Toque - qual o mais seguro?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CMSDias
Membro Júnior
Registado: quinta ago 05, 2010 10:48 pm

sábado ago 07, 2010 5:22 am

Eenesh Escreveu:Um dos princípios da equitação é pensar pela própria cabeça.
Acho que esse "princípio" não se aplica somente à equitação.. :lol:
Não me recordo de ter imposto a alguém o uso de toque.. Simplesmente dei a minha opinião.. Secalhar por montar num sitio onde há disciplina, onde tenho equitadores do exército, incubiram-me a noção de segurança não só pelo uso do toque, como verificação do material, ajustes e preparação do mesmo, etc...

Cabe a cada um decidir o que é melhor para si, não lhe tiro razão nisso.. Mas na minha opinião, se estivesse a gerir um centro hípico, independentemente de haver particulares com cavalos próprios, uma vez que estavam a usar as minhas instalações, seria obrigatório o uso do toque no mínimo.. Se existem regras são para as cumprir, como tudo na vida :roll: ainda para mais no que toca a segurança... Não é ser mesquinho..
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Carlos Dias</p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado ago 07, 2010 8:27 am

Tal como já disseram aqui, penso que a FEP não se responsabiliza por acidentes onde não existiu o uso de toque.
Em 5 anos que monto, usei sempre toque nas aulas em grupo e nas aulas de iniciação. Há alturas em que não uso, mas no centro onde monto, quem montar cavalos de escola tem de usar obrigatoriamente toque :wink:
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

sábado ago 07, 2010 12:12 pm

É claro que não se aplica só à equitação. Referi isso porque é muito importante que qualquer cavaleiro saiba fazer as suas escolhas, tome as suas decisões.
Disse que o uso do toque estava a ser imposto pois o user sugeriu que deveria ser obrigatório em todos os centros hípicos. Isso para mim não é de todo correcto.
Também ontem eu monto há disciplina, tenho um grande Mestre, verifico todo o material - mas também tenho a liberdade de escolher por mim própria.

Eu sei que não é ser mesquinho, apenas temos visões diferentes :wink:
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Eenesh
Membro Veterano

sábado ago 07, 2010 12:13 pm

CavaleiraVNF Escreveu:no centro onde monto, quem montar cavalos de escola tem de usar obrigatoriamente toque
Pois, evito esses sítios.
É por isso mesmo que me mantenho naquela quinta, com ambiente familiar, em vez de mudar para centros como a Quinta da Marinha.
CavaleiraVNF
Membro Veterano

sábado ago 07, 2010 1:13 pm

Eenesh ,
onde monto também é uma quinta bastante familiar. Não é um centro hipico todo xpto para os filhinhos de papás, como vejo a maioria das vezes :roll:
Mas para quem se inicia (quer no volteio, quer na sela), o uso de toque é obrigatório. Nesse aspecto acho bem, porque sem pratica os acidentes são mais fáceis de acontecer.
Agora quem já tem prática, ate pode ir para lá de boné :wink:
Não é imposto nada a ninguém.
Eenesh
Membro Veterano

sábado ago 07, 2010 2:25 pm

Sendo assim, acho óptimo!

Na minha quinta os pequenitos que estão a começar também usam sempre toque. Não por obrigação, mas por recomendação.

Mencionei a Quinta da Marinha (não sei se conheces) porque lá é condição essencial o uso do toque, até para profissionais. Quem não tem toque, não monta.
CMSDias
Membro Júnior

sábado ago 07, 2010 8:45 pm

Boa noite,

Então e o que têm a dizer sobre a obrigatoriedade de utilizar o toque em competição? (já para não falar no traje) :roll: Cada um devia ter também a liberdade de opção?

Obviamente a experiência reduz consideravelmente o numero de acidentes, mas não implica que não os aconteça :?

Vá.. não estou a picar.. :lol: so a debater um assunto :arrow: Segurança
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Carlos Dias</p>
CMSDias
Membro Júnior

sábado ago 07, 2010 8:48 pm

(Esqueci-me de mencionar que me referia à competição de obstáculos especificamente, por ser a que pratico..) :wink:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Carlos Dias</p>
Eenesh
Membro Veterano

sábado ago 07, 2010 9:08 pm

Eu quanto a isso não opino, não compito nem nunca na vida fiz saltos.

E é daí que vem o meu ponto de vista de não achar bem ser obrigatório o uso de toque..
Mas tenho quase a certeza que mais atrás mencionei que achava importante que fosse sempre usado em aulas de saltos :wink:
CMSDias
Membro Júnior

sábado ago 07, 2010 9:26 pm

Pois.. Secalhar por praticar obstaculos é que sempre que falam em não usar toque isso para mim é um bocado estranho... O que não quer dizer que nunca tenha montado sem toque (mas realmente senti que me faltava alguma coisa na cabeça :p e foi apenas 1 ou 2 vezes)

Não faço ideia de que disciplina praticas.. Mas no exame de sela IV em que tive que fazer a prova de ensino (usando toque obviamente) também senti que o toque seria mais necessário para saltos, onde se está mais susceptivel a quedas menos bonitas.. Porque trabalhar no plano, acho que as percentagens de queda sao bastante reduzidas.. No entanto há sempre aquela possibilidade e aí entra o "pensar pela própria cabeça" :roll:

Quanto ao usar toque quando se inicia a prática de equitação, continuo a achar que deveria ser obrigatório.. Uma vez principiantes..

De resto, se estivermos a falar de dressage, secalhar até vos dou razão.. Mas se fosse eu a praticar, acho que o faria na mesma de toque.. É uma questão de hábito, tal como utilizar o cinto de segurança quando se conduz...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Carlos Dias</p>
Eenesh
Membro Veterano

sábado ago 07, 2010 10:33 pm

Se estás habituado melhor ainda, usar só faz é bem. :wink:

Eu faço dressage e passeio.
Nunca tive exames nem passagens de sela X para sela Y, simplesmente monto. E é claro que posso cair na mesma, o cavalo pode tropeçar, mas falei em pensar pela própria cabeça pois nessas alturas quase sempre basta um pulso firme para evitar o pior (dantes o meu cavalo tropeçava imenso e sempre evitei as quedas).
CMSDias
Membro Júnior

domingo ago 08, 2010 2:34 am

Precisamente no momento em que fui desenrolar um cavalo para depois treinar as provas de dressage para o exame, ele escorrega a galopar e caimos os dois de lado.. sorte a minha é que ele foi para um lado e eu para o outro.. senao ficava em cima de mim :o nao devia ser muito agradável :lol: à vezes que para cair, basta estar em pé :|
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Carlos Dias</p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 11:18 am

Só não cai, quem não está lá em cima :wink:
Eenesh
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 12:26 pm

CMSDias Escreveu:ele escorrega a galopar e caimos os dois de lado
Neste caso ficavas com o corpo pior que a cabeça, não era o toque que ajudaria muito.
Eenesh
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 12:26 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Só não cai, quem não está lá em cima :wink:
Nem mais, acho que é das frases que todos mais ouvimos.
Responder

Voltar para “Cavalos”