Duvidas quanto á esterilização nas Cadelas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cris2323
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: sexta out 30, 2009 5:46 pm

segunda ago 09, 2010 3:20 pm

Olá a todos,
Aqui no fórum já foi feito um tópico sobre a esterilização, em que foram discutidas as vantagens e as desvantagens, mas eu fiquei com umas duvidas que queria dirigir a pessoas que têm cadelas esterilizadas (ou que têm conhecimento sobre) :

- O comportamento altera de alguma maneira? Mais agressividade? Afastamento? Ou pelo contrário, mudou para melhor?

Desculpem a ignorância, mas é que eu já tive um gato, que não tinha acesso á rua (vivo num apartamento). A vet aconselhou a castrar e assim foi feito, mas, depois de castrado, nunca mais voltou a ser o mesmo. Nunca ligava a ninguém (dantes sim), sempre que o tentavam acariciar ele mordia ou arranhava (dantes não). Dantes era bem mais amistoso... Ou seja o comportamento mudou completamente e para pior...


Eu sei bem que gatos e cães, são completamente diferentes, mas ainda assim fiquei com o "trauma" :?

Eu estou mais interessada na esterilização das cadelas, porque talvez venha a ter uma Chihuahua...

Ajudem sff
:wink:
IHaveADream
Membro Veterano
Mensagens: 737
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

segunda ago 09, 2010 3:29 pm

Cris2323, tenho mais experiência com gatos do que com cães, mas posso dizer-lhe que o seu caso constituiu uma excepção. Normalmente, os gatos castrados, se eram algo agressivos antes, tornam-se mais meigos e mais calmos.
Quanto a cães, tenho um macho que foi castrado e, tanto quanto é do meu conhecimento, o seu comportamento não sofreu alterações.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda ago 09, 2010 3:29 pm

Acho que não se pode generalizar...tenho um gato castrado com continuou um mimado e não deixou de ser um vadio, continua a envolver-se em lutas com o castrado da vizinha da frente, mas não se afasta tanto da casa como geralmente um inteiro.
Tenho um cão castrado que a unica diferença é que não se incomoda com as cadelas com cio que passam na zona, de resto em vez de fazer 30 xixis faz 3 muito maiores mas na mesma nos vazos das plantas.
Tenho 3 cadelas esterilizadas todas em idades diferentes (2 anos, 3 anos e outra aos 9 meses) e a que foi aos 3 anos foi depois já depois de ter tido uma ninhada as outras nunca foram mães, e não notei mudança de habitos ou comportamentos.
IHaveADream
Membro Veterano
Mensagens: 737
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

segunda ago 09, 2010 3:30 pm

Bondage2010 Escreveu:Acho que não se pode generalizar...tenho um gato castrado com continuou um mimado e não deixou de ser um vadio, continua a envolver-se em lutas com o castrado da vizinha da frente, mas não se afasta tanto da casa como geralmente um inteiro.
Tenho um cão castrado que a unica diferença é que não se incomoda com as cadelas com cio que passam na zona, de resto em vez de fazer 30 xixis faz 3 muito maiores mas na mesma nos vazos das plantas.
Tenho 3 cadelas esterilizadas todas em idades diferentes (2 anos, 3 anos e outra aos 9 meses) e a que foi aos 3 anos foi depois já depois de ter tido uma ninhada as outras nunca foram mães, e não notei mudança de habitos ou comportamentos.
O meu continua a fazer os 30 chichis... :lol: :lol:
Skugga
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: terça jul 13, 2010 8:22 pm
Localização: Skugga; Baltazar

segunda ago 09, 2010 3:40 pm

Sei que nos machos pode resolver/melhorar problemas de agressividade. O meu gato tb é de apartamento, foi esterilizado aos 8 meses e continuou na mesma. Tambem estava com medo que alterasse o seu comportamento, mas nao. no caso das cadelas nao sei, ja vou na terceira, e nao foram esterilizadas, mas a cadela de uma antiga vizinha, uma white highland terrier, foi esterilizada e era uma cadela perfeitamente normal, com energia, que se dava com caes e que resmungava com outros quando nao gostava, a unica coisa de facto, é que ela engordou, e convem mesmo começar logo a dar comida para caes castrados
Skugga
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: terça jul 13, 2010 8:22 pm
Localização: Skugga; Baltazar

segunda ago 09, 2010 3:41 pm

Sei que nos machos pode resolver/melhorar problemas de agressividade. O meu gato tb é de apartamento, foi esterilizado aos 8 meses e continuou na mesma. Tambem estava com medo que alterasse o seu comportamento, mas nao. no caso das cadelas nao sei, ja vou na terceira, e nao foram esterilizadas, mas a cadela de uma antiga vizinha, uma white highland terrier, foi esterilizada e era uma cadela perfeitamente normal, com energia, que se dava com caes e que resmungava com outros quando nao gostava, a unica coisa de facto, é que ela engordou, e convem mesmo começar logo a dar comida para caes castrados
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 09, 2010 3:50 pm

Ambos os animais que tenho presentemente foram esterilizados.

O cão passou a ser menos "beligerante" com o resto da canzoada e a fazer um longo xixi em vez de n mijinhas aqui e ali.

A gata está absolutamente na mesma, continua a relaxadona de sempre.

Não lhes notei qualquer mudança de temperamento.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Cris2323
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: sexta out 30, 2009 5:46 pm

segunda ago 09, 2010 4:39 pm

Bondage2010 Escreveu:Acho que não se pode generalizar...tenho um gato castrado com continuou um mimado e não deixou de ser um vadio, continua a envolver-se em lutas com o castrado da vizinha da frente, mas não se afasta tanto da casa como geralmente um inteiro.
Tenho um cão castrado que a unica diferença é que não se incomoda com as cadelas com cio que passam na zona, de resto em vez de fazer 30 xixis faz 3 muito maiores mas na mesma nos vazos das plantas.
Tenho 3 cadelas esterilizadas todas em idades diferentes (2 anos, 3 anos e outra aos 9 meses) e a que foi aos 3 anos foi depois já depois de ter tido uma ninhada as outras nunca foram mães, e não notei mudança de habitos ou comportamentos.
Não ficaram diferentes em nada mesmo?

Dizem que os Chihuahuas são muito apegados aos donos, se eu tiver uma e a esterilizar, não irá mudar isso?
Sei que não há maneira de prever, mas quem tem Chihuahuas femêas esterilizadas podia dar a sua opinião, ou quem tem cadelas apegadas ao dono e que também são esterilizadas...

Agradeço, toda a ajuda que derem :!:
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda ago 09, 2010 4:56 pm

Cris2323 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:Acho que não se pode generalizar...tenho um gato castrado com continuou um mimado e não deixou de ser um vadio, continua a envolver-se em lutas com o castrado da vizinha da frente, mas não se afasta tanto da casa como geralmente um inteiro.
Tenho um cão castrado que a unica diferença é que não se incomoda com as cadelas com cio que passam na zona, de resto em vez de fazer 30 xixis faz 3 muito maiores mas na mesma nos vazos das plantas.
Tenho 3 cadelas esterilizadas todas em idades diferentes (2 anos, 3 anos e outra aos 9 meses) e a que foi aos 3 anos foi depois já depois de ter tido uma ninhada as outras nunca foram mães, e não notei mudança de habitos ou comportamentos.
Não ficaram diferentes em nada mesmo?

Dizem que os Chihuahuas são muito apegados aos donos, se eu tiver uma e a esterilizar, não irá mudar isso?
Sei que não há maneira de prever, mas quem tem Chihuahuas femêas esterilizadas podia dar a sua opinião, ou quem tem cadelas apegadas ao dono e que também são esterilizadas...

Agradeço, toda a ajuda que derem :!:


Para poder afirmar que não ficaram diferentes em nada mesmo, teriamos de ter a mesma cadela a ter duas vidas uma esterilizada outra vida inteira...só assim se podia comparar, claro que ficaram diferentes, mas porque vão mudando com a idade e consequentemente de comportamentos em relação á idade que têm o que é normal em qualquer animal, a mais velha já tem 11 anos, posso dizer que antes de ser operada, tinha dois anos e que o comportamento dela nessa idade é totalmente diferente de agora com 11 anos pois está está mais calma...como eu tambem estou mais calmo do que quando tinha 16 anos e não sou castrado.

Quanto ao apegadas ao dono, as femeas geralmente são sempre muito apegadas ao dono, talvez devido ao instinto maternal e protector natural da femea e isso cá em casa não alterou, continuam as mesmas colas que eram antes...mesmo com este calor.
Cris2323
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: sexta out 30, 2009 5:46 pm

segunda ago 09, 2010 5:08 pm

:)
Ok, duvida esclarecida.
Muito obrigada a todos.
Maria989
Mensagens: 2
Registado: domingo abr 28, 2013 10:08 am

domingo abr 28, 2013 10:40 am

Ontem a minha cadela foi esterilizada. A operação correu muito bem! Quando voltou para casa só queria dormir, ainda estava muito fraca, também não quis comer nada. Hoje de manhã fomos dar-lhe canja e ela fartou-se de comer. Eram 07:00, de repente, ouvimos um enorme estrondo, fomos ver e a Suri tinha escorregado e estava caída no chão de pernas abertas, tinha rebentado pontos internos. Ligamos à veterinária e rapidamente chegamos ao consultório. A Dr. cozeu os pontos e felizmente está tudo bem! Agora o meu único medo é que aconteça o mesmo de novo... Se quiserem deixem o vosso cometário preciso de conselhos, a minha cadela é muito mexida e nunca para quieta tenho medo que aconteça o mesmo...
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo abr 28, 2013 11:55 am

Olhe.
Eu costumo olhar para a esterilização e castração com muita desconfiança.

Mas a ilação mais importante que eu tiro daqui e disto tudo, é que não, não é assim tão preto no branco.
Para juntar ao caso do seu gato, posso juntar um outro (e contra mim).

Uma cadela com dois ou três anos, castrada, com excelente prey drive e muito enérgica.
Têm a mesma morfologia e aptidão que a minha, pertence ao mesmo porte que a minha e tem quase o mesmo peso.
Junto as duas sempre que posso.
o que lhe posso disser.
Atléticamente estão equiparadas, a minha tem uma ligeira vantagem pois leva com o condicionamento que a dieta que lhe dou permite fazer.
A minha é mais nova e já tem uns pombos e melros no bucho, mas seja pela idade seja por treino, o facto é que a outra fixa o alvo mais vezes e a maior distância.
A outra é um tanto ou quanto abrasiva com a minha. A minha não fica atrás mas é mais "easy going" e está a abrir.
Resumindo.
Dois indivíduos aparentemente iguais, equivalente em muita coisa mas cujo resultado poderá divergir. Graças a nuances.
Nada me garante (incluíndo o vet) que a minha manterá a energia, o "drive" e o temperamento depois do corte.
Veja os prós e contras, leia sobre os dois lados da opinião, tente ver se o cão que quer conseguirá "sobreviver" ao corte. pondere muito bem o passo definitivo.
E tome as devidas precauções (bioquimicas).
bamkorn
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

domingo abr 28, 2013 12:03 pm

Maria989 Escreveu:Ontem a minha cadela foi esterilizada. A operação correu muito bem! Quando voltou para casa só queria dormir, ainda estava muito fraca, também não quis comer nada. Hoje de manhã fomos dar-lhe canja e ela fartou-se de comer. Eram 07:00, de repente, ouvimos um enorme estrondo, fomos ver e a Suri tinha escorregado e estava caída no chão de pernas abertas, tinha rebentado pontos internos. Ligamos à veterinária e rapidamente chegamos ao consultório. A Dr. cozeu os pontos e felizmente está tudo bem! Agora o meu único medo é que aconteça o mesmo de novo... Se quiserem deixem o vosso cometário preciso de conselhos, a minha cadela é muito mexida e nunca para quieta tenho medo que aconteça o mesmo...
curiosamente, há cerca de 4 meses esterilizei a minha Suri :D a minha também é, e sempre foi, muito energética (deve ser do nome :lol:). fez este mês 2 anos.

a verdade é que também receava a recuperação, exactamente porque não a imaginava estar parada, dentro de casa, durante 15 dias. como tal, passei esses 15 dias com ela, em casa, sempre em cima dela, para me certificar que não se esforçava de mais. no caso dela, apenas o 1º dia foi mais crítico. nos dias seguintes, por ela já andava no jardim a caçar pássaros de novo.

o único conselho que lhe dou é mesmo esse, passar o máximo de tempo com ela, para a impedir de se esforçar demasiado.

desejos de uma óptima recuperação para a sua Suri :wink:
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo abr 28, 2013 1:38 pm

A minha ficou igualzinha a todos os níveis, só engordou um pedaço :oops: , mas tem bem mais energia que eu :oops: :wink: Fale com o seu vet e discutam ambos os prós e os contras, e depois disso toma a sua decisão :)
Responder

Voltar para “Cães”