Ajuda para gatinho com Felv

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta ago 19, 2010 7:27 pm

dinodane Escreveu:Pois sim, também o paracetamol e a aspirina são de venda livre...
é melhor não dar ideias tristes :roll:
anjjazul
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta ago 20, 2010 1:01 am

ai estes medicamentos podem dizer-se e viternum e diazepam não podem???

n compare alhos com bogalhos, ng sugeriu esses medicamentos. Mas saiba q o ácido acetilsalicílico pode, sim, usar-se, em casos específicos.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta ago 20, 2010 1:05 am

dinodane Escreveu:Pois sim, também o paracetamol e a aspirina são de venda livre...
BLASFÉMIA, ó, onde anda a moderação?? dois pesos e duas medidas, é?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ritacolaco
Membro Júnior
Registado: quinta fev 02, 2006 5:35 pm

sexta ago 20, 2010 5:50 pm

Jura?? Pode garantir o que afirmou?[/quote]

Chamarrita, eu não venho dizer que os donos não sabem nada. Pelo contrário, digo que por vezes acham que sabem muito e isso frequentemente impede que tomem as decisões acertadas... Por outras palavras eu disse apenas que os donos não têm formação académica (conhecimento) para aconselhar seja que medicamento for a seja que animal for, mesmo que pareça o mais inofensivo. Obviamente que a experiência conta... obviamente que por vezes é necessário socorrer um animal antes de ter acesso aos serviços veterinários... mas, para isso, há telefones: telefone ao médico assistente e pergunte se pode dar! É essa a mensagem que pretendi passar porque, acredite, já vi muita desgraça! Sem falar nas resistências a antibióticos (que deixam de funcionar depois quando precisamos deles), que foram dados em doses ou por períodos insuficientes ou em situações totalmente erradas, porque por vezes, aos olhos do dono, as situações eram parecidas com situações anteriores em que os tais medicamentos tinham sido benéficos.
Partir do princípio que, como já deu o medicamento numa situação semelhante, pode voltar a dá-lo, ACREDITE, é meio caminho andado para as coisas correrem mal (vá por mim).
Segundo, lá por um medicamento ser de venda livre não quer dizer que não tenha efeitos secundários. Por ser de venda livre parte-se do princípio que as pessoas lêm as bulas e se informam se devem ou não tomá-los. Ora, e já partindo do princípio que as pessoas percebem o que lá diz (por vezes a linguagem usada não é a mais acessível), as bulas têm indicações, dosagens, contra-indicações e efeitos secundários/adversos estudados (durante muitos anos, para que possam ser comercializados) para seres humanos. Isto significa que foram estudados tendo em conta o metabolismo próprio dos seres humanos (não o de um cão, não um de um gato, não o de um piriquito, que podendo até numas coisas ser parecido, noutras é muito diferente); se podem ou não ser usados e com ou sem segurança em animais só uma pessoa com formação nessa área pode dizer (bem como as condições em que dever ser usado).
Terceiro: já nem falo em medicamentos que não são de venda livre, ou medicamentos de uso exclusivo veterinário, que são vendidos os mesmo "prescritos" pelo farmacêutico.

Concluindo, não chamei ignorante a ninguém... apenas sugiro humildemente aos donos que não mediquem os seus animais sem conselho médico-veterinário prévio. E que, caso pretendam fazê-lo por sua própria conta e risco, pelo menos náo incentivem quem pondera ou pretende fazê-lo.

Pode até haver muitas vezes em que corra bem, mas poderá haver uma em que corra mal (e às vezes uma chega!...).
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sexta ago 20, 2010 6:04 pm

ritacolaco Escreveu:Jura?? Pode garantir o que afirmou?
Chamarrita, eu não venho dizer que os donos não sabem nada. Pelo contrário, digo que por vezes acham que sabem muito e isso frequentemente impede que tomem as decisões acertadas... Por outras palavras eu disse apenas que os donos não têm formação académica (conhecimento) para aconselhar seja que medicamento for a seja que animal for, mesmo que pareça o mais inofensivo. Obviamente que a experiência conta... obviamente que por vezes é necessário socorrer um animal antes de ter acesso aos serviços veterinários... mas, para isso, há telefones: telefone ao médico assistente e pergunte se pode dar! É essa a mensagem que pretendi passar porque, acredite, já vi muita desgraça! Sem falar nas resistências a antibióticos (que deixam de funcionar depois quando precisamos deles), que foram dados em doses ou por períodos insuficientes ou em situações totalmente erradas, porque por vezes, aos olhos do dono, as situações eram parecidas com situações anteriores em que os tais medicamentos tinham sido benéficos.
Partir do princípio que, como já deu o medicamento numa situação semelhante, pode voltar a dá-lo, ACREDITE, é meio caminho andado para as coisas correrem mal (vá por mim).
Segundo, lá por um medicamento ser de venda livre não quer dizer que não tenha efeitos secundários. Por ser de venda livre parte-se do princípio que as pessoas lêm as bulas e se informam se devem ou não tomá-los. Ora, e já partindo do princípio que as pessoas percebem o que lá diz (por vezes a linguagem usada não é a mais acessível), as bulas têm indicações, dosagens, contra-indicações e efeitos secundários/adversos estudados (durante muitos anos, para que possam ser comercializados) para seres humanos. Isto significa que foram estudados tendo em conta o metabolismo próprio dos seres humanos (não o de um cão, não um de um gato, não o de um piriquito, que podendo até numas coisas ser parecido, noutras é muito diferente); se podem ou não ser usados e com ou sem segurança em animais só uma pessoa com formação nessa área pode dizer (bem como as condições em que dever ser usado).
Terceiro: já nem falo em medicamentos que não são de venda livre, ou medicamentos de uso exclusivo veterinário, que são vendidos os mesmo "prescritos" pelo farmacêutico.

Concluindo, não chamei ignorante a ninguém... apenas sugiro humildemente aos donos que não mediquem os seus animais sem conselho médico-veterinário prévio. E que, caso pretendam fazê-lo por sua própria conta e risco, pelo menos náo incentivem quem pondera ou pretende fazê-lo.

Pode até haver muitas vezes em que corra bem, mas poderá haver uma em que corra mal (e às vezes uma chega!...).[/quote]

E acho que ninguém gostaria de ficar com essa na sua consciência.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 20, 2010 6:14 pm

Chamarrita Escreveu:
Querem ver que passou despercebida a ironia e que era preciso ter escrito O QUE SE SUBENTENDE, "POIS SIM, TAMBÉM O PARACETAMOL E AS ASPIRINA SÃO DE VENDE LIVRE E À PALA DOS DONOS ACHAREM QUE OS PODEM MEDICAR MORREM N GATOS TODOS OS ANOS"?? :lol:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53179

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bobbyca
Membro Veterano
Registado: quarta mai 20, 2009 7:43 pm

sexta ago 20, 2010 6:15 pm

A Rita tem toda a razão. Assisto semanalmente a desgraças causadas pelos donos que se aconselham com o amigo, vizinho, na net, etc, apenas porque não estão para se incomodar a ir ao Vet com o seu animal.

E depois ainda há as "grandes amigas e resgatadoras de animais" que fazem os diagnósticos, prescrevem medicamentos e mandam os donos aviar a medicação no Vet.

Resultado disso, esta última semana, apenas:

- Gata intoxicada pela própria dona, que lhe deu um parac*** 1000.
- Cão com rim parado, porque fazia febre, segundo os donos (38,4 graus) e davam-lhe, de oito em oito horas, ibuprofeno 600.
- Gato com insuficiência renal grave e lipidose hepática, porque estava entupido, e a "salvadora compulsiva" diagnosticou infecção urinária.

Bem hajam aqueles que se acham superiores a quem andou a marrar com a tola nos livros 5 anitos ... e quase matam os animais alheios.
<p>Se n&atilde;o pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salv&aacute;-los! Divulgue ou apadrinhe!!!&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sábado ago 21, 2010 12:43 am

Chamarrita Escreveu: fez muitíssimo bem em comprar o [Editado]. Eu uso em comprimidos e dou 1/4 ou meio. Se o [Editado] não resultar, o [Editado] resulta (...)

Linfoma tem um prognóstico mau, como sabe... e entendendo que o gatinho não deve sofrer, aconselhava-a a ponderar a eutanásia.

Fale com os seus vets e, na dúvida, peça uma 2ª opinião.
Eu estou esclarecida. No caso, a forista n foi aconselhada por mim a adquirir o tal medicamento, por sua livre iniciativa comprou-o e aplicou-o; perguntou se fez bem, e eu disse-lhe que sim. Mas vejam bem os outros conselhos, bem como o que está a negrito... eu NÃO dou medicamentos sem o aval do vet. Mesmo quando são pessoas experientes e nas quais confio, peço sempre opinião médica (e tudo muito bem explicadinho). Não tenho nenhuma vergonha de colocar questões, nem de ir lá todos os dias, se for caso disso... tenho a sorte de frequentar a mesma clínica há mais de 15 anos, já sou "da casa" e sempre me puseram à vontade. Ainda ontem tive de levar lá o meu Tomé (o da lipidose), pq voltou a recusar-se a comer (pelo menos comigo a ver... ) e a puxar o vómito... podia simplesmente ter-lhe dado as vitaminas e um anti-emético, mas preferi pegar no gato e levá-lo para ser visto por quem sabe...

Estou do lado da informação e do conhecimento, e contra a ignorância, que é o maior mal da humanidade. Mas tb consigo perceber se uma pessoa tem 2 dedos de testa, e a forista tem-nos; logicamente o meu discurso foi diferente e por isso não disse simplesmente "leve-o ao vet"... :wink:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sábado ago 21, 2010 12:59 am

Marta segui o topico desde o inicio, lamento a ausencia do seu menino lindo, Alex, ele vai estar sempre no seu coração :cry:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Chamarrita
Membro Veterano

sábado ago 21, 2010 1:23 am

dinodane Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
Querem ver que passou despercebida a ironia e que era preciso ter escrito O QUE SE SUBENTENDE, "POIS SIM, TAMBÉM O PARACETAMOL E AS ASPIRINA SÃO DE VENDE LIVRE E À PALA DOS DONOS ACHAREM QUE OS PODEM MEDICAR MORREM N GATOS TODOS OS ANOS"?? :lol:

E quantos morrem com vitaminas e o ansiolítico referido...? ironias à parte, se os nomes dos medicamentos ou seus compostos não podem ser mencionados, a regra é para se aplicar sem excepções, irónicas ou não. Já para não dizer que é de muito mau tom usar a ironia num caso destes... para quê? Aproveita a quem? Melhor seria tentar apaziguar, em vez de deitar achas para a fogueira... a não ser, claro, que se goste de "ver o circo a arder"...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”