Rafaelmelo Escreveu:O que me anda a preocupar a mim é a minha ratinha fugir muito, uma é uma querida, brinca imenso, interage imensooo. Mas a outra, a mais pequena, foge muito mesmo, eu estou aqui sentado no computador e a gaiola aqui no quarto, se eu faço algum gesto, se me levanto ou qualquer coisa a rata da-lhe quase um ataque, foge logo para a caminha dela

fico tao triste, adorava interagir com as duas de igual para igual, ja comeco a criar uma grande relação com a outra e com esta não

Que posso fazer?ela foge imenso, quando as tiro, ela fica escondida num canto cheio de medo, dou-lhe festas, comida a boca, mas sempre que ha um movimento ela assusta-se imenso

É natural que as ratazanas tenham personalidades diferentes, aliás a minha situação não foi muito diferente, eu tenho 2 femeas em que uma é bastante activa, destemida e nao tem medo nenhum meu, as vezes é complicado até porque se lhe tento barrar uma passagem com a mao por exemplo ela com as patas abre-me os dedos ate enfiar a cabeça

Nao liga muito a mimos e festinhas mas eu faço-lhe e ela finge se um pouco despercebida e nao gosta muito de ser agarrada, andar pelas maos ou por mim tudo bem, levanta-la e coloca la logo noutro sitio tudo bem, mas ser agarrada isso nao gosta la muito.
A outra por sua vez é bastante mais timida, tem mais medo de ser tocada apesar de quando eu pego nela e a agarro fica muito mais calma do que a outra, talvez por ser mais timida e ter algum receio não sei, porque a outra menina acha que manda

Aliás a que mais brinca e menos receio tem está gordinha e daqui a pouco precisa de uma dieta, a outra mantem se elegante
O que me aconteceu no entanto e estou certo que te vai acontecer a ti é que como uma das das ratz se dá melhor contigo e tem menos medo a outra vai acabar por entender que não há receio porque a amiga fá-lo e não lhe acontece nada e mais tarde ou mais cedo começam a competir a ver quem chega primeiro aos teus ombros

Até lá, não desistas e aproxima te dela com calma e vais ver que vai acabar por se habituar bem

<p> "<strong>Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein ) </p>