Agressividade!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

tetecat
Membro
Registado: quarta out 26, 2005 8:18 pm

segunda ago 16, 2010 10:32 am

Olá a todos!
Preciso da vossa ajuda para a seguinte situação: tenho uma gata com cerca de 8 anos, há alguns meses, quando casei não a levei para minha casa porque a minha mãe e avós gostavam tanto dela que eu não os quiz deixar tristes.
Há cerca de 1 mês a minha mãe foi de férias, e eu caí na asneira de, em vez de deixar a gata em casa dela a querer levar para a minha.
Para a meter dentro da transportadora levamos 1 hora. Acabou com a minha mãe a ter uma cratera na mão, sangue,cocó e xixi por todo o lado. O animal apavorado e nós também.
Isto foi a uma sexta feira.

O animal chegou a minha casa e esteve até sabado de manhã escondida atrás da sanita. Eu deixei-a ficar. A pouco e pouco ela foi dando umas voltas por casa, mas sempre medrosa, eu tentava falar com ela calmamente e ignorar a furia. Passou o fim de semana a bufar e a rosnar cada vez que me via, e fazia xixi/cóco durante os ataques de fúria.
Domingo à tarde eu pedi ao meu marido para a apanhar para poder ir pô-la a casa, porque o animal não estava bem. Não comia, não bebia e estava assustada.
Foi um filme colocá-la na transportadora (1h30), tivemos de a encurralar e acabou comigo a lavar o cocó/xixi do chão e paredes.

Deixei-a em casa e fui lá durante a semana ver a comida/agua/caixote.
Ela fez sempre fita. Eu tentei falar com ela calmamente e não mostrar medo (mas estava apavorada). Sempre pensei que o animal se acalmasse quando o resto da familia viesse de ferias.

A verdade é que isso não aconteceu. A minha mãe e avós vieram de ferias e ela continua agressiva. Rosna, bufa, faz xixi e cocó nestes episódios e "faz-se" às pessoas. Ainda não atacou ninguém, mas é dessa situação que eu tenho mais medo.
Era eu que lhe dava banho, cortava as unhas, etc e neste momento ela nem me pode ver. A minha mae não se consegue aproximar e está a ficar farta da situação, porque ela inclusivé coloca-se à porta do quarto e não deixa a minha mãe sair. Levá-la para minha casa não vai resolver porque vou mudar o ambiente e assustar ainda mais o animal.
Não sei o que fazer. Sei que esta situação foi causada pelo stress de ter sido colocada à força na transportadora 2 vezes. Quanto a isso nem vale a pena especular (está feito e não há remédio). Agora o que é que eu faço para ultrapassar esta situação???
A minha mãe já disse que se ela atacar um dos meus avós a manda abater :cry:
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda ago 16, 2010 10:52 am

Pois, aí está um problema bicudo :(

O que está feito, está feito e não dá para mudar.
Será que se a sua mãe e os outros familiares a ignorarem durante um tempo e deixá-la aproximar devagarinho e consoante a gatinha quiser, não iria resolver a situação? Claro que também é preciso ter muita paciência para isso.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
tattooedcat
Membro Júnior
Registado: quinta ago 27, 2009 10:13 am

segunda ago 16, 2010 11:09 am

acho que o melhor e tentar que ela se acalme por ela porque foi um trauma para a bichinha mas voces fizeram o que acharam que seria melhor, se nao pode ir a um vet perguntar o que fazer nesta situaçao...(sem ter de a levar) espero que tudo volte a normalidade...dê noticias...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)</p>
tetecat
Membro

segunda ago 16, 2010 11:10 am

Olá Maria Chica.
Foi isso que tentámos sempre fazer. Ela ora está muito bem, ou de repente começa a "tripar". Sem fazermos nada!Ainda hoje de manhã, foi roçar-se nas pernas da minha mãe quando ela lhe punha comer, rotina de todos os dias, e de repente começou a bufar e com as orelhas inclinadas para trás...Não sei o havemos de fazer nestas alturas: se deixá-la estar nestas alturas ou se devo aproximar-me e não mostrar medo.
Ando mesmo triste...
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

segunda ago 16, 2010 11:26 am

Agarra-la e levanta-la no ar pela pele do pescoço (que é assim que faz) e dizer-lhe um não firme e depois po-la no chão e ignorá-la. Logo vê se resulta.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
tetecat
Membro

segunda ago 16, 2010 11:33 am

Não consigo sequer aproximar-me o suficiente para fazer isso. Ela foge ou ataca, a minha mãe agarrou-a pelo cachaço a 1ª vez que a pusemos dentro da transportadora e foi assim que ficou com a mão toda ferida. ela virou-se e mordeu-a. A minha mãe andou a antibiótico porque foi teimosa e não quiz ir levar pontos.
Já tentei fazer barulho com uma revista a bater na palma da mão e dizer não. Mas ela simplesmente foge e volta a fazer o mesmo. O que é "estúpido" é que ela está muito bem, e de repente começa com estes ataques de fúria.
Nem conseguimos perceber o porquê disto. A minha vontade é dar-lhe uns tabefes no rabo como se faz aos miudos. Mas para isso preciso do fato da polícia de intervenção (escudo, capacetes e cacetete incluídos).
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

segunda ago 16, 2010 12:32 pm

Tetecat, a gata está assustada e desconfiada. Agora só o tempo. a normalidade, um ambiente sereno podem vencer isso. Ignorem-na. Falem com ela com carinho, mas à distância. Deixem-na vir ter com vocês se ela quiser. Não forcem coisa nenhuma.

Ela vai acabar por se esquecer do trauma, mas vai levar tempo. Dêem-lhe isso.
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda ago 16, 2010 1:03 pm

Existe uma nova gama da RC que é RC Calm, que serve para gerir situações de stress, sem ter que recorrer a medicação própria... Isto quando a situação comportamental assim o deixa

Fale com o seu vet sobre a possibilidade de a gatinha comer esta ração, ou se será necessário algo mais. :)
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

segunda ago 16, 2010 1:05 pm

Só uma questão quando precisa de leva-la ao vet para as vacinas anuais, ou algo que possa acontecer como faz?? :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
tetecat
Membro

segunda ago 16, 2010 1:15 pm

Esse era outro filme de terror!Nunca foi fácil!Mas eu pegava-a ao colo e meetia-a na parte de baixo e só depois punha a tampa.
Parte do trauma dela também pode ter sido por causa da transportadora nova que eu tive de comprar, a antiga esteve ao sol na varanda e ficou com o plastico a querer quebrar e para arrepiar caminho eu tentei mete-la la dentro com aquilo fechado... Foi a 1ª vez que tentei metê-la lá dentro ela arranhou-me e fugiu, o que originou a 1ª perseguição de 1h. Acabou com ela enfiada dentro do sitio das gavetas do armario de wc e a mão da minha mãe toda mordida... Enfim, só asneiras! Eu não estava em mim nesse dia, devo confessar, mas também nunca pensei que o animal se assustasse assim.
sanaMalina
Membro Veterano

segunda ago 16, 2010 1:44 pm

Provavelmente ficou traumatizada com tudo o que aconteceu, mas ao fim de tanto tempo acho que ela se apoderou desse medo que vocês agora sentem e como é um animal está a agir como tal. Para mim deve gerir bem a situação. Quando ela se porta bem é meiguinha também quando ela se armar em carapau de corrida você faz cara feia para mostrar quem manda.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
tetecat
Membro

segunda ago 16, 2010 2:41 pm

Já ralhei com ela, mas ela ainda bufa mais e é nessa altura que faz xixi. Dá a ideia que ela fica ainda mais assustada...
sanaMalina
Membro Veterano

segunda ago 16, 2010 2:50 pm

Então prepare-se para a guerra. Ponha umas luvas e um casaco grosso e quando ela se atirar e bufar segure-a, acalme-a com miminhos e depois ponha no chão e dê-lhe de comer ou pegue num brinquedo mas assim que a puser no chão acabaram-se os mimos, passa a ignorá-la. Ou então dê tempo ao tempo para ver se isto lhe passa. Lembrei-me agora, não querendo alarmá-la, que ela pode estar assim por causa de alguma dorzita ou estar doente.
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
sanaMalina
Membro Veterano

segunda ago 16, 2010 2:56 pm

Então prepare-se para a guerra. Ponha umas luvas e um casaco grosso e quando ela se atirar e bufar segure-a, acalme-a com miminhos e depois ponha no chão e dê-lhe de comer ou pegue num brinquedo mas assim que a puser no chão acabaram-se os mimos, passa a ignorá-la. Ou então dê tempo ao tempo para ver se isto lhe passa. Lembrei-me agora, não querendo alarmá-la, que ela pode estar assim por causa de alguma dorzita ou estar doente.
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

segunda ago 16, 2010 3:03 pm

Guerra com uma gata traumatizada e assustada? Para além de perder com toda a certeza, só vai fazer com que fique pior.

Deixem a gata estar sossegada, na dela. Quanto mais fizerem, pior.
Responder

Voltar para “Gatos”