Bolas de pêlo - Gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Skugga
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 8:22 pm

segunda ago 09, 2010 4:11 pm

Ola a todos.
Eu gostava de saber o que dao, voces, aos vossos gatos para as bolas de pelo. O baltazar tem 11 meses, e nunca vomitou nenhuma bola. Já foi varias vezes ao vet, para vacinas, esterilizar, mas nunca me lembrei de perguntar ao vet o que dar para isso. ele de quando em quando tem uns ataques, fica assim quieto e baixo com uma respiraçao como se tivesse algo preso na garganta, e depois tosse, mas nao acontece nada, e o que nos fazemos e dar lhe comida, e aquilo passa. uma antiga vizinha nossa, que é a "senhora dos gatos" daquela zona (tem varios, acolhe gatos da rua para dar e da de comer aos que nao pode acolher..) disse-nos para lhe darmos parafinina, que é um lubrificante intestinal, e ela da-lhes uma seringa das verdes pequeninas por mes. realmente abrandou, mas ainda ha cerca de 3 dias teve um ataque destes. sei que ha umas pastas - a veterinaria da minha outra cadela uma vez receitou-lhe uma bisnaga que ha para se dar aos gatos por causa do pelo que eles engolem - mas nao sei se esta parafinina serve ou se é melhor dar algo mesmo de uso veterinário.

Obrigado
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

segunda ago 09, 2010 4:13 pm

Skugga, atenção que isso podem não ser bolas de pêlo, até porque o gato não expele nada.

Pode ser bronquite, asma...

O melhor seria referir isso ao veterinário do gato.
Skugga
Membro Júnior

segunda ago 09, 2010 8:41 pm

ahh, nao tinha pensado nisso. pois, a ver se vou com ele ao vet, a cadela tambem precisa de ir, coça-se imenso e nao sao pulgas que todos os meses pomos a pipeta..

obg pela resposta. mas ja agora, em relaçao a parafinina, é recomendado para este efeito, as bolas de pelo?
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça ago 10, 2010 12:01 am

Eu dou malte aos meus 2 vezes por semana devido a excessiva queda de pêlo agora. mas também já me ando a questionar se o malte não faz mal a medio/longo prazo
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

terça ago 10, 2010 11:11 am

Eu dou biscoitos da wiskas anti-hairball e até agora nunca a vi a vomitar bolas de pêlo. Aliás, vê-se que são expelidas nas fezes!
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

terça ago 10, 2010 11:18 am

Eu nunca dei nada para as bolas de pêlo dos meus pikenos.

Como a ração que comem previne a formação de bolas de pêlo, são ambos de pêlo curto (o pêlo da Sakura é tão curto que eu digo que tem pêlo de rato) e escovados regularmente, nunca lhes dei nada. E nunca deitaram bolas.
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

terça ago 10, 2010 11:36 am

O meu Wallee sofre imenso com bolas de pêlo pois tem o pêlo bastante longo. O pior é que como se lambem todos uns aos outros, as gatas acabam por ter o mesmo problema.

Para além dos biscoitos da whiskas, de vez em quando dou Laxatone que tem sabor a atum e eles gostam! :wink:
Última edição por KittensLover em terça ago 10, 2010 11:44 am, editado 1 vez no total.
Skugga
Membro Júnior

terça ago 10, 2010 11:39 am

hmm.. nao conhecia isso das whiskas.. mas a parafinina deve tar a dar resultado pois ele nunca vomitou bolas de pelo. agora tenho de ver essa historia de bronquite ou asma
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

terça ago 10, 2010 11:41 am

Parafinina, não sei. A alimentação dos meus gatos também previne a formação de bolas de pêlo mas, na altura de maior queda, eles acabam sempre por vomitar algumas.

Tenho para ali guardada uma pasta própria, mas já há muito tempo que não uso e não me lembro do nome.

De qualquer forma, o ideal será perguntar também isso ao veterinário.

Esses biscoitos da Whiskas não conhecia. Não sei se serão recomendados.
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

terça ago 10, 2010 11:45 am

Sinceramente também me sinto de "pé atrás" relativamente aos biscoitos da Whiskas, pois a ração, como se sabe, não é boa...no entanto dou de vez em quando e parece resultar. Apesar da ração que lhes dou também prevenir a formação de bolas de pêlo... :wink:
99smiles
Membro Veterano

terça ago 10, 2010 11:47 am

Sim há varios miminhos secos com recheio para prevenção de bolas de pêlo, por acaso tb dou o da wiskas aos meus e vou alternando com o dos dentes saudáveis.
Só a ração não previne que os meus vomitem, eu dou malte por recomendação da vet. O malte que vem nos biscoitos anti-bolas-de-pêlo não é suficiente para os meus, mesmo sendo ambos de pêlo curto e escovados regularmente.
alexpital
Registado: quinta ago 12, 2010 12:17 pm

quinta ago 12, 2010 10:00 pm

Adoptei recentemente a Nokas, não sabia que havia alimentação para evitar a formação de bolas de pelo.. Vou me informar heheheh.
Ela está sempre a lavar-se, mas também não deita bolas de pelo.
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sexta ago 13, 2010 12:11 pm

Os vossos gatos pegam bem nos snacks da whiskas? (apesar de saber que a whiskas é o mcdonalds das rações, mas um snack e só de vez em quando)

Comprei uma caixinha e o meu Riscas brinca com o biscoito mas não o come :evil:
Por acaso nunca o vi expelir bolas de pelo, mas vi este snack à venda e decidi experimentar. Será que a pasta de malte será mais atractiva para o gato?

A ração que ele come acho que não previne bolas de pelo(Delicate Sensitive-Proplan).
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
99smiles
Membro Veterano

sexta ago 13, 2010 12:52 pm

Lukilo, os meu meninos adoram, assim que ouvem o remalhar da caixinha do wiskas ou veem a bisnaga do malte, começam logo numa miadeira desesperada.

Como snacks eu dou 4 biscoitos diarios a cada um e há dias que nem dou nenhum. É mesmo só um miminho. Mas na caixa está recomendado até 8 biscoito diarios (acho eu) é uma questão de ver na caixinha.
99smiles
Membro Veterano

sexta ago 13, 2010 1:00 pm

Há a ração da RC Intense-Hairball-34. Vejam no link abaixo.
Normalmente é ração de tratamento especifico e para se fazer 1 ou 2 pacotes em alturas de maior queda de pêlo. Mas eu aconeselho sempre a perguntarem ao vet 1º.

http://www.royalcanin.pt/O-seu-gato/Pro ... airball-34
Responder

Voltar para “Gatos”