição
especiarias na cozinha são sempre bem vindas... açafrão faz maravilhas!!!

daqui a uns tempos .... sal??? o que é isso? :wink:

p.s: o sal em pequenas doses é necessário , só deverá ser totalmente banido por ordem do médico.

bons cozinhados!!
Última edição por enolamai em segunda ago 02, 2010 11:52 am, editado 1 vez no total.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
enolamai
Membro Veterano

segunda ago 02, 2010 11:51 am

newsflash:
vou criar um forum de culinária!!! :D :D
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda ago 02, 2010 1:56 pm

Um forum de culinária? Venha ele :D
Acena, desde criança que fui habituada a comer praticamente sem sal por questões de saúde da minha mãe. Ela recorreu sempre a ervas aromáticas que também já lhe foram referidas, e sempre achei a comida muito apetitosa e mesmo depois de adulta eu cozinho da mesma forma. Até as sopas ficam a ganhar com as ervinhas e além das que já foram referidas também pode utilizar a hortelã. :D
Vai ver que depois de se habituar vai sentir melhor o sabor dos alimentos.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Acena
Membro Veterano

segunda ago 02, 2010 2:29 pm

enolamai Escreveu:da pintarola?! lol porreiro, fixolas, immmmmpecável!!!!
Ah, essa pintarola!
:lol: Pensava que era um azeite especial. Ainda bem que não perguntei no supermercado se o azeite da pintarola fica ao pé dos outros azeites.
Bem, logo vou arranjar essas coisinhas todas.

Marijonscp espero que sim, até agora tenho colocado imensa maionese no meu prato para me safar, não é que eu costume cozinhar com muito sal, é mesmo a comida que é diferente da que estou habituada. Se ficar mais apetitosa, melhor.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda ago 02, 2010 2:58 pm

Ervas e especiarias é mesmo o ideal para dar sabor aos pratos evitando enche-los de sal. Ainda ontem falavam na televisão que os portugueses consomem muito sal.
Pessoalmente, não costumo usar ervas frescas - não tenho onde as plantar sem os meus gatos pastarem e não tenho "dedo verde" - deixo morrer tudo.
Mas uso as secas, que também dão sabor - tomilho, manjericão, oregãos, alecrim. Uso sempre pimenta, piri piri, louro, alho, noz moscada, gengibre (não tudo junto, claro).
Para quem goste de chinesadas, há um molho de soja com menos sódio - não será indicado para quem tenha que comer sem sal, mas para quem apenas tem que reduzir é uma boa opção.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda ago 02, 2010 5:17 pm

Enolavião, já mudavas o nome ao tópico para qualquer coisa do tipo " Dicas de culinária" ou assim ?
:lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
enolamai
Membro Veterano

segunda ago 02, 2010 5:33 pm

nicasxi Escreveu:Enolavião, já mudavas o nome ao tópico para qualquer coisa do tipo " Dicas de culinária" ou assim ?
:lol:

:lol: :lol: :lol:

deixa de tretas e manda daí os teus truques 8)
----------------------------------------
Bingley.... essa expressão dedo verde não conhecia..... mas eu devo ter então!!

tudo o que planto cresce loucamente.... ando aqui a desatinar porque plantei umas roseiras lindas que cresceram como doidas e agora acho que vou ter de as podar e não sei como se faz :oops: :oops: dedo verde então... 8) deve ser mero acaso/sorte porque não pesco absolutamente nada de plantas.... elas estão ali e crescem!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 03, 2010 1:12 pm

Ontem fiz para a janta uma bela caldeirada.

Comprei no super uma embalagem daqueles preparados congelados para caldeirada, trazia tubarão, raia, corvina, rodelas de lulas e mais outro peixe qualquer.

É mesmo muito fácil de fazer e fica excelente, é assim:

Meter num tacho umas quantas ameijoas, frescas ou congeladas, no fundo, para a caldeirada não pegar. Depois meter uma boa camada de cebola ás rodelas, pimento verde e vermelho em tiras e tomate maduro às rodelas também. Mais uma camada de batatas às rodelas finas. Por cima colocar o peixe fresco ou congelado. Eu juntei uns quantos camarões e daqueles mexilhões grandes em meia casca. Temperar com sal, pimenta e uma colher de colorau. Regar tudo com azeite e vinho branco. Levar ao lume e ir agitando o tacho para não pegar, não mexer para não desmanchar o peixe. Depois de ferver fia pronto em 20 minutos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CONCHAM
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm

terça ago 03, 2010 2:04 pm

Ai que bom!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>S&oacute; poder&aacute;s escrever sobre um Dogue Alem&atilde;o, quando fores completamente babado por um :D </p>
Acena
Membro Veterano

quinta ago 05, 2010 5:01 pm

enolamai Escreveu:da pintarola?! lol porreiro, fixolas, immmmmpecável!!!!

então a saber.... :lol: extra virgem com acidez muito baixa, suave.
dica: sempre que for possivel deixa o oleo e cozinha com azeite.

aquele lote gourmet é muito bom, mas um extra virgem português de marca fiável é sempre uma boa opção.

usa ervas: salsa, manjericão, oregãos etc.... podes plantá-las em vasinhos e tê-las sempre à disposição
especiarias na cozinha são sempre bem vindas... açafrão faz maravilhas!!!

daqui a uns tempos .... sal??? o que é isso? :wink:

p.s: o sal em pequenas doses é necessário , só deverá ser totalmente banido por ordem do médico.

bons cozinhados!!
As experiências têm corrido bem, estou a adorar as ervas aromáticas! Nota-se uma grande diferença. :D
enolamai
Membro Veterano

quinta ago 05, 2010 6:35 pm

ainda bem que te pude ajudar!!! :D

adeus. bjnho.
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

quinta ago 05, 2010 6:44 pm

Amoooo caldeirada!
Mas cá em casa entra pouquissimo peixe, o marido n gosta. :x

Hoje o pitéu é carne de porco á Alentejana com arroz branco, batatas fritas e salada.

N me falem em comida, tou que nem uma lontra e n como nd de jeito. :evil:

<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”