Soube hoje que 2 (Kiba e Neko) dos meus 4 gatos estão infectados com FelV. Pelo menos os testes feitos no veterinário indicaram um resultado positivo. Claro que a veterinária recomendou logo que os separasse, mas sinceramente não sei o que fazer.
Desde que soube que tinham FelV fiz imensa pesquisa sobre a doença, a ponto de descobrir que são muitos os gatos infectados que conseguem lutar contra a infecção ficando imunes a infecções subsequentes. Aliás, na Faculdade de Medicina da Universidade de Glasgow fazem um teste que permite determinar se um gato é imune ou não. Como não é nada caro (apenas 30 libras) estou a pensar testar os dois gatos (Kuro e Yuki) cujo teste do FelV teve um resultado negativo.
Falei com a veterinária sobre isto e pedi-lhe que lesse os artigos que lhe recomendei. Ela aceitou, mas como nunca tinha ouvido falar em nada disto senti alguma resistência da sua parte em acreditar nisto da imunidade. A verdade é que preciso da assistência de um veterinário para recolher uma amostra de sangue e enviá-la para Glasgow, sozinha nada posso fazer. Também fiquei com a impressão de que a veterinária tem apenas um conhecimento genérico sobre o FelV. De acordo com ela um gato infectado com FelV pode ter o vírus latente durante um período de tempo mas eventualmente ficará doente. Na realidade não é bem assim, há várias situações possíveis. Um gato pode até estar infectado, mas encontrar-se ainda na fase transiente da doença e conseguir derrotá-la não chegando a passar para a fase persistente (gatos na fase persistente irão quase de certeza ficar doentes). É possível saber se um gato está na fase persistente fazendo testes de laboratório, mas a veterinária dos meus gatos acha que nem vale a pena confirmar o resultado do teste feito por ela na clínica.
Estou extremamente interessada no teste de imunidade, pois caso o Kuro e a Yuki sejam de facto imunes à doença eu posso deixá-los viver junto ao Neko e ao Kiba sem que tal me pese na consciência.
Por um lado, eu sei que se não os separar posso estar a condenar o Kuro e a Yuki a uma vida bem mais curta e uma morte dolorosa. Por outro lado se os separo vão todos ficar bem mais limitados em termos de espaço e vão sentir imensa falta uns dos outros, ou seja a sua qualidade de vida vai diminuir considerávelmente. A verdade é que o Kuro e o Neko já vivem juntos há 2 anos, e o Kiba e a Yuki estão cá em casa há mais de 1 ano (são da mesma ninhada). Já tiveram tempo e contacto de sobra para passarem a doença uns aos outros (o Kuro no final de todas as refeições lambe os pratos do Kiba e do Neko e no entanto não está infectado), daí eu suspeitar que o Kuro e a Yuki possam ser imunes.
Não só estou desvastada por estas terríveis notícias (sou completamente louca pelos meus gatos), como estou completamente dividida sobre o que fazer em relação à separação. Basicamente é uma questão de qualidade de vida versus uma vida mais longa e possívelmente uma morte não-dolorosa.
Sei que há aqui muita gente que já passou por isto (ou algo semelhante) e por isso eu agradecia se me pudessem dar algumas opiniões e conselhos.
Se alguém estiver interessado pode encontrar informação pertinente sobre o FelV (em Inglês) nos seguintes sites:
http://www.gla.ac.uk/faculties/vet/cad/
http://www.catchat.org/leukaemia.html
Diagnóstico: FelV
Moderador: mcerqueira
Faça o seguinte:
Peça à Vet o contacto directo com o laboratório de análises com que ela trabalha em Portugal. Fale directamente com eles e peça para fazerem a recolha e envio para o laboratório de que falou, em Glascow. Através da sua vet, eles podem fazer esse trabalho, acrescendo, claro está, os custos de envio e expedição, que sei que não são baratos.
Aquilo que diz é pertinente e faz todo o sentido. Resta-me dizer-lhe o seguinte: Se fez apenas o quick test aos gatos, e não se sente seguro(a), peça à sua vet para fazer análises de laboratório ao Felv, pois falsos negativos podem acontecer, nos testes rápidos. Mas antes, confirme que o laboratório usa testes diferentes dos usados pela sua vet.
Sai mais barato do que partir já para o envio das amostras para Glascow.
Peça à Vet o contacto directo com o laboratório de análises com que ela trabalha em Portugal. Fale directamente com eles e peça para fazerem a recolha e envio para o laboratório de que falou, em Glascow. Através da sua vet, eles podem fazer esse trabalho, acrescendo, claro está, os custos de envio e expedição, que sei que não são baratos.
Aquilo que diz é pertinente e faz todo o sentido. Resta-me dizer-lhe o seguinte: Se fez apenas o quick test aos gatos, e não se sente seguro(a), peça à sua vet para fazer análises de laboratório ao Felv, pois falsos negativos podem acontecer, nos testes rápidos. Mas antes, confirme que o laboratório usa testes diferentes dos usados pela sua vet.
Sai mais barato do que partir já para o envio das amostras para Glascow.
<p>Se não pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salvá-los! Divulgue ou apadrinhe!!! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
- Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT
Antes de mais ainda bem que está informada sobre o Felv e a procurar informação.
Infelizmente para muitas donos é assunto complicado e significa abandono e muitos vets sabem pouco ou nada sobre felv.
Concordo que deve fazer testes de laboratório pois os rápidos são falíveis.
Isso de testar a imunidade não conhecia mas pode explorar com colaboração do vet que os segue.
Mas também não se esqueça que existe vacina para Felv, acessória às usuais. Se 2 dos gatos são efectivamente negativos pode sempre vaciná-los a felv conferindo alguma protecção.
Aqui há tempos falava-se numa relação entre a vacina felv e a o aparecimento de fibrosarcomas, mas estes também podem aparecer em casos de vacinação simples e parece que há estudos que refutam a teoria que a vacinação a felv aumenta assim tanto a incidência, portanto é analisar as opções e medir os riscos e consequências.
Separar especialmente se os gatos são muito unidos acho que não lhes será benéfico fora a confusão de manter portas fechadas.
Talvez procurar um vet com mais conhecimentos sobre felv fosse boa ideia.
Infelizmente para muitas donos é assunto complicado e significa abandono e muitos vets sabem pouco ou nada sobre felv.
Concordo que deve fazer testes de laboratório pois os rápidos são falíveis.
Isso de testar a imunidade não conhecia mas pode explorar com colaboração do vet que os segue.
Mas também não se esqueça que existe vacina para Felv, acessória às usuais. Se 2 dos gatos são efectivamente negativos pode sempre vaciná-los a felv conferindo alguma protecção.
Aqui há tempos falava-se numa relação entre a vacina felv e a o aparecimento de fibrosarcomas, mas estes também podem aparecer em casos de vacinação simples e parece que há estudos que refutam a teoria que a vacinação a felv aumenta assim tanto a incidência, portanto é analisar as opções e medir os riscos e consequências.
Separar especialmente se os gatos são muito unidos acho que não lhes será benéfico fora a confusão de manter portas fechadas.
Talvez procurar um vet com mais conhecimentos sobre felv fosse boa ideia.
<p>O ronronar sai de uma válvula de segurança existente no pescoço do gato para atenuar o excesso de satisfação.
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Desculpem a minha ignorância..o que é Felv?
Marmag, de uma forma muito simplificada, a Felv é uma doença contagiosa também conhecida pela SIDA dos gatos, leucose ou leucemia felina, imunodeprime os animais tornando-os susceptíveis a infecções oportunistas que num gato saudável não fariam grande mossa mas que num gato Felv + são potencialmente fatais...transmite-se pela saliva e nas lutas entre gatos. Existe vacina preventiva mas não cura, só tratamento paliativo...
Elsa, essa relação existe, tanto que o dono deve equacionar se vale a pena correr o rissco. Em gatos expostos à rua, ao contacto com outros gatos, gatos de gatis, enfim, em gatos que possam estar expostos a gatos portadores do vírus, os benefícios superam o risco da vacina. Em gatos que vivem sós e exclusivamente dentro de casa... bom, eu não vacino a minha.Aqui há tempos falava-se numa relação entre a vacina felv e a o aparecimento de fibrosarcomas
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
A FIV é que é a Sida dos gatos Dino...dinodane Escreveu:Marmag, de uma forma muito simplificada, a Felv é uma doença contagiosa também conhecida pela SIDA dos gatos, leucose ou leucemia felina, imunodeprime os animais tornando-os susceptíveis a infecções oportunistas que num gato saudável não fariam grande mossa mas que num gato Felv + são potencialmente fatais...transmite-se pela saliva e nas lutas entre gatos. Existe vacina preventiva mas não cura, só tratamento paliativo...
Elsa, essa relação existe, tanto que o dono deve equacionar se vale a pena correr o rissco. Em gatos expostos à rua, ao contacto com outros gatos, gatos de gatis, enfim, em gatos que possam estar expostos a gatos portadores do vírus, os benefícios superam o risco da vacina. Em gatos que vivem sós e exclusivamente dentro de casa... bom, eu não vacino a minha.Aqui há tempos falava-se numa relação entre a vacina felv e a o aparecimento de fibrosarcomas
<p>Se não pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salvá-los! Divulgue ou apadrinhe!!! </p>
Sim Bobbyca, é verdade que o FIV é mais conhecido por essa designação que o FELV, mas o FELV também dá cabo do sistema imunitário do gato, a diferença é que tem um prognóstico muito mais reservado que o FIV. Imensos gatos são FIV + e vivem anos sem adoecerem, já com FELV...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm
O FELV é a leucemia felina, muito mais contagiosa q a FIV.
Qdo descobri q tenho gatos com Felv e uma gata com FIV (Xena), separei os FELV, mas depois ficam stressados, então optei por aquilo q o meu coração me diz:
os gatos são felizes assim, mais vale viverem menos e serem felizes q ficarem em quartos fechados. Antigamente os gatos viviam sem textes, agora andamos sempre à volta dos textes de tudo e mais alguma coisa e a ficar sempre nós mm em stress.
Esta opinião é muito minha e sei q a maioria não concorda, mas....
Qdo descobri q tenho gatos com Felv e uma gata com FIV (Xena), separei os FELV, mas depois ficam stressados, então optei por aquilo q o meu coração me diz:
os gatos são felizes assim, mais vale viverem menos e serem felizes q ficarem em quartos fechados. Antigamente os gatos viviam sem textes, agora andamos sempre à volta dos textes de tudo e mais alguma coisa e a ficar sempre nós mm em stress.
Esta opinião é muito minha e sei q a maioria não concorda, mas....
<p><strong>Adopte um animal do canil, terá um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condições para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm
Tal como outras foristas já disseram, os textes rápidos, não são 100% fiáveis.
Há uma gata, a Tamara q foi adoptada, o vet do dono resolveu fazer o texte e deu positivo a FIV.
Gata devolvida, só q a pessoa q cuidou da Tamara e das crias ficou sempre com a pulga atrás da orelha e fez textes de laboratório:
A Tamara é negativa a FIV e a FELV.

Há uma gata, a Tamara q foi adoptada, o vet do dono resolveu fazer o texte e deu positivo a FIV.
Gata devolvida, só q a pessoa q cuidou da Tamara e das crias ficou sempre com a pulga atrás da orelha e fez textes de laboratório:
A Tamara é negativa a FIV e a FELV.

<p><strong>Adopte um animal do canil, terá um amigo para toda a vida.</strong></p>
Felv - Leucemia Felina
Fiv - Sida Felina
o teste em Kit não é fiavel. Deverá pedir para repetir o teste em laboratório. Em Portugal o mais fiável é o do LNIV.
A experiência que tenho é que os gatinhos que não tem Felv, deverão ser vacinados. Depois, poderão perfeitamente estar em contacto com os outros dois que tem Felv.
Fiv - Sida Felina
o teste em Kit não é fiavel. Deverá pedir para repetir o teste em laboratório. Em Portugal o mais fiável é o do LNIV.
A experiência que tenho é que os gatinhos que não tem Felv, deverão ser vacinados. Depois, poderão perfeitamente estar em contacto com os outros dois que tem Felv.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
permitam-me meter o bedelho.laurindaf Escreveu:Felv - Leucemia Felina
Fiv - Sida Felina

a forista está bem informada e, tendo a possibilidade de confirmar a imunidade dos seus gatos, deve fazê-lo; com a ajuda da vet ainda melhor, sempre vai abrindo estas cabecinhas académicas. Há realmente uma percentagem de gatos, e grande - cerca de 30% - que desenvolvem imunidade ao FELV. Se assim não fosse, todos os gatos de colónias onde houvesse um FELV inicial estariam infectados, e tb só isso explica o facto de haver gatos positivos e negativos que vivem anos juntos, sem qualquer contágio. Seria realmente um disparate separá-los, porque já teriam apanhado o que quer q fosse, se tivessem de apanhar...
O FELV é especialmente perigoso em gatos jovens, mas, a partir do momento em que a doença se declara, ao contrário de um FIV, a sua esperança de vida é bastante diminuida. Mas por outro lado, podem, a qualquer momento, "negativar"! Isto em termos gerais, pq há vírus e vírus, e organismos e organismos... Quando temos um gato doente, não podemos generalizar, temos de analisar o gato q temos. É isso que muitos vets por cá não fazem... mas enquanto responsáveis, podemos contribuir para melhorar isto: se a montanha não vai a Maomé...
Muito boa sorte na sua demanda, Andrómeda. Eu tb repetiria os testes em laboratório, tanto os positivos como os negativos. Se o virus estiver presente na medula, por exemplo, não aparece nos testes de kit. E até pode dar-se o caso de os positivos afinal não o serem...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!