Sobre o gato doméstico

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

terça ago 03, 2010 10:14 pm

June76 Escreveu:IHaveADream,

Obrigada pelos esclarecimentos.

O gato Europeu de pêlo curto devia de ser o gato que habitava os paises da europa ocidental antes dos gatos serem considerados animais domésticos (espero não estar a dizer uma asneira muito grande), enquanto que o gato "rafeiro" é resultado do cruzamentos de diversas raças e portanto não tem uma raça definida.
June, eu fiquei com a ideia contrária. O europeu é que foi definido recentemente (relativamente), a partir de características comuns dos domésticos. Deve ser uma procura das origens, sim, embora, se bem me lembro do que escrevi acima, baseada em critérios estéticos e não de procura, por meios científicos, de um gato aproximado do «ancestral». O gato a que nós chamamos rafeiro (ou doméstico) não tem cruzamentos das raças standard.

Outra coisa são os SRD, que englobam os domésticos-domésticos e os cruzamentos de domésticos com raças (A) (ex., doméstico com persa) ou de raças entre si (B) (ex., persa com abissínio).

A propósito disto, nas exposições de felinicultura, aparecem por vezes a concorrer nos domésticos gatos que são cruzamentos A ou B. Aconteceu numa a que fui este ano aparecer a concorrer uma gatinha, que era cruzada de siamês e muito parecida com siamês. O juiz ou juíza, já não me lembro bem, atribuiu-lhe o último lugar nos domésticos, dizendo que um verdadeiro doméstico era assim como o meu Tassebem. Há muitos juízes que não gostam deste tipo de «concorrentes» nos domésticos.
IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 10:16 pm

Bingley Escreveu:Tenho ideia de já ter lido que o gato foi introduzido no continente europeu pelos fenicios, que os transportavam nos barcos para matar os ratos
Também eu.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 03, 2010 10:18 pm

E que foi domesticado no antigo Egipto ou no próximo oriente há cerca de 8000 anos e daí difundido mais tarde pelos romanos por todo o império.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 10:20 pm

Temos isso em comum com os gatos: somos originários de África. :wink:
IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 10:24 pm

June76 Escreveu:Dinodane,

Mas será que não existe um gato que seja originário dos paises Europeus de clima moderado como Portugal, Espanha, Itália, etc?
Não sei se os fenícios foram mais longe na costa atlântica que Portugal. Se não foram, isso significa que os gatos se expandiram para o resto da Europa a partir do Mediterrâneo e península Ibérica -- mas agora já estou a inventar. Tenho de ir pesquisar isso.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça ago 03, 2010 10:25 pm

O correcto então, no caso dos meus gatos, é dizer que são rafeiros e não europeu-comum certo?
Sónia
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça ago 03, 2010 10:27 pm

Realmente é um debate interessante, pois eu não sabia que a maior partes das raças de gatos que existem tinham sido criadas pelo homem. Pensava que Siameses, Persas, Bosques da Noruega já existiam assim na natureza e que eram originários de determinadas regiões.
IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 10:28 pm

catrules Escreveu:O correcto então, no caso dos meus gatos, é dizer que são rafeiros e não europeu-comum certo?
O correcto é dizer que são SRD ou domésticos (politicamente correcto :wink: ).
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça ago 03, 2010 10:32 pm

IHaveADream Escreveu:
catrules Escreveu:O correcto então, no caso dos meus gatos, é dizer que são rafeiros e não europeu-comum certo?
:lol: :lol: eles nem imaginam, pensam que são da realeza :roll:
Sónia
IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 10:35 pm

Agora já fui buscar à Net :wink: :

«Os primeiros gatos selvagens

Na era Quaternária surgiram os primeiros Gatos Selvagens actuais. Datado provavelmente do início do Pleistoceno (1,8 milhões de anos), o Gato selvagem de Martelli (Felis lunensis) pode ser considerado um dos antepassados directos dos nossos gatos actuais. Este felino teria dado origem ao Gato selvagem (Felis silvestris) que apareceu no final do segundo período glaciar.

Rapidamente, espalha-se pela Europa, Ásia e África, evoluindo para três tipos principais: o Gato Selvagem Europeu ou Gato do Mato (Felis silvestris silvestris), o Gato Selvagem Africano (Felis silvestris lybica), e o Gato do Deserto Asiático ou Gato Ornado (Felis silvestris ornata). De acordo com alguns pareceres, a separação total entre os Gatos Selvagens Europeus e Africanos terá ocorrido há cerca de 20.000 anos.»

«Do Gato selvagem ao Gato doméstico

O nosso gato doméstico (Felis silvestris catus, antigo F. catus), descende evidentemente do gato selvagem africano. De facto, pensa-se que a sua origem seja proveniente de diversas espécies selvagens, entre as quais, o Gato Ornado (Felis silvestris ornata) existente no Irão, Paquistão e Índia. Este animal, que se aproximou naturalmente do homem, tinha uma pelagem cinzenta amarelada com manchas negras arredondadas e uma cauda longa, anelada e negra na extremidade. O Gato Selvagem Africano (Felis silvestris libyca) que se cruzou com o anterior e foi domesticado no Egipto no ano 2 500 AC, era semelhante ao gato tigrado: pêlo curto, cinzento fulvo a cinzento acasta-nhado, riscas transversais nos flancos, riscas negras transversais nos membros e cauda anelada com extremidade negra. Era um animal facilmente domesticável. É certamente entre estes animais que se deve procurar o antepassado do gato actual. Quanto ao Felis silvestris, trata-se de um animal indiscutivelmente selvagem, sendo considerado virtualmente um animal indomável.»

«A alvorada da domesticação

A domesticação do gato permanece envolta em bastante mistério e, como tal, não pode ser estabelecida com uma certeza absoluta. Segundo a crença tradicional, a domesticação terá ocorrido no Egipto, local onde foram encontrados os primeiros vestígios da domesticação do gato, por volta do ano 4500 AC. O gato egípcio seria assim descendente de uma das subespécies do Gato selvagem Felis silvestris libyca. Inicialmente, este gato começou por ser um comensal do Homem, partilhando a sua alimentação; posteriormente, estabeleceu-se uma relação de maior proximidade entre o Homem e o animal, que primeiro se tornou "familiar" e, mais tarde, de "companhia".

Desde a época do Novo Império (sensivelmente nos anos 1580-1070 AC) até ao período ptolomeico (do ano 300 ao ano 30 AC), os egípcios chegaram mesmo a permitir a aproximação dos gatos selvagens e a sua domesticação. Mais tarde, mandaram também mumificá-los, tal como o faziam aos espécimes domesticados há muito tempo.

No entanto, de acordo com alguns investigadores houve diferentes locais onde este animal teria sido domesticado, tais como: no Paquistão onde existe ainda em estado selvagem o Gato Ornado, de reduzida capacidade craniana, que se supõe ter chegado ao Egipto; na Líbia, descendendo do Gato líbio com maior capacidade craniana e talvez, também, no Extremo Oriente meridional, o que explica a origem diferenciada do Gato Europeu.

No Egipto, o culto dedicado aos gatos pode ter tido origem numa criação de gatos domésticos provenientes da Índia. No entanto, continua a ser controversa a origem asiática do gato doméstico.

Para medir o índice de domesticação do Gato, os arqueólogos recorreram a diversos métodos, de entre os quais um mensurável, o índice craniano de Schauenberg ou a proporção entre o comprimento do crânio e a capacidade craniana, que é menor no gato doméstico.

O índice craniano do gato doméstico actual está assim mais próximo do Gato Ornado do Afeganistão, do Paquistão e do Irão do que do Gato do Deserto Líbio. Segundo Schauenberg, o gato teria chegado ao Egipto, proveniente do Irão, já domesticado ou em vias de domesticação.

Esta hipótese, baseada no volume do cérebro, estabelece um elo de ligação entre o gato doméstico e o Gato selvagem da Índia e do Paquistão. Schauenberg demonstrou efectivamente que este último possui uma capacidade craniana inferior à do Gato Selvagem Africano e à dos gatos mumificados do Egipto, porém próxima da do gato doméstico. A domesticação estaria assim ligada à capacidade craniana ou ao volume do cérebro: quanto mais pequeno for, maior é o grau de "domesticação" do animal.»
June76
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 10:37 pm

catrules Escreveu:
IHaveADream Escreveu:
:D

Catrules, agora é que disse uma grande verdade.

Apesar da maior parte dos nossos gatos serem uns gatos "Sem Raça Definida" eles agem como se tivessem sangue azul. Mas com raça ou sem raça eles são uns animais fascinantes, pelo menos aos nossos olhos (de apreciadores de gatos).
IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 10:37 pm

catrules Escreveu:
IHaveADream Escreveu:
E pensam muito bem. Devem ser uns príncipes! :lol:
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quarta ago 04, 2010 2:34 pm

Muito interessante o tópico. :D

Os meus gatuxos acham mesmo que são da realeza. A Sakura então, quando se mexe, parece que está num desfile de moda. Só quando lhe cheira a papa é que corre :D .

Tenho de dizer à minha sogra que venha aqui espreitar, pois por mais que eu lhe diga que tem uma refeira em casa, ninguém lhe tira da cabeça que a gata que tem, com as orelhas tipo lince e pêlo longo é um bosques da Noruega: " Porque uma senhora qu passou aqui no outro dia, muito entendida em gatos, disse que era um bosques da Noruega". Enfim...

Eu estou bem contente com os meus rafeirolas, ou domésticos para ser mais correcta, não os trocava por raça nenhuma deste mundo.
June76
Membro Veterano

quarta ago 04, 2010 2:54 pm

O nosso gato pardo tem semelhanças com o gato selvagem africano, daí o Tassebem da forista IHaveADream ser um digno representante dos gatos domésticos (deduso eu).

Gato Selvagem Africano:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Gato Doméstico Pardo:

Imagem

Imagem

Imagem
June76
Membro Veterano

quarta ago 04, 2010 5:23 pm

Se o nosso gato doméstico descende do gato selvagem africano (pardo) o que ainda me faz confusão é porque é que actualmente encontram-se gatos com pelagens tão variadas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”