Sobre o gato doméstico

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

quarta ago 04, 2010 6:27 pm

Bom tópico!

Como alguns de vós sabem, a minha paixão por gatos «eclodiu» há pouco tempo.
Eu bem leio, mas pco ou nd sei... :?

Só sei que a minha Pipoca despertou esta paixão em mim! :D
Desde que a conheci que vejo os gatos com outros olhos.

Os domésticos têm variadissimas pelagens, cada um mais lindo que o outro! :oops:

<p>&nbsp;</p>
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quarta ago 18, 2010 6:36 pm

son1a Escreveu:Bom tópico!

Como alguns de vós sabem, a minha paixão por gatos «eclodiu» há pouco tempo.
Eu bem leio, mas pco ou nd sei... :?

Só sei que a minha Pipoca despertou esta paixão em mim! :D
Desde que a conheci que vejo os gatos com outros olhos.

Os domésticos têm variadissimas pelagens, cada um mais lindo que o outro! :oops:
Sónia, cuidado: quando eclode, a paixão é galopante! :wink: :lol:
IHaveADream
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 6:50 pm

Aqiu estão algumas fotos do meu doméstico Tassebem, um gato com 9 anos mas cuja idade mental ficou nos 6 meses. São antigas, mas continuam actuais. :D

Imagem

Imagem

Reparem no estado da cadeirinha... :roll:
Imagem

A ficar «vareta»:
Imagem

Adoro esta em que ele está «vampirinho».
Imagem
Bagaudae
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 1:57 pm

segunda ago 23, 2010 2:11 pm

Tenho de mudar a raça ao Camões. Acho que o tenho como sendo Europeu comum, quando ao que parece não é. Pensava que europeu comum era uma designação menos ofensiva para Sem Raça Definida. :lol:
IHaveADream
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 2:22 pm

Eu também não os sei distinguir, Bagaudae, mas acho que o Europeu tem a cabeça mais redondinha que o seu Camões. Que não deixa de ser um belo gatinho. :wink:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda ago 23, 2010 11:50 pm

June76 Escreveu:Posso estar enganada, mas eu fiquei com a ideia que o gato europeu de pelo curto era do genero deste:

Imagem
Quase que jurava que era a minha Tita. Só que este(a) é muito mais elegante! e a minha Tita é mais escura! 8) :wink:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça ago 24, 2010 12:02 am

Vocês já repararam que os gatos tigrados têm todos uma característica curiosa que é parecerem que têm um M na testa por cima dos olhos? Se a memória não me falha, segundo vi num documentário sobre a domesticação dos gatos no antigo Egipto, era uma característica comum dos gatos.

E segundo me parece, gato em egípcio é miau (se não estou enganada).

E na Escócia ainda existe gatos selvagens, que devem ser descendentes do gato europeu.
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça ago 24, 2010 12:04 am

ambv,

Eu tirei a foto do google, portanto não sei dizer quem é o gato em questão. Mas acho-o muito bonito. Bem, para ser sincera, eu acho todos os gatos bonitos. Os Brasileiros devem ter algum motivo para dizer que uma pessoa bonita é um "gato" ou uma "gata".

P.S.: Julgo que gato em Egipcio é mau, daí o mau egipcio.
IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 24, 2010 12:57 am

O «M» é uma característica dos «tabbys» (gatos malhados, de uma maneira geral).

Há várias lendas sobre o "M" dos gatos. Uma diz que foi Maomé quem os marcou assim. Ele gostava muito de gatos e tinha uma gata que adormeceu sobre a sua capa. Ao precisar de pôr a capa, para não acordar a gata, preferiu cortá-la.

Mas há uma história real destas que muito me impressiona: Albert Schweizer, filósofo, teólogo e Prémio Nobel da Paz alemão, que era canhoto, preferia escrever com a mão direita a incomodar o seu gato, se este estivesse a dormir sobre o seu braço esquerdo.

(Este facto ajuda-me a achar que sou menos «tontinha» quando me viro na cama com todo o cuidado e grande ginástica para não acordar os gatos. Mas sei que não estou sozinha... :lol: :lol: )
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça ago 24, 2010 5:08 am

Também se conta que o M vem de Maria; a que, em Belém, pariu um menino que ficou muito conhecido. Uma gatinha ter-se-á eroscado em Jesus para o aquecer e Maria, para que o gesto da gatinha fosse sempre lembrado, marcou-lhe a testa com a inicial do seu nome. :)

Isso da capacidade craniana não me convence... até acho mais provável a domesticação de um bicho "cabeçudo". Que percam capacidades e ganhem outras, ou que o instinto se atenue ainda vá q não vá... :)

O q é mesmo certo é a pelagem; a maioria dos gatos domésticos que "fogem" ao padrão tabby, nunca conseguiria sobreviver no estado selvagem devido à impossibilidade de se camuflar. Geralmente, animais domesticados têm manchas brancas q os seus parentes selvagens não possuem, justamente porque se tornariam demasiado visíveis. Animais com leucismo ou albinismo não se safam. Já o melanismo ocorre sobretudo em zonas de densidade florestal. Nos grandes felinos, o leucismo ocorre nos leões e nos tigres, o melanismo nos leopardos e jaguares. Não conheço nenhum caso de pumas ou chitas em q ocorram estas "disfunções".

Também acho que, tal como o ser humano, vários tipos de gato se desenvolveram simultaneamente em diversas zonas do planeta e por isso têm características diferentes consoante a zona de origem e as adaptações que foram feitas naturalmente. E também considero que nenhum ser descende de outro ainda existente, por isso dizer q o cão descende do lobo ou o gato doméstico do selvagem africano é tão verdadeiro como dizer q o porco descende do javali ou o ser humano do chimpanzé.. ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça ago 24, 2010 6:48 pm

O meu Dusty também tinha esse "M" mas era mesmo de "Maluco" 8)
Um gatarrão lindo, nem digo quanto pesava :oops:
Ele tão grande que as visitas tinham medo dele :o e os vets também, mas ele era muito dócil :D
Já lá vão dois anos que faleceu (1990-2008) que saudades :(

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
S&oacute;nia
IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 24, 2010 6:56 pm

M de maluco... :lol: :lol: É isso mesmo, Catrules, a explicação é essa. Pelo menos em português... :lol:

O Dusty era lindooo... :o Que riscas tão bem desenhadas... E não está de linguinha de fora na foto?
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

terça ago 24, 2010 7:04 pm

Era lindissimo, as fotos que tenho dele não são em suporte digital não fica tão bonito :D
Nesta foto devia ter uns 14/15 anos mas o tempo não passava para ele sempre brincalhão até à última e já lá vão 20 anos que o meu irmão o apanhou na rua, devia ter uns 4 ou 5 mesitos quando veio para nossa casa :D
Pode parecer parvo mas quando decidi adoptar um gato teve de ser um diferente, ainda me custava olhar para os tigradinhos, mas ainda hei-de ter um tigradinho novamente, são gatos fantásticos :D

Editei só para confirmar que estava com a lingua de fora, aliás ele dormia assim 8)
S&oacute;nia
IHaveADream
Membro Veterano

terça ago 24, 2010 7:22 pm

Quando estão de língua de fora ficam tão cómicos... :lol:

E durou 18 anos, o grande Dusty! Que linda idade...
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

terça ago 24, 2010 7:46 pm

IHaveADream Escreveu:Quando estão de língua de fora ficam tão cómicos... :lol:

E durou 18 anos, o grande Dusty! Que linda idade...
E se calhar podia ter durado mais, o problema que ele começou a ter com um dente, que ao retirarem fizeram uma biopsia e era um tumor, fico a pensar que se ele tivesse vindo para minha casa (eu mudei-me 1 ano antes de ele morrer) eu podia ter detectado mais cedo e podia ter feito diferença, ou não, não sei fiquei sempre com esta dúvida.
Eu optei por deixá-lo em casa dos meus pais, pois ele já tinha 17 anos tinha vivido a vida toda naquela casa, pensei que não se adaptasse a um ambiente diferente, que lhe poderia causar stress.

Passados uns meses a minha mãe diz que ele já não queria a ração seca que adorava, compravamos várias mas ele só queria paté, não entendiamos o porquê, quando a minha mãe disse que ele parecia ter uma impressão na boca, fui ao vet, que mandou logo fazer radiografia depois foi tudo muito rápido , perdeu imenso peso ainda se tentou tratamento mas o vet disse que apenas se iria prolongar o sofrimento, já não havia nada a fazer, tivemos de o adormecer, custou tanto, a minha irmã veio de proposito de Londres para estarmos todos com ele :(

Mas agora fica a saudade de um excelente amigo e companheiro de tantas aventuras.

Apesar de tudo temos tido sempre a sorte de os nossos animais sempre terem falecido com uma idade avançada.

De qualquer modo fica a minha opinião: Não há nada como um gato doméstico, são lindos, vêm em todas as cores, são fortes e muito resistentes :wink:
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Gatos”