De acto, o assunto já foi debatido ad nauseam, mas este argumento, que também vem sempre à baila, apenas sanciona a posse de animais por parte de quem não os deveria ter.dinodane Escreveu: No entanto e considerando a quantidade de animais errantes e negligenciados e os abandonados por causas tão prosaicas como fazer xixi onde não deve, e a quantidade de ninhadas "acidentais" faz todo o sentido que, a exemplo de muitos países, o spay & neuter seja política corrente.
Esterilização: Concorda ou Discorda
Moderador: mcerqueira
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Concordo Fjord mas fazer o quê? Instituir como lei que ninguém pode ter um animal antes de ser submetido e passar num exame para determinar se é responsável qb?
Tudo o que é cão e gato saído para adopção TEM de ser esterilizado. Se o facto de se castrar um gato evita que o dono o ponha a andar por mijar nas almofadas só posso ser totalmente a favor. Se um criador coloca uma cadela esterilizada e isso evita que o novo dono a ponha a render, só posso aplaudir a medida. Acho bem que os vets sensibilizem os donos para tal, ao invés de dizerem que todas as fêmeas devem fazer uma gravidez. E continuo a achar que para além da conveniência, há benefícios directos para o animal.
Tudo o que é cão e gato saído para adopção TEM de ser esterilizado. Se o facto de se castrar um gato evita que o dono o ponha a andar por mijar nas almofadas só posso ser totalmente a favor. Se um criador coloca uma cadela esterilizada e isso evita que o novo dono a ponha a render, só posso aplaudir a medida. Acho bem que os vets sensibilizem os donos para tal, ao invés de dizerem que todas as fêmeas devem fazer uma gravidez. E continuo a achar que para além da conveniência, há benefícios directos para o animal.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Em parte concordo com a sua opinião.nicasxi Escreveu:Eu sou a favor de tudo !
Cortes de caudas e orelhas, não me chocam.
Esterelizações , por demais evidentes as vantagens , seja em macho ou fêmea.
Isso da historieta do instinto maternal , já foi chão que deu uvas. E vou mais longe. Deviam ser TODOS os donos obrigados por lei a esterelizar os seus bobis.
Só os Criadores é que deviam ser dispensados dessa obrigatoriedade.
Mas isso ....![]()
Quem não pretende efectuar reprodução de animais, deveria ser obrigado a esterilizar. Como forma de controlo poderia ser usado o registo na junta de freguesia.
Assim quando um animal fosse registado, o dono deveria mencionar se pretende usar o animal para reprodução, se a resposta fosse afirmativa teria um período de tempo estipulado para apresentar o registo como criador no CPC. Em contraponto, se a reprodução não fosse pretendida, os animais deveriam ser esterilizados.
Talvez assim fosse possível controlar parte dos problemas sobejamente conhecidos.
Por seu turno, surgiriam as vozes de alerta relativas ao monopólio que se iria impor, sendo que somente quem pudesse despender uma soma avultada, poderia adquirir um animal.
Geogola, isso não existe. O CPC não regista criadores, regista cães, ninhadas.apresentar o registo como criador no CPC
A lista de criadores não é uma lista de criadores registados, é uma lista de criadores que registaram as suas ninhadas no CPC, é diferente.
Há é criadores sócios e pagantes de quota no CPC mas isso é outra conversa.
Ignorância minha, tenho muito que aprender nestas andanças da canicultura.dinodane Escreveu:Geogola, isso não existe. O CPC não regista criadores, regista cães, ninhadas.apresentar o registo como criador no CPC
A lista de criadores não é uma lista de criadores registados, é uma lista de criadores que registaram as suas ninhadas no CPC, é diferente.
Há é criadores sócios e pagantes de quota no CPC mas isso é outra conversa.

De qualquer forma poderia ser uma sugestão valida, criar um cadastro de criadores no CPC, para que assim entre outros, fossem controlados os criadores de vão de escada, assim como a proliferação de ninhadas indesejadas.
Não, continua na mesmacockinhas Escreveu:A lei portuguesa mudou? É proibido cortar caudas?Fjjord Escreveu:Uma vez que já não é permitido cortar caudas e orelhas, também sou completamente contra esterilizações sem fins terapêuticos.

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
O que fazer não sei. O que sei é que onde é quase lei esterilizar todos os pets (estou a lembrar-me dos EUA) o problema da sobrepopulação canina e felina está longe de ser resolvido. Em contrapartida, nos países nórdicos, onde todas as operações de conveniência (esterilizações incluidas) são proibidas, os canis estão vazios. Logo, essa das esterilizações e blá blá está mais que provado que NÂO é solução ...dinodane Escreveu:Concordo Fjord mas fazer o quê? Instituir como lei que ninguém pode ter um animal antes de ser submetido e passar num exame para determinar se é responsável qb?
Nopedinodane Escreveu:Então já não existem bobtails?

Restam os OES então...
voltando ao assunto:

voltando ao assunto:
É uma questão de mentalidade, de formação. Mas não posso de deixar de pensar que, se nos EUA não houvesse essa obrigatoriedade, o caso seria muito pior. Estarei errada?O que sei é que onde é quase lei esterilizar todos os pets (estou a lembrar-me dos EUA) o problema da sobrepopulação canina e felina está longe de ser resolvido. Em contrapartida, nos países nórdicos, onde todas as operações de conveniência (esterilizações incluidas) são proibidas, os canis estão vazios
-
- Membro
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Na minha opinião quando procedimentos que são utilizados com extrema parcimonia nos humanos são practica corrente em animais há questões de etica a levantar...
Sou completamente a favor das intrevenções cirurgicas para controlo da natalidade, acho é que se estão a vulgarizar as erradas. Porquê esterilizações e castrações e não laqueações de trompas e vasectomias? (como na saude humana)
As hormonas têm um papel vital na nossa saude (e não só reprodutiva). Quando existem outras opções porquê privar os animais do seu correcto funcionamento hormonal? Esta para mim é a questão relevante...
Sou completamente a favor das intrevenções cirurgicas para controlo da natalidade, acho é que se estão a vulgarizar as erradas. Porquê esterilizações e castrações e não laqueações de trompas e vasectomias? (como na saude humana)
As hormonas têm um papel vital na nossa saude (e não só reprodutiva). Quando existem outras opções porquê privar os animais do seu correcto funcionamento hormonal? Esta para mim é a questão relevante...
Pior do que o quê? Os canis estão todos a abarrotar
As pessoas que esterilizam por lá são provavelmente as que menos deixariam as cadelas engravidar ou os cães andar no truca truca...

Última edição por Fjjord em quarta ago 04, 2010 4:11 pm, editado 1 vez no total.
Nesse caso o problema não reside na obrigatoriedade de esterilizar ou não. Reside sim na mentalidade e na forma como interagimos com os animais.Fjjord Escreveu:O que fazer não sei. O que sei é que onde é quase lei esterilizar todos os pets (estou a lembrar-me dos EUA) o problema da sobrepopulação canina e felina está longe de ser resolvido. Em contrapartida, nos países nórdicos, onde todas as operações de conveniência (esterilizações incluidas) são proibidas, os canis estão vazios. Logo, essa das esterilizações e blá blá está mais que provado que NÂO é solução ...dinodane Escreveu:Concordo Fjord mas fazer o quê? Instituir como lei que ninguém pode ter um animal antes de ser submetido e passar num exame para determinar se é responsável qb?
Faz todo o sentido, países com população melhor formada em sintonia com uma política de defesa dos animais, os canis se encontrarem praticamente desertos!
A solução reside numa forte aposta na formação dos cidadãos, mas isso não se consegue de um dia para o outro.