Ajuda para gatinho com Felv
Moderador: mcerqueira
Olá,
Eu sou a Marta e tenho uma gatinho amoroso chamado Alex.
Ele apareceu-me muito pequenino á porta de casa á cerca de dois anos. È um doce, um mimalhas e eu adoro-o!
Infelizmente á mês e meio foi-lhe diagnosticado FELV positivo e Linfoma nos gânglios linfáticos.
Tinha começado a perder o apetite, começou com diarreia e achei-o febril.
Esteve internado 2 semanas a soro, antibiótico, tomou [Editado] e seringas de comida de hora a hora.
De novo em casa perdeu ainda mais peso nos primeiros 2 ou 3 dias pois não comia absolutamente nada e eu devido ao meu trabalho, só conseguia dar-lhe uma seringa de comida de manhã e mais duas ou 3 á tarde/noite deitando-me já por volta da meia-noite, 1h da manha e voltando a acordar as 6h.
Agora conto com a ajuda preciosa da minha sogra que lhe dá as seringas de comida na minha ausência.
Estamos a dar-lhe 20ml de duas em duas horas mais ou menos de convalescence ou recovery da royal canin. Recomendação veterinária.
Nesta rotina mantem-se nos 2kg300gr há uns dias. Não voltou a fazer diarreia. Faz um cocozinho normal uma vez por dia. Bebe muita água, logo faz muito xixi. A veterinária diz que é normal.
Tenho também controlado a febre.
Ele sempre foi muito debiqueiro na comida e muito difícil de satisfazer. Só gosta de granulados e não pode ser qualquer um. Pates nem pensar e pedacinhos tipo gourmet adora simplesmente lamber-lhes o molho. Experimentei várias qualidades de leite para gatos mas nunca lhes tocou. Dei-lhe a cheirar do nosso leite magro e nada. Até lhe dei a cheirar da nossa comida e nada. Adorava pescada cozida que sempre lhe dei a gosto sem sal nenhum.
Infelizmente agora nem o peixinho, não come absolutamente nada!
Estou desesperada, pois está muito fraquinho e sonolento.
Não podemos indefinidamente continuar a forçar-lhe a comida. Ele já começa a ficar farto desta rotina. Olha-nos com um olhar de reprovação e tristeza!
Sempre que me aproximo fica desconfiado, afinal eu sou a mázona que lhe enfia a comida goela abaixo!
A veterinária disse-me que não havia nada para lhe abrir o apetite! Como é possível!
Bem sei que esta doença não tem cura e que andaremos na corda bamba daqui para a frente, também sei que a esperança de vida é pouca. Não tenho grandes ilusões.
Mas se ele ganhasse peso poderia combater a doença mais facilmente e quem sabe, fazer-nos companhia com alguma qualidade durante mais uns tempinhos. Só não quero vê-lo a sofrer!
A veterinária diz-me que ele não tem dores. Tudo bem, mas sofre certamente pois está no fundo “anoretico” não é verdade!
Hoje por iniciativa própria comprei e dei-lhe [Editado].
É um estimulante de apetite que se dá ás crianças. Para idades a partir dos dois anos 6ml/dia.
3ml antes de almoço e 3ml antes do jantar.
Dei-lhe apenas 1 ml por volta das 7h da manha, pois não sei muito bem que quantidade lhe dar. Mas penso que não exagerei.
Dar-lhe-ei mais 1 ml logo as 7h da tarde e vamos ver o que acontece.
Espero que resulte!
Por favor, será que alguém me poderia ajudar/aconselhar . Alguêm que tenha passado ou esteja a passar por este pesadelo com o seu amorzinho lá de casa?
Obrigada!
Eu sou a Marta e tenho uma gatinho amoroso chamado Alex.
Ele apareceu-me muito pequenino á porta de casa á cerca de dois anos. È um doce, um mimalhas e eu adoro-o!
Infelizmente á mês e meio foi-lhe diagnosticado FELV positivo e Linfoma nos gânglios linfáticos.
Tinha começado a perder o apetite, começou com diarreia e achei-o febril.
Esteve internado 2 semanas a soro, antibiótico, tomou [Editado] e seringas de comida de hora a hora.
De novo em casa perdeu ainda mais peso nos primeiros 2 ou 3 dias pois não comia absolutamente nada e eu devido ao meu trabalho, só conseguia dar-lhe uma seringa de comida de manhã e mais duas ou 3 á tarde/noite deitando-me já por volta da meia-noite, 1h da manha e voltando a acordar as 6h.
Agora conto com a ajuda preciosa da minha sogra que lhe dá as seringas de comida na minha ausência.
Estamos a dar-lhe 20ml de duas em duas horas mais ou menos de convalescence ou recovery da royal canin. Recomendação veterinária.
Nesta rotina mantem-se nos 2kg300gr há uns dias. Não voltou a fazer diarreia. Faz um cocozinho normal uma vez por dia. Bebe muita água, logo faz muito xixi. A veterinária diz que é normal.
Tenho também controlado a febre.
Ele sempre foi muito debiqueiro na comida e muito difícil de satisfazer. Só gosta de granulados e não pode ser qualquer um. Pates nem pensar e pedacinhos tipo gourmet adora simplesmente lamber-lhes o molho. Experimentei várias qualidades de leite para gatos mas nunca lhes tocou. Dei-lhe a cheirar do nosso leite magro e nada. Até lhe dei a cheirar da nossa comida e nada. Adorava pescada cozida que sempre lhe dei a gosto sem sal nenhum.
Infelizmente agora nem o peixinho, não come absolutamente nada!
Estou desesperada, pois está muito fraquinho e sonolento.
Não podemos indefinidamente continuar a forçar-lhe a comida. Ele já começa a ficar farto desta rotina. Olha-nos com um olhar de reprovação e tristeza!
Sempre que me aproximo fica desconfiado, afinal eu sou a mázona que lhe enfia a comida goela abaixo!
A veterinária disse-me que não havia nada para lhe abrir o apetite! Como é possível!
Bem sei que esta doença não tem cura e que andaremos na corda bamba daqui para a frente, também sei que a esperança de vida é pouca. Não tenho grandes ilusões.
Mas se ele ganhasse peso poderia combater a doença mais facilmente e quem sabe, fazer-nos companhia com alguma qualidade durante mais uns tempinhos. Só não quero vê-lo a sofrer!
A veterinária diz-me que ele não tem dores. Tudo bem, mas sofre certamente pois está no fundo “anoretico” não é verdade!
Hoje por iniciativa própria comprei e dei-lhe [Editado].
É um estimulante de apetite que se dá ás crianças. Para idades a partir dos dois anos 6ml/dia.
3ml antes de almoço e 3ml antes do jantar.
Dei-lhe apenas 1 ml por volta das 7h da manha, pois não sei muito bem que quantidade lhe dar. Mas penso que não exagerei.
Dar-lhe-ei mais 1 ml logo as 7h da tarde e vamos ver o que acontece.
Espero que resulte!
Por favor, será que alguém me poderia ajudar/aconselhar . Alguêm que tenha passado ou esteja a passar por este pesadelo com o seu amorzinho lá de casa?
Obrigada!
Olá Marta, lamento imenso o que o seu gatinho e a senhora estão a passar neste momento. Pela minha experiencia é muito dificil prever como é que um gato com o FelV "se desenvolve", uns vão muito abaixo repentinamente e outros aparentam ser extremamente saudaveis. Em relação aos ganglios já nada posso dizer e o melhor é esperar um pouco pelas respostas das veteranas da casa que estou certa saberão ajuda-la muito mais e melhor.. Cuidado ao dar medicamentos humanos ao seu gatinho porque podem não lhe fazer muito bem, e estando ele debilitado pior ainda. Tente continuar a dar-lhe a comida com a seringa porque é dificil estabilizar gatos com felv e pode ser que ele melhore um pouco daqui a uns tempos. Desejo-lhe muita boa sorte Marta, e espero que o Alex fique melhor.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm
Maesteves, também eu lamento muito a doença do Alex e a situação pela qual está a passar.
Nunca tive um gato doente com FElV e só em dois casos tive gatos que, devido a outras patologias, tinham falta de apetite, mas isso acabou por se resolver quando outros factores melhoraram.
Pelo que escreveu, certamente a Maesteves já está suficientemente elucidada sobre a doença e sobre as possibilidades terapêuticas, que julgo incluírem o tratamento com córticos e a quimioterapia, mas que são sempre avaliadas caso a caso.
Só lhe queria dizer duas coisas.
Uma é que não dê medicamentos humanos ao Alex. Compreendo bem que queira tentar tudo, mas telefone à sua veterinária e pergunte-lhe que outro estimulante de apetite ou vitaminas poderá dar ao seu gatinho.
Outra -- e espero não lhe parecer dura ao dizer isto, a intenção é exactamente a contrária -- é que não deixe que o seu gatinho viva sem qualidade de vida para além do que é razoável quando temos esperança numa recuperação.
Um abraço e muita força.
Nunca tive um gato doente com FElV e só em dois casos tive gatos que, devido a outras patologias, tinham falta de apetite, mas isso acabou por se resolver quando outros factores melhoraram.
Pelo que escreveu, certamente a Maesteves já está suficientemente elucidada sobre a doença e sobre as possibilidades terapêuticas, que julgo incluírem o tratamento com córticos e a quimioterapia, mas que são sempre avaliadas caso a caso.
Só lhe queria dizer duas coisas.
Uma é que não dê medicamentos humanos ao Alex. Compreendo bem que queira tentar tudo, mas telefone à sua veterinária e pergunte-lhe que outro estimulante de apetite ou vitaminas poderá dar ao seu gatinho.
Outra -- e espero não lhe parecer dura ao dizer isto, a intenção é exactamente a contrária -- é que não deixe que o seu gatinho viva sem qualidade de vida para além do que é razoável quando temos esperança numa recuperação.
Um abraço e muita força.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Disparates. Só os medicamentos humanos podem ajudar neste momento, e fez muitíssimo bem em comprar o [Editado]. Eu uso em comprimidos e dou 1/4 ou meio. Se o [Editado] não resultar, o [Editado] resulta (comummente conhecido como [Editado]). Ele continua a fazer o protocolo de [Editado]?
Linfoma tem um prognóstico mau, como sabe... e entendendo que o gatinho não deve sofrer, aconselhava-a a ponderar a eutanásia. Linfoma não tem cura. Se fosse simplesmente FELV, assintomático, ainda valia a pena tentar, mas neste caso, cada dia mais é um dia de sofrimento para ele. E para si, que o vê definhar e se sente impotente.
Fale com os seus vets e, na dúvida, peça uma 2ª opinião. Pessoalmente aconselho a Dra Lena, da João XXI, em Lx: pode experimentar ligar para lá e pedir para falar com ela.
Que tudo corra pelo melhor e lembre-se que, depois de lhe ter dado uma boa vida, pode agora proporcionar-lhe um fim digno e pleno de amor. Fale com o bichano, diga-lhe que pode ir, que não se zanga... Muita força, sim?
Linfoma tem um prognóstico mau, como sabe... e entendendo que o gatinho não deve sofrer, aconselhava-a a ponderar a eutanásia. Linfoma não tem cura. Se fosse simplesmente FELV, assintomático, ainda valia a pena tentar, mas neste caso, cada dia mais é um dia de sofrimento para ele. E para si, que o vê definhar e se sente impotente.
Fale com os seus vets e, na dúvida, peça uma 2ª opinião. Pessoalmente aconselho a Dra Lena, da João XXI, em Lx: pode experimentar ligar para lá e pedir para falar com ela.
Que tudo corra pelo melhor e lembre-se que, depois de lhe ter dado uma boa vida, pode agora proporcionar-lhe um fim digno e pleno de amor. Fale com o bichano, diga-lhe que pode ir, que não se zanga... Muita força, sim?

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm
Chamarrita, por respeito à autora do tópico e à situação em causa, não vou dar resposta ao seu post anterior.
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
e que resposta havia de dar? O gatinho tem linfoma, por amor de Deus... acha que é preocupante dar medicamentos de "uso humano" num caso destes? Se são os proprios vets q os recomendam e usam! Tenho um gato em recuperação de uma lipidose hepática, se não lhe tivessem dado (editado - moderação pouco atenta!) já não estava vivo. E olhe que faz mal ao fígado, mas morrer faz pior...
Com um diagnóstico de linfoma associado a FELV, o gato pode tomar e comer tudo, basicamente. Desde que se sinta bem...
edição: a forista pediu ajuda e conselhos, a ela cabe aceitar ou refutar. Eu tenho alguma experiência com prognósticos maus e falta de apetite, já me morreram este ano 3 gatos com PIF. Quando não há nada a fazer... faz-se tudo!
Com um diagnóstico de linfoma associado a FELV, o gato pode tomar e comer tudo, basicamente. Desde que se sinta bem...
edição: a forista pediu ajuda e conselhos, a ela cabe aceitar ou refutar. Eu tenho alguma experiência com prognósticos maus e falta de apetite, já me morreram este ano 3 gatos com PIF. Quando não há nada a fazer... faz-se tudo!
Última edição por Chamarrita em quinta ago 12, 2010 1:26 pm, editado 1 vez no total.
Há afirmações que pura e simplesmente não se fazem. Por acaso a forista acertou num medicamento que é usado em gatos, mas podia não o ser. O que a IHaveADream queria dizer era que não devem ser usados medicamentos humano sem conselho veterinário.Chamarrita Escreveu:Disparates. Só os medicamentos humanos podem ajudar neste momento ...
Não havia necessidade de ser desagradável e como não é permitido indicar medicamentos na Arca, irei reportar a mensagem.
Marta, lamento muito a sua situação. Considerando o linfoma e o ter que forçar comida ao gatinho, possivelmente estará na altura de o ajudar a partir. Mas será boa ideia consultar um outro vet, para não ter duvidas quanto ao tratamento possivel. Mas aconselho a que não entre em tratamentos complicados que o façam sofrer - dar-lhes paz e dignidade na passagem para o outro lado é um acto de amor. Muita força!
Editado para retirar a informação dos medicamentos
Última edição por Bingley em quarta ago 11, 2010 7:50 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Não foi por acaso.Bingley Escreveu:[ Por acaso a forista acertou num medicamento que é usado em gatos, mas podia não o ser.
-
- Membro Veterano
ainda bem que citou os medicamentos mencionados, assim só reforçou a ideia. E cometeu o mesmo erro, como o monge que grita silêncio. Faça lá as queixinhas, que adianta imenso!Bingley Escreveu: irei reportar a mensagem.

Obrigada pelo aviso - já rectifiquei a situação. Não tem nada a ver com ser queixinhas - regras são para cumprir e esta muito especialmente.Chamarrita Escreveu:ainda bem que citou os medicamentos mencionados, assim só reforçou a ideia. E cometeu o mesmo erro, como o monge que grita silêncio. Faça lá as queixinhas, que adianta imenso!Bingley Escreveu: irei reportar a mensagem.
entendo a ideia de nao incentivar o uso de medicamentos sem prescrição do vet.
no entanto confirmo que sao exactamente esses dois que se usam com frequencia em gatos com anorexia marcada e mau estadp geral ou doenças terminais.
a minha queen tb tomou.
foi exactamente na fase em q ela ja nos olhava com as seringas na mao que me passou a custar mto faze-lo... no inicio ela tambem ia deixando, depois passou a ser quase uma tortura....
com felv e um linfoma e com esse estado geral infelizmente a qualidade de vida dele deve estara a deteriorar-se rapidamente... preencha-o de muito carinho e pense no que gostaria que lhe fizessem a si, depois decida o que o seu coração mandar
no entanto confirmo que sao exactamente esses dois que se usam com frequencia em gatos com anorexia marcada e mau estadp geral ou doenças terminais.
a minha queen tb tomou.
foi exactamente na fase em q ela ja nos olhava com as seringas na mao que me passou a custar mto faze-lo... no inicio ela tambem ia deixando, depois passou a ser quase uma tortura....
com felv e um linfoma e com esse estado geral infelizmente a qualidade de vida dele deve estara a deteriorar-se rapidamente... preencha-o de muito carinho e pense no que gostaria que lhe fizessem a si, depois decida o que o seu coração mandar
Bom dia,
E muito Obrigada a todos pela força e os conselhos.
Não queria causar qualquer transtorno a ninguêm, penso que não vale a pena...
Já tudo me passou pela cabeça e tambêm já me foi colocada a hipotese de que se ele não ultrapassar esta magreza extrema que o melhor é deixá-lo partir...
Custa me muito mas tenho andado a mentalizar-me desde então.
O Alex foi visto por dois veterinários. Eu sou sócia de Associação Zoofila e estive lá com ele.
Agora tem estado a ser seguido aqui mesmo na Quinta do Conde numa Veterinária que me aconselharam.
O prognostico foi o mesmo, penso que está a ser bem seguido.
A ideia do [Editado]veio-me depois de muita pesquisa na Net e de verificar variadissimas pessoas a mencioná-lo para este efeito.
Jamais daria alguma coisa ao meu anjinho sem ter bastante segurança nisso.
Qiz no entanto ter mais conselhos a respeito.
Bem sei que deveria ter perguntado á veterinária mas já ando desesperada.
Hoje o Alex vai levar mais uma injecção de [Editado]. Vamos ver o que me dizem.
Ontem o [Editado] não produziu qualquer efeito.
Naõ sei se a quantidade que lhe dei será suficiente para isso, pois deu a medo, ou se demora a actuar no organismo.
Sabem dizer-me?
Continuamos a levar um dia de cada vez, infelizmente com poucas esperanças mas com muita força e sobretudo com muito amor.
Obrigada a todos
Um grande Abraço
E muito Obrigada a todos pela força e os conselhos.
Não queria causar qualquer transtorno a ninguêm, penso que não vale a pena...
Já tudo me passou pela cabeça e tambêm já me foi colocada a hipotese de que se ele não ultrapassar esta magreza extrema que o melhor é deixá-lo partir...
Custa me muito mas tenho andado a mentalizar-me desde então.
O Alex foi visto por dois veterinários. Eu sou sócia de Associação Zoofila e estive lá com ele.
Agora tem estado a ser seguido aqui mesmo na Quinta do Conde numa Veterinária que me aconselharam.
O prognostico foi o mesmo, penso que está a ser bem seguido.
A ideia do [Editado]veio-me depois de muita pesquisa na Net e de verificar variadissimas pessoas a mencioná-lo para este efeito.
Jamais daria alguma coisa ao meu anjinho sem ter bastante segurança nisso.
Qiz no entanto ter mais conselhos a respeito.
Bem sei que deveria ter perguntado á veterinária mas já ando desesperada.
Hoje o Alex vai levar mais uma injecção de [Editado]. Vamos ver o que me dizem.
Ontem o [Editado] não produziu qualquer efeito.
Naõ sei se a quantidade que lhe dei será suficiente para isso, pois deu a medo, ou se demora a actuar no organismo.
Sabem dizer-me?
Continuamos a levar um dia de cada vez, infelizmente com poucas esperanças mas com muita força e sobretudo com muito amor.
Obrigada a todos
Um grande Abraço
O tópico foi editado. Não é permitido publicar nomes de medicamentos e dosagens. Só os veterinário o podem fazer, por favor informe-se junto de um. O tópico fica disponível para partilha de experiência de casos de gatos com esta doença. Caso persistam os conselhos sobre medicamentos, é bloqueado.
Melhores cumprimentos,
Melhores cumprimentos,
-
- Membro Veterano
Marta, se os editados não fizeram qualquer efeito, não me parece que haja muito a fazer...
Tratar com pouca ou nenhuma esperança é horrível para nós, demasiado desgastante, não estamos preparados para isso... e os bichanos tb sentem. Não permita que o seu gatinho sofra mais... Adormecê-lo seria um grande acto de amor. muita, muita força e coragem!

Boa Tarde a todos.
Hoje perdi o meu anjinho. A luta pela sobrevivência terminou. Ontem á noite a ultima seringa de comida foi muito dificil. Não insisti. Resolvi que ele merecia descanso.
Continuava sossegado como nos ultimos tempos, parecia não ter dores. Deixei-o dormir.
Fui tambêm tentar dormir mas dei voltas toda a noite e por volta das 5h da amanha levantei-me para o ver. Achei-o ainda mais fraco, mas ainda sossegado, tinha vomitado. Fui-lhe dando água. Aceitou.
Ainda lhe preparei uma ultima seringa de papinha mas por volta das 8h da manha o mundo desabou. Agitou-se muito e começou a queixar-se. Chamei o meu marido a correr para irmos para o Hospital Veterinário mas o meu anjinho partiu, iamos no caminho.
Aconteceu tudo tão rápidamente.
Em 2008 quando este amorzinho apareceu eu estava no fundo do poço. A minha mãe havia cometido suicidio à pouco tempo e ele foi como o Sol que entrou no meu coração.
Era tão querido, tão meiguinho. Estou de rastos. Tinhamos tanto por viver ainda.
Mas agora após quase dois meses de esforços ele partiu. Está em paz.
Quero agradecer a todos quantos me ajudaram nestas horas de desespero e que de alguma forma dispensaram algum do seu tempo e da sua amizade por estes anjinhos, para me acoselhar e apoiar.
A todos um Muito Obrigado!
Hoje perdi o meu anjinho. A luta pela sobrevivência terminou. Ontem á noite a ultima seringa de comida foi muito dificil. Não insisti. Resolvi que ele merecia descanso.
Continuava sossegado como nos ultimos tempos, parecia não ter dores. Deixei-o dormir.
Fui tambêm tentar dormir mas dei voltas toda a noite e por volta das 5h da amanha levantei-me para o ver. Achei-o ainda mais fraco, mas ainda sossegado, tinha vomitado. Fui-lhe dando água. Aceitou.
Ainda lhe preparei uma ultima seringa de papinha mas por volta das 8h da manha o mundo desabou. Agitou-se muito e começou a queixar-se. Chamei o meu marido a correr para irmos para o Hospital Veterinário mas o meu anjinho partiu, iamos no caminho.
Aconteceu tudo tão rápidamente.
Em 2008 quando este amorzinho apareceu eu estava no fundo do poço. A minha mãe havia cometido suicidio à pouco tempo e ele foi como o Sol que entrou no meu coração.
Era tão querido, tão meiguinho. Estou de rastos. Tinhamos tanto por viver ainda.
Mas agora após quase dois meses de esforços ele partiu. Está em paz.
Quero agradecer a todos quantos me ajudaram nestas horas de desespero e que de alguma forma dispensaram algum do seu tempo e da sua amizade por estes anjinhos, para me acoselhar e apoiar.
A todos um Muito Obrigado!