"Abrir" o cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

quinta nov 13, 2003 12:10 am

A minha posição em relação a este tema é semelhante à da Elsa mas discordamos em relação à atitude a tomar com os nossos animais.
A doação de cadáveres é muito importante. Ninguém imagina que um estudante de vet tem de dissecar ovelhas e até mesmo matar (lembras-te Elsa?? Na nossa altura ainda eram os alunos que tinham de abater as ovelhas!) para poder estudar anatomia . Quando chegamos ao 3º ano surge a Anatomia Patológica e aí já temos oportunidade de dissecar outras espécies mas...os animais que existem nunca são suficiente para todos os alunos poderem treinar.

Quanto aos meus animais, acho que não irei ter problemas em sujeitá-los a necrópsia. É importante saber a razão pelos quais eles morrem e se além disso auxiliar colegas na sua aprendizagem...porque não??? Um cadáver é um cadáver e tem de ser visto nessa perspectiva. Qual é o interesse de enterrar um animal sem saber a causa pelo qual ele morreu?
Respeito a opinião das outras pessoas mas...um animal meu que morra irá concerteza ser necrópsiado.

Um abraço
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta nov 13, 2003 1:09 am

Fourpows Escreveu: Qual é o interesse de enterrar um animal sem saber a causa pelo qual ele morreu?
Respeito a opinião das outras pessoas mas...um animal meu que morra irá concerteza ser necrópsiado.

Um abraço
Aqui concordo plenamente. E se for um reprodutor ainda mais.
No entanto, nunca me foi pedido tal coisa. Se fosse, penso que não diria que não, desde que me entregassem o animal mais tarde.
Concordo que os animais que são abatidos nos canis, sejam facultados para estudos.
O que eu não entendi, ou prefiro não entender, talvez, é a história dos animais descongelados e em mau estado de conservação e a dos beagles... talvez algum ex-aluno queira ser mais explicito.
Isabel
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta nov 13, 2003 11:25 am

Olá

Já assisti e já participei em várias operações mas a autópsias, apenas a 2 ou 3.
E cada vez que dou uma ajuda numa operação a um cão gordo, decido na hora que efectivamente tenho de fazer dieta! Felizmente que a crise passa rápidamente ;)
Ma quanto a doar os cadáveres para estudo , é só dizerem-me onde os entrego! Além de tudo poupam-me um trabalhão.
Um abraço
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 13, 2003 11:42 am

Os corpos dos meus animais que morreram: 2 gatos e uma cadela, foram doados para estudo. Fico feliz por saber que mesmo depois de mortos poderão ter ajudado de alguma forma os da sua espécie, ao ajudarem os da nossa a pereceberem melhor as suas doenças e os seus organismos.
Não me choca absolutamente nada. Assisti sempre ás castrações/esterilizações dos meus animais, e já assisti á autópsia da gata de uma amiga minha.

Quanto aos rituais ou humanização que fazemos da morte, tudo depende das nossas crenças. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que dão mais valor ao corpo que ao espirito ou energia que nos anima. Por isso quando os meus animais morreram, sempre disse uma prece por eles, para que a sua ultima viagem fosse iluminada e tranquila, mas os corpos frios já nada me diziam...para mim o meu animal já não estava ali.

Em relação aos humanos penso exactamente da mesma forma. Quando morrer podem utilizar o meu corpo á vontade para investigação, quero lá saber! Eu já não vou estar ali de certeza ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta nov 13, 2003 11:49 am

olá Pedra,

Os beagle são criados na estação zootécnica de santarém para servirem de cobaias nas faculdades ou noutros laboratórios. Está convencionado que a raça beagle é a mais apropriada biológicamente, mas não sei explicar porquê.

Na nossa faculdade eles são usados para as aulas de semiologia médica, onde se aprende a fazer exames clinicos ( apalpar, ver as mucosas, auscultar, etc...) Nas aulas de farmacologia onde são usados para administrar-mos medicamentos, mas no nosso caso, só soro fisiológico ou bolinhos de farinha e melaço. Nas aulas de cirurgia, onde são usados para treinar as anestesias e nas aulas de reprodução e obstetricia, onde os usamos para fazer exames ginecológicos /andrológicos. Não me estou a lembrar de mais nenhuma....

Por acaso também lá temos rafeiros mas não sei porquê ( quem não se lembra do "benfica"?;) ) , mas foi-me dito na altura que não podemos ter acesso aos dos canis municipais, só aqueles criados de propósito na estação zootécnica.

São animais bem tratados, passeados e cuidados pelos alunos. A maioria colabora conosco e até nos ajudam nos primeiros tempos em que somos muito desastrados ( dão a patinha, ficam imóveis, deitam-se...). Todos temos muito respeito por eles, mas claro que também alguma pena, por serem submetidos a estas coisas. De qualquer forma, há uma preocupação muito grande em não utilizar um animal mais que uma vez naquele dia ou semana. E estas aulas com os cães não são todo o ano. Há também os grandes animais.

Em relação aos animais para as necrópsias. São normalmente enviados por outras clinicas á nossa faculdade. Às vezes chegam já passado um dia e depois tem que ser congelados até á aula seguinte ( que pode ser dali a vários dias) e descongelados no dia da aula. Por terem passado algum tempo sem serem congelados, alguns, principalmente no verão, rapidamente entram em decomposição.

Para lhes fazerem necropsias aos cães, não custa nada, é só levarem o cão, ou outro animal qualquer, á faculdade.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta nov 13, 2003 1:20 pm

Não sei se hei-de dar os corpos dos meus cães para necrópsia ou não, digo isto pelas histórias que oiço da FMV. Além das barbaridades que os oiço contar, faz-me impressão quando os vejo a planear a abertura da ovelha, juntam-se 4 ou 5, compram um animal velho, pedem a um homem para o matar e depois toca a abri-lo, cada vez que abrem uma ovelha é uma festa! :o Nunca fui capaz de assistir... dá-me uma volta ao estômago :|
Por outro lado também não concordo com o ritual do funeral, cão é cão, funerais são para pessoas, o cemitério do Zoo é de chorar a rir (acho eu).

Já agora, não é proibido enterrar animais em jardins de casa? Sempre ouvi dizer que sim (questões de higiene, penso eu). Quando morria algum cão lá de casa abria-se um buraco bem fundo, queimava-se o corpo e só depois era enterrado. Só vi fazerem isso a uma vaca e um bezerro, mas não foi num quintal...
Pedra
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 1:40 pm

MMPA Escreveu: Não sei se hei-de dar os corpos dos meus cães para necrópsia ou não, digo isto pelas histórias que oiço da FMV. Além das barbaridades que os oiço contar, faz-me impressão quando os vejo a planear a abertura da ovelha, juntam-se 4 ou 5, compram um animal velho, pedem a um homem para o matar e depois toca a abri-lo, cada vez que abrem uma ovelha é uma festa! :o Nunca fui capaz de assistir... dá-me uma volta ao estômago :|
Por outro lado também não concordo com o ritual do funeral, cão é cão, funerais são para pessoas, o cemitério do Zoo é de chorar a rir (acho eu).

Já agora, não é proibido enterrar animais em jardins de casa? Sempre ouvi dizer que sim (questões de higiene, penso eu). Quando morria algum cão lá de casa abria-se um buraco bem fundo, queimava-se o corpo e só depois era enterrado. Só vi fazerem isso a uma vaca e um bezerro, mas não foi num quintal...
Antes de mais, não deveriam ser os alunos a adquirir ou decidir que animal vão abrir, muito menos comprá-lo. Se fazem uma grande festa quando abrem uma ovellha, não vejo porque, pois o estudo não é propriamente uma rave party.
O cemitério do zoo é de chorar a rir para si, porquê? Não vejo que piada tenha os donos estarem abalados com a morte dos seus animais.
Cão é cão, mas deve ser tratado com dignidade. Que sugere, crematório? Bem, ha humanos que também são cremados, e mesmo assim há rituais.
A morte de um animal é quase sempre uma grande perca para a familia, e não vejo porque as pessoas não fiquem tristes nem os tratem dignamente, mesmo depois de mortos.
Se é proibido ou não enterrar animais nos quintais, não sei, nem me interessa, os meus estão todos cá.
Já lhe morreu algum animal? Parece-me que não. È que me faz lembrar aquelas pessoas que gostam muito de animais... Mas só dos deles.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 1:42 pm

repetida
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta nov 13, 2003 3:13 pm

Pedra Escreveu:
Antes de mais, não deveriam ser os alunos a adquirir ou decidir que animal vão abrir, muito menos comprá-lo. Se fazem uma grande festa quando abrem uma ovellha, não vejo porque, pois o estudo não é propriamente uma rave party.
O cemitério do zoo é de chorar a rir para si, porquê? Não vejo que piada tenha os donos estarem abalados com a morte dos seus animais.
Cão é cão, mas deve ser tratado com dignidade. Que sugere, crematório? Bem, ha humanos que também são cremados, e mesmo assim há rituais.
A morte de um animal é quase sempre uma grande perca para a familia, e não vejo porque as pessoas não fiquem tristes nem os tratem dignamente, mesmo depois de mortos.
Se é proibido ou não enterrar animais nos quintais, não sei, nem me interessa, os meus estão todos cá.
Já lhe morreu algum animal? Parece-me que não. È que me faz lembrar aquelas pessoas que gostam muito de animais... Mas só dos deles.
Isabel
1.Pois, são os alunos que compram as ditas ovelhas para abrir.
2.O cemitério, se já lá foi, tem umas campas que são lindas, com quadras e rimas, fartei-me de rir. Não acha? Azar.
3.Por exemplo, é uma opção, eu própria quero ser cremada, poupa uma data de trabalhos.
4. Sim, aqui concordo inteiramente, mas daí a fazer missa de 7º dia para o animal vai um grande passo, é esse tipo de atitude que condeno.
5. Continuo sem saber, faz muito bem, não é a única.
6. Já. Parece-lhe mal.
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta nov 13, 2003 3:17 pm

Eu concordo, até com a doação de corpos humanos para estudo.

De qualquer forma os animais que morrem em canis, que são muitos, o que fazem aos corpos deles? Porque não os aproveitam para esse fim?
sea
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 3:18 pm

Acabou de me ocorrer se isso fosse legal, a utilização dos corpos dos animais que morrem em canis, ainda os matariam nos canis municipais ... para os enviarem para estudo mais depressa.
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quinta nov 13, 2003 3:29 pm

sea Escreveu: Acabou de me ocorrer se isso fosse legal, a utilização dos corpos dos animais que morrem em canis, ainda os matariam nos canis municipais ... para os enviarem para estudo mais depressa.
Provavelmente, surgiria uma nova actividade comercial... :? :?

Abate e comercialização de cadáveres de animais para fim médico-veterinários... :? :?
sea
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 3:36 pm

Elsa Publicada: Qui Nov 13, 2003 11:49 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

olá Pedra,

Os beagle são criados na estação zootécnica de santarém para servirem de cobaias nas faculdades ou noutros laboratórios. Está convencionado que a raça beagle é a mais apropriada biológicamente, mas não sei explicar porquê.

Dizem que são mais sensiveis a tudo e por isso vulneráveis a doenças.
Eles são infectados, em Portugal, com Leishmaniose para estudarem a doença e tentarem descobrir a cura.
Pedra
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 3:58 pm

Marta, constato que continua a ter atitudes um pouco de menina mal educada e mimada quando é questionada ou quando alguém tem opinião contrária á sua.
È que ainda me lembro da fita que fez quando o seu Paco estava com um problema qualquer e queria fazer queixa á ordem.
Aí, não achou piada nenhuma a alguns comentários. Ficou até muito "assanhada". Achou que estavamos a gozar consigo e não estavamos. No entanto, agora já se acha no direito de rir e gozar com os outros, e com os seus sentimentos perante a morte dos seus animais...
Fique bem
Isabel
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta nov 13, 2003 4:18 pm

Olá a todos!

Este tema é complicado! Mexe com muitos sentimentos, com religiões, etc. É um tema em que não me sinto nada à vontade! Muito sinceramente penso que não conseguia doar o corpo de um animal meu!!! Que me perdoe a medicina veterinária e até sei que com esta atitude em nada contribuo para o seu desenvolvimento ou aperfeiçoamento! Mas é mais forte do que eu. Aquele sentimento de profanação...é mais ou menos isso que sinto! Sei que o meu animal já não está ali, mas fico a pensar se não estará a ver!!! Não sei bem o que diga, mas fico desconfortável só de pensar no assunto!
Responder

Voltar para “Cães”