Streeeesss... Tenho a minha Zuca Internada:(
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz
Tem 5 aninhos feitos algures por Janeiro, tem sido uma gata saudável, mas de vez em quando tem um sintoma de tosse.
Hà dois anos (tinha 3 anos então) a vet chegou à conclusão que seria uma pequena virose, uma infecção, as análises que fez não indicaram nem bronquite nem asma, nem nada mais grave, o certo é que fez antibiótico uns 5 dias e ficou boa, deixou de tossir que aliás era o seu único sintoma...
a vet na altura não fez raio x por ela ser demasiado nova para se tratar de um tumor, será que devia ter insistido na altura?
também creio que se fosse um tumor maligno que tivesse surgido na altura hà dois anos ela não teria sobrevivido tanto tempo ...
Ontem e anteontem começou a tossir de novo muito de vez em quando , hoje de manhã levei-a ao vet, ficou lá pra que ela a observe o dia todo e com sorte assista à tosse e à respiração dela...
Vai fazer raio x ao torax e pulmões pois agora tem 5 anos... não sei, nem quero pensar se se tratar de um tumor no pulmão! estou tão ansiosa, não e consigo concentrar em nada! e a vet so me ficou de telefonar às 15 e 30 da tarde!
não tenho conhecimento de casos de tumores em pulmão em gatos tão novos.... e vocês?
Hà dois anos (tinha 3 anos então) a vet chegou à conclusão que seria uma pequena virose, uma infecção, as análises que fez não indicaram nem bronquite nem asma, nem nada mais grave, o certo é que fez antibiótico uns 5 dias e ficou boa, deixou de tossir que aliás era o seu único sintoma...
a vet na altura não fez raio x por ela ser demasiado nova para se tratar de um tumor, será que devia ter insistido na altura?
também creio que se fosse um tumor maligno que tivesse surgido na altura hà dois anos ela não teria sobrevivido tanto tempo ...
Ontem e anteontem começou a tossir de novo muito de vez em quando , hoje de manhã levei-a ao vet, ficou lá pra que ela a observe o dia todo e com sorte assista à tosse e à respiração dela...
Vai fazer raio x ao torax e pulmões pois agora tem 5 anos... não sei, nem quero pensar se se tratar de um tumor no pulmão! estou tão ansiosa, não e consigo concentrar em nada! e a vet so me ficou de telefonar às 15 e 30 da tarde!
não tenho conhecimento de casos de tumores em pulmão em gatos tão novos.... e vocês?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
tente manter a calma e esperar pelo resultado do raio X.
a tosse pode ser muita coisa, até bolas de pêlo a querer sair. Esperemos q não seja nada grave! 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Eu não acho que a idade do animal seja impeditivo para o aparecimento de qualquer doença.
No entanto, não sofra por antecipação. Ela está em boas mãos e estão a tratar dela. Antes de saber os resultados, há que ter calma e não pensar já no pior.
Muita força!
No entanto, não sofra por antecipação. Ela está em boas mãos e estão a tratar dela. Antes de saber os resultados, há que ter calma e não pensar já no pior.
Muita força!
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!" - Campanha de adopção no Brasil
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
- Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...
Zuca,tente manter a calma,não sofra por antecipação...a sua menina sente a sua ansiedade, e isso não é benéfico para nenhuma das duas,mantenha o pensamento positivo,não seja derrotista e vai ver que tudo se resolve! 

<p>Se os humanos têm Alma,os animais também têm Alma. Se os humanos têm Livre Arbítrio, os animais também o têm. Se não podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benefício da dúvida! </p>
<p>Marc Bekoff</p>
<p>Marc Bekoff</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm
Olá Zuca, pense positivo que há-de correr tudo pelo melhor!
Já tem novidades? A vet já lhe ligou?

Já tem novidades? A vet já lhe ligou?
-
- Membro Veterano
Já falei com a vet,
O Raio X mostra os pulmões limpos, escuros, sem massas suspeitas que pudessem indiciar um processo tumoral ou a existência de liquido.
a cavidade toráxica também está normal... Contudo a Zuca no vet não e uma gata meiguinha e quando a vet a osculta ela rosna, mia, bucha e trinta por uma linha e portanto nunca se consegue uma oscultação perfeita.
Vai repetir este Raio X dentro de um mês e meio, dois meses e vai fazer Antibiótico e antinflamatório específicos para questões pulmonares.
Durante este tempo todo ela não voltou a tossir
já da outra vez tb nunca tossiu ao pe da vet...
Mas o que será que esta gata arranja de vez em quando?
devo ir a outro veterinário? eu nao tenho razão de queixa desta ....
Porém ela é de opinião que se se tratasse de um processo tumoral memso que detectado de inicio, não havia nada a fazer , tudo o que se pudesse fazer seria atrasar um processo irreversível ....
será mesmo assim? conhecem animais que tenham melhorado com quimioterapia? será isso só atrasar o seu triste fim ?
O Raio X mostra os pulmões limpos, escuros, sem massas suspeitas que pudessem indiciar um processo tumoral ou a existência de liquido.
a cavidade toráxica também está normal... Contudo a Zuca no vet não e uma gata meiguinha e quando a vet a osculta ela rosna, mia, bucha e trinta por uma linha e portanto nunca se consegue uma oscultação perfeita.
Vai repetir este Raio X dentro de um mês e meio, dois meses e vai fazer Antibiótico e antinflamatório específicos para questões pulmonares.
Durante este tempo todo ela não voltou a tossir

Porém ela é de opinião que se se tratasse de um processo tumoral memso que detectado de inicio, não havia nada a fazer , tudo o que se pudesse fazer seria atrasar um processo irreversível ....
será mesmo assim? conhecem animais que tenham melhorado com quimioterapia? será isso só atrasar o seu triste fim ?
Peço desculpa pela minha ignorância, mas um gato que apanha tosse não pode ter uma virose activada, que depois passe, ou, no caso de poder redundar em pneumonia ou outro processo infeccioso, aborda-se com antibióicos? É que eu não entendo de onde vem o stress com o tumor!!! Parece-me puro alarmismo!!!
Conheci um gato que viveu com tosse (não era meu), durou até ao 14 anos, quando apanhava tosses era tremendo!!! Nunca apanhou pneumonias nem infecções graves (quando piorava e iniciava algum processo mais complexo era medicado e passava). Era gordinho e feliz... só parecia que fumava, de tanto catarro! (E se calhar, do cigarro do dono... nunca se sabe). Algum dia pensaram em tumores? Nem exames lhe fizeram para tal. O gato morreu de velhice... Sem sofrimento, deitou-se normalmente, como sempre, depois de um serão no sofá com os donos e de manhã tinha ido embora... Ainda estava na posição de dormir.
Claro que é assustador um gato viver com tosse, mas de vez em quando acontece apanharem esses sintomas. Faz-se R-x e exame a despistar infecção. Não é nada então aguarda-se...
Os gatos também têm alergias. Tive uma gata que fazia alergia ao pó da areia (quando usávamos areia de W.C. comprada). Comecei a reparar que ela piorava quando saia da caixinha. Passei a comprar uns Pellets (não sei como se escreve) que tinham um cheirinho delicioso a madeira e eram pequenos cilindros castanhos, sem pós. Eles faziam as necessidades e os cilindros desfaziam-se numa espécie de serradura graúda. Nunca mais a gata teve espirros nem tosses (até hoje).
Qual a razão do aparente alarmismo com o tumor?!?!?!?! Está a escapar-me alguma coisa?
Conheci um gato que viveu com tosse (não era meu), durou até ao 14 anos, quando apanhava tosses era tremendo!!! Nunca apanhou pneumonias nem infecções graves (quando piorava e iniciava algum processo mais complexo era medicado e passava). Era gordinho e feliz... só parecia que fumava, de tanto catarro! (E se calhar, do cigarro do dono... nunca se sabe). Algum dia pensaram em tumores? Nem exames lhe fizeram para tal. O gato morreu de velhice... Sem sofrimento, deitou-se normalmente, como sempre, depois de um serão no sofá com os donos e de manhã tinha ido embora... Ainda estava na posição de dormir.
Claro que é assustador um gato viver com tosse, mas de vez em quando acontece apanharem esses sintomas. Faz-se R-x e exame a despistar infecção. Não é nada então aguarda-se...
Os gatos também têm alergias. Tive uma gata que fazia alergia ao pó da areia (quando usávamos areia de W.C. comprada). Comecei a reparar que ela piorava quando saia da caixinha. Passei a comprar uns Pellets (não sei como se escreve) que tinham um cheirinho delicioso a madeira e eram pequenos cilindros castanhos, sem pós. Eles faziam as necessidades e os cilindros desfaziam-se numa espécie de serradura graúda. Nunca mais a gata teve espirros nem tosses (até hoje).
Qual a razão do aparente alarmismo com o tumor?!?!?!?! Está a escapar-me alguma coisa?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bom dia Zuca.zuca_05 Escreveu:Já falei com a vet,
Durante este tempo todo ela não voltou a tossirjá da outra vez tb nunca tossiu ao pe da vet...
Só agora vim dar aqui um saltinho e encontro este teu post...
1º - Se há já 2 Anos ela fazia essa tosse e não piorou e demonstrou que a tosse era "ciclica" e não permanente, por certo que não era tumor. Digo contigo " se fosse já cá não andava" e os sintomas ter-se-iam agravado com o passar do tempo, em 2 Anos. Aliás, se o R/X não mostra manchas nos Pulmões, não tem Tumor. Quando o há, existem manchas numa forma e aspecto muito comprovativos da presença de Tumor.
2º - Mencionas que já da outra vez ela não tossiu aquando na Clinica. Já pensaste que essa tosse, ciclica, pode é ser alergica? Se ela na Clinica não tossiu... deve haver algo que usas em casa que lhe estará a provocar essa, que penso que seja, alergia.
Pensa...! Uso de perfumes, teu ou do teu marido. Uso de ambientadores. Uso de detergentes que ela possa ter algum contacto, nem que mesmo só de vez em quando.... Mantas ou camas para aimais com fibras sinteticas ou até mesmo de lã.
Boa sorte e não sofras por antecipação. Fica há vontade para me chamares caso assim entendas. Estou à tua disposição caso precises duma palavrinha amiga. Um beijinho para ti e as melhoras da Zuquita que ainda vai viver muitos Anos para continuar a fazer companhia à sua amiguinha Meggie.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Olá Leo,
Obrigada, sei que posso contar consigo:)
A vet disse-me exactamente a mesma coisa, pode ser uma tosse alérgica, mas o que acontece é que das duas vezes que teve esta tosse foi sempre no Inverno e nunca teve uma crise tão grande... Agora no Verão é a primeira vez. Já associei ao facto de no Inverno, digo mesmo pino do Inveno, em Janeiro, no escritório costumo ligar um termoventilador pequeno pois aquela é a única divisão em que não tenho ar condicionado, e era um castigo pra tirar as gatas literalmente de cima daquilo sempre que estava ligado... e aí na altura associei logo às diferenças de temperatura. E deve ter sido exactamente isso que aconteceu...
Agora no Verão, mesmo que ligue o ar condicionado nunca é possível que elas estejam em contacto directo com o ar frio... mas claro ela pode ser alérgica a tanta coisa, e se calhar até ao ar condicionado...
O meu alarmismo em relação à gatinha ter um possível tumor apenas se deve ao facto de três gatos que me eram muito próximos terem morrido o 1.º foi fulminante teve de ser abatido no espaço de semanas, 2.º no espaço de dois meses, e o 3.º no espaço de 4 meses..
o 1.º era de um grande amigo meu (tumor pulmonar) o 2.º o de uma colega de trabalho (tumor pulmonar) e o último era o gato do meu marido não se tratava de tumor pulmonar, mas de um linfoma...
Enfim, sei que pode parecer ridículo pra muitos, mas elas são as minhas filhas... e contra mim falo, não se deve humanizar os animais, mas eu acho que não as consigo tratar de outra maneira...
A Zuca está a fazer o tratamento dela que acab daqui a 10 dias, mas esta noite ainda se fartou de tossir e desta vez sei que está pior que das outras, está com a respiração alterada, parece que dá um pequeno soluço de cada vez que respira...
Obrigada, sei que posso contar consigo:)
A vet disse-me exactamente a mesma coisa, pode ser uma tosse alérgica, mas o que acontece é que das duas vezes que teve esta tosse foi sempre no Inverno e nunca teve uma crise tão grande... Agora no Verão é a primeira vez. Já associei ao facto de no Inverno, digo mesmo pino do Inveno, em Janeiro, no escritório costumo ligar um termoventilador pequeno pois aquela é a única divisão em que não tenho ar condicionado, e era um castigo pra tirar as gatas literalmente de cima daquilo sempre que estava ligado... e aí na altura associei logo às diferenças de temperatura. E deve ter sido exactamente isso que aconteceu...
Agora no Verão, mesmo que ligue o ar condicionado nunca é possível que elas estejam em contacto directo com o ar frio... mas claro ela pode ser alérgica a tanta coisa, e se calhar até ao ar condicionado...
O meu alarmismo em relação à gatinha ter um possível tumor apenas se deve ao facto de três gatos que me eram muito próximos terem morrido o 1.º foi fulminante teve de ser abatido no espaço de semanas, 2.º no espaço de dois meses, e o 3.º no espaço de 4 meses..
o 1.º era de um grande amigo meu (tumor pulmonar) o 2.º o de uma colega de trabalho (tumor pulmonar) e o último era o gato do meu marido não se tratava de tumor pulmonar, mas de um linfoma...
Enfim, sei que pode parecer ridículo pra muitos, mas elas são as minhas filhas... e contra mim falo, não se deve humanizar os animais, mas eu acho que não as consigo tratar de outra maneira...
A Zuca está a fazer o tratamento dela que acab daqui a 10 dias, mas esta noite ainda se fartou de tossir e desta vez sei que está pior que das outras, está com a respiração alterada, parece que dá um pequeno soluço de cada vez que respira...
Bom dia Zuca_05!
Concordo com o que já aqui foi dito, pode ser apenas uma tosse alérgica!
Olhe a minha Rita sempre teve uma tossezinha, desde pequenina... nada de alarmante porque eu notava que era apenas quando ela cheirava alguma coisa que tivesse mais pó, quando eu fazia limpezas... sempre vomitou vezes de mais, o que me levou algumas vezes ao vet, mas sempre me foi dito que ela estava bem!
Há 2 meses atrás fiz obras em casa e retirei uma carpete que tinha no corredor... sabe, a Rita nunca mais tossiu e também desde essa altura só vomitou (regurgitou) 1 vez...
Quando fui agora ao vet com a pequenina comentei isso e ela pensa que na verdade a tosse da Rita se devia ao pó daquela passadeira... e o vomitar muitas vezes talvez ao stress (ansiedade)... que desapareceu com a chegada da gatinha mais pequena
Desulpe o relato todo, mas foi apenas para salientar que por vezes nos alarmamos demais quando o motivo por vezes é simples... só que não está logo ali, para nós vermos! Tenha calma e vá dando noticias
Concordo com o que já aqui foi dito, pode ser apenas uma tosse alérgica!
Olhe a minha Rita sempre teve uma tossezinha, desde pequenina... nada de alarmante porque eu notava que era apenas quando ela cheirava alguma coisa que tivesse mais pó, quando eu fazia limpezas... sempre vomitou vezes de mais, o que me levou algumas vezes ao vet, mas sempre me foi dito que ela estava bem!
Há 2 meses atrás fiz obras em casa e retirei uma carpete que tinha no corredor... sabe, a Rita nunca mais tossiu e também desde essa altura só vomitou (regurgitou) 1 vez...

Quando fui agora ao vet com a pequenina comentei isso e ela pensa que na verdade a tosse da Rita se devia ao pó daquela passadeira... e o vomitar muitas vezes talvez ao stress (ansiedade)... que desapareceu com a chegada da gatinha mais pequena

Desulpe o relato todo, mas foi apenas para salientar que por vezes nos alarmamos demais quando o motivo por vezes é simples... só que não está logo ali, para nós vermos! Tenha calma e vá dando noticias

-
- Registado: quinta ago 12, 2010 6:14 pm
tadinha!! vai ver que nao passa de um susto, ás tantas ela andou a ver se arranjava um namurado e constipou-se!
as melhoras bem rapidas para ela

-
- Membro Veterano
[quote][quote="Maguizinha"]tadinha!! vai ver que nao passa de um susto, ás tantas ela andou a ver se arranjava um namurado e constipou-se!
as melhoras bem rapidas para ela[/quote][/quote]
pois ....

Credo... De facto trata-se de um cenário traumático! Mas não podemos antecipar que desta vez ocorra o mesmo!!!zuca_05 Escreveu: O meu alarmismo em relação à gatinha ter um possível tumor apenas se deve ao facto de três gatos que me eram muito próximos terem morrido o 1.º foi fulminante teve de ser abatido no espaço de semanas, 2.º no espaço de dois meses, e o 3.º no espaço de 4 meses..
Nada mais lindo! É precisamente este instinto protector e maternal que dá sentido ao facto de termos animais sob nosso cuidado e responsabilidade!Enfim, sei que pode parecer ridículo pra muitos, mas elas são as minhas filhas... e contra mim falo, não se deve humanizar os animais, mas eu acho que não as consigo tratar de outra maneira...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Esse soluço é da descompensação respiratória. Nitidamente, se ela faz esse soluço está com crise bronquica...!zuca_05 Escreveu: Olá Leo,
(...)
Agora vou relatar-te um acontecimento recente com o Pilinhas, o agora Mickey, que dei à minha filha.
Num dia, logo pea manhã, estava a minha filha a vestir-se para ir trabalhar e o Mickey espirrava imenso. Ela telefonou-me para eu o ir buscar e leválo ao Vet já que ela ia trabalhar. Assim foi. Foi-lhe diagnosticada uma coriza. ABs para aqui e para ali e nada de melhoras. Fazia tb esse soluço... após os episódios de espirros... ! Vai de fazer um electrocardiograma e a nível cardíaco tudo estava bem.
Raio/X mostrava umas pequeníssimas manchas, difusas, indicadoras da aalteração respiratória ser a nível bronquico e o mais provável por bronquite asmática. Esteve a fluidoterapia e no oxigenio. Veio de lá impecável.
2 dias depois começam os mesmos episodios... mas de cada vez que chegava ao H.V., parava de espirrar embora se notasse o esforço que fazia a repirar. Mais uma vez no oxigenio e mais uns quantos medicamentos injectáveis e via oral.
A minha filha andou nos 2 dias seguintes, nas folgas dela, a monotorizar o gato segundo ao segundo e apercebeu-se que aqueles episodios aconteciam logo após ele vir de estar à janela (atenção, com protecções de rede) e também quando ia perto da lareira da sala (ele coloca lá a bolinha dele brincar).
Durante a fase de espirros (fase alergica), não abriu mais as janelas e os sintomas acalmaram. Mais uns dias passados, mesmo com as janelas encerradas, voltou a mesma situação... Lá andou ela mais 2 dias, segundo ao segundo "em cima do gato" para decobrir a origem do problema! Até que, lembrou-se que havia trazido, e usado, do Brasil, um spray repelente para os gatos não urinarem fora da caixa W.C.. Esse spray repelente colocava-o mesmo na base da lareira porqe o Peewee, volta e meia (talvez com ciumeira do outro e da bolinha) vai lá damarcar.
Mandou a empregada lavar a área muito bem e a partir daí o Mickey nunca mais teve as sessões de falta de ar como tinha anteriormente.
Atenção que voltam, mais fracas mas voltam, assim que se ponha à janela num dia ventoso (o vento trás muita matéria poluente e que causa alergia a nós e aos animais).
Para a aliviar da falta de ar que ela tem, deverias ir a um Vet que tenha câmara de oxigénio e seguir um tratamento adequado à situação dela, tadinha.
Boa sorte Zuca e as melhoras da Zuquita. Um beijinho grande para ti e um abraço ao teu cara metade.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>