Tétano

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 13, 2003 8:01 pm

Olá

Estão vacinados contra o tétano? Já pensaram que o podem contrair se não tiverem a vacina em dia? Pode bastar que numa brincadeira o vosso amigo, cão ou gato, vos dê uma arranhadela.
Eu disse "pode bastar" porque nem todas as arranhadelas são obrigatoriamente a porta de entrada da bactéria.

Há uns dias ouvi o testemunho de uma pessoa que se viu atrapalhada exactamente por causa de um pequeno arranhão. Foi tratada a tempo e safou-se, mas sofreu e sofreu.
Nessa altura, no verão, eu andava de calções e um dos meus pequenos saltou-me às pernas e só dei conta quando cheguei a casa que estava cheio de sangue. Fui consultar o boletim da vacina do tétano e fiquei descansado. Tinha as vacinas em dia.

Mais vale prevenir do que remediar. Vão por mim ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta nov 13, 2003 8:14 pm

Sempre... de 10 em 10 anos
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta nov 13, 2003 8:31 pm

Eu ainda não levei muitas, mas para mim é obrigatório (por causa dos cavalos)
Outra coisa que aprendi no outro dia (aula de ctv): a bactéria do tétano morre na presença do oxigénio. Assim, se forem arranhados não vão a correr tapar a ferida, deixem-na apanhar ar para que a bactéria morra.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta nov 13, 2003 9:06 pm

A vacina é obrigatória.
Logo, creio que todos nós estamos vacinados contra o tétano.

Eu tenho sempre muito cuidado em manter as vacinas em dia. ;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 13, 2003 9:07 pm

ladyxzeus Escreveu: ... a bactéria do tétano morre na presença do oxigénio. Assim, se forem arranhados não vão a correr tapar a ferida, deixem-na apanhar ar para que a bactéria morra.
Água oxigenada! É o ideal se estiver à mão.

Eu vou pôr aqui algumas considerações que consultei na net sobre a doença. Mas ainda não tive tempo de reunir os elementos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 13, 2003 9:20 pm

monikestarr Escreveu: A vacina é obrigatória.
Logo, creio que todos nós estamos vacinados contra o tétano.
Pois aqui é que está a minha dúvida. É obrigatória para quem? Funcionalismo público, estudantes? Um profissional liberal, por exemplo, se não tiver cuidado, ninguém o pode obrigar, não é?

Isto chamou-me a atenção porque há uns tempos o meu filho aleijou-se a jogar futebol (nada de grave), foi ao hospital, tomou a vacina e na altura eu e a minha mulher verificámos que não a tínhamos em dia e lá fomos tomá-las. É que já tínhamos sido alertados por pessoas amigas que convinha ter a vacina em dia, principalmente por termos cães.

Bom, se a minha chamada de atenção tiver sido desnecessária, ainda bem. É sinal que todo o pessoal pode levar arranhadelas à vontade.
Vá lá, cãozoada, aproveitem-se :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monikestarr
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 9:25 pm

É obrigatória para quem tem boletim de vacinas... ou seja, toda a gente! :o

Agora, se estás a falar de quem não cumpre, bem, isso não quer dizer que não seja obrigatório, quer? ;)

Seria como dizer que eu, por não cumprir o código da estrada, este não se aplica a mim! :p
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

quinta nov 13, 2003 9:52 pm

monikestarr Escreveu: É obrigatória para quem tem boletim de vacinas... ou seja, toda a gente! :o

Agora, se estás a falar de quem não cumpre, bem, isso não quer dizer que não seja obrigatório, quer? ;)

Seria como dizer que eu, por não cumprir o código da estrada, este não se aplica a mim! :p

Boas,

Normalmente diz-se que é obrigatório porque os estudantes têm que apresentar o boletim no princípio de cada ano, sob pena de não efectuarem matrícula. Ora depois de sair da escola raras são as ocasioes em que se pede o boletim. Talvez em actividades ligadas à saúde e mesmo assim nem sei. O tétano não se pega pelo ar...apesar de muito perigoso.

Se não cumprir o código da estrada e for apanhada tem uma punição (multa, coima, sanções acessórias, etc); se for "apanhada" sem boletim de vacinas em dia não é penalizada...determinadas vacinas fazem parte do plano nacional de vacinação, essa é uma delas, só isso. É uma questão de consciência, de auto-preservação.

Aproveito para dizer que, quem não tem o seu boletim ou não sabe que é feito; a vacina toma-se, a partir da idade adulta de 10 em 10 anos; quem não tem, muito cuidado com cortes/feridas principalmente com objectos com ferrugem, se não sabem se têm, mesmo que seja um corte pouco profundo vão aos catus, sap´s e afins e façam reforço (foi o que me fizeram quando parti a cabeça, depois logo tomei a vacina mais tarde).

Cumprimentos,
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 13, 2003 9:56 pm

Olá Mónica

Tens razão, mas eu também tenho :lol:.
Lá obrigatória é, mas estou convencido de que um elevado número de pessoas que não sejam mesmo obrigadas a apresentar o boletim, pura e simplesmente se esquecem de as tomar e isso aconteceu comigo. Eu, por acaso, até sou cuidadoso com a saúde e quando vou ao médico não é por estar mal ou por me doer qualquer coisa. Sigo a medicina preventiva por uma questão de princípio.
Ora se um esquecimento destes acontece a uma pessoa que é cautelosa como eu, presumo que o mesmo poderá acontecer a muito mais gente, especialmente às pessoas que só utilizam os serviços de saúde quando estão para morrer.

Já agora conto um episódio. Há uns tempos um colega meu morreu com um ataque cardíaco. O filho, no dia do acontecimento, confidenciava-me: ele era muito saudável. Olhe que nunca foi ao médico.
Eu não comentei. Mas se fosse noutras circunstâncias menos dramáticas. dir-lhe-ia: pois, ele morreu exactamente por nunca ter ido ao médico.

Moral da história: neste caso específico, estou plenamente convencido de que haverá muita gente que por esquecimento ou por pura estupidez não tem a vacina do tétano em ordem. Seja ela obrigatória ou não. Isso aqui para o caso não interessa.
Mas, repito, se este meu alerta for desnecessário, ainda bem.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monikestarr
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 10:01 pm

Mas, meu querido Nel, eu não estou a dizer que a sua chamada de atenção é desnecessária.

Nem quis, com o meu primeiro post ou o segundo, dizer isso.

Peço desculpa se assim o pareceu. :oops:
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quinta nov 13, 2003 10:54 pm

Nel Escreveu:Pois aqui é que está a minha dúvida. É obrigatória para quem? Funcionalismo público, estudantes? Um profissional liberal, por exemplo, se não tiver cuidado, ninguém o pode obrigar, não é?
Tem bastante razão Nel... de facto, não há maneira de se verificar quem tem. Eu, por exemplo, a última vez que vi o meu boletim de vacinas foi antes de vir para a universidade... já cá estou há quatro anos e não sei dele. A minha mãe é que o tinha, entretanto faleceu...
Francamente, não faço ideia de como estão as minhas vacinas. Na faculdade não exigem o boletim para a matrícula como no secundário...
Quanto a profissionais, o mau pai é quadro superior de uma empresa e já não tomava vacinas... desde que esteve na tropa!!!!
Nel Escreveu:Lá obrigatória é, mas estou convencido de que um elevado número de pessoas que não sejam mesmo obrigadas a apresentar o boletim, pura e simplesmente se esquecem de as tomar e isso aconteceu comigo.
Pois. Mas agora, tomei uma decisão: assim que for para os Açores (no Natal), vou lá ao centro de saúde que eles devem lá ter um boletim meu e tratar de por estas vacinas em dia. Preocupo-me tanto com as vacinas dos cães... :p e das minhas, é o que se vê! ;)
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta nov 13, 2003 11:05 pm

Eu fui vacinada há 3 anos porque fui mordida por um cocker que tinha caído de uma janela no 1º andar...

Tive imensa sorte porque a vacina estava mesmo a validar e eu ia-me esquecer de a tomar de certeza!! Mas aquela dentada, puxa!! E ainda que os rottweilers são perigosos :lol:
Última edição por Megaran em quinta nov 13, 2003 11:06 pm, editado 2 vezes no total.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 14, 2003 9:22 am

Agradeço o lembrete!
Eu pessoalmente nao sabia que se poderia apanhar Tétano através de um arranhao dos n/ caes e/ou gatos. Pensava que era mais perigoso se nos magoasse-mos num prego ou em algo com ferrugem.
Embora seja uma mae coruja no que diz respeito aos cuidados de saude de meus filhos e até do meu marido , confesso que sou um pouco descuidada comigo. No que diz respeito á minha vacina do tetano já deveria ter tido o reforço há 5 anos atras.
Assim e graças ao seu alerta e informaçao vou tomar providencias para ser vacinada o mais breve possivel.
Muito obrigada
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta nov 14, 2003 11:14 am

Pois é nel! O que arranjou com esta brincadeira foi pôr toda a gente a olhar com olhos de ver para os boletins de vacinas!!! A isto chama-se serviço público!!! :lol: :lol:

Quanto ao ser ou não obrigatório!!! De facto é, mas ninguém vai correr atrás de ninguém para ver se tem as vacinas! Eu confesso que detesto injecções! Nem sempre fui assim, mas aqui há uns anos tive uma experiência muito má com uma agulha, mesmo antes de uma operação e fiquei traumatizada!! Isto tudo para dizer que faço os possíveis e os impossíveis para não tomar vacinas!!! Grande exemplo para a minha filha!!! :o Por acaso até sou!!! :lol: Ainda outro dia precisamos de fazer análises e claro...tirar sangue! Outra coisa que "adoro" :? !! E lá fui eu com o ar mais corajoso do mundo dar o exemplo à Raquel e tirei antes dela!!! Fiquei que nem podia...mas consegui! Quanto às vacinas, as da Raquel estão todas em dia e não descuro delas! Quando foi a minha vez...adiei o mais que pude, mas no último momento (mais uma vez para dar o meu ar forte e encorajador à minha filha) lá fui eu tomar a dita cuja...só para dar o exemplo!!!

Só para terminar, lembro-me que aqui há uns anos a médica me mandou tomar a vacina para a gripe! Quando fui aos enfermeiros tomá-la, pousei-a em cima da mesa e saí pela enfermaria fora muito devegarinho!!! :lol: :lol: Depois voltei...claro, mas com um nó que nem imaginam!!! ;)
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

sexta nov 14, 2003 11:18 am

Essa vacina leva-se de 10 em 10 anos, tenho a minha pra levar este ano e ainda não a fui levar :oops: bigado por me lembrarem ;)
Responder

Voltar para “Cães”