Preciso da vossa ajuda para a seguinte situação: tenho uma gata com cerca de 8 anos, há alguns meses, quando casei não a levei para minha casa porque a minha mãe e avós gostavam tanto dela que eu não os quiz deixar tristes.
Há cerca de 1 mês a minha mãe foi de férias, e eu caí na asneira de, em vez de deixar a gata em casa dela a querer levar para a minha.
Para a meter dentro da transportadora levamos 1 hora. Acabou com a minha mãe a ter uma cratera na mão, sangue,cocó e xixi por todo o lado. O animal apavorado e nós também.
Isto foi a uma sexta feira.
O animal chegou a minha casa e esteve até sabado de manhã escondida atrás da sanita. Eu deixei-a ficar. A pouco e pouco ela foi dando umas voltas por casa, mas sempre medrosa, eu tentava falar com ela calmamente e ignorar a furia. Passou o fim de semana a bufar e a rosnar cada vez que me via, e fazia xixi/cóco durante os ataques de fúria.
Domingo à tarde eu pedi ao meu marido para a apanhar para poder ir pô-la a casa, porque o animal não estava bem. Não comia, não bebia e estava assustada.
Foi um filme colocá-la na transportadora (1h30), tivemos de a encurralar e acabou comigo a lavar o cocó/xixi do chão e paredes.
Deixei-a em casa e fui lá durante a semana ver a comida/agua/caixote.
Ela fez sempre fita. Eu tentei falar com ela calmamente e não mostrar medo (mas estava apavorada). Sempre pensei que o animal se acalmasse quando o resto da familia viesse de ferias.
A verdade é que isso não aconteceu. A minha mãe e avós vieram de ferias e ela continua agressiva. Rosna, bufa, faz xixi e cocó nestes episódios e "faz-se" às pessoas. Ainda não atacou ninguém, mas é dessa situação que eu tenho mais medo.
Era eu que lhe dava banho, cortava as unhas, etc e neste momento ela nem me pode ver. A minha mae não se consegue aproximar e está a ficar farta da situação, porque ela inclusivé coloca-se à porta do quarto e não deixa a minha mãe sair. Levá-la para minha casa não vai resolver porque vou mudar o ambiente e assustar ainda mais o animal.
Não sei o que fazer. Sei que esta situação foi causada pelo stress de ter sido colocada à força na transportadora 2 vezes. Quanto a isso nem vale a pena especular (está feito e não há remédio). Agora o que é que eu faço para ultrapassar esta situação???
A minha mãe já disse que se ela atacar um dos meus avós a manda abater