UPS.....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

geckomorphs
Membro Veterano
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

domingo ago 08, 2010 4:28 pm

Ora resolvi colocar umas fotos da fêmea que mais trabalho me deu ate hoje, sendo que consegui salva-la de uma retenção de ovos e isto para não falar dos parasitas internos que ela tinha...esta fêmea é muito especial para mim devido aos factos acima referidos e as muitas horas que passei de volta dela para a salvar..

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Este post serve para mostrar que com esforço tudo se consegue e também serve para mostrar aqueles aqueles que dizem que não mostro trabalho nenhum e só sei dizer mal do trabalho deles e não percebo nada... para esses esta aqui a resposta....
geckomorphs
Membro Veterano

domingo ago 08, 2010 11:13 pm

O motivo que me levou a colocar este pots foi mesmo demonstrar que com trabalho e dedicação é possível salvar um réptil de uma situação muito complicada...como você disse e muito bem, não tenho de demonstrar nada ninguém, mas visto que esta semana me foi pedido para mostrar o meu trabalho aproveitei o post e demonstrei aqueles que me pediram...
geckomorphs
Membro Veterano

segunda ago 09, 2010 12:55 pm

Ddeixo aqui umas fotos da fêmea com a retenção dos ovos e a ecografia da mesma...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ecografia

Imagem

Neste casos é necessário ter cuidado a pegar na fêmea, porque o mínimo descuido pode levar ao rebentamento do ovos no interior da fêmea...nestes casos de retenção existe dois tipos de tratamento que podem ser através de injectáveis, seja para provocar o parto ou então para provocar absorção dos ovos "que foi o caso da minha", depois existe também a intervenção cirúrgica que consiste na remoção dos ovo sendo que em alguns casos é necessário também remover os ovários da fêmea..
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda ago 09, 2010 2:15 pm

E conseguiu-se apurar a causa da retenção?
zwara
Membro
Registado: segunda jul 14, 2008 6:50 pm

segunda ago 09, 2010 2:29 pm

quanto a retenção eu posso falar dela pois assisti ao drama todo pelo qual o sandro passou com esta gecka, desde o desespero de nao ver melhoras ás fortunas gastas em veterinarios, isto para nao falar nas infindaveis horas de paciencia que ele teve de volta da gecka , massagando a barriga para que fevorece-se a reabsorcao, para estimular o apetite e para que ela simplesmente nao ficasse imovel a espera do inevitavel a consequente morte...

portanto dou aqui mais uma vez os meus parabens ao sandro que pode ter muitos defeitos (alias quem nao os tiver que ponha o dedo no ar), mas que acima de tudo no que toca a tratar de repteis é 10 estrelas e possui conhecimentos solidos...
geckomorphs
Membro Veterano

segunda ago 09, 2010 3:28 pm

Thorgarth
Sim conseguiu-se...
No meu caso em concreto foi devido aos 6 meses da minha fêmea e ao nao ter o peso necessário...a minha fêmea ficou prenha sem haver acasalamento, isto aconteceu porque ela era mantida nas condições ideais e como mantinha contacto visual com os machos e como sentia as feromonas libertadas pelos machos engravidou é claro que os ovos eram inférteis, vet ate lhe chamou "engravidar por simpatia".
No caso meu caso foram estes factores que levaram a retenção, e após ter sido apurado os factos, passamos as hipóteses de tratamento, o vet colocou logo de parte a cirurgia e então desde logo passamos a hipótese dos injectáveis onde teríamos decidir se o tratamento era para provocar a expulsão dos ovos ou absorção e mais uma vez tivemos que fazer uma opção que foi a do injectavel para a absorção dos ovos, isto porque a fêmea era muita nova e a expulsão do ovos poderia leva-la a morrer...

Passado esta fase de apurar as causas e do tratamento a seguir, deu-se inicio ao dito tratamento com aplicação da injecção para absorção e foi-lhe receitado uns medicamentos e um desparasitante, visto que para ajudar a festa a fêmea estava cheia de parasitas...o tratamento consistia, em fazer uma papa com tenebrios junto com os medicamentos para ser dado através de seringa, tal como o desparasitante, dar-lhe banho todos os dias onde era feito uma massagem na zona abdominal para ajudar a fêmea no processo de absorção..em traços muito largos foi isto pelo que passei e que me deu uma experiência muito gratificam-te...

Desde já devo dizer que este processo é um pouco caro, é preciso despender muitas horas e ter muita paciência...
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda ago 09, 2010 4:01 pm

geckomorphs Escreveu:
Thorgarth
Sim conseguiu-se...
No meu caso em concreto foi devido aos 6 meses da minha fêmea e ao nao ter o peso necessário...a minha fêmea ficou prenha sem haver acasalamento, isto aconteceu porque ela era mantida nas condições ideais e como mantinha contacto visual com os machos e como sentia as feromonas libertadas pelos machos engravidou é claro que os ovos eram inférteis, vet ate lhe chamou "engravidar por simpatia".
Bastante interessante...Quer dizer que por vezes a separação fisica de fêmeas fora de idade/condições de reprodução pode não ser o suficiente para eliminar o risco dos danos derivados de gravidez. Posso presumir no entanto que tal situação será bastante rara nos leopardos não?
zwara
Membro

segunda ago 09, 2010 4:12 pm

sim nem sempre a separacao fisica resolve esses problemas, em todos os animais excluido os unicelulares e os hermafroditas a chamada "gravidez psicologica pode acorrer...

um exexmplo muito bom é quando por vezes acontece que aquado de uma gravidez de uma mulher o seu companheiro pode adquirir os mesmo sintomas de mau estar nauseas etc etc , chama-se gravidez psicologica,

nas cadelas acontece o mesmo quando elas atingem o periodo fertil e entram em contacto com outras femeas ja prenhas elas proprias adquirem comportamentos maternos, por exemplo adoptando um brinquedo e tratando-o como seu suposto filho protegendo o, e ficando por vezes violenta quando o tentamos retirar.. ou quando lhe fazemos mal ao bonaco ela chora e fica super aflita pensando que o estamos a magoar, nos repteis em geral o mesmo se pode passar uma femea pequena estando na presenca de determinados ambientes pode engravidar, dai que na maioria dos setups dos bem entendidos eles pra comecar sao opacos para que o geckos que esta dentro nao tenha contacto visual com mais nada. alem disso ha a separacao das femeas de criacao que estao gravidas das outras femeas que nao vao cirar....

espero ter ajudado a perceber mais um pouco deste problema.

ha experiencias/investigacao em humanos (mulheres) em que se reune grupos de mulhere umas em inicio de gravides e outra em periodo fertil mas sem estar fertilizadas e numa percentagem de mulheres nao fertilizadas desenvolvem os mesmo sintomas que as gravidas:

paragem de mestrucao
alteracao hormonal
desenvolvimento das ancas/utero/seios
sintomatologia associada (vomitos nauseas cansaço etc...

e em regra geral isto acontece numa diversa variedade de especies de animais ...
geckomorphs
Membro Veterano

segunda ago 09, 2010 4:27 pm

Thorgarth
Bastante interessante...Quer dizer que por vezes a separação fisica de fêmeas fora de idade/condições de reprodução pode não ser o suficiente para eliminar o risco dos danos derivados de gravidez. Posso presumir no entanto que tal situação será bastante rara nos leopardos não?
Sim..por vezes a separação física não é o suficiente para evitar a gravides, ou seja, a fêmea pode não ter contacto físico com o macho mas pode ficar gravida foi precisamente o que aconteceu com a minha fêmea...ao inicio também achei estranho e dizia a toda gente com falava a fêmea esta gravida porque cruzou, e quando fiz essa pergunta ao vet ele disse-me que era possível devido as condições ideias e a libertação das fernomonas dos machos elas podem perfeitamente engravidar devido a esses factores o organismo da fêmeas iniciam a formulação do ovo sendo certo que são inférteis porque não foram fecundados pelo esperma do macho..
É claro que é uma situação rara mas acontece...
geckomorphs
Membro Veterano

segunda ago 09, 2010 6:16 pm

Já agora aproveito e deixo aqui um site sobre retenção....aconselho não só para quem tem lagartos mas também quem tem cobras e muitos outros repteis....

Lizards
The most common cause of dystocia in lizards is the absence of a suitable nesting site and media. A lizard progressing normally through the period of carrying gestating eggs or fetus will not be eating, but will be alert and active. Their usually physical grace may be compromised, especially as their lower half becomes swollen with the developing eggs or fetuses, but they are able to move around, climbing and roosting as usual. A lizard suffering from dystocia, on the other hand, will become lethargic, depressed, nonresponsive. If the laying media is not of the right consistency, the lizard may spend hours kicking the dirt out, then wandering around, making digging attempts almost anywhere. This latter activity is more frenzied, and the lizard grows weaker and more visibly stressed, as the pressure to lay the eggs mounts. Straining may be seen, as may the prolapse of cloacal or oviductal tissue. Lizards can tolerate dystocias for considerably less time than can snakes, often only a matter of days, and so should be evaluating medically soon after such signs are observed. Many lizards can produce and lay eggs, just as can chickens and humans, without being mated.

Fonte com muita boa informaçao...
http://www.anapsid.org/dystocia.html
zitapets

terça ago 10, 2010 9:17 am

O tópico foi editado. O fórum serve para partilhar experiências se não deseja partilhar algo, por favor abstenha-se de publicar sobre isso. Para conversa tipo chat, existe o chat do site.

Melhores cumprimentos,
zwara
Membro

terça ago 10, 2010 12:26 pm

lolada :D o forum +e fascista :D nao se pode dizer nada hahahaha bem vindo salazar.....

é como eu digo uns sao filhos de deus outros nem pais tem... é assim mesmo lolol

tambem quero ter esse poder de ter amigos a editar as coisas....lolol

ahahaha anda por ai nesse forum tamta coisa pior e nem editado é

pra essa accao so tenho a dizer LOLADA.... assim vao longe.
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

terça ago 10, 2010 12:33 pm

Este topico mais para frente tinha informaçao util nao era necessario apagar a 2ª pagina!! :?
JA vi topicos piores :evil:
zwara
Membro

terça ago 10, 2010 12:38 pm

� a censura quem pensou que a PIDE parou ai tem a resposta esta VIVA ahahah

deixa la habitua-te a isto � assim sempre pra uns mel pra outros restos...

o que vale � que ja nem ligo siga � a diaparidade que se assiste em portugal

For�a portugal assim vamos longe :D

JA AGORA É AVISAR AS CRIANCINHAS QUE ESTE TOPICO JA PODEM LER O OUTRO DA "GRANDE COLECCAO" ESSE NAO PORQUE AINDA MANTEM LA AS IMAGENS E A NOSSA CONVERSA INTACTA E PODEM FERIR SUSCEPTIBILIDADES...

POIS OS MOD JA FICARAM CANSADOS AO CENSURAR ESTE QUE TIVERAO DE IR TOMAR UM CAFEZINHO .... DEPOIS.... DEPOIS ESQUECERAM-SE :p

ENFIM NO COMMENTS NEEDED
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

terça ago 10, 2010 6:37 pm

voces poe-se ai a implicar, e com bocas aos moderadores depois queixem-se..

Cuidado com o que dizem, pessoal!!!
<strong>Blizzard </strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”