boa pascoa - receitas da fazer crescer agua na boca
Acena Escreveu:Se não puder colocar quase sal nenhum na comida, o que é que posso adicionar para ficar comestível?Maionese ou knorr não dá
depende ....
se for carne grelhada podes usar alho e ervas aromáticas, pimenta preta.
no peixe podes usar vinagre balsamico ( de modena, suave .... aromático )
para o arroz o alho também pode funcionar mas nem toda a gente gosta.
nas pastas com pouco sal ... temperas com um azeite da pintarola... extra virgem com ou sem ervas.
o oliveira da serra tem um lote gourmet fantástico.
nas saladas o sal quase que nem me lembro dele!! desde que o vinagrete seja bem equilibrado.
mais sugestões??
<p>"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".</p>
<p>Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".</p>
Agora tenho que fazer comida assim todos os dias, não é para mim, mas acabo quase sempre por comer, já que está feito.
Obrigada Enolamai, tenho usado alho, limão e um bocado de azeite. Vou experimentar esses temperos e procurar o vinagre balsâmico, eu nunca gostei muito de vinagre, mas neste momento acho que vai tudo que tenha sabor.

O que é azeite da pintarola?
Obrigada Enolamai, tenho usado alho, limão e um bocado de azeite. Vou experimentar esses temperos e procurar o vinagre balsâmico, eu nunca gostei muito de vinagre, mas neste momento acho que vai tudo que tenha sabor.
O que é azeite da pintarola?
da pintarola?! lol porreiro, fixolas, immmmmpecável!!!!
então a saber....
extra virgem com acidez muito baixa, suave.
dica: sempre que for possivel deixa o oleo e cozinha com azeite.
aquele lote gourmet é muito bom, mas um extra virgem português de marca fiável é sempre uma boa opção.
usa ervas: salsa, manjericão, oregãos etc.... podes plantá-las em vasinhos e tê-las sempre à disposição
especiarias na cozinha são sempre bem vindas... açafrão faz maravilhas!!!
daqui a uns tempos .... sal??? o que é isso?
p.s: o sal em pequenas doses é necessário , só deverá ser totalmente banido por ordem do médico.
bons cozinhados!!
então a saber....
aquele lote gourmet é muito bom, mas um extra virgem português de marca fiável é sempre uma boa opção.
usa ervas: salsa, manjericão, oregãos etc.... podes plantá-las em vasinhos e tê-las sempre à disposição
daqui a uns tempos .... sal??? o que é isso?
p.s: o sal em pequenas doses é necessário , só deverá ser totalmente banido por ordem do médico.
bons cozinhados!!
Última edição por enolamai em segunda ago 02, 2010 11:52 am, editado 1 vez no total.
<p>"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
newsflash:
vou criar um forum de culinária!!!

vou criar um forum de culinária!!!
-
marijonscp
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Um forum de culinária? Venha ele
Acena, desde criança que fui habituada a comer praticamente sem sal por questões de saúde da minha mãe. Ela recorreu sempre a ervas aromáticas que também já lhe foram referidas, e sempre achei a comida muito apetitosa e mesmo depois de adulta eu cozinho da mesma forma. Até as sopas ficam a ganhar com as ervinhas e além das que já foram referidas também pode utilizar a hortelã.
Vai ver que depois de se habituar vai sentir melhor o sabor dos alimentos.
Acena, desde criança que fui habituada a comer praticamente sem sal por questões de saúde da minha mãe. Ela recorreu sempre a ervas aromáticas que também já lhe foram referidas, e sempre achei a comida muito apetitosa e mesmo depois de adulta eu cozinho da mesma forma. Até as sopas ficam a ganhar com as ervinhas e além das que já foram referidas também pode utilizar a hortelã.
Vai ver que depois de se habituar vai sentir melhor o sabor dos alimentos.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Ah, essa pintarola!enolamai Escreveu:da pintarola?! lol porreiro, fixolas, immmmmpecável!!!!
Bem, logo vou arranjar essas coisinhas todas.
Marijonscp espero que sim, até agora tenho colocado imensa maionese no meu prato para me safar, não é que eu costume cozinhar com muito sal, é mesmo a comida que é diferente da que estou habituada. Se ficar mais apetitosa, melhor.
Ervas e especiarias é mesmo o ideal para dar sabor aos pratos evitando enche-los de sal. Ainda ontem falavam na televisão que os portugueses consomem muito sal.
Pessoalmente, não costumo usar ervas frescas - não tenho onde as plantar sem os meus gatos pastarem e não tenho "dedo verde" - deixo morrer tudo.
Mas uso as secas, que também dão sabor - tomilho, manjericão, oregãos, alecrim. Uso sempre pimenta, piri piri, louro, alho, noz moscada, gengibre (não tudo junto, claro).
Para quem goste de chinesadas, há um molho de soja com menos sódio - não será indicado para quem tenha que comer sem sal, mas para quem apenas tem que reduzir é uma boa opção.
Pessoalmente, não costumo usar ervas frescas - não tenho onde as plantar sem os meus gatos pastarem e não tenho "dedo verde" - deixo morrer tudo.
Mas uso as secas, que também dão sabor - tomilho, manjericão, oregãos, alecrim. Uso sempre pimenta, piri piri, louro, alho, noz moscada, gengibre (não tudo junto, claro).
Para quem goste de chinesadas, há um molho de soja com menos sódio - não será indicado para quem tenha que comer sem sal, mas para quem apenas tem que reduzir é uma boa opção.
Enolavião, já mudavas o nome ao tópico para qualquer coisa do tipo " Dicas de culinária" ou assim ?

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
nicasxi Escreveu:Enolavião, já mudavas o nome ao tópico para qualquer coisa do tipo " Dicas de culinária" ou assim ?
deixa de tretas e manda daí os teus truques
----------------------------------------
Bingley.... essa expressão dedo verde não conhecia..... mas eu devo ter então!!
tudo o que planto cresce loucamente.... ando aqui a desatinar porque plantei umas roseiras lindas que cresceram como doidas e agora acho que vou ter de as podar e não sei como se faz
Ontem fiz para a janta uma bela caldeirada.
Comprei no super uma embalagem daqueles preparados congelados para caldeirada, trazia tubarão, raia, corvina, rodelas de lulas e mais outro peixe qualquer.
É mesmo muito fácil de fazer e fica excelente, é assim:
Meter num tacho umas quantas ameijoas, frescas ou congeladas, no fundo, para a caldeirada não pegar. Depois meter uma boa camada de cebola ás rodelas, pimento verde e vermelho em tiras e tomate maduro às rodelas também. Mais uma camada de batatas às rodelas finas. Por cima colocar o peixe fresco ou congelado. Eu juntei uns quantos camarões e daqueles mexilhões grandes em meia casca. Temperar com sal, pimenta e uma colher de colorau. Regar tudo com azeite e vinho branco. Levar ao lume e ir agitando o tacho para não pegar, não mexer para não desmanchar o peixe. Depois de ferver fia pronto em 20 minutos.
Comprei no super uma embalagem daqueles preparados congelados para caldeirada, trazia tubarão, raia, corvina, rodelas de lulas e mais outro peixe qualquer.
É mesmo muito fácil de fazer e fica excelente, é assim:
Meter num tacho umas quantas ameijoas, frescas ou congeladas, no fundo, para a caldeirada não pegar. Depois meter uma boa camada de cebola ás rodelas, pimento verde e vermelho em tiras e tomate maduro às rodelas também. Mais uma camada de batatas às rodelas finas. Por cima colocar o peixe fresco ou congelado. Eu juntei uns quantos camarões e daqueles mexilhões grandes em meia casca. Temperar com sal, pimenta e uma colher de colorau. Regar tudo com azeite e vinho branco. Levar ao lume e ir agitando o tacho para não pegar, não mexer para não desmanchar o peixe. Depois de ferver fia pronto em 20 minutos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
CONCHAM
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm
Ai que bom!
<p> </p>
<p> </p>
<p>Só poderás ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>Só poderás escrever sobre um Dogue Alemão, quando fores completamente babado por um
</p>
<p> </p>
<p>Só poderás ecrever sobre um gato, quando conviveres com um.</p>
<p>Só poderás escrever sobre um Dogue Alemão, quando fores completamente babado por um
As experiências têm corrido bem, estou a adorar as ervas aromáticas! Nota-se uma grande diferença.enolamai Escreveu:da pintarola?! lol porreiro, fixolas, immmmmpecável!!!!
então a saber....extra virgem com acidez muito baixa, suave.
daqui a uns tempos .... sal??? o que é isso?![]()
bons cozinhados!!
ainda bem que te pude ajudar!!!
adeus. bjnho.
adeus. bjnho.
Amoooo caldeirada!
Mas cá em casa entra pouquissimo peixe, o marido n gosta.
Hoje o pitéu é carne de porco á Alentejana com arroz branco, batatas fritas e salada.
N me falem em comida, tou que nem uma lontra e n como nd de jeito.
Mas cá em casa entra pouquissimo peixe, o marido n gosta.
Hoje o pitéu é carne de porco á Alentejana com arroz branco, batatas fritas e salada.
N me falem em comida, tou que nem uma lontra e n como nd de jeito.
<p> </p>