Dominante Escreveu:Será que os tratamentos caríssimos são realmente efectivos ou ficamos com cães tratados mas portadores e consequentemente transmissores das “leshmanias”(através dos vectores de transmição - Mosquito Flébotomo)??!?!
Existem estudos que comprovem a sua eficácia?
A colocação de "Mosquito Flébotomo" foi apenas para identificar o vecto, se disse-se só Flébotomo as pessoas iriam perguntar o que era, e é um insecto muito idêntico aos mosquitos, cometi um erro em não explicar isso de inicio.
Eu acho que quem faz o tratamento e toma todas as devidas precauções tem grande valor, mas acho que quem opta por não fazer o tratamento, seja por que motivo for, devia ser aconselhado a eutanasiar o cão uma vez que vai ser um foco de disseminação da doença.
Penso que em relação aos cães das associações/canil estamos todos de acordo...
Em relação a tentar comparar a eutanasia de cães com leshmaniose com as pessoas que têm Sida não vou comentar nem há comparação por inumeras razões, podemos comparar também os cães que mordem/matam pessoas aos assassinos, que em alguns estados dos EUA têm pena de morte e em Portugal nem prisão perpétua...
Acho que nos devemos focar na questão das Leshmaniose e no parasita que provoca esta doença que está a alastrar e não há meios de controlo existentes, embora haja estudos a serem feitos para a criação de uma vacina eficaz...