alguém me pode dizer a espécie da minha tartaruga??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

LuisMNabais
Registado: quinta ago 05, 2010 11:16 am

quinta ago 05, 2010 12:40 pm

É isso mesmo que quero fazer. Obrigado por essas dicas. Já li artigos e estou a par do que tenho que fazer e a ordem exacta, em relação aos detalhes que indicaste.

Primeiro quero começar por conhecer um pouco melhor a minha tartaruga, para poder dar melhor o que é adaptado à espécie dela. Depois quero dar-lhe companhia.

Um detalhe: a tartaruga já tem uns 2 anos, mas nunca cresceu, provavelmente também devido às condições (aquele aquaterrário da palmeira é fraco, eu sei), mas agora que estou a tratar dela, quero dar-lhe algo mais. Não sou rico para comprar material caro, mas penso que consigo safar-me com coisas baratas.
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

quinta ago 05, 2010 1:05 pm

Há várias soluções baratas e facilmente consegue dar condições à sua tartaruga. Veja o tópico sobre fazer um aquaterrário com caixas de arrumação. Quanto ao filtro se quer ir para o barato compre uma bomba de àgua para fazer um filtro externo. No youtube tem várias soluções para filtros DIY. Uma das ideias que gostei mais está num video de um membro daqui da arca, o FrankieGecko.
http://www.youtube.com/watch?v=dhN1AVzrWJA
Um dos factores que faz com que as tartarugas cresçam é o espaço e verá que logo que ela tenha um espaço decente irá começar a desenvolver-se.
De resto é como o StealthSnake já disse :wink:
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

quinta ago 05, 2010 1:21 pm

LuisMNabais Escreveu:É isso mesmo que quero fazer. Obrigado por essas dicas. Já li artigos e estou a par do que tenho que fazer e a ordem exacta, em relação aos detalhes que indicaste.

Primeiro quero começar por conhecer um pouco melhor a minha tartaruga, para poder dar melhor o que é adaptado à espécie dela. Depois quero dar-lhe companhia.

Um detalhe: a tartaruga já tem uns 2 anos, mas nunca cresceu, provavelmente também devido às condições (aquele aquaterrário da palmeira é fraco, eu sei), mas agora que estou a tratar dela, quero dar-lhe algo mais. Não sou rico para comprar material caro, mas penso que consigo safar-me com coisas baratas.
Não é preciso muito dinheiro. Havendo vontade, tudo se arranja bem e barato. O Allistor já te deu as ideias. Depois é só comprar uma lâmpada UVB que custam uns 15 euros e pronto.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 05, 2010 2:41 pm

Essa tartaruga tem DOIS anos???? :o Não posso crer.

A minha hieroglífica com dois anos já media 12 cm comprimento!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuisMNabais

quinta ago 05, 2010 2:47 pm

dinodane Escreveu:Essa tartaruga tem DOIS anos???? :o Não posso crer.

A verdade é que a tartaruga sempre rejeitou outra alimentação, damos-lhe os sticks e "lambe-se toda" e sente-se muito bem (aparentemente) neste aquaterrário tão limitado. No entanto, quero dar-lhe mais, se bem que não quero que ela cresça muito, não tenho espaço para isso...
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta ago 05, 2010 2:52 pm

LuisMNabais Escreveu:
dinodane Escreveu:Essa tartaruga tem DOIS anos???? :o Não posso crer.

A verdade é que a tartaruga sempre rejeitou outra alimentação, damos-lhe os sticks e "lambe-se toda" e sente-se muito bem (aparentemente) neste aquaterrário tão limitado. No entanto, quero dar-lhe mais, se bem que não quero que ela cresça muito, não tenho espaço para isso...
Isso já é outra história! Impedir um animal de crescer? Ele TEM e DEVE de crescer. Ele não escolheu ir para aí, foi escolhido, portanto é uma obrigação dar-lhe as devidas condições. Antes de se fazer qualquer coisa, tem de se medir as consequências. Para ela não crescer, tem de viver mal e "infeliz". Isso contradiz o que disseste no início. :roll:
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
LuisMNabais

quinta ago 05, 2010 2:58 pm

Não é isso que quero dizer... Expliquei-me mail, as minhas desculpas...

Eu não quero de forma alguma dar condições precárias a qualquer animal que seja, apenas quero perceber um pouco mais, pois sei que há tartarugas que se mantém pequenas (ou lá perto) a vida toda, mas não sei se é de forma natural, se faz parte de algumas espécies, ou se é apenas em situações de limitar o crescimento do animal à força... Esta última não quero de forma alguma!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 05, 2010 2:58 pm

Desculpem lá, não sou grande entendida mas já tive várias e quanto mais olho para a tartaruga da foto mais me convenço que é impossível ter dois anos e ser tão pequena, de mais a mais uma tarta com 2 anos desse tamanho devia apresentar deformações na carapaça... se estiver enganada desculpem mas NÃO ME PARECE.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuisMNabais

quinta ago 05, 2010 3:03 pm

Mas pode crer que é verdade. Ela tem mesmo 2 anos.
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta ago 05, 2010 7:16 pm

Não há nenhuma tartaruga que fique pequena. Crescem todas entre 20 a 30cm. Desde hieroglificas, corcundas mississipi, falsas corcundas, faces rosadas,etc.
O facto de elas não crescerem, é meramente por falta de condições. Um amigo meu, tem 2 tartarugas da idade da minha, com 1/3 do tamanho da minha e uma delas apresenta já inícios de piramidismo. Agora já têm as devidas condições, mas antes nem perto.

Mas ainda vais a tempo de a ver crescer saudável e de viver tanto ou mais que tu. :wink:
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sexta ago 06, 2010 12:56 am

Tartarugas aquáticas pequenas só mesmo as Kinosternon baurii. Pelo menos são as unicas que conheço que o tamanho médio em adultas é de 12 cm. Mas a que está na foto tem claramente muito menos do que 12 cm.
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sexta ago 06, 2010 1:19 am

LuisMNabais, a sua tartaruga é uma Nelsoni... Realmente aparenta ser muito pequena para a idade que tem, vou-lhe ser sincera, duvido que a tartaruga dure muito mais tempo. :? Atenção que esta espécie pode ultrapassar os 30cm!!

Dê uma vista de olhos:

http://www.infotortuga.com/index.htm

http://www.chelonia.org/byspecies.htm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56383

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=72804

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63841

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=70437

Allistor, as Sternotherus odoratus também ficam pequenas! :wink:
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta ago 06, 2010 1:29 am

eu também nunca vi uma desse tamanho com dois anos.

Quanto à forista que abriu este tópico, espero que lhe tenham explicado que a ocádia é uma tartaruga vegetariana, logo sticks, tchau.

A ocádia é uma tartaruga mais pequena que essa espécie que aí está e a minha com um ano, está assim, ó para comparar tamanho.

Imagem

Imagem[/url]
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta ago 06, 2010 1:33 am

Também me parece que não pode ter 2 anos :?

Dêm uma espreitadela no meu petsite e vejam o tamanho das minhas com 10 meses...

A não ser que tenha estado em ambiente e alimentação muito deficiente!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta ago 06, 2010 1:45 am

só um apontamento pathelen, não vire as tartarugas de plastrão para cima que elas têm os pulmões "nas costas".

têm 10 meses ou comprou há dez meses?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”