Sim, na natureza há raças , espécies e sub-espécies e por aí cujas definições hoje em dia são bastante discutidas. Mas uma coisa é a selecção feita pela Natureza, a selecção natural, outra é a selecção feita pelo Homem. Na selecção natural os mais fortes sobrevivem aos mais fracos. A Natureza encarrega-se de eliminar os mais fracos que devido às suas características não têm tanta capacidade de sobreviver no seu meio natural. Em contrapartida a Natureza escolhe aqueles que cujas características fazem com que se "safem" melhor. E assim uma espécie vai-se desenvolvendo e se apurando. A selecção feita pelo Homem não obedece a estas regras. Basta dizer que é feita pelo Homem e não pela Natureza. Não concordo com o apuramento de uma raça no sentido de aumentar a sua beleza. Não concordo com o apuramento de uma raça com o sentido de desenvolver a sua agressividade ou a sua simpatia. Não concordo com o apuramento de uma raça seja em que termos for. Quando disse que era contra-natura, pode realmente não o ser, mas pode também o ser, porque podem-se desenvolver características que diminuam as suas defesas . Enquanto na Natureza uma espécie é constituída por milhares de indivíduos, a selecção feita pelo Homem é na maior parte das vezes constituída por um numero reduzido de indivíduos. O que faz com que (é o caso da hemofilia nas famílias reais) algumas doenças se perpetuem, diminuído assim as suas defesas. Isto porque é o ser humano quem escolhe os animais e muitas vezes essas escolha obedece a características como o aumento da sua beleza.Florinda Escreveu:Na Natureza também há raças. Como pode ser contra-natura?rita_feria Escreveu: Olá!
Em relação às raças, não sou contra os animais de raça que não tem culpa nenhuma das suas origens mas contra a criação dessas raças. Não só acho que é contra natura como até é prejudicial cruzar animais com as mesmas características.![]()
Pode ser que se desenvolvam raças com boas intenções. Animais de guarda etc. Mas aí entra outra discussão. Para mim os animais (principalmente estes de companhia) e esta talvez seja uma das razões pela qual prefiro os gatos a cães (apesar de gostar todos os animais), não têm que servir para nada. Eu gosto deles como eles são. Não por serem mais ao menos úteis. Da mesma maneira como também não gosto da pessoas consoante a sua utilidade. E nisto os gatos são os reis. Ou gostamos deles como eles são ou não gostamos. Um gato não é moldável. Ele é aquilo que é. Primeiro está ele e depois estão os outros. Não há submissão seja a quem for. Porque eles realmente não "servem" para nada, como dizia já não me lembro quem "Prefiro gatos a cães porque não há gatos policias".
Bjs,
Rita