Linfoma canino.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mar72
Membro Veterano
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

quarta ago 11, 2010 8:26 pm

pois claro q variam. mas é um linfoma de celulas B ou T. e que subtipo? e é positivo para que marcadores?

se nao sabem tudo isto nem sequer estao preparados para dizer que tipo de quimio ele deve fazer.

foi biopsia de um ganglio?

e depois os principais protocolos em gatos sao de 3 em 3 semanas ... por acaso em caes nunca li em pormenor mas pensava q o esquema era o mesmo ja q eram os mesmo farmacos
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

quarta ago 11, 2010 9:40 pm

Fez a um gânglio.
Sei que inicialmente são 6 sessões semanais e depois sim vai diminuindo o tratamento.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta ago 11, 2010 10:55 pm

Em cães é diferente, Mar72. Os gatos têm um organismo muito diferente, enquanto a cortisona opera milagres sem efeitos secundários relevantes, a quimioterapia é agressiva e não são conhecidos grandes benefícios, na maioria dos casos. Claro que os casos diferem, estou a falar de um modo geral. Já os cães respondem pior à cortisona (com efeitos secundários semelhantes aos "nossos") mas muito melhor à quimio... eu consultaria um oncologista, de qualquer forma. É a pessoa mais capacitada para propôr tratamentos ou alternativas.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta ago 11, 2010 11:03 pm

Na verdade não é preciso tanta precisão no diagnóstico, ou seja, saber se são células T, B, etc, dadas as circunstâncias, na minha opinião. Os protocolos utilizados são os mais conhecidos, utilizados em humanos, mas administrados de forma 'mais leve', pois nos cães a intenção não é a cura, mas prolongar a vida do animal. Não variam muito, e anda tudo à roda da vincristina, ciclofosfamida, etc.

Os cães fazem sessões semanais. Mais do que isso o animal não aguenta, e menos que isso não dá resultado. Não há cura, há REMISSÃO. E a remissão pode durar meses, com sorte um ano. Depende.
Normalmente são feitas de seis a oito sessões de vincristina, apoiadas por outras drogas fortíssimas, no protocolo de indução. Ao fim da sexta sessão são feitas análises para ver o estado do animal, que normalmente apresenta um quadro de anemia que pode ser grave, pois todas as drogas provocam mielossupressão grave. Conforme o estado do animal, o protocolo de manutenção tem de ser protelado para dar tempo à medula óssea de produzir células vermelhas e o animal recuperar um pouco da anemia. Depois inicia-se o protocolo de manutenção, com drogas mais leves (ou apenas com cortisona). O cão toma sempre a cortisona e vai tomá-la para o resto da vida.

A cortisona, por si só, faz o tumor regredir e dá ao animal mais tempo de vida. É uma opção, e uma boa opção se não se pode fazer a quimioterapia.

Não vejo, sinceramente, necessidade de consultar um oncologista. Para que? As opções são claras: quimioterapia, cortisona, ou não tratar. Nenhum oncologista vai fazer um milagre, a não ser que não cobre pelos tratamentos.

O que está aqui em causa, e que temos de respeitar, é uma pessoa que ama o seu animal, mas que não tem condições de o tratar com quimioterapia. Não adianta andarmos a torturar a rapariga. Ela já foi ao Vet, fez as análises, a citologia, e o que pode fazer é dar-lhe a cortisona. E ela vai conseguir dar a ele ainda um bom tempo com qualidade de vida.

Força, Kiba! Força, Dona do Kiba! Há de correr bem. Vai ver que assim que começar a dar-lhe o Lepicortinolo, os gânglios desincham logo. O cancro está lá, mas a cortisona é capaz de o manter quieto por um bom tempo.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta ago 11, 2010 11:35 pm

Condessa Escreveu: Não vejo, sinceramente, necessidade de consultar um oncologista. Para que? As opções são claras: quimioterapia, cortisona, ou não tratar. Nenhum oncologista vai fazer um milagre, a não ser que não cobre pelos tratamentos.
fiquei com a impressão q os vets q estão a seguir o Kiba não estavam muito à vontade, mas deve ter sido mesmo só impressão... daí ter proposto a consulta a um oncologista.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Bugoide
Membro Veterano

quarta ago 11, 2010 11:54 pm

O linfoma do Kiba ainda não está muito avançado.
Eu já estou a fazer o que posso de momento, mas estou a lutar para mais.
Não me adianta muito falar com um ontologista se não vou ter dinheiro por agora para me mexer...

Adoptei-o já adulto e em péssimo estado. Assustado, doente, esquelético e com muitas mordidelas. Ele pesava 15kg, agora pesa 37kg e está dentro do peso normal.

Muita gente me disse que era um risco muito grande adoptar um cão desta raça com a idade que tinha, mas eu nunca quis ouvir o que me disseram e desde então ganhei uma enorme afeição por esta raça.
Dei-lhe uma vida cheia de mimo e carinho e continuarei a dar.
Foi e é o melhor cão que alguma vez tive.

Espero que ele possa estar comigo um pouco mais, pois eu vou estar sempre ao pé dele.

Só gostava de facto de poder fazer mais e espero que ele me perdoe por isso.
Chamarrita
Membro Veterano

quarta ago 11, 2010 11:59 pm

Nem há nada a perdoar... está a fazer o seu melhor. :) que o canito possa ainda ter uma boa vida, o tempo que por cá andar, é o que é preciso! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
estrelinhaaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am

quinta ago 12, 2010 8:19 am

Boa Sorte e Muita Força!

Não pense todos os dias nisso, dê-lhe a vida que sempre deu, e o carinho que sempre deu, se ele estiver bem, não irá ser diferente...

Continue a tentar fazer com que lhe possa dar a quimio, se realmente isso for bom para ele, se a cortisona já remediar, é sinal que o linfoma não é assim tao grave e o canito ainda vai viver muito tempo feliz :)
mar72
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 11:59 am

no protocolo de indução a vincristina é semanal?

ja agora aproveito para dizer que a minha gata fez corticos em associação a quimio e q tolerou as sessoes espantosamente sem quase nenhuns efeitos laterais dos farmacos...
ela fazia vincristina e ciclofosfamida e depois adicionou clorambucil.

o oncologista estava em lisboa e nos no porto. como nao era possivel fazer la ele prescreveu os protocolos . arranjei um vet q fizesse ca e q se manteve sempre em contacto com o oncologista e foi ajustando as coisas consoante a necessidade. quando fazia os controlos analiticos enviava tb ao oncologista. nunca gastei tanto por sessao.
mas nos gatos o protocolo é inicialmente de vincristina de 3 em 3 semanas
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quinta ago 12, 2010 3:15 pm

De acordo com o protocolo utilizado pelo vet da minha cadela Sasha, e que foi apoiado por um oncologista, fazia-se semanalmente a vincristina. Havia outras drogas, no protocolo de indução. O 'ataque' foi violento, ao início, mas surtiu efeito. Na ecografia final, não havia sinais nenhuns do linfoma, e as análises estavam razoáveis, sendo que ela apresentava anemia bastante relevante. Ela passou pela quimioterapia muito bem, sem grandes problemas. Teve falta de apetite, mas eu arranjei forma de alimentá-la sem que ela cuspisse tudo.

Ela teve uma valente recaída em janeiro deste ano, e fez o protocolo de resgate, desta vez só com a vincristina (porque as condições dela não eram as melhores, uma vez que desenvolveu diabetes) e a cortisona. Passámos por momentos muito complicados, ela ficou cega (o tumor a cegou), e ela esteve muito mal, mas houve uma ´reviravolta' de um momento para o outro, e o que posso dizer é que está aqui comigo, de férias, e dia 04 de setembro vai completar 12 anos. Tem uma vida normal, passeia, brinca, come bem, ladra feito maluca, anda pela casa toda, sabe onde estou, e anda sempre atrás de mim. Vem me receber quando chego a casa, e se alguém não sabe os problemas todos que ela tem, não imagina, ao olhar para ela, que é uma cadela a viver um 'tempo emprestado'. Está bonita e com um pêlo brilhante. Vamos ver se ela chega comigo até ao Natal.

Este tópico é do Kiba. E eu desejo ao Kiba e à sua dona, que vivam ainda muitos bons momentos. E eles vão viver. Infelizmente o cancro tem sido uma constante na vida dos animais de estimação. O importante não é gastar mundos e fundos, mas dar ao animal o que se pode, e mantê-lo feliz e com qualidade de vida enquanto pudermos. Quando não for mais possível,
é dar-lhes a prova última e derradeira do nosso amor, deixando-os ir e libertando-os de sofrimento injustificado e sem sentido.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
mar72
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 3:47 pm

obrigada condessa. eu so conheo bem os protocolos nos gatos mas fico sempre curiosa por saber ainda mais destes assuntos.

kiba muita força.
Bugoide
Membro Veterano

sexta ago 13, 2010 1:17 pm

O Kiba arrebitou rapidamente na manhã seguinte após a primeira toma dos comprimidos.
Os gânglios realmente desapareceram a olho nú.. até estranhei a reacção tão rápida. Costumava ver-se o inchaço ao longe, e agora até ao mexer não sinto nada.
Eu sei que a melhora dele vai ser temporária, mas ao menos fico feliz de o estar a ver tão activo novamente.

Ontem fomos correr num campo de cultivação perto de minha casa. Parecia um louco atrás de gafanhotos, ultimamente andava tão mole e cansadinho..
Fiquei muito feliz de o ver tão contente e louco!

Espero que ainda possa estar comigo mais uns mesitos..

Lambidelas do Kibinha~~!
estrelinhaaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am

sexta ago 13, 2010 1:24 pm

Que Bom!!! :)

Vai ver que o Kiba ainda vai surpreende-la muito!!!

Muito Boa Sorte para o Kiba e Força!! :D

Vá dando novidades do Kibinha Lindão!
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sexta ago 13, 2010 1:52 pm

Que boas notícias!!

Concordo com a Estrelinhaaa, o Kiba vai surpreendê-la, eles são uns guerreiros.

Vá dando novidades desse menino e muitas felicidades :D :D
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
Bugoide
Membro Veterano

sexta ago 13, 2010 2:09 pm

Assim darei!

Muito obrigada por tudo ^-^.
Responder

Voltar para “Cães”