O meu peixe é um sobrevivente!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
biscrok
Membro Júnior
Registado: quarta nov 19, 2008 3:49 pm
-Gatos
-Canários

segunda ago 16, 2010 11:55 pm

Olá a todos!
Á cerca de 3 anos saiu-me um peixinho numa rifa... laranjinha bonitinho :roll: Bem, arranjei-lhe um daqueles globos, comprei uma pedrinhas e comer para peixes de água fria e informei-me com a senhora da loja. Acontece que sempre pensei que ele era feliz e que estava bem tratado - Ignorância total!! Decidi um dia vir pesquisar e apercebi-me de que o meu peixe estava em más condições :roll: Fui então comprar um aquário (15L) e um filtro. Hoje montei o aquário, e agora está a fazer o ciclo do azoto (penso que é assim que se diz). Começam agora a surgir algumas dúvidas.

1- Este ciclo é suposto demorar quantos dias? No papel das instruções indica 5. Mas já li algures que podem ser de 3 a 6 semanas :o;

2- Depois de todas as condições estarem "aprovadas" será que dá para introduzir mais algum peixe?

Agradeço a vossa atenção,

Cumprimentos.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça ago 17, 2010 12:12 am

Boas

Acredito que a intenção tenha sido a melhor, mas 15L não é suficiente para um kinguio...

O ciclo do azoto só está concluido depois de existir um pico de amónia, seguido por um de nitritos, seguido por um de nitratos e aí quando os nitratos estabelizarem tem o ciclo do azoto feito. É necessário comprar e fazer os respectivos testes quimicos para saber.

Nem esse devia estar quanto mais adicionar mais... :wink:
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

terça ago 17, 2010 12:14 am

Olá, sim é o ciclo de azoto, e demora bastante tempo a menos que compres alguns produtos que rapidamente adicionam à agua as bacterias necessarias, faz com que demore menos tempo, mas convém ler todas as instrucoes no produto.

Compraste um aquario muito pequeno à mesma, o que é certo é que será melhor que um globo.
Compra algumas plantas também.

Esse filtro que compraste é de quantos lt/h?

Esses peixinhos laranjas crescem ainda bastante, e 15lt a comparar com o tamanho que ele pode ficar não é nada.

Podes sempre juntar mais um ou dois iguais, mas prepara-te para no futuro comprar um aquario maior, e esse sempre pode ficar para criares os alevinos se for o caso.
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Maffa
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2010 6:02 pm

terça ago 17, 2010 12:17 am

ola :D Tambem ando interessada em comprar um aquario por isso tenho andando a ler
neste mesmo site tens uns artigos postados sobre tudo o que deves saber de peixes e estava a procura depois de ter ligo o tua duvida e vi a resposta

"Encha depois o resto do aquário e ligue todos os instrumentos. Deixe repousar durante uma ou duas semanas antes de colocar os peixes para que a biodiversidade do mesmo ganhe actividade"

:D acho que devias ler o artigo completo para te esclarecer em mais coisas e outros se achares por bem
esta aqui : http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/aquario ... ssario/153

boa sorte com o teu peixito
biscrok
Membro Júnior
-Gatos
-Canários

terça ago 17, 2010 12:30 am

Olá de novo. Agradeço desde já as vossas respostas :)

O filtro que comprei é de 200L/h, vinha já incluído com o aquário e lâmpada florescente.

Estava tão entusiasmada por finalmente ter um aquário adequado, e afinal é pequeno :( Aconselham um aquário de quantos litros para apenas um peixe?

O ciclo do azoto vai demorar mais do que estava à espera... Para quem já aguentou 3 anos num globo, sem cuidados específicos, acho que mais umas semanas aguenta.

Cumprimentos.
DavidCascais
Membro Veterano

terça ago 17, 2010 12:36 am

Um aquario de 60lt seria bastante bom, para além de poder colocar substrato fertil e plantas poderia tambem juntar mais peixes ;)
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
biscrok
Membro Júnior
-Gatos
-Canários

terça ago 17, 2010 12:48 am

Este que comprei já foi bastante caro, quase 50 euros. Tão depressa não me meto noutra. Não fazia ideia que um peixinho me fizesse gastar tanto dinheiro. Agora já sei qual o adequado, e se tiver opurtunidade comprarei um de 60l.

Obrigada pelas vossas respostas, cumprimentos :)
DavidCascais
Membro Veterano

terça ago 17, 2010 12:49 am

50€?
Foste enganado então ;)
biscrok
Membro Júnior
-Gatos
-Canários

terça ago 17, 2010 12:56 am

:o Mesmo com o filtro incluido e a lâmpada? Pensei que todos os aquários rondassem mais ou menos este preço. Haviam lá aquários (de plástico), com a mesma dimensão, e eram penso que 38 euros :? Preferi trazer o mais caro uma vez que já vinha com o filtro...
DavidCascais
Membro Veterano

terça ago 17, 2010 1:00 am

Sim, mesmo assim...por acaso sei de uma pessoa que esta a vender um aqua panoramico de 70cm de comprimento, com tudo mesmo incluido, termometro, termostato...e outras coisas mais, por esse valor...

Foi comprado numa loja de animais?normalmente é sempre mais caro aí
biscrok
Membro Júnior
-Gatos
-Canários

terça ago 17, 2010 1:04 am

Comprei o aquário no Continente. É o que dá fazer as coisas por impulso :? Já não caio noutra...
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

terça ago 17, 2010 1:07 am

biscrok Escreveu:Comprei o aquário no Continente. É o que dá fazer as coisas por impulso :? Já não caio noutra...
Acontece muito, não é apenas o senhor/a. É frequente fazer isso por ignorancia ou impulso, depois aprende-se :D
DavidCascais
Membro Veterano

terça ago 17, 2010 8:29 am

Depois fica esse para os alevinos que nascerem ;)
anasof
Registado: quarta jul 28, 2010 10:08 pm

terça ago 17, 2010 1:36 pm

biscrok Escreveu:Olá de novo. Agradeço desde já as vossas respostas :)

O filtro que comprei é de 200L/h, vinha já incluído com o aquário e lâmpada florescente.

Estava tão entusiasmada por finalmente ter um aquário adequado, e afinal é pequeno :( Aconselham um aquário de quantos litros para apenas um peixe?

O ciclo do azoto vai demorar mais do que estava à espera... Para quem já aguentou 3 anos num globo, sem cuidados específicos, acho que mais umas semanas aguenta.

Cumprimentos.
Olá!

Parece-me que o filtro que vinha incluído no aquário é demasiado potente para o volume do mesmo. Um filtro de 200L/h num aquário de 15 litros provavelmente movimentará demasiado a água, podendo provocar stress no peixe.

Abraço.

Editado: Quais são as dimensões do aquário?
biscrok
Membro Júnior
-Gatos
-Canários

terça ago 17, 2010 2:09 pm

O aquário tem 35 cm de comprimento, 20 cm de largura e 30 cm de altura.
O filtro estive agora a ver na caixa e de facto diz que é apropriado para um aquário de 60L :? Assim não percebo porque é que veio junto com este aquário...
Responder

Voltar para “Peixes”