será que o cavalo gosta de ser montado?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta ago 18, 2010 4:50 pm

Eenesh Escreveu:Esse bichinho pelo mundo dos cavalos nunca desaparece, no máximo fica escondido, mas espera sempre para voltar a surgir :D
:D a amazona dentro de nós LOOOOl... nunca se esquece ... é como andar de bicicleta!! foram cinco minutos de medo... depois já não se passava nada... não posso alimentar o bichinho agora, senão ainda me meto em trabalhos com ideias doidas!! :lol:

um dia... quem sabe.

Eenesh, onde tens o teu?
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
Eenesh
Membro Veterano
Mensagens: 387
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

quarta ago 18, 2010 5:35 pm

Claro :lol:


Está numa quinta no Algueirão Velho :)
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta ago 18, 2010 5:44 pm

Eenesh Escreveu:Claro :lol:


Está numa quinta no Algueirão Velho :)
aqui tenho o centro hipico a dois passos... mas para já fica mesmo em stand-by ( mas a borbulhar :D )... é muita coisa para a minha cabeça neste momento!!! :lol:
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
Eenesh
Membro Veterano
Mensagens: 387
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

quarta ago 18, 2010 5:50 pm

É uma actividade dispendiosa e que requer alguma dedicação.. Por isso o melhor é mesmo arranjar uma altura ideal para isso 8)
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta ago 18, 2010 6:13 pm

Eenesh Escreveu:É uma actividade dispendiosa e que requer alguma dedicação.. Por isso o melhor é mesmo arranjar uma altura ideal para isso 8)
bem verdade :) tem que ser uma coisa muito bem amadurecida!
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
missgirl
Membro
Mensagens: 54
Registado: quinta jul 05, 2007 6:34 pm

quarta set 08, 2010 3:48 pm

Macau22 Escreveu:Olá a todos, gostava de saber a vossa opiniao sobre isto: sera que o cavalo gosta de ser montado? sera que nao é uma violencia para ele ser montado, controlado, conduzido?

Será que ele nao seria mais feliz sem nos?

sou, como penso que todos são, senao não estariam neste site, amante dos animais, e fiquei a pensar nisto hoje quando vi um espectaculo equestre. Lindo, é verdade. Mas... será que isto não é uma violencia para os cavalos?

claro que os podemos montar sem violencia nenhuma, até so com uma cabeçada para ser o menos doloroso possivel, mas continuamos a dar-lhes ordens.

O que é que acham?
gostava mesmo de saber a vossa opiniao sobre isso

obrigada a todos!
´

Bom, eu monto desde os meus 8 anos e tendo em conta esta minha vivência com os cavalos penso que faz parte da seu "trabalho" serem montados, e acho que é desse ponto de vista que eles também o entendem. Acho que um cavalo que está limitado a uns hectares de pasto só come e descansa é menos feliz que um cavalo que tem uma ligação directa com um "companheiro", que se exercita todos os dias, que trabalha e desenvolve os seus músculos, que estimula a sua flexibilidade, que aprende, que exibe o que de melhor há em si. Porque a equitação é isso mesmo, pelo menos é assim que a vejo. Pratico equitação clássica que dá depois origem a galas equestres e etc e para mim, a equitação é arte. Não é estar sentadinha em cima de um cavalo, é trazer ao mundo a sua beleza, elevar o seu ego. O cavalo é o verdadeiro protagonista. O facto de gostar ou não de ser montado está também dependente do seu maneio geral. Se trabalha todos os dias, se tem a sua liberdade para se expandir (ex : ser solto no picadeiro ). O importante é trabalha-lo com ligeireza, não é puxa rédeas daqui, agora puxa dali, pernadas a dar com um pau, xibatadas etc. Não, o cavalo assim nunca aceitará as ajudas pacificamente. É claro que com isto não quero dizer que quando ele faz disparates não deve ser repreendido, é claro que deve. Mas não é com violência que se consegue alguma coisa, muito menos na equitação. É preciso sensibilidade, destreza, compreensão e muita paciencia para ensinar um cavalo e tirar partido dele. É preciso saber quais as qualidades de tal cavalo, saber até que ponto ele é capaz de ir, conhecer as suas limitações físicas etc. A equitação é um meio de comunicação entre o homem e o cavalo, é através das ajudas (pernas, redeas, vara) que se estabelece um diálogo. A equitação é isso mesmo, um diálogo falado por homem e cavalo.
Eenesh
Membro Veterano
Mensagens: 387
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

quarta set 08, 2010 5:22 pm

Não diria melhor.
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Stuaventura
Membro
Mensagens: 98
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

quarta set 08, 2010 6:39 pm

Também concordo com a missgirl. O cavalo deve ser montado através de códigos estabelecidos entre cavaleiro e cavalo e não com brutalidade e violência. Como qualquer animal,o cavalo não gosta de ser maltratado mas se perceber o que deve fazer através de certos códigos suaves e inteligentes, aí acho que deve gostar de ser montado. Assim vai aprender novas coisas, novos "truques", e é bem melhor que estar fechado numa boxe durante dias. Aliar o andar no pasto e ser montado, deve ser excelente na cabeça do cavalo. Mas acho que os cavalos selvagens não se importam de não serem montados, nem da companhia dos humanos porque além de não conhecerem tal coisa têm a companhia uns dos outros. Mas existe cavalos que gostam de fazer o que fazem, e isso vê-se ainda em poldros, cavalos que nasceram quase a saber tourear, adoram saltar ou correr a grande velocidade,mostram bastante talento e gosto por uma coisa específica, e com a ajuda do homem aperfeiçoam tudo isso, e penso que eles gostam. Já vi cavalos que com uma sela e um cavaleiro em cima ficam, não sei, vaidosos,parece que gostam daquele momento! :D Mas como não há cavalos iguais, acho que uns gostam mais de ser montados que outros, mas só um cavalo poderá responder a esta pergunta :P
Gallaecia
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda nov 01, 2010 4:40 pm

pois :lol: :lol: isso é mesmo... só o cavalo poderá responder.

mas a linguagem corporal diz muito, ele sabe e nós também.

eu voltei à carga.... amadureci a ideia como tinha dito à Eenesh e recomecei :)

eu gosto do que ele me proporciona e ele não se queixa nada de me aturar duas horas por semana.
está a ser muito bom... espero que para ambos!!
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Responder

Voltar para “Cavalos”