Esterilização: Concorda ou Discorda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Esterilização Cães: Concorda ou discorda

Concordo Totalmente
59
89%
Discordo Totalmente
2
3%
Concordo apenas em cães SRD
4
6%
Concordo apenas em fêmeas
1
2%

Total de votos: 66
TiagoAlves
Membro
Registado: quinta jul 01, 2010 1:53 am

quarta ago 04, 2010 5:09 pm

enolamai Escreveu:o que é uma superpopulação de cães?
Superpopulação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Superpopulação é o excesso de população. As populações de seres vivos coexistem em equilíbrio há milhares de gerações porque em condições normais uma população equilibra a quantidade de organismos existentes nas outras populações e vice versa, no entanto se por fatores diversos, internos ou externos à própria população, havendo oferta de alimento em abundância e espaço para a população conquistar, a taxa de natalidade fica maior que a taxa de mortalidade e com isso ocorre a explosão populacional, a população cresce exageradamente e passa a se designada como uma superpopulaçao.
É melhor que fale por nós a nossa vida que as nossas palavras
TiagoAlves
Membro
Registado: quinta jul 01, 2010 1:53 am

quarta ago 04, 2010 5:20 pm

Fiz uma pesquisa acerca deste tema, mas na caixa verde no topo superior ao invés de fazer a pesquisa no fórum :o
Abri esta "poll" porque me ia ser dada uma cadela. Quando estava tudo encaminhado informei que ia esterilizar. Já não me entregaram a cadela.
Apresentei todos os argumentos que me foram dados por dois veterinários, que nunca me recomendaram a esterilização a 100% pois ambas as situações têm bens e males, no entanto segundo eles a esterilização é recomendada a 90% sendo que na óptica deles não interessa o trabalho que o cio dá, ou as "mijas" de marcação de território.
É melhor que fale por nós a nossa vida que as nossas palavras
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

quarta ago 04, 2010 5:37 pm

Como em tudo, corremos sempre o risco de banalizar o assunto.
Antigamente ninguém esterilizava, hoje só se dá se fôr esterilizado, só é bom dono quem esteriliza e vai por aí.
O meu macho esta esterilizado.
Fi-lo como último recurso, por causa do feitio dele, e das fugidas.
Como não queria dá-lo por brigas com o outro macho da casa, e como não o queria encontrar atropelado por um carro, quando este se escapulia pelo portão fora, lá foi o rapaz, tinha já 1 ano e 3 meses, mais coisa menos coisa.
Estees dias, andava aqui a pesquisar sobre uma série de assunto, e já não é a primeira vez que me deparo com informações de que embora nas fêmas traga beneficios a esterilização, nos machos ainda não está cientificamente provado que tal operação seja necessária como preventiva, inclusivé, os cães esterilizados quando novos têm maior incidência relativamente aos não esterilizados no desenvolvimento de doenças como: osteossarcoma, problemas de tiroide, problemas de coração, e ruptura de ligamentos. Ainda nos cães machos o risco de desenvolver cancro da prostata é superior e nas fêmeas o risco de incontinência urinaria também é superior.
por estas e por outras razões, deve ser sempre muito bem ponderado se é vantajoso ou não para o cão submetê-lo á cirurgia.
Última edição por cbraga em quinta ago 05, 2010 4:37 pm, editado 1 vez no total.
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

quarta ago 04, 2010 5:38 pm

Embora seja criadora, concordo totalmente com a esterilização dos cães, sejam SRD ou de raça.

A minha Nina estava esterilizada, assim como a Iryna e a Detinha estão, e pretendo sempre fazer o mesmo as todas as minhas cadelas, que têm no máximo 2 a 3 ninhadas na vida toda, e quando chegam a determinada idade são esterilizadas.
Como aconselho sempre quem me compra cães a fazerem o mesmo, quando são para companhia, quando dou principalmente fêmeas, uma das minhas exigências, é realmente fazerem a esterilização, senão não dou as cadelas.
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

quarta ago 04, 2010 5:46 pm

Já não conseguia escrever no outro post.
Contudo, na minha situação em particular, o meu cão ficou, embora sempre com um feitio muito proprio, muito bem a nível de temperamento.
Ainda é um cão teimoso, mas perdeu o vicio de querer tudo à maneira dele. Isso e o carinho todo que ele tem, claro.
Mas estas coisas deixam-me apreensiva. E se com isso estou a fazer com que daqui a alguns anos ele desenvolva algum tipo de doença. A única coisa que me consola, é que e ao contrário do que maior parte das pessoas advogam, esperei até ele ter mais ou menos o crescimento dele a nível esqueletico desenvolvido, para tentar não influenciar a sua formação.
Na verdade, o que falta às pessoas é mesmo a responsabilidade e o bom senso, e medidas pesadas para quem não cuida dos animais que lhe estão confiados.
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

quarta ago 04, 2010 6:04 pm

Eu sou a favor da esterilização/castração, bem como o corte de orelhas e caudas (rott que é rott, é sem cauda, na minha opinião).
Penso como a Dino, é meio caminho andado para que n haja tanto cão por aí aos pontapés.

Tb é verdade que mts vets dão a sensação que n conhecem a realidade, deviam ser os primeiros a aconselhar/alertar. :?

A minha cadela n está esterilizada e nunca pariu, apesar de já me terem dito NNNN vezes para a deixar parir.
Pretendo esteriliza la n só para meu descanso como tb para prevenção.

<p>&nbsp;</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta ago 04, 2010 6:52 pm

dinodane Escreveu:Não queria deixar de dizer que no caso das fêmeas, os benefícios excedem largamente os malefícios que, convém dizer, também existem. A esterilização aumenta a esperança de vida do animal e poupa-a a uma série de maleitas que afectam os orgãos reprodutores, desde piómetras a tumores a gravidezes psicológicas e isso não pode ser escamoteado porque é um facto.

Mas como o Paulo disse esse é um assunto já debatido ad nauseam. Se gervasiar vai encontrar imensos tópicos e votações sobre o assunto.
Quanto ao primeiro sublinhado, não sei se há estatísticas sobre o assunto. Se não há, é um bocado abusivo fazer tal afirmação. A minha experiência pessoal diz-me que não há diferenças assinaláveis quanto à esperança de vida. Mas não passa disso mesmo, uma experiência pessoal.

Quanto às doenças que se evitam com a esterilização, é de la Palisse que não se pode sofrer doenças nos órgãos que não temos... Por esse prisma os defensores da ablação das cordas vocais para evitar o ladrido também dirão que os seus cães não padecerão de doenças das mesmas, depois de extirpadas...

A verdade é que por trás de todas estas justificações se encontra a mais forte, que é a comodidade do dono, que evita uma carga de trabalhos com a esterilização.

Sendo uma razão legítima (o dono é que decide sobre a sua "propriedade") pessoalmente discordo, por motivos que em discussões anteriores, já referi também "ad nauseum"...
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

quarta ago 04, 2010 7:27 pm

zeca2 Escreveu:
dinodane Escreveu:Não queria deixar de dizer que no caso das fêmeas, os benefícios excedem largamente os malefícios que, convém dizer, também existem. A esterilização aumenta a esperança de vida do animal e poupa-a a uma série de maleitas que afectam os orgãos reprodutores, desde piómetras a tumores a gravidezes psicológicas e isso não pode ser escamoteado porque é um facto.

Mas como o Paulo disse esse é um assunto já debatido ad nauseam. Se gervasiar vai encontrar imensos tópicos e votações sobre o assunto.
Quanto ao primeiro sublinhado, não sei se há estatísticas sobre o assunto. Se não há, é um bocado abusivo fazer tal afirmação. A minha experiência pessoal diz-me que não há diferenças assinaláveis quanto à esperança de vida. Mas não passa disso mesmo, uma experiência pessoal.

Quanto às doenças que se evitam com a esterilização, é de la Palisse que não se pode sofrer doenças nos órgãos que não temos... Por esse prisma os defensores da ablação das cordas vocais para evitar o ladrido também dirão que os seus cães não padecerão de doenças das mesmas, depois de extirpadas...

A verdade é que por trás de todas estas justificações se encontra a mais forte, que é a comodidade do dono, que evita uma carga de trabalhos com a esterilização.

Sendo uma razão legítima (o dono é que decide sobre a sua "propriedade") pessoalmente discordo, por motivos que em discussões anteriores, já referi também "ad nauseum"...

Basta ir a uma clínica veterinária e pedir a casuística. Piómetras e tumores mamários são o pão nosso de cada dia, completamente evitáveis com uma simples ovariohisterectomia. Ambas podem ser mortais se não tratadas atempadamente, logo a esterilização pode aumentar a esperança média de vida. Não estou a ver a necessidade de estudo estatísticos.
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

quarta ago 04, 2010 7:33 pm

cantitb Escreveu:

Basta ir a uma clínica veterinária e pedir a casuística. .
E dão-lha ? :o
cantitb
Membro Veterano

quarta ago 04, 2010 7:46 pm

VascoMV Escreveu:
cantitb Escreveu:

Basta ir a uma clínica veterinária e pedir a casuística. .
E dão-lha ? :o

Se têm os dados tratados estatisticamente, não vejo porque não. Não me estou a referir a casos em particular, que são confidenciais, mas à percentagem de diagnósticos feitos de cada doença num determinado período de tempo. Isto para satisfazer um pouco a curiosidade do forista zeca sobre dados estatísticos :)
VascoMV
Membro Veterano

quarta ago 04, 2010 7:56 pm

A casuística de uma clinica veterinaria é uma fotografia do trabalho que ela faz e francamente não vejo nenhuma pessoa com juízo que dê isso a um desconhecido que lhe bata à porta. 8)

Quanto ao valor de dados estatísticos..é uma parte essencial de qualquer estudo que se faça sobre a ocorrência dos casos clinicos que se tem em causa...pelo que devo concordar com o zeca2
cantitb
Membro Veterano

quarta ago 04, 2010 8:15 pm

VascoMV Escreveu:A casuística de uma clinica veterinaria é uma fotografia do trabalho que ela faz e francamente não vejo nenhuma pessoa com juízo que dê isso a um desconhecido que lhe bata à porta. 8)

Quanto ao valor de dados estatísticos..é uma parte essencial de qualquer estudo que se faça sobre a ocorrência dos casos clinicos que se tem em causa...pelo que devo concordar com o zeca2
E está no seu direito :D Se quiser de outra forma, pergunte ao seu veterinário quantos casos de tumores mamários/piómetras normalmente diagnostica ao longo do ano, comparando com incontinências ou mortes consequentes da OVH.
VascoMV
Membro Veterano

quarta ago 04, 2010 8:25 pm

Isso não pode ser visto dessa forma. Ademais os dados estatisticos de uma clinica não me interessam por razões óbvias. Podem estar adulterados por n variáveis.
cantitb
Membro Veterano

quarta ago 04, 2010 8:40 pm

VascoMV Escreveu:Isso não pode ser visto dessa forma. Ademais os dados estatisticos de uma clinica não me interessam por razões óbvias. Podem estar adulterados por n variáveis.
Não sei porque é que está a insistir tanto neste ponto, eu referi isso como exemplo para o forista zeca.
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta ago 04, 2010 8:46 pm

cantitb Escreveu: E está no seu direito :D Se quiser de outra forma, pergunte ao seu veterinário quantos casos de tumores mamários/piómetras normalmente diagnostica ao longo do ano, comparando com incontinências ou mortes consequentes da OVH.
Uma vez que a dúvida original se prendia com a longevidade, o correcto seria pergunte ao seu veterinário quantos casos de morte devido a tumores mamários/piómetras normalmente diagnostica ao longo do ano, comparando com mortes consequentes da OVH.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Responder

Voltar para “Cães”