Fizeram tudo o que podiam

Descansa em paz Alex
Moderador: mcerqueira
Os veterinários têm (supostamente) formação académica para prescrever medicamentos para "uso humano" sempre que achem que seja indicado para uso em animais. Eles sabem exactamente em que situações podem usá-los, em que situações não podem, em que situações devem reduzir a dosagem ou mesmo a frequêmcia de administração. Os donos NÃO SABEM. Um medicamento que pode ser seguro numa lipidose hepática, por exemplo, pode ser desastroso num animal com desidratação extrema e função renal por isso diminuída. Até pode não fazer mal nenhum. Mas a senhora não sabe avaliar isso, nem sequer a dona do gatinho sabe. Quem poderá saber é o veterinário assistente. Custa alguma coisa perguntar? Cada caso é um caso, cada patologia é uma patologia diferente e deverá ser avaliada como tal. Realmente pode-se tentar tudo num animal em fase terminal... porque não aconselhou um anti-inflamatório...? Quando o gato não comia porque tinha uma infecção o veterinário também lho passou provavelmente? Seria se calhar o suficiente para o pobre coitado do gatinho ir mais rapidamente embora....mas no gato com falta de apetite por causa da infecção tinha ajudado....Chamarrita Escreveu:e que resposta havia de dar? O gatinho tem linfoma, por amor de Deus... acha que é preocupante dar medicamentos de "uso humano" num caso destes? Se são os proprios vets q os recomendam e usam! Tenho um gato em recuperação de uma lipidose hepática, se não lhe tivessem dado (editado - moderação pouco atenta!) já não estava vivo. E olhe que faz mal ao fígado, mas morrer faz pior...
Com um diagnóstico de linfoma associado a FELV, o gato pode tomar e comer tudo, basicamente. Desde que se sinta bem...
edição: a forista pediu ajuda e conselhos, a ela cabe aceitar ou refutar. Eu tenho alguma experiência com prognósticos maus e falta de apetite, já me morreram este ano 3 gatos com PIF. Quando não há nada a fazer... faz-se tudo!
Jura?? Pode garantir o que afirmou?ritacolaco Escreveu: Os veterinários têm (supostamente) formação académica para prescrever medicamentos para "uso humano" sempre que achem que seja indicado para uso em animais. Eles sabem exactamente em que situações podem usá-los, em que situações não podem, em que situações devem reduzir a dosagem ou mesmo a frequêmcia de administração. Os donos NÃO SABEM.
Com toda a certeza ABSOLUTA o faria perante a mesma comissão de Ética aquando finalização do curso de Medicina Veterinária e NUNCA em foruns da net que esses são só para os "empíricos wanabes".Chamarrita Escreveu:Jura?? Pode garantir o que afirmou?ritacolaco Escreveu: Os veterinários têm (supostamente) formação académica para prescrever medicamentos para "uso humano" sempre que achem que seja indicado para uso em animais. Eles sabem exactamente em que situações podem usá-los, em que situações não podem, em que situações devem reduzir a dosagem ou mesmo a frequêmcia de administração. Os donos NÃO SABEM.
O que a Rita disse foi isto:Chamarrita Escreveu:ainda assim, não se pode afirmar gratuitamente que os donos são ignorantes. Ai de nós se tivessemos de depender dos veterinários para tudo, e ai dos animais se não tivessem quem os soubesse socorrer até chegarem ao vet...