Bem já ando para referir isto há algum tempo e acabo sempre por me esquecer!casadiscaes Escreveu: sou contra o uso gratuito do açaime, que tem sempre uma conotação negativa... de um cão à trela e açaimado parte-se logo para a presunção de perigosidade... por outro lado há cães extremamente dificeis de açaimar: Buldogue, Staffordshire bull terrier, Pinscher, Caniche toy, whyppet... uma das coisas que a "BSL à portuguesa" não tem em conta é que o açaimo, tal como é descrito na lei, que não deixe comer e morder, é extremamente cruel para braquicéfalos, sobretudo num país quente como Portugal e todas as raças abrangidas pela BSL o são com a excepção do Fila Brasileiro que pode ser considerado um mezzomorfo (entre o bracóide e o braquicéfalo).
Tive a oportunidade de passar algum tempo na maravilhosa cidade de praga (Rep. Checa) e sendo este país considerado menos desenvolvido que portugal surpreendeu-me pela positiva a maneira como as pessoas vêem e tratam os seus cães!!
1- os cães andam TODOS açaimados! Eles usam uns açaimes que eu nunca vi à venda cá em portugal, mas que me pareceram muito bons e que permitem que o cão abra a boca por completo! claro que os cães andam com ar de Hannibal Lector, pois os açaimes são enormes e tem são feitos de metal !
2- Todos os cães ou gatos podem andar de transportes publicos (os gatos nas transportadoras) e os cães á trela e açaimados! ahh e pagam bilhete... assim como as bicicletas!
3- A raça que mais prolifera são os ditos cães perigosos Rotweillers e pits. O espantoso é que lá ninguem tem medo desses cães ... e não é frequente ver cães com alguma agressividade! andei a tentar perceber esta tão exarcebada educação dos cães checos durante muito tempo! um dia vou a passar por um pit com pouco mais que 3 meses e perdi alguns minutos a brincar com o cachorro! Ora para um cachorro brincar é com o dentes.. nós portugueses até aceitamos de bom grado uma brincadeira amigável com os dentes de um cahorrinho de 3 meses! Aquele cahorro pegou-me na mão com os seu dentitos e a dona pegou nele, deu-lhe uma sacudidela e ralhou com ele! Ele continuou a brincar e a partir daí usava apenas as patitas!
4- Nenhum cão tem as orelhas ou caudas cortadas! ao principio aquilo até me fazia confusão! Olhava para um pit com aquelas orelhitas a abanicar por todos os lados e ficava na duvida se seria mesmo um pit! Ao fim de algum tempo habituei-me a ver os canitos conforme vieram ao mundo e qundo regressei a portugal custou.-me igualmente a me voltar a habituar a vê-los mutilados (Desculpem, mas é isto que penso)!
5- como pessoas civilizadas que são os checos apanham TODOS e SEMPRE os cócózitos deixados pelos seus cães!!
6- Em vários locais existem sitios onde se podem "estacionar" os cães e/ou dar-lhes agua para beber em locais bem identificados!!
Agora pergunto: onde está a Republica Checa atrás de Portugal??
Será que este país ainda nos vai dar umas liçoes de boas maneiras pela forma como são tratados os nossos bichos??