Muito URGENTE

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carol98
Registado: domingo jul 25, 2010 1:59 pm

quarta ago 18, 2010 9:43 am

Olá bom dia a todos! O meu gatinho branco com manchinhas ás cores está constipado , e tem um olhinho todo fechado . Até já tem pus mas agora o outro olhinho também fechou.
Queria que se faz favor que me dicessem qual o remédio que eu possa comprar?

KISS PARA TODOS OS VOSSOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta ago 18, 2010 9:49 am

hum, só o vet a pode ajudar, tente aliviar o gatinho lavando os olhos com um algodão ou paninho embebido em soro ou agua, sempre no sentido de dentro para fora.
medicamentos só o vet lhe pode receitar.

Mas leve-o ao vet de qualquer das maneiras, pode estar constipado ou algo mais grave.

boa sorte.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta ago 18, 2010 11:21 am

Isso parece-me coriza. De qualquer forma, não utilize soro, já tive um problema desses com os meus gatos e, segundo o veterinário, o soro pode irritar ainda mais. Utilize só água (sempre no sentido de fora para dentro e um algodão por olho e por passagem) ou água de rosas.

Mas tem de ir com ele ao vet, caso seja coriza, poderá, inclusivé, em casos extremos, perder a vista. Aconteceu isso com os meus porque quando os recolhi, já estavam em estado avançado e, mesmo com tratamento médico, ficaram sem os globos oculares.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Debora20
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 11:25 am

peço desculpa então pelo mau conselho, sempre usei soro para limpar olhinhos ramelosos... :wink:
my bad. :roll:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta ago 18, 2010 11:41 am

Também sempre usei soro, por indicação do vet. Atenção que a agua de rosas só deve ser usada externamente.

Convém levar o gatinho ao vet para ser observado e medicado. Assim o vet ensina como limpar o pus dos olhinhos (não é fácil e exige algum "estomago", mas compensa para salvar os olhinhos)[/u]
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quarta ago 18, 2010 11:50 am

Como já viu, Carol98, aqui como em tudo, é cada cabeça sua sentença. Uns dizem soro, outro dizem nem pensar; uns dizem algodão, outros compressas; uns dizem de fora para dentro, outros de dentro para fora...

Se o gatinho tiver coriza, como tudo parece indicar, deve levá-lo hoje ainda e rapidamente ao vet. É uma doença que, não tratada, pode levar à cegueira, a problemas respiratórios crónicos ou até à morte por pneumonia.

O vet receitar-lhe-á umas gotas próprias pra aplicar nos olhos do gatinho e, muito provavelmente, um antibiótico. Só ele poderá fazê-lo.

Já agora, para limpar os olhos, a minha vet recomenda soro e limpar de fora para dentro com uma compressa (algodão não, porque larga fiapinhos)...

Editei para acrescentar: mas isto só limpa, não trata.
Debora20
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 12:41 pm

então não estava assim tão errada quanto ao soro...
agora limpar de fora para dentro já é estranho...
essa maneira, ao limparmos faz com que as "ramelinhas" fiquem no canto interior do olho, não me parece a maneira mais "limpa" de limpar.
de dentro para fora é mais facil para evitar restos, ao limpar empurramos suavemente a ramela para o canto exterior do olho sendo mais facil retirar da vista do gatinho ou não? :roll:
quer dizer para mim tem mais logica...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta ago 18, 2010 12:49 pm

Só o soro não trata nada... leve o gatinho ao vet. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quarta ago 18, 2010 12:54 pm

Debora20, tem uma lógica que já me explicaram, só que já não me lembro... :lol:

Mas talvez até seja porque, ao fazermos o movimento contrário, arrastamos do sítio onde se acumulam as remelas (canto do olho) para o resto do olho. De fora para dentro, o último sítio que se limpa (e também se limpa) é o canto do olho. Devendo o movimento ser feito com muita leveza sobre o olho e podendo ser com um nadinha mais de força no canto das «remelas», já não sobre o olho.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta ago 18, 2010 1:52 pm

Bem, nos meus gatos não usei soro, por conselho veterinário e continuo a não utilizar. A razão de se limpar de fora para dentro é porque geralmente a infecção encontra-se no canto interior do olho, ao limpar de dentro para fora, alastra a sujidade ao restante globo ocular. Esta foi a explicação que me deram. Já agora, acrescento que na limpeza de olhos de um bebé, por exemplo, é exactamente o mesmo. Quando me referi a algodão, deveria ter especificado que tipo de algodão, referia-me a "compressas" de algodão, daquelas que não deixam fiapos, claro. Mas tem de ir a um veterinário, como é óbvio. Limpar não irá curar o problema.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Isabelly
Registado: terça ago 24, 2010 4:27 pm

terça ago 24, 2010 4:46 pm

Eu com os meus bichanos costumo lavar-lhes os olhos so com agua, (embora o veterinario tenha dito que podia lavar com soro). :roll:

Quando alguem tem duvidas nada como os levar ao Veterinario. :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 24, 2010 5:33 pm

tem um olhinho todo fechado . Até já tem pus mas agora o outro olhinho também fechou
Com tanta conversa de CHACHA aposto que a menina nem levou o gato ao vet... sim sim, olhos fechados com pus, sintomas óbvios de CORIZA, passam mesmo só com água e soro não haja dúvida... :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Gatos”