VascoV Escreveu:Vou compartilhar convosco a história passada há uma semana numa petshop em Lisboa quando tive a malfadada ideia de comprar um trela e coleira novas para um dos meus cães que costumo exercitar na praia.
Como todos os sábados vou dar uma volta com o meu filho com o meu tipico uniforme antistress. Ténis velhos, calças de ganga e uma T shirt desbotada (sem dúvida a melhor forma de ser perseguido pelos vendedores da Loja das Meias na expectativa de que eu furte metade do stock, mas que querem, gosto de descontrair assim)
Como o Kirin precisava de trela fui a uma grande petshop em Lisboa. Mal entro a empregada mede-me de alto a baixo e cataloga-me- Não vale a pena perder tempo comigo- Optimo, não vou ter que aturar empregados chatos. Chego-me à secção das trelas e começo a escolher material.
Infelizmente só existe material para cães portáteis e vejo-me na contingência de falar à empregada. Esta, após algumas tentativas frustradas deixa a leitura elevada ( uma das revistas preferidas do nosso jornalista de investigação de cães perigosos, Paulo Caetano, tipo MARIA) e lá se decide a atender-me
-Tem coleiras para cães grandes ?
A rapariga abana os 4 piercings no nariz ( certamente eficazes para aumentar a captação da Radio Cidade) e diz com a certeza de quem não admite réplicas - As coleiras aí dão para qualquer cão.
-Não minha senhora,digo já a ver o que vem a seguir- Nenhuma destas dá para um Grand Danois.
-Um quê? pergunta a rapariga com os olhos a aumentar.
-Grand Danois, um Dogue Alemão.
Ahhhhhh, estou a ver ( com o ar de quem não está a ver mesmo nada...)
Após mais uma troca de palavras lá encontra uma trela adequada e uma coleira. Neste entretanto chega o dono ( ou gerente) e sabendo de que cão se trata pergunta onde comprei, visto que tem criadores que costumam vender para ele...
Não abro o jogo e digo que foi oferta. Recebo então a seguinte pérola.
- Se quiser fazer criação vendo uma cadela para o sr a bom preço, cruza os cães e depois faz um bom dinheiro com a venda. Cada vez há mais gente a fazer assim.
Aqui já começo a ranger os dentes, este tipo não sabe se percebo alguma coisa de cães e já anda a pensar em fazer uma venda e depois lucrar com os resultados da mesma ( bem, lá bom vendedor era ele.)
Aproveita então e numa sucessão tão rápida que faria inveja ao Lucky Luke dá-me 3 cartões. Um de uma clinica veterinária que faz visitas ao domicilio ( UAU. Já não preciso de me preocupar com a Médis), outro de uma firma de entrega de ração ( lá se vão as minhas visitas ao McDonalds) e uma de um tosquiador ( francamente, eu até uso cabelo curto)
Depois tenta-me convencer das vantagens da qualidade e do preço da Eukanuba
- Obrigado, mas eu uso Hills, disse triunfante
-Ora essa, então o amigo não sabe? diz-me com ar confidencial
- Não sei, o quê?
- Essa ração já não é o que era, imagine que mudaram a formula...e os cães já não pegam como antes...
Aqui faço um ar mesmo de surpreendido. E o malandro do vendedor da Equivet que não nos disse nada...
MAs vendo que não chegava à minha carteira com a ração voltou à questão da cadela Grand Danois. Por 70 contos arranjava-me uma bela cadela "alecrim".
- 70 contos? Mas isso é menos de metade do preço ! exclamei sentindo-me um explorador da bolsa alheia.
-Ora aí está. Eu compro aos melhores criadores e o preço para comprar uma ninhada é diferente de comprar um cão só. Este é o preço justo para um cão.
Mais uns minutos de conversa interrompida por o meu filho atazanar um papagaio e fico a saber de que zona serão os criadores. De um local onde não existe nenhum credenciado ... Dá para ver a qualidade.
-Ah e também oferecemos as vacinas. Sabe elas são um roubo em qualquer clinica mas nós temos um acordo especial. É uma grande vantagem para os nossos clientes...
Neste momento passam-me várias ideias pela cabeça. O senhor tinha chamado à minha familia de ladrões por vender cães carissimos e ganhar balurdios com as vacinas. Ocorreu-me chamar o senhor de aldrabão e desmascará-lo, pura e simplesmente ignorar e finalmente desatar a rir.
Fiz um pouco das três.
... e fui a outro lado comprar a coleira... ali só tinham banha da cobra
Mas houve uma coisa boa. Hà muito tempo que não me ria tanto