Como escolher uma ração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça nov 11, 2003 2:33 pm

Olá

Sempre me questionei como é que uma ração era avaliada para ser considerada boa ou má. Que ingredientes deveria conter e em que percentagem.
Com o 1º nº da Enciclopédia da Royal Cannin vem uma explicação interessante que eu achei importante partilhar para que possam escolher a ração com conhecimentos de causa;)

"Alimentar correctamente um gato é um processo composto por duas fases:
l" fase: o verdadeiro conhecimento do animal, a sua fisiologia, a sua
biologia, os seus comportamentos e como tal as verdadeiras necessidades
do seu organismo
2' fase: uma abordagem igualmente científica dos nutrientes que irão
suprir essas necessidades mas, também, dos outros que estão na origem da componente preventiva ou, até curativa, do alimento constituído.

Na maioria dos casos, um verdadeiro alimento nutricional é um puzzle com 50 a 60 nutrientes indispensáveis (proteínas, minerais, vitaminas,
oligoelementos, lípides, glícidos ...) em que a componente apelativa da
designação " Ingredientes " é muito antropomórfica e cujo interesse é
apenas cativar o dono (" com frango "," com borrego "," com salmão ").

Por muito surpreendente que seja, o teor de proteínas de um alimento que
anuncia "25 de carne fresca" situa-se apenas entre 4 e 5 do peso total
da matéria seca. Com efeito, a regulamentação obriga os fabricantes de
alimentos para animais a referir os ingredientes por ordem decrescente
de peso, antes da cozedura.
Assim, as carnes frescas ou determinados ingredientes contendo muita água podem aparecer à cabeça da lista, criando a ilusão de serem a principal contribuição nutricional.

No caso de um alimento que anuncie 25 de carne de borrego, ao nível
do croquete desidratado apenas restarão 4 ou 5 de proteínas de bor-
rego após a cozedura. Imaginemos que esse alimento contenha também
20 de milho, 20 de arroz, 15 de peixe desidratado, 10 de gorduras de aves e 10 de óleos vegetais. O fabricante poderá imprimir em destaque "Borrego" como principal ingrediente mas, de facto, tem apenas
4 a 5 de proteínas de borrego e , em termos quantitativos, os cereais
serão os principais ingredientes do alimento final.

Outro exemplo : o mesmo alimento contendo entre outros, 4 de fran-
go, 4 de borrego e 4 de vaca, poderá ser acondicionado sob três
designações distintas : "com frango", "com borrego", "com vaca". E haverá sempre alguém que afirme que o seu animal prefere o alimento com borrego, muito embora o conteúdo seja exactamente idêntico ao alimento com frango ! ! !

Esta perspectiva "Ingredientes ", que cativa mais de um proprietário, não
tem em conta a dosagem, a quantidade, a qualidade e a variedade das
origens dos nutrientes essenciais à vida e adaptados às necessidades
específicas dos gatos, factores que constituem a qualidade de um alimento
equilibrado. Assim, enquanto que um alimento "standard" contém
aproximadamente quinze nutrientes, um alimento de "de gama alta" ou
"nutricional" é formulado com cerca de cinquenta"

Espero que ajude.

beijokas
kathleen
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

quarta nov 12, 2003 7:31 pm

Olá Kathleen!
Muito obrigada pela informação! Grande coincidência porque hoje ia pedir ajuda para escolher uma nova ração! Eu bem sei que a RC é a melhor de todas, mas infelizmente, pelo menos por enquanto, tenho de recorrer a uma alimentação mais barata para os meus pequeninos :| E por isso queria saber quais os ingredientes principais e as quantidades necessárias para ser considerado um bom alimento para eles. Acho que esta informação que passaste vai ajudar ;) ainda não li, imprimi para ler em casa!

Obrigada!
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta nov 12, 2003 9:17 pm

Olá

A minha intenção foi mesmo essa, que cada um soubesse avaliar o que compõe uma ração para poder escolher a que refere.

Beijokas
kathleen
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

quarta nov 12, 2003 9:25 pm

a Royal canin é sem duvida uma optima ração...mas a Eukanuba Também é muito boa.
é uma questão de gosto pois existem algumas rações em que o nivel de qualidade é bastante bom...o importante é ser uma ração adequada para o seu animal
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

quinta nov 13, 2003 10:50 am

Pois! Mas eu dantes tinha uma ideia de que a Eukanuba era a ração para cães enquanto que a Iams era a "eukanuba" para gatos. Era o que me diziam nas lojas onde comprava. Mas recentemente vi que há eukanuba para gatos também. E da Eukanuba para a Iams ainda vai uma diferença boa de preço... sabem se a Iams é boa?
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quinta nov 13, 2003 5:56 pm

Olá,

Obrigada por ter colocado aqui esta informação!

Eu vou continuar a dar Royal Canin aos meus gatos, mas assim também deu para entender os critérios que utilizam as gamas mais baixas.

Picola
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta nov 13, 2003 6:50 pm

Grunfas:
A Iams não é das melhores rações mas também não é muito má. É certamente melhor que as rações do hiper, logo se consegue comprar Iams mas não eukanuba ou Royal Canin ou Hills, olhe é certamente melhor que dar Friskies ou Whiskas.
Mas atenção que se tem problemas económicos pode dosear a ração de acordo com a idade/peso do gato de forma a não haver desperdícios. Pense que mesmo as rações secas mais caras se forem dadas nas doses adequadas saem mais baratas que a comida de lata que é 80% água.
Se conseguir encontrar alguém para dividir consigo a ração em sacos de 10 ou 15Kg de ração sai bem mais barata por Kg que nos sacos mais pequenos. Eu comprei agora um saco de 10 Kg de RC sensible 33 por 54€ , saiu por Kg bem mais barato que se eu tivesse comprado um saco de 4 Kg.
Trish
Membro Júnior
Registado: quinta nov 13, 2003 6:43 pm

quinta nov 13, 2003 7:16 pm

Olá!

Apesar de já há algum tempo andar a "cuscar" as vossas conversas, só hoje me decidi a registar-me e, assim, passar a participar também nos fóruns. Já que estão a falar de rações, aproveito para pedir a vossa opinião. A minha Diana é uma gata com cerca de 1 ano que eu adoptei quando ela já tinha seis meses. Desde então, tenhi-lhe dado Purina (do hiper - eu sei k a outra é melhor, mas...) e agora comecei a dar-lhe RC Fit32. Acham que esta é uma boa ração para uma gatinha de um ano? Ou devia dar-lhe ainda ração de 1-12 meses?

Jokas
Trish
Kathleen
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 10:03 pm

Olá

A RC Fit 32 é a ração que se dá depois de os gatinhos terem um ano não é? Acho que é perfeitamente adequada.
Se ela não está esterilizada, nem fgorda está bem.
Se estiver esterilizada e começar a engordar a RC tem uma ração própria para gatas esterilizadas.

beijokas
kathleen
Spinky
Registado: quinta ago 28, 2003 8:47 pm

quinta nov 13, 2003 10:10 pm

por acaso hoje comprei uma ebalagem de purina pro plan do hipermercado para gatos indoor...com peru...ela adora...será q é assim tão pior q a royal canin q eu lhe dava?
é q a RC é mesmo muito mais cara...e sai muito caro....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 13, 2003 11:21 pm

Olá Spinky.

A Proplan não é melhor que a RC, mas tb não é das piores...eu considero-a ( não que eu seja perita em rações, mas a própria vet o estava a dizer a uma senhora ) de qualidade intermédia entre as boas marcas e as de Supermercado.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quinta nov 13, 2003 11:37 pm

olá a todos:)
bem eu tenho comprado royal canin mas desta ultima vez o meu marido foi ao vet pa comrpar e a vet deu lhe uma saca de raçao para gato esterlizado...da royal canin..e o meu marido disse lhe q o chip tinha 3meses +/-.é obvio q so reparamos em casa e ligamos para lá a perguntar ela disse q nao fazia mal..pelo contrario...!!!fiquei um pouco confusa...mas o chip n é de comer mto ...contudo no sabado vou a vet e vou fazer novamente a pergunta é que estou baralhada :o :roll: :roll: :roll:
Kathleen
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 9:49 am

Olá

Doll, pergunte bem ao vet. Não acho normal que dêm ao Chip com 3 meses ração de gato castrado... Os componentes são bastante diferentes....
Ligue para a linha de apoio da Roayl Cannin e esclareça as suas dúvidas para que as possa apresentar ao vet.

Beijokas
Kathleen
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

sexta nov 14, 2003 10:09 am

olá kathleen acabei de ligar para o vet e pedi esclarecimentos...sim afinal quem vendou a comidinha foi a empregada ou a ajudante da veterinaria e como omeu marido n percebe muito do assunto nao viu bem...a veterinaria disse que lhe posso sim dar esta comidinha ja que agora esta cá mas tb me disse que me oferecia um saco de comida para a idade dele para poder misturar com esta...e que lhe posso dar o miminho 1vez ou 2X por semana ,nao me parece mau de todo ,alias o chip come mto bem esta..a outra deixava ficar mais...alem de ele ser um gulotao ontem roubou me meio filete de peixe q deixei ficar no prato...foi so virar costas :oops: :oops: e gosta de sopa da minnha filha incluindo os nestuns...que se nao der até para dentro do proprio prato se atira :o :o enfim!!beijinhos
Kathleen
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 10:30 am

Olá

Ele ainda é bébe é normal que goste de Nestum ;) Se for Nestum de arroz sem gluten, pode dar-lhe que eles gostam muito. Sopinha se for um cremezito de cenoura pode dar um bocadinho, mas não muito pois a cenoura faz prisão de ventre.

Tente então misturar as duas rações, assim já é melhor.

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”