Comportamento de Pastores Belgas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cadymba
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm

terça nov 11, 2003 1:28 pm

Boa tarde,

Como muitos de vocês sabem, tenho recentemente uma pastor belga em casa, ela de inicio tinha medo d mim e até em relação a variadas coisas, mas c o tempo foi felismente perdendo alguns do seus medos e hj é uma cadelinha mt brincalhona, bem disposta, mas ando a reparar ultimamente que está a ficar um pouco "dominadora" porquequando ralho com ela, ela nem liga ou se lhe levanto a mão ou lhe dou uma palmada ela mostra os dentes ou mordisca-me (sei tb que não é com maldade ela faz aquilo como se pensasse que eu esteja a brincar com ela), o vet e várias pessoas já me disseram p ter cuidado e atenção com ela porque estes cães são muito dominadores, agora não sei o que fazer (porque ela no antigamente ainda tinha umas fazes de meiguinha em que me lambia...aquelas coisas dos nossos bichinhos, mas ultimamente só está disposta a morde mesmo que a brincar e roer os bonecos e brinquedos dela).

Não sei se isto é sinal de agressividade, o que devo fazer para ela perceber que quem é a dona sou eu e me respeite quando estou a falar sério (ralhar com ela)? será que estou a exagerar? eu tb n quero como muita pessoas me dissem para lhe bater mesmo que doa porque só vai ficar "mansinha" assim, eu n sou capaz de lhe fazer isso, gosto muito dela para também estar a fazer-lhe mal...

Se souberem de algumas coisas que possa faze, já que sei que muitos de vocês têm cães dominadores também e de grande porte, já que este é um comportamento tipico de deste cães (penso eu) e por isso existem formas de se lidar com eles.

Obrigado pela vossa ajuda.
Cláudia
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça nov 11, 2003 1:30 pm

Grita mais, com voz grossa, e se ela tentar morder bata-lhe no focinho. Se ela repetir, bata com mais força.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 11, 2003 1:37 pm

O Kroz disse tudo.

Não consinta que ela a domine ou que se escape com atitudes desse tipo.
Você é que é o chefe.
E é bom que ela saiba isso desde já.
Poupam-se trabalhos futuros.
cadymba
Membro Júnior

terça nov 11, 2003 1:57 pm

Pois eu dou-lhe palmadas no focinho mas parece que no focinho ela fica mais irritada e arreganha mais os dentes... não têm mais nelhuma ideia? já me disseram para lhe pegar no "cachasso" e sacudir o que acham disto?
KROZ
Membro Veterano

terça nov 11, 2003 2:11 pm

Em vez de sacudir empurre-a contra o chão (puxando pelo cachaço) de modo a que fique de barriga para o ar. Se necessário segure-a pelo pescoço com firmeza, mas sem magoar. Ela só se levanta quando se acalmar.
cadymba
Membro Júnior

terça nov 11, 2003 2:29 pm

Outra coisa quando chego a casa ela faz uma festa enorme (chega a ganir de tao feliz) mas ela ao mesmo tempo daquela festa e pulos...morde-me, acham que é normal da exitação?ou devo também modificar esta situação?
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 11, 2003 2:44 pm

Que idade tem ela?
As palmadas no focinho devem ser dadas por baixo do "queixo": não os aleija mas não é nada agradável para eles. Se ela mesmo assim a quiser mordiscar dê uma com mais força, sempre acompanhado com um Não forte e firme.

O morder e roer é natural em certas idades, mas deve ser contrariado firmemente.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cadymba
Membro Júnior

terça nov 11, 2003 4:38 pm

A Iris tem 3meses, obriado pelos vossos conselhos.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça nov 11, 2003 7:58 pm

Parece-me estar a ler os meus primeiros mails neste forum: o meu cãozinho Dylan era (e ainda muitas veces é) a mesma coisa: dominante, a tentar morder e a ladrar para impor a sua vontade.
É verdade que cada cão é um cão, a seccão de "raças" da Arca de Noe diz que o epagneul breton (como o meu) é equilibrado, simpático, obediente, de grande doçura com as crianças, e o meu malandro ladra às minhas filhas!!! :evil:
Eu gosto imenso dele, mas na verdade esta longe de ser aquele cachorrinho fofinho e queridinho que a gente estaba a espera e quando leio as mensagems de foristas que têm desses cães obedientes e direitinhos, fico com vontade de atirar o meu maluco pela janela fora.
Mas, pronto, tambem o meu marido esta longe de ser aquele príncipe encantado que a gente estaba a espera, e pelo menos para os cães temos escolas de treino!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
(Peço-vos desculpas, não consegui evitar a brincadeira)
A mim, foram-me imensamente proveitosas as dicas que aqui no forum me deram, sobretudo as da página dos wippets do Nel, no apartado "educação". Ralho-o com muita firmeza, só brinco com ele quando eu mando-o trazer o seu brinquedo e não quando é ele a ter a iniciativa, não permito que ladre às meninas, como antes de lhe dar a sua refeição nem que seja uma bolacha para ele ver que eu como antes que ele, etc.
Ainda tem tambem um artigo que acho justo para o seu (e o meu) problema na revista "Cães & mascotes" de novembro 2003 sobre a educação dos cachorros, assinado pela Dra. Ilda Gomes Rosa, da qual se falou cá no forum muitas veces, da imensas ideias para tratar com cachorros dominantes.
O meu Dylan já tem 6 meses e começou esta semana as aulas de treino de obediência, aconselho-a fazer o mesmo quando a sua Iris tenha a edade suficiente.
Acho que com amor e firmeza vamos conseguir, Cadymba!!! Se a gente consigue endireitar estes maluquinhos, ainda podemos chegar a educar um cão perigoso, daqueles que viram feras o que prestam para sondagems ;)
(Novamente desculpas, tambem não consegui evitar) :oops:
Boa sorte com a sua menina!

Alicia
cadymba
Membro Júnior

quarta nov 12, 2003 12:34 pm

Obrigado Alicia pela sua ajuda e a todos vocês, gosto muito da minha cadelinha mas quero que modere determinados comportamentos enquanto cachorrinha para mais tarde não ser pior.

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.

Cláudia
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 12, 2003 12:50 pm

Com 3 meses esse comportamento é normal e não indicia em nada um comportamento agressivo no futuro ;) há no entanto que a ir fazendo aperceber que não deve morder.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

quarta nov 12, 2003 4:50 pm

olá,
também tenho um pb, neste caso um tervueren, e nessa idade é mais do que normal ela tentar morder ou mordiscar. por experiência e falando com outras pessoas que têm pb (nãos tervueren, mas groennendael), esta raça gosta muito de mordiscar (tipo catar pulga). o meu, com 15 meses) corre ao meu lado quando vou de bicicleta e às vezes encosta-se à minha perna a mordiscar, costumo perguntar-lhe se viu alguma pulga ou carraça e se está a desparasitar o dono.
com elevados níveis de excitação o meu cão tende a passar d mordiscar para o morder, mas qdo lhe digo "não morde" ele acalma e podemos brincar novamente.
há que realmente mostrar quem manda, mas deve ter em atenção que se trata de um bébé.

um abraço
joão paulo
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

sábado nov 15, 2003 10:06 am

Cara Claudia
Depois de ter lido tantas versões, para resolver o seu problema, penso que devo informa-la para pedir ajuda. Ela deve ser vista por alguem que saiba treinar cães, pois a sua cadela pode fazer-lo por as mais diversas razões, que só uma observação cuidada e um questionário detalhado permite saber o que fazer e acima de tudo qual o metodo mais indicado para resolver o seu problema.
Devo dizer que ao longo dos anos tenho treinado muitos pastores belgas nas mais divresas modalidades Agility, RCI, mondioring e Obediência, e que sou criador da raça e posso lhe dizer que esta raça não se dá bem com violencia fisica, pois reage rapidamente ao estimulo (mudança de drives) buscando a agressividade. Procure ajuda numa escola, junto de quem sabe sózinha não vai resolver o problema adequadamente. Antes que seja tarde de mais.

Celso Alves
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

sábado nov 15, 2003 10:07 am

Cara Claudia
Depois de ter lido tantas versões, para resolver o seu problema, penso que devo informa-la para pedir ajuda. Ela deve ser vista por alguem que saiba treinar cães, pois a sua cadela pode fazer-lo por as mais diversas razões, que só uma observação cuidada e um questionário detalhado permite saber o que fazer e acima de tudo qual o metodo mais indicado para resolver o seu problema.
Devo dizer que ao longo dos anos tenho treinado muitos pastores belgas nas mais divresas modalidades Agility, RCI, mondioring e Obediência, e que sou criador da raça e posso lhe dizer que esta raça não se dá bem com violencia fisica, pois reage rapidamente ao estimulo (mudança de drives) buscando a agressividade. Procure ajuda numa escola, junto de quem sabe sózinha não vai resolver o problema adequadamente. Antes que seja tarde de mais.

Celso Alves
KROZ
Membro Veterano

sábado nov 15, 2003 10:39 am

Epa... e eu a aconselhar chapadas no focinho e abanões no cachaço...

Cadymba, é de onde?
Bloqueado

Voltar para “Cães”