Esterilização: Concorda ou Discorda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Esterilização Cães: Concorda ou discorda

Concordo Totalmente
59
89%
Discordo Totalmente
2
3%
Concordo apenas em cães SRD
4
6%
Concordo apenas em fêmeas
1
2%

Total de votos: 66
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

quarta ago 04, 2010 8:54 pm

Fjjord Escreveu:
cantitb Escreveu: E está no seu direito :D Se quiser de outra forma, pergunte ao seu veterinário quantos casos de tumores mamários/piómetras normalmente diagnostica ao longo do ano, comparando com incontinências ou mortes consequentes da OVH.
Uma vez que a dúvida original se prendia com a longevidade, o correcto seria pergunte ao seu veterinário quantos casos de morte devido a tumores mamários/piómetras normalmente diagnostica ao longo do ano, comparando com mortes consequentes da OVH.
Sim, tem razão!
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta ago 04, 2010 10:10 pm

Não querendo meter a foice em seara alheia, parece-me que casos de piómetra apenas são mortais se detectados tardiamente, por incúria do dono.

Aliás tenho uma cadela que esterilizei precisamente devido a ter feito piómetras repetidas - em todos os casos respondeu bem aos tratamentos, mas dada a tendência optei por fazer a cirurgia. Fi-lo perante factos concretos e não para evitar doenças futuras, e foi a única que até hoje precisou da intervençao. Todas as outras morreram de velhice e "inteiras". Com mais trabalho para mim, claro... mas opino que quem tem cães deve estar predisposto a sacrificar-se um ouco por eles.
TiagoAlves
Membro
Registado: quinta jul 01, 2010 1:53 am

quarta ago 04, 2010 10:32 pm

Fjjord Escreveu:
cantitb Escreveu: E está no seu direito :D Se quiser de outra forma, pergunte ao seu veterinário quantos casos de tumores mamários/piómetras normalmente diagnostica ao longo do ano, comparando com incontinências ou mortes consequentes da OVH.
Uma vez que a dúvida original se prendia com a longevidade, o correcto seria pergunte ao seu veterinário quantos casos de morte devido a tumores mamários/piómetras normalmente diagnostica ao longo do ano, comparando com mortes consequentes da OVH.
Segundo o Vet se for feita na altura certa, 5-6 meses a probabilidade de risco é minima. Depois têm o recobro de 5 dias. Em relação ao trabalho dos cios acho que não dá trabalho nenhum, a minha Nina sempre que teve cios bastava não sair de casa durante esses dias e tudo corria bem, com o ladrar dos cães á porta posso eu bem, os donos é que passavam mal quando vinham á procura dos cães. Todo os problemas da Nina hoje em dia fossem os cios eu ia a pé até ao Vaticano :(
É melhor que fale por nós a nossa vida que as nossas palavras
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quarta ago 04, 2010 11:04 pm

Bingley Escreveu:
joanaduarte Escreveu:Na minha opinião quando procedimentos que são utilizados com extrema parcimonia nos humanos são practica corrente em animais há questões de etica a levantar...

Sou completamente a favor das intrevenções cirurgicas para controlo da natalidade, acho é que se estão a vulgarizar as erradas. Porquê esterilizações e castrações e não laqueações de trompas e vasectomias? (como na saude humana)

As hormonas têm um papel vital na nossa saude (e não só reprodutiva). Quando existem outras opções porquê privar os animais do seu correcto funcionamento hormonal? Esta para mim é a questão relevante...
Em determinadas situações escandalizam-se todos por se equiparar animais a pessoas e depois fazem-se estas afirmações :o

Qual é o interesse de ter um gato escanzelado porque deixa de comer porque só pensa em ir às gatas ou uma gata com cios de 15 em 15 dias? É que isso é o que acontece com laqueações e vasectomias.
Desculpem puxar o assunto para gatos, que é a minha "especialidade", mas creio que não há assim tanta diferença no caso dos cães.
Os beneficios em termos de saúde dos animais está já bastante provado, as intervenções são rápidas e seguras, portanto nem sequer consigo perceber onde está a dúvida
Não estava a comparar pessoas a cães, escava a comparar animais vertrebrados mamiferos terrestres com biologias semelhantes em determinadas escalas. Se eu dizer que o coração do cão tem 4 camaras e o cerebro tem dois hemisferios, neuronios e dendrites regulados por quimicos semelhantes aos nossos também estou a ser antropomorfica? é que nesses quimicos também vêm as hormonas e nos cães as hormonas sexuais também influenciam processos neurologicos...

Quanto á estrelização dos gatos tb tenho as minhas experiencias, uma gata que depois do procedimento além de incontinencia e infecções urinarias presistentes tinha alterações de humor constantes passando de alegre e activa a apatica e esquiva... acha que ficou deprimida por não poder ser mama? ou o processo privou o seu organismo da capacidade de se manter saudavel?
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta ago 05, 2010 7:42 am

zeca2 Escreveu:Não querendo meter a foice em seara alheia, parece-me que casos de piómetra apenas são mortais se detectados tardiamente, por incúria do dono.
Com a maioria dos tumores mamários também ...
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta ago 05, 2010 9:30 am

cum caraças o que para aqui vai :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

quinta ago 05, 2010 10:12 am

Boas!

Não gosto muito de discutir isto num forúm público sabendo de antemão que estamos num pais onde o abandono e excesso de população canina são um problema gravíssimo. Perante esta situação o que é politicamente correcto é ser-se a favor da esterilização e normalmente é o que aconselho sempre que me perguntam...
No entanto no meu caso em particular já vou na terceira cadela cá em casa e optei por não esterilizar. Também nunca as cruzei nem cruzarei e isto sou eu que estou disposta a suportar o trabalho extra e os aborrecimentos que dá ter cadelas com o cio dentro de casa :wink:

Posto isto e já que surgiram por aqui algumas vozes a pôr em causa a esterilização como a solução final e o remédio para todos os males lembrei-me de partilhar este artigo no qual tropecei à tempos :

http://veterinarynews.dvm360.com/dvm/ar ... ?id=646838

Que acham do artigo? já tinham lido alguma coisa sobre isto?

Cumprimentos
Margarida
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta ago 05, 2010 10:25 am

estamos a discutir um problema que é da sociedade, não dos animais, mas pronto.
Nas mutilações de caudas e orelhas, isso é simplesmente cruel, desnecessário e puramente estético. Submeter um animal a uma anestesia geral, ainda novo, para ficar com as orelhas mais bonitas para mim está longe de ser igual a gostar de um animal no que verdadeiramente significa a relação cão/ «dono». mais uma vez um problema da sociedade, também.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Fjjord
Membro Veterano

quinta ago 05, 2010 10:31 am

Nas esterilizações, isso é simplesmente cruel, desnecessário e puramente de conveniência para o dono. Submeter um animal a uma anestesia geral, ainda novo, para não ter trabalho com cios para mim está longe de ser igual a gostar de um animal no que verdadeiramente significa a relação cão/ «dono». mais uma vez um problema da sociedade, também. Tcharan :lol:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

quinta ago 05, 2010 10:40 am

Fjjord Escreveu:Nas esterilizações, isso é simplesmente cruel, desnecessário e puramente de conveniência para o dono. Submeter um animal a uma anestesia geral, ainda novo, para não ter trabalho com cios para mim está longe de ser igual a gostar de um animal no que verdadeiramente significa a relação cão/ «dono». mais uma vez um problema da sociedade, também. Tcharan :lol:
Isso são os "donos" iguais aos tais que cortam as orelhas e etc. Porque os DONOS, esterilizam os animais para não haver ninhadas indesejadas e pelos beneficios que lhes trazem.
Fjjord
Membro Veterano

quinta ago 05, 2010 10:42 am

Meu caro, eu sempre tive cadelas, inteiras, claro, e nunca tive ninhadas indesejadas. Ninhadas indesejadas só acontecem quando o pessoal deixa os bichos à sua sorte. E, lá está, se para evitar ninhadas indesejadas é preciso recorrer a um método tão drástico quanto a esterilização, até que ponto o dono é um bom dono? :roll:
Rafaelmelo
Membro Veterano

quinta ago 05, 2010 10:43 am

Fjjord Escreveu:Meu caro, eu sempre tive cadelas, inteiras, claro, e nunca tive ninhadas indesejadas. Ninhadas indesejadas só acontecem quando o pessoal deixa os bichos à sua sorte. E, lá está, se para evitar ninhadas indesejadas é preciso recorrer a um método tão drástico quanto a esterilização, até que ponto o dono é um bom dono? :roll:
E como conseguiu evitar? Trancando a cadela em casa?
Evitou ontem, evitou hoje, amanha não sabe.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta ago 05, 2010 10:46 am

Rafaelmelo Escreveu:
Fjjord Escreveu:Meu caro, eu sempre tive cadelas, inteiras, claro, e nunca tive ninhadas indesejadas. Ninhadas indesejadas só acontecem quando o pessoal deixa os bichos à sua sorte. E, lá está, se para evitar ninhadas indesejadas é preciso recorrer a um método tão drástico quanto a esterilização, até que ponto o dono é um bom dono? :roll:
E como conseguiu evitar? Trancando a cadela em casa?
Evitou ontem, evitou hoje, amanha não sabe.
Tive uma cadela inteira durante 3 ou 4 anos e nunca tive ninhadas indesejadas... Já a Fjjord deve ter cadelas inteiras há umas dezenas de anos. Não é nada do outro mundo.
Última edição por MDogster em quinta ago 05, 2010 10:49 am, editado 1 vez no total.
Rafaelmelo
Membro Veterano

quinta ago 05, 2010 10:48 am

E nunca ouviram aquela expressão, mais vale prevenir do que remediar?
Não sabe, um dia pode acontecer e quando acontecer como vai ser? Ai meu deus, como é que isto aconteceu meu deus :O
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta ago 05, 2010 10:53 am

Rafaelmelo Escreveu:E nunca ouviram aquela expressão, mais vale prevenir do que remediar?
Não sabe, um dia pode acontecer e quando acontecer como vai ser? Ai meu deus, como é que isto aconteceu meu deus :O
Há muitas maneiras de prevenir.
Responder

Voltar para “Cães”