será que o cavalo gosta de ser montado?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

segunda fev 02, 2009 7:34 pm

Esta questão dá "pano para mangas", mas a verdade é que quando os cavalos não querem ser montados... não são! :lol:

E já pensaram na percentagem de cavalos que se deixam domar pelo humano, versus os que não deixam?

Deixo-vos aqui um pequeno filme, em inglês, para cada um tirar as suas conclusões...
http://www.spike.com/video/parelli-discover/2919343
Roncatto
Registado: quarta abr 29, 2009 3:10 pm

quarta abr 29, 2009 3:15 pm

Bem eu vejo da seguinte forma, O homem seria melhor trabalhando ou sem trabalhar sem nem um compromisso ou tarefa ?
acredito que seja a mesma coisa com os cavalos

"A verdadeira pureza esta nos animais"
mimicuti
Registado: terça jun 12, 2007 3:58 pm

sexta jun 19, 2009 6:48 pm

Os cavalos em 2 segundos, se quisessem, punham o cavaleiro no chão.
Daí concluo que não se devem importar muito.
Nós se calhar também preferimos ficar à beira da piscina ou na praia sem fazer nada, mas vamos trabalhar... Uns mais que outros gostamos da nossa profissão, há dias melhores e outros piores...
Eu monto e faço competição de Dressage. O meu cavalo gosta de agradar mesmo que seja custoso e canse andar no trote mais exuberante etc. Mas ele esforça-se. E não é porque lhe bato ou lhe dou c as esporas. Mesmo sem stick ou sem esporin ele anda. É porque gosta de se mostrar e de no fim receber festas e uns biscoitos.
Há sem dúvida cavalos que detestam ser montados, vê-se na cara deles. Olhem-nos nos olhos, vão ver o que dizem : ou estão assustados, ou excitados com coisas novas, ou tranquilos e descontraídos. Um cavalo triste está com a cabeça em baixo e não comunica tanto.
Há cavaleiros que ao tratar mal os cavalos, ou por não esperarem por eles se desenvolverem fisicamento ou pedindo algo "impossível" que traumatizam os cavalos e estes depois precisam de " terapia " para serem felizes trabalhanto para as pessoas. Seja dando aulas aos cavaleiros iniciados ou fazendo competição.
Temos é e os tratar bem. Nenhum de nós gosta de ser mal tratado pelo patrão.

Boas cavalgadas para todos. O meu cavalo é o Clou ( em nome de Juliacosta) vão vizitar :D
Lids
Membro
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

quinta ago 13, 2009 4:38 pm

Penso que não faz muito sentido essa questão na medida em que a grande maioria dos cavalos nasceram já com esse propósito, nunca conheceram a vida de outra forma. Para eles isso é o normal. Sempre foi assim. Não sabem o que é correr livres pelo campo etc etc.

E sabem também que em troca do seu trabalho recebem comida, boas condições de vida (alguns), mimos...Claro que nem sempre lhes apetece trabalhar, mas quem é que nunca teve um dia em que lhe apetecia ficar no sofá a ver um bom filme em vez de ir trabalhar?! :) Eles não são máquinas mas acho que uns mais, outros menos, acabam por gostar do que fazem. Principalmente quando são bem trabalhados não lhes faz mal nenhum, antes pelo contrário!

É o que eu penso pelo menos :)
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

domingo jan 17, 2010 5:18 pm

Eu acredito que gostam..
Quando são montados por qqr pessoa e andam ali às voltas a levar esporadas, duvido mt, não são parvos.
Mas sei q o meu cavalo, q está habituado a mim (anda de forma super esquisita quando é outra pessoa a montá-lo), gosta de me agradar, e tem prazer com aqueles passeiozinhos q damos juntos :)
saramanson
Membro Júnior
Registado: domingo jul 11, 2010 10:41 pm

sábado ago 14, 2010 5:29 am

os cavalos são animais de hábitos,de rotinas. basicamente eles habituam-se e aprendem.
se gostassem de ser montados não faziam grandes alaridos e não havia a necessidade de desbastar poldros.....:) depois varia de cavalo para cavalo.
Eenesh
Membro Veterano

sábado ago 14, 2010 1:23 pm

saramanson Escreveu:os cavalos são animais de hábitos,de rotinas. basicamente eles habituam-se e aprendem.
se gostassem de ser montados não faziam grandes alaridos e não havia a necessidade de desbastar poldros
Que bonita contradição.
Diz que são animais hábitos e a seguir diz que se gostassem de ser montados não era preciso desbastar poldros. Acho óbvio que um poldro tem de se habituar... É algo muito diferente da rotina até à altura.
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
saramanson
Membro Júnior

sábado ago 14, 2010 11:11 pm

secalhar nao fiz entender o meu ponto de vista...é um pouco como se tivessem de se conformar. ja vi poldros a serem desbastados e a mudança comportamental desde o primeiro dia em que é passado até ao dia em que ja o cavaleiro o consegue montar e fazer exercicios mais complexos nao é derivada a prazer de ser montado com certeza....é um animal de hábitos, habitua-se a isso, conforma-se.
se gostasse de ser montado nao era stressante para os poldros apertarem-lhes uma cilha e porem-se em cima deles, nem porem-lhes um ferro na boca. tem que se repetir o processo até o animal se habituar e deixar de se tentar "esquivar" quando se lhe poe uma sela em cima, até começar a aceitar fazer os exercicios que lhe sao pedidos edeixar de tentar deitar o cavaleiro ao chao-
Eenesh
Membro Veterano

sábado ago 14, 2010 11:22 pm

Claro que no início não gostam, mas habituam-se.
Mais tarte podem vir, ou não, a gostar.
saramanson
Membro Júnior

segunda ago 16, 2010 9:49 pm

Acho que sao opinião. E de experiencia. acho que apenas se habituam mas nao é o natural neles.
oh well :)
Eenesh
Membro Veterano

segunda ago 16, 2010 10:39 pm

É claro que não é natural e todos preferem andar no campo à vontade, mas quem tem um cavalo e o conhece bem, vê e sente que gostam daquilo.
Mas sim, são opiniões, e depende do cavalo de cada um :wink:
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

terça ago 17, 2010 7:02 pm

Eenesh Escreveu:É claro que não é natural e todos preferem andar no campo à vontade, mas quem tem um cavalo e o conhece bem, vê e sente que gostam daquilo.
Mas sim, são opiniões, e depende do cavalo de cada um :wink:
vim cá aterrar de pára-quedas hoje :D

desculpem lá vir meter a foice em seara alheia mas vou dar a minha opinião mesmo assim.

eu acredito que na maioria dos casos é só mesmo questão de tolerancia ... o cavalo tolera a presença do cavaleiro e ponto final.

dou o exemplo dos cavalos usados em centros de equitação... não me parece que estabeleçam qualquer relação afectiva com quem monta.
acredito que se sintam ligados aos tratadores... sem duvida.

mas se falamos de uma " parelha" antiga, de um cavalo que convive diariamente com o seu cavaleiro... aí muda a coisa de figura.

a rotina e a convivencia geram afinidade, carinho.
por um momento há um click entre cavalo e cavaleiro que quase que nos pode deixar acreditar que ele sente tanto prazer como quem vai a montar.
ou pelo menos é nisso que se quer acreditar... :D
em míuda era recorrente ver estes amigos ser ainda companheiros para trabalho e transporte... em vinte e poucos anos está tudo mudado, mas ainda tive a sorte de ter nascido no seculo passado. :D
não consigo conceber a ideia de ter um cavalo num centro hipico dias a fio sem o seu dono.... modernices.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
Eenesh
Membro Veterano

terça ago 17, 2010 8:16 pm

Eu tento passar o máximo tempo possível com o meu cavalo. E lá que há afinidade e carinho, lá isss há, e ninguém que já nos tenha visto juntos o pode negar
Ele segue-me tipo cãozinho, mesmo com outros cavalos por perto, e nunca ninguém lhe ensinou isso :lol:
Além disso a descontracção dele quando passeamos é tanta, e o resfolegar quando andamos a galope (andamento favorito dos dois), que é impossível não achar que ele sente prazer com aquilo.
Há coisas que faz por frete, é certo. Mas tenta sempre agradar-me.
E até o meu mestre, que monta há mais de 50 anos e já conheceu de tudo, farta-se de dizer que o cavalo faz o que faz porque tem boas intenções (já que tem um problema numa mão e tem dias que se podia recusar e pronto).
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

terça ago 17, 2010 10:09 pm

exactamente !! o dia a dia é que estimula a afinidade. :D

eu não andava a cavalo há uns vinte anos ( sou velhota eu ) e andei recentemente, num lugar um bocado inóspito, um animal enorme e ao principio pensei: já vais ao soalho menina!

surpreendentemente ele foi um lord e lá fomos sem precalços... o terreno era muito mau, a cavaleira miserável e ele foi mesmo o unico que se aproveitou no meio daquilo tudo. :lol:

se foi por gosto? não creio.
os cavalos têm um sentido qualquer de missão, são fabulosos. deu para voltar a ficar com bichinho cá dentro.... :D
Eenesh
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 12:24 pm

Esse bichinho pelo mundo dos cavalos nunca desaparece, no máximo fica escondido, mas espera sempre para voltar a surgir :D
Responder

Voltar para “Cavalos”