ODOR / COMPORTAMENTO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
meuobama
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta set 24, 2009 1:00 pm

terça ago 10, 2010 10:20 am

Bom dia,

A pergunta que vou fazer pode parecer estúpida e sem lógica para os mais conhecedores da espécie canina, mas para mim que sou "dona de 1ª viagem" é algo me me intriga, por isso aqui vai:

Pode o odor do cão Sse um desencadeador de aceitação ou rejeição/agressividade por parte de outro, ou o comportamento/reacção depende dos seus movimentos corporais??

Passo a explicar, muitas vezes quando passeio o Obama ( com trela) lá aparece um "amigo" ou outro com o rabo a abanar, pachorrento e com ar de quem quer brincadeira, dá uma "cheiradela" ao Obama e toda a postura corporal se altera, passando a rosnar e pronto para lutar....e eu não entendo porquê a mudança brusca de atitude nem como evitar-la.


NR
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 10, 2010 11:53 am

Sim, absolutamente.

O principal sentido do cão é o olfacto. Ao cheirarem os rabos mutuamente os cães "conhecem-se" uns aos outros. O cérebro dos cães está preparado para aprender a interpretar os cheiros, mais do que qualquer outro sentido, da mesma maneira que o nosso processa a linguagem. Para além disso, têm um orgão no céu da boca que capta cheiros sexuais e transmite essa info à parte do cérebro relacionada com as emoções, reagindo de acordo com o que o cheiro lhe revela acerca dos outros cães com quem se cruza.
A verdade é que nós nem sequer imaginamos que tipo de informação os cães recolhem àcerca uns dos outros quando se cheiram uns aos outros... desde estatuto sexual a info sobre a capacidade reprodutiva ou poder de um macho, os cientistas acreditam que está tudo lá, nas feromonas presentes na urina e nas glândulas anais, nas secreções das orelhas e das glândulas sudoríparas que têm nas patas.
Por isso é tão importante para eles a marcação e os xixis aqui e ali, estão a deixar "recados" para os outros cães...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

meuobama
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta set 24, 2009 1:00 pm

terça ago 10, 2010 12:51 pm

Obrigada Dinodane,

pela explicação tão clara e elucidativa.
Agora entendo o porquê da mudança de reacção ser tão rápida. No entanto deixa-me algo apreensiva e triste em pensar que o cheiro do Obama é um factor negativo que muitas vezes o impede de socializar como ele ( e eu ) gostaria, porque vejo que ele quer brincar mas que lhe é sempre dado um "chega para lá " parecendo sempre que há necessidade de medir forças a que como é lógico ele responde....

NR
estrelinhaaa
Membro Veterano
Mensagens: 655
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am
Localização: :)

terça ago 10, 2010 2:15 pm

dinodane Escreveu:Sim, absolutamente.

O principal sentido do cão é o olfacto. Ao cheirarem os rabos mutuamente os cães "conhecem-se" uns aos outros. O cérebro dos cães está preparado para aprender a interpretar os cheiros, mais do que qualquer outro sentido, da mesma maneira que o nosso processa a linguagem. Para além disso, têm um orgão no céu da boca que capta cheiros sexuais e transmite essa info à parte do cérebro relacionada com as emoções, reagindo de acordo com o que o cheiro lhe revela acerca dos outros cães com quem se cruza.
A verdade é que nós nem sequer imaginamos que tipo de informação os cães recolhem àcerca uns dos outros quando se cheiram uns aos outros... desde estatuto sexual a info sobre a capacidade reprodutiva ou poder de um macho, os cientistas acreditam que está tudo lá, nas feromonas presentes na urina e nas glândulas anais, nas secreções das orelhas e das glândulas sudoríparas que têm nas patas.
Por isso é tão importante para eles a marcação e os xixis aqui e ali, estão a deixar "recados" para os outros cães...
O meu Paco deve ter um cheiro muito especial nas orelhas.. não há cão que não lhe mordisque as orelhas todas... devem cheirar a chouriço... eheheh... brincadeirinha :lol: :lol: :lol:
Fredy07
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: domingo fev 22, 2009 10:37 pm

terça ago 10, 2010 4:06 pm

Já vi num decomentário que os caes pelo cheiro conseguem saber o sexo a idade e as doenças que os outros caes possam ter :o
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

terça ago 10, 2010 5:37 pm

se há estudos que referem ser possível para um cão farejar um ser humano e definir se tem certos tipos de cancro...já conseguimos imaginar o poder olfactivo.
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça ago 10, 2010 6:01 pm

dinodane Escreveu:Sim, absolutamente.

O principal sentido do cão é o olfacto. Ao cheirarem os rabos mutuamente os cães "conhecem-se" uns aos outros. O cérebro dos cães está preparado para aprender a interpretar os cheiros, mais do que qualquer outro sentido, da mesma maneira que o nosso processa a linguagem. Para além disso, têm um orgão no céu da boca que capta cheiros sexuais e transmite essa info à parte do cérebro relacionada com as emoções, reagindo de acordo com o que o cheiro lhe revela acerca dos outros cães com quem se cruza.
A verdade é que nós nem sequer imaginamos que tipo de informação os cães recolhem àcerca uns dos outros quando se cheiram uns aos outros... desde estatuto sexual a info sobre a capacidade reprodutiva ou poder de um macho, os cientistas acreditam que está tudo lá, nas feromonas presentes na urina e nas glândulas anais, nas secreções das orelhas e das glândulas sudoríparas que têm nas patas.
Por isso é tão importante para eles a marcação e os xixis aqui e ali, estão a deixar "recados" para os outros cães...
Boa agradeço a explicação.
Pois tenho dois machos e não entendia o porque de não se poder ver um ao outro.
Só a Dino para nos explicar estas pequenas coisas. Numa linguagem que todos entendemos.
obrigado
Responder

Voltar para “Cães”