Não obedeceu à chamada!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta nov 12, 2003 10:46 am

Olá a todos!

Venho mais uma vez pedir as vossas opiniões e conselhos.
O que se passou foi o seguinte. Ontem à noite fui dar um passeio com a Meggy. Ao entrar na garagem do prédio e depois do portão fechado abri a porta do carro e a Meggy saiu solta pela garagem como sempre acontece. Ela anda de um lado para o outro a cheirar e a dar as suas corridas. Saí do carro e dirigi-me ao elevador com a Meggy sempre por perto. O elevador chegou e chamei-a para dentro, mas a Meggy em vez de ir na direcção do elevador, voltou para a garagem e foi aí que tudo começou. Sempre que a chamava ela olhava para mim e seguia em direcção ao portão. Quanto mais a chamava mais ela se afastava e não me ligou absolutamente nada! Isto nunca aconteceu e sempre que a chamo ela vem. Ontem simplesmente ignorou todas as minhas ordens! Comecei a ficar preocupada com esta reacção tão inesperada dela porque havia o perigo de o portão se começar a abrir com a chegada de alguém e da Meggy fugir para a rua. Deixei de a chamar e fui-me dirigindo a ela sem grandes pressas para não a assustar! Apanhei-a ao fim de algum tempo porque ela se distraiu com qualquer coisa que estava a observar do lado de fora da garagem. O que acontece é que na altura em que a apanhei fiquei na dúvida de como a devo repreender e dar o castigo correcto para o que aconteceu! Prendi-a com a trela bem curta, levou um raspanete e a bela da bofetada seca como castigo. Quando cheguei a casa ficou de castigo na cozinha e ignorei-a.
Depois deste testamento a minha dúvida é a seguinte. Com certeza que não a castiguei como devia de ser. Sinceramente, devido à falta de experiência da minha parte, nem sei como deveria ter castigado a Meggy para que ela entenda que o que fez está errado! Queria que vocês me dessem a vossa opinião e me dessem conselhos de como actuar perante uma reacção destas!

Obrigaditus
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta nov 12, 2003 11:00 am

Olá, Isabel.

Sou de opinião que você fez precisamente o contrário do que devia... explico porquê:

1. Pelos vistos a Meggy não está treinada. Se está, deve fazer-lhe uma reciclagem urgentemente.

2. Quando o cão não vem à chamada, não deve insistir - isto só o faz compreender que na próxima vez a pode deixar chamar várias vezes sem obedecer.

3. É boa táctica, quando o cão não vem, virar-lhe as costas e começar a andar em sentido contrário - a reacção deles costuma ser quase sempre vir ter com o dono.

4. Ao repreendê-la quando a agarrou, pode ter conseguido que ela tenha "compreendido" que sempre que você a chamar vai haver "castigo"... isto é, precisamente o contrário do que você quer.

5. O castigo ou a recompensa devem dar-se no ~momento PRECISO da acção que os motiva. Daí que suspeito que o que fez ao chegar a casa não teve efeito nenhum para corrigir o comportamento indesejado - apenas a deixou a si chateada e à cadela confusa sobre as razões de você se afastar dela.

Em minha opinião, você deve teinar esse comportamento específico em situações de controle absoluto da cadela (por exemplo com uma trela comprida) . Até ter a certeza que ela obedece à chamada, acobselho-a a sair com ela devidamente controlada (com trela).

Cumprimentos

José Carlos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta nov 12, 2003 11:05 am

Olá Isabel

Eu poderei não responder correctamente à questão porque não sou muito entendido no assunto e há aqui pessoas que poderão dar uma ajuda muito mais válida.
O que tenho verificado em relação aos meus cães, especialmente o Fozzy que é o mais independente, de vez em quando, e muito raramente, ele fica a cheirar uma coisa qualquer e não atende ao chamamento de imediato como normalmente acontece. Durante algum tempo eu irritava-me e repreendia-o, mas de pouco valia nessas tais circunstâncias, que volta e meia acontecem. Não sei se correctamente ou não, deixei de ligar. Quando presumo que uma situação dessas se vai repetir, prefiro ignorar, pois tenho vindo a verificar que é pior a emenda do que o soneto. Isto é, eu irrito-me, ele não liga, repreendo-o, mas ele leva a melhor.
Ora vamos lá a ver. Se ele fizesse isto sistematicamente, outro galo cantaria: levava porrada de meia noite :lol: :lol:
Mas como disse, ele tem este comportamento só de vez em quando e não tem tendência de se agravar com o tempo. Normalmente é muito obediente. Estou a referir-me apenas ao Fozzy, embora os outros, menos acentuadamente, de vez em quando também fazem ouvidos de mercador (é assim que se diz, não é?).
Eu respeito-os muito como cães que são. Parto do princípio de que eles lá terão razões de força maior para, naquela situação especial, não ligarem ao chato do dono.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta nov 12, 2003 11:14 am

Olá José Carlos!

Antes de mais obrigada pela resposta.
É verdade que a Meggy não está treinada. Os "treinos" são básicos e sou eu que lhe dou!
Quando me apercebi que ela não ligava à minha chamada calei-me e fui em direcção ao elevador, que da garagem não se vê, e fiquei um bocado à espera que ela viesse ter comigo, o que não aconteceu!
Quando a agarrei e lhe ralhei foi exactamente o momento em que me comecei a questionar se estaria a proceder correctamente, o que não me parecia. Mas fiquei sem saber como proceder.
A Meggy NUNCA anda sem trela, só mesmo na garagem e quando está tudo fechado. A trela tem 3 metros de comprimento, penso ser comprida o bastante. Agora pode dar-me algumas tecnicas para a treinar ao chamamento usando a trela? É que ela costuma obedecer com ou sem trela, menos ontem!
isabelpo
Membro Veterano

quarta nov 12, 2003 11:20 am

nel Escreveu: Ora vamos lá a ver. Se ele fizesse isto sistematicamente, outro galo cantaria: levava porrada de meia noite :lol: :lol:
Olá nel!!!

Pois é, mas a Meggy nunca tinha feito semelhante, e ela não ficou a cheirar nada, foi mesmo no sentido contrário ao meu e mesmo depois de eu ter parado sem a chamar, à espera que ela viesse ao meu encontro isso não aconteceu. Ela realmente também faz ouvidos de mercador às vezes em casa quando a chamo, mas assim fora de casa nunca aconteceu!
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 12, 2003 12:49 pm

jcsousa Escreveu:
4. Ao repreendê-la quando a agarrou, pode ter conseguido que ela tenha "compreendido" que sempre que você a chamar vai haver "castigo"... isto é, precisamente o contrário do que você quer.

Cumprimentos

José Carlos
Olá José Carlos, Esta sua frase suscitou-me uma dúvida. Corrija-me se eu estiver a dizer uma barbaridade...
Quando chamamos o cão e ele vem, deve ser recompensado sempre com festas ou palavras meigas. Quando chamamos e ele não vem, e depois ao corrermos ou andarmos em direcção oposta e ele vem, a mesma coisa.
Mas quando somos nós que o temos de ir buscar, como dar-lhe a entender que o seu comportamento não foi correcto? Ao repreende-lo nessa altura exacta penso que ele associará que foi chamado, não obedeceu, o dono teve que ir até ele, daí a reprimenda...
Quanto ao resto, de acordo em tudo, principalmente quanto ao castigo ao chegar a casa, a Meggy não deve ter percebido a razão desse castigo.

Isabel, podes encontrar dicas muito uteis do treino com trela no site do Claudio Nogueira:
http://www.amigodorottweiler.com
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quarta nov 12, 2003 12:54 pm

isabel!

Não será que a sua meggy está com o cio?

é que como foi assim de repente poderá ter sentido o cheiro de outro cão (normamlmente elas não obedecem muito nesta altura)

ou sera a chegada da luna que lhe anda a dar voltas à cabeça? :roll:
isabelpo
Membro Veterano

quarta nov 12, 2003 1:06 pm

Megaran Escreveu: isabel!

Não será que a sua meggy está com o cio?

é que como foi assim de repente poderá ter sentido o cheiro de outro cão (normamlmente elas não obedecem muito nesta altura)

ou sera a chegada da luna que lhe anda a dar voltas à cabeça? :roll:
Bem visto Megaran! Que eu me tenha apercebido não, mas o vet avisou-me que ela pode ter um cio seco! Ela tem 9 meses e está bem na altura de ter o primeiro cio! Quanto à chegada da Luna, penso que não, mas é uma hipótese que não posso deixar de lado! De qualquer forma gostava de saber como proceder com ela!

Cristina, estive a ler o site que recomendaste e realmente é muito ilucidativo! Obrigada!
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta nov 12, 2003 1:52 pm

nynf Escreveu:
Olá José Carlos, Esta sua frase suscitou-me uma dúvida. Corrija-me se eu estiver a dizer uma barbaridade...
Quando chamamos o cão e ele vem, deve ser recompensado sempre com festas ou palavras meigas. Quando chamamos e ele não vem, e depois ao corrermos ou andarmos em direcção oposta e ele vem, a mesma coisa.
Mas quando somos nós que o temos de ir buscar, como dar-lhe a entender que o seu comportamento não foi correcto? Ao repreende-lo nessa altura exacta penso que ele associará que foi chamado, não obedeceu, o dono teve que ir até ele, daí a reprimenda...Quanto ao resto, de acordo em tudo, principalmente quanto ao castigo ao chegar a casa, a Meggy não deve ter percebido a razão desse castigo.

Esta questão que a nynf colocou, também é muito pertinente...
No meu caso, acontece-me muito isto com o Bono, quando estou a brincar com ele no quintal e ele pura e simplesmente me ignora para ir ladrar ao cão e cadelas vizinhos. Também fico sempre com a dúvida da Isabelpo, isto é, eu chamo-o e ele não liga nenhuma quando está a ladrar às cadelas, ou então liga durante poucos segundos e após a repreensão, volta a fazer a mesma coisa....Muitas das vezes o que lhe faço, é ir ao pé dele, ralhar e pô-lo de castigo durante uns minutos na cama.... Face a isto, sei que provavelmente não estou a fazer o que é correcto, pois há algum tempo que esta situação persiste e não consigo resultados positivos....Junto a isto uma dose extra de electricidade que o Bono tem, cuja obediência básica até é cumprida, mas durante muito pouco tempo, pois não tem capacidade de concentração.....Ou eu não o consigo fazer concentrar-se.... :| :? Gostaria de saber também algumas opiniões.

Obrigado.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta nov 12, 2003 2:00 pm

Isabel, vou-lhe enviar uma pm com a minha receita para um cão vir à chamada. Haverá outras, mas esta é a que tem resultado comigo.

Cristina: em meu entender, quando você segura a coleira do cão e lhe ralha ou o castiga, o que ele absorve é que quando você lhe pega na coleira ele tem direito a castigo. A acção de desobediência não acontece nesse momento, mas quando você chama e ele não vem. Daí que o cão não associe o castigo à falta mas ao momento de reunião.

Eu penso que há dois comandos que qualquer dono deve ensinar ao seu cão, porque podem evitar acidentes graves para outros ou para o próprio cão - um é o "deita" e o outro é o "aqui". O dono deve insistir até que tem a certeza que o cão obedece imediatamente´a cada um destes comando. Dá trabalho, às vezes parece que os bichos "desaprendem", mas o remédio é fazer reciclagens até o comportamento estar adquirido.

Embora todos os comandos de obediencia básica devam ser executados no imediato, estes dois podem ser decisivos em situações do quotidiano.

Cumprimentos

José Carlos
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta nov 12, 2003 2:06 pm

jcsousa Escreveu: Isabel, vou-lhe enviar uma pm com a minha receita para um cão vir à chamada. Haverá outras, mas esta é a que tem resultado comigo.
José:

Será abuso da minha parte se lhe pedir que me envie também essa "receita", s.f.f?

Obrigado.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

quarta nov 12, 2003 2:26 pm

Eu também queria, se isso não significar abusar da sua paciência, José Carlos.

Marta
isabelpo
Membro Veterano

quarta nov 12, 2003 2:55 pm

jcsousa Escreveu: Isabel, vou-lhe enviar uma pm com a minha receita para um cão vir à chamada. Haverá outras, mas esta é a que tem resultado comigo.
Fico a aguardar e desde já agradeço. De facto ontem tomei plena consciência que preciso de ter o pulso mais forte com as minhas cadelas. Se fosse uma situação de perigo eu não tinha conseguido fazer nada! É algo que tenho de pôr em prática o mais breve possível!

Mas pelos vistos há muita gente com cães "surdos" e teimosos...e ninguém se queixava!!! :lol:
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 12, 2003 3:00 pm

:lol: José Carlos, e porque não dar a sua "receita" para todos?

Nos treinos nunca repreendemos um cachorro por não vir á chamada, o método é cativá-los de forma a que ele o façam alegremente, mesmo quando não vêm á primeira.
Mas no dia a dia pode realmente tornar-se perigoso, para o próprio cão, não vir quando chamado...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta nov 12, 2003 3:54 pm

nynf Escreveu: :lol: José Carlos, e porque não dar a sua "receita" para todos?
Pois claro, eu também quero...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”