Leshmaniose e a sua propagação/erradicação…

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sábado ago 07, 2010 9:19 pm

cockinhas Escreveu:Obrigada pela correcção, Alexadre, havia por aí algures um tópico em que se explicava muito bem as implicações para os donos preocupados com a transmissão da leishmaniose, dos flebótomos não serem mosquitos. Do que me lembro, a importância da distinção reside no facto de as pessoas pensarem que perto de riachos e águas estagnadas é que há mais flebótomos e não sabem que esta espécie se reproduz, não só na água mas sim mais até na matéria morta tipo fundo de jardins.
Exactamente.
Acrescento também nas fezes e penso que no xixi também.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado ago 07, 2010 9:36 pm

De qualquer forma as horas de maior incidência são as mesmas dos mosquitos, ao cair do dia até nascer do sol, e sempre que possivel os cães não deveriam estar no exterior dentro desse período de tempo.
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sábado ago 07, 2010 10:39 pm

Bondage2010 Escreveu:
PauloC1 Escreveu:Á distância o meu pensamento vai no sentido de que se algum cão meu tivesse COMPROVADAMENTE Leishmaniose, eu mandaria eutanasiar. (...)
Mas Paulo se a doença é dectada no inicio e com a medicação o cão pode ter qualidade de vida...mandavas eutanaziar? O risco que os meus outros cães têm de apanhar leish por partilharem o espaço do meu Cesar tem, é o mesmo que o meu Cesar teve por viver na minha zona, o risco está sempre presente, olhas para o meu cão e nem te passa pela cabeça que ele é doente, é apenas uma doença cronica que tem de ser medicada a 5€ por mes até ao resto da vida dele, claro que se por acaso ele começar mesmo com a medicação a perder qualidade de vida...não a vou prolongar...mas até lá não me passa pela cabeça abate-lo.
Voltamos a encontrarmo-nos ... desta vez neste tópico. :wink:

Partilho exactamente da tua opinião. Também eu tenho um canito com leish e NUNCA me passou pela cabeça mandar eutanasiá-lo quando a mesma lhe foi diagnosticada.

Está perfeitamente controlado ... faz a sua vida perfeitamente normal e olhando para ele ninguém diz que tem leish.

Se algum dia deixar de ter qualidade de vida ... espero que tal nunca aconteça mas, se acontecer, penso que manda o bom-senso tomar uma decisão por mais difícil que a mesma seja. Tomaria essa decisão tanto para ele, como para qualquer um dos meus outros animais que não têm leish se algum dia por qualquer tipo de doença deixassem de ter qualidade de vida.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo ago 08, 2010 12:29 pm

PauloC1 Escreveu:Respeito a tua decisão, e tal como disse, passando por essas circunstâncias não sei o que faria. A "Frio", digo que mandaria abater.
Não é só a qualidade de vida do meu cão e a propagação aos meus cães que me interessa, é o controlo da própria doença que cresce de dia para dia.
Se todos os cães que começaram a ter leishmaniose fossem desde logo abatidos, a par com o combate ao próprio mosquito, estou certo que a doença não teria hoje a expansão que tem.....e sabe-se lá a que terá!
No Japão começaram a abater todos os cães afectados e conseguiram assim erradicar a doença :wink:
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

domingo ago 08, 2010 2:09 pm

Se essa é a solução porque não começaram a abater todas as pessoas quando surgiu a sida? A doença é diferente mas o resultado é praticamente o mesmo! E quando falo em sida é meramente como exemplo. Não me parece que matar para erradicar uma doença seja a solução mas sim o controlo e a prevenção. Quando surgiu a peste negra na Europa as pessoas não foram mortas, excluídas e abandonadas sim mas não assassinadas para controlar a doença. E histórias como esta ainda acontecem hoje em dia. A Leishmaniose (segundo o meu vet) no Brasil, apesar de ser uma estirpe diferente já tem vacina. A ciência está sempre em evolução. A sida ainda não tem cura nem vacina de prevenção, mas tem outro tipo de prevenções, como o uso do preservativo.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 2:11 pm

c_saraiva Escreveu:No Japão começaram a abater todos os cães afectados e conseguiram assim erradicar a doença :wink:
A Leishmaniose, não existe só nos cães.

Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

domingo ago 08, 2010 3:40 pm

AlexandreMqs Escreveu:
c_saraiva Escreveu:No Japão começaram a abater todos os cães afectados e conseguiram assim erradicar a doença :wink:
É verdade ... o homem também pode contrair leishmaniose :cry: :cry: :cry:
Bondage2010
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 3:59 pm

Arguida Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Julgo que a leish canina é uma vertente ou estirpe diferente da humana, ou pelo menos a canina que temos no nosso territorio não é transmissivel a humanos...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo ago 08, 2010 4:30 pm

A estirpe do Brasil passa para os humanos, é por isso que a declaração da doença é obrigatória e o abate também e por isso existe lá a vacina.
Ainda há pouco tempo vi uma foto de uma menina paquistanesa com uma enorme chaga de leish na cara. Chocante! Centenas de pessoas apanham todos os anos e com consequências tão graves como nos cães. Infelizmente em países como Afeganistão ou Paquistão e mesmo Brasil, há muita gente que não tem acesso aos tratamentos que os cães do Ocidente tem ao seu dispôr!

Acho que cá em Portugal não se dá devida importância à gravidade e progressão da doença e assim não se acaba com ela!

Não concordo que associações gastem rios de dinheiro com animais infectados. Se particulares o querem e podem fazer, é com eles. Mas associações já com recursos tão escassos, não acho que faça sentido, sabendo ainda por cima que são animais dificilmente adoptáveis.
Dominante
Registado: sexta ago 06, 2010 11:59 pm

domingo ago 08, 2010 7:05 pm

Dominante Escreveu:Será que os tratamentos caríssimos são realmente efectivos ou ficamos com cães tratados mas portadores e consequentemente transmissores das “leshmanias”(através dos vectores de transmição - Mosquito Flébotomo)??!?!
Existem estudos que comprovem a sua eficácia?
A colocação de "Mosquito Flébotomo" foi apenas para identificar o vecto, se disse-se só Flébotomo as pessoas iriam perguntar o que era, e é um insecto muito idêntico aos mosquitos, cometi um erro em não explicar isso de inicio.

Eu acho que quem faz o tratamento e toma todas as devidas precauções tem grande valor, mas acho que quem opta por não fazer o tratamento, seja por que motivo for, devia ser aconselhado a eutanasiar o cão uma vez que vai ser um foco de disseminação da doença.

Penso que em relação aos cães das associações/canil estamos todos de acordo...

Em relação a tentar comparar a eutanasia de cães com leshmaniose com as pessoas que têm Sida não vou comentar nem há comparação por inumeras razões, podemos comparar também os cães que mordem/matam pessoas aos assassinos, que em alguns estados dos EUA têm pena de morte e em Portugal nem prisão perpétua...

Acho que nos devemos focar na questão das Leshmaniose e no parasita que provoca esta doença que está a alastrar e não há meios de controlo existentes, embora haja estudos a serem feitos para a criação de uma vacina eficaz...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo ago 08, 2010 7:09 pm

http://www.onleish.org/index.php?article=20&visual=3

O observatório nacional de Leishmaniose tem muita informação sobre o assunto, mas não vejo campanhas públicas!
AlexandreMqs
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 7:21 pm

Arguida Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Não estou a falar só dos cães como humanos, mas também gatos, aves e outros mamíferos.

Bondage2010
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 7:47 pm

AlexandreMqs Escreveu:
Arguida Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Não estou a falar só dos cães como humanos, mas também gatos, aves e outros mamíferos.
Então abate-se tudo para erradicar a doença :twisted: :twisted: :twisted:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo ago 08, 2010 7:50 pm

Bondage2010 Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Arguida Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Começamos por ursinhos acorrentados ???? :twisted: :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
AlexandreMqs
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 7:54 pm

Bondage2010 Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Arguida Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Abata-se...mas a mosca/insecto ainda continua viva.
Para erradicar a doença temos que eliminar a raiz do problema, os seja, o Flébotomo.

Responder

Voltar para “Cães”