Duvida de alimentação de cobra do milho
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
É sempre complicado identificar por "nome" as presas face à sua idade, e daí que seja sempre aconselhavel colocar também o peso aproximado.
O problema é que esta identificação varia um pouco consoante a fonte, embora possa afirmar que é a primeira vez que vejo um mus de 8g ser designado de médio... nem pouco mais ou menos.
O comprimento é umelemento a ter em conta em conjunto com a idade e/ou peso, para avaliar-mos a condição fisica do animal e a sua necessidade em termos de alimento, bem como o metabolismo do animal.
É necessário não esquecer que se deve identificar em concreto para que espécie(s) cada tabela de alimentação é adequada... é que não obstante duas cobras terem o mesmo comprimento, serem da mesma idade, o seu porte pode ser MUITO diferente, e logo assim também a dimensão da presa adequada.
O problema é que esta identificação varia um pouco consoante a fonte, embora possa afirmar que é a primeira vez que vejo um mus de 8g ser designado de médio... nem pouco mais ou menos.
O comprimento é umelemento a ter em conta em conjunto com a idade e/ou peso, para avaliar-mos a condição fisica do animal e a sua necessidade em termos de alimento, bem como o metabolismo do animal.
É necessário não esquecer que se deve identificar em concreto para que espécie(s) cada tabela de alimentação é adequada... é que não obstante duas cobras terem o mesmo comprimento, serem da mesma idade, o seu porte pode ser MUITO diferente, e logo assim também a dimensão da presa adequada.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
- Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic
Confesso que cada vez mais dou razão as pessoas que dizem que a Arca não vale a pena !
A verdade é que existem pessoas aqui quem tentam ajudar e outras que vêm aqui para simplesmente criticar por criticar !
Eu a alimentação das minhas cobras faço com base na tabela já referida !
Quanto aos nomes Vale Zero ! o que realmente interessa são os pesos dos ratos ! Eu tenho os ratos assim divididos no meu congelador e comecei assim a dividi-los porque era assim com estes pesos e nomes que os comprava !
A tabela deve ser utilizada em cobras do milho e lampropeltis que estejam bem alimentadas ! Pois se nem toda gente sabe devia saber que quando uma cobra não esta bem (alimentação correcta e crescimento normal ) deve comer sempre presas pequenas abaixo do que seria normal para assim as cobras terem uma digestão facilitada
Exemplo
Cobra que devia comer um Adulto de 7 em 7 ! esta comprida mas esta magra passa a comer um médio de 5 em 5.
Como já tinha referido as tabelas são apenas referencias, mas são referencias a ter em conta e nunca as devemos seguir cegamente, devemos adaptar ao que nos temos ! Cada animal é diferente !
Já agora gostaria que tanto o jpmf como o element deixassem aqui ficar boas referencias de alimentação de cobras !
Pode ser mesmo ir a tabela que esta em forums em outras línguas
Estes senhores adoram a critica pela critica !
Falam falam falam e não fazem nada !
Para não trabalho eu deixo ficar aqui dois link com um pouco de informação ! assim ficam com mais tempo para criticas !
http://www.fororeptiles.org/foros/showt ... hp?t=38486
http://www.fororeptiles.org/foros/showt ... post859856
A verdade é que existem pessoas aqui quem tentam ajudar e outras que vêm aqui para simplesmente criticar por criticar !
Eu a alimentação das minhas cobras faço com base na tabela já referida !
Quanto aos nomes Vale Zero ! o que realmente interessa são os pesos dos ratos ! Eu tenho os ratos assim divididos no meu congelador e comecei assim a dividi-los porque era assim com estes pesos e nomes que os comprava !
A tabela deve ser utilizada em cobras do milho e lampropeltis que estejam bem alimentadas ! Pois se nem toda gente sabe devia saber que quando uma cobra não esta bem (alimentação correcta e crescimento normal ) deve comer sempre presas pequenas abaixo do que seria normal para assim as cobras terem uma digestão facilitada
Exemplo
Cobra que devia comer um Adulto de 7 em 7 ! esta comprida mas esta magra passa a comer um médio de 5 em 5.
Como já tinha referido as tabelas são apenas referencias, mas são referencias a ter em conta e nunca as devemos seguir cegamente, devemos adaptar ao que nos temos ! Cada animal é diferente !
Já agora gostaria que tanto o jpmf como o element deixassem aqui ficar boas referencias de alimentação de cobras !
Pode ser mesmo ir a tabela que esta em forums em outras línguas
Estes senhores adoram a critica pela critica !
Falam falam falam e não fazem nada !
Para não trabalho eu deixo ficar aqui dois link com um pouco de informação ! assim ficam com mais tempo para criticas !
http://www.fororeptiles.org/foros/showt ... hp?t=38486
http://www.fororeptiles.org/foros/showt ... post859856
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
As tabelas, quando minimamente consistentes, servirão sempre como matéria de referência, a ter em conta, devidamente enquandrado com a situação do exemplar em questão. Por outro lado é preciso notar que a alimentação tendo por base o peso da presa vs peso/comprimento da cobra não é o único, bem como não é necessáriamente mais correcto dar sempre uma percentagem ou tamanho fixo de x em x dias. Com efeito podem-se variar os tamanhos/pesos das presas com a frequência que se lhe dá e ir ajustando de acordo com a evolução do animal, o que nem sempre é linear. Tenho lá uma que está de dieta, presas mais pequenas e intervalos maiores...
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Tenho-a desde que tinha 1mes, veio para mim muito novinha, nao me digas que tem 2anos porque nao tem, sei a idade das minhas cobras, como tambem tenho as medido e pesado todos os meses desde que estao comigo.element Escreveu:Viste-a a nascer? É que duvido muito que uma corn com 11 meses tenha 91cm, pouco mais que isso tem a minha com 2 anos sem nunca ter falhado uma refeição. Provavelmente já tem 2 anos...nisaa Escreveu:Bem, eu tenho uma cobra igual à tua que tem 11 meses, feitos este mês dia 7, e está com 91cm, e o mês passado estava com 89cm, mas penso que isso varie de cobra para cobra.Mike76 Escreveu:(...) em relação à idade tem cerca de 10 meses, eu acho-a um pouco pequena para a idade(...)
Mike, a tua corn com esse tamanho e cerca de 1 ano está dentro do tamanho médio delas. Era importante saber o peso dela.
Ou isso, ou fui aldrabada, mas estou a achar muito improvável..
Peço aos experiente que me dêem a opinião, para ajudar sff, se for para criticar nem vale a pena darem-se ao trabalho.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
nisaa, eu fiz apenas uma observação com os dados que tenho.
A minha corn de 2008, em Junho deste ano estava com 94cm. Eu fui comparando o seu desenvolvimento com outras do mesmo ano e a minha teve sempre um desenvolvimento melhor, quer em peso quer em comprimento, muito provavelmente por nunca ter recusado uma alimentação e por os ratos que lhe dou serem criação minha.
Eu não digo que seja impossivel uma corn de 2009 ter 91cm, mas duvido. E para chegares as tuas proprias conclusões, basta ires vendo as actualizações que os utilizadores deste e de outros foruns fazem ás suas cobras e compara, as que nasceram em 2008 e as que nasceram em 2009.
A minha corn de 2008, em Junho deste ano estava com 94cm. Eu fui comparando o seu desenvolvimento com outras do mesmo ano e a minha teve sempre um desenvolvimento melhor, quer em peso quer em comprimento, muito provavelmente por nunca ter recusado uma alimentação e por os ratos que lhe dou serem criação minha.
Eu não digo que seja impossivel uma corn de 2009 ter 91cm, mas duvido. E para chegares as tuas proprias conclusões, basta ires vendo as actualizações que os utilizadores deste e de outros foruns fazem ás suas cobras e compara, as que nasceram em 2008 e as que nasceram em 2009.
Eu agora fiquei um pouco confusa, na verdade acho um pouco estranho sim, mas continuo a achar que não fui aldrabada. No entanto, posso publicar aqui a idade, o peso e o comprimento que ela foi tendo.. Se ajudar de alguma maneira a perceber o que se passou, se é feitio ou "defeito" 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Uma pergunta, como é que a medes?nisaa Escreveu:Eu agora fiquei um pouco confusa, na verdade acho um pouco estranho sim, mas continuo a achar que não fui aldrabada. No entanto, posso publicar aqui a idade, o peso e o comprimento que ela foi tendo.. Se ajudar de alguma maneira a perceber o que se passou, se é feitio ou "defeito"
Eu nunca tive uma corn por isso não tenho noção da velocidade de crescimento das mesmas, mas também acho estranho ela estar a crescer tão rápido para uma cobra nascida em 2009, como a alimentas? A minha é uma Elaphe obsoleta, fez um ano este mês e estava com 1,02m há um mês atrás (vou voltar a fazer medição esta semana) e tem sido alimentada com Ratz.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
Com uma daquelas réguas de costura, ponho-a direita, e depois pego na cobra e tento que ela se estique, seguro na cabeça, deslizo a mão até a cauda para que se mantenha esticada e vou tentando evitar que ela se entorse até conseguir ver. Ela sempre comeu bastante bem, neste momento esta a comer 2desmamados de 5 em 5 dias. Dentro de pouco tempo vou começar a dar de 7 em 7 para que ela tenha mais tempo para fazer a digestão.AlunoBioGeo Escreveu: Uma pergunta, como é que a medes?
Eu nunca tive uma corn por isso não tenho noção da velocidade de crescimento das mesmas, mas também acho estranho ela estar a crescer tão rápido para uma cobra nascida em 2009, como a alimentas? A minha é uma Elaphe obsoleta, fez um ano este mês e estava com 1,02m há um mês atrás (vou voltar a fazer medição esta semana) e tem sido alimentada com Ratz.
Se estiver a fazer alguma coisa mal diz-me.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
- Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic
Eu acho que não foste aldrabada
Se as cobras enquanto novas tiverem sempre a comer elas crescem bem foi o que sempre me disseram e também é o caso das meninas aqui de casa
Californiana em Agosto do ano passado estava com pouco mais de 60cm agora esta com 108 cm ! ela fez este ano 4 anos ! mas estas cobra teve 8 meses desaparecida com o antigo dono por isso não é de estranhar este desenvolvimento tão abrupto !
A minha bebé é uma corn nascida a 5-09-2009 esta comigo desde 9-11-2009
começou com 30cm agora já vai em 82 cm !
Eu acho que tudo vai da alimentação que se dá, da frequência que comem e também deve existir factores genéticos a ter em conta !
Já agora com que peso esta a tua menina nisaa ?

Se as cobras enquanto novas tiverem sempre a comer elas crescem bem foi o que sempre me disseram e também é o caso das meninas aqui de casa
Californiana em Agosto do ano passado estava com pouco mais de 60cm agora esta com 108 cm ! ela fez este ano 4 anos ! mas estas cobra teve 8 meses desaparecida com o antigo dono por isso não é de estranhar este desenvolvimento tão abrupto !
Eu acho que tudo vai da alimentação que se dá, da frequência que comem e também deve existir factores genéticos a ter em conta !
jamerico Escreveu:Eu acho que não foste aldrabada![]()
O mês passado estava com 155g e agora está com 185g

Pesei-a mesmo agora, é uma diferença fantástica. ^^
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Na minha opinião 2 desmamados de 5 em 5 dias é demasiado. Um desmamado andará a volta das 10/12gr, portanto estás a dar-lhe cerca de 20/24gr de alimento de 5 em 5 dias, o que me parece exagerado.nisaa Escreveu:Com uma daquelas réguas de costura, ponho-a direita, e depois pego na cobra e tento que ela se estique, seguro na cabeça, deslizo a mão até a cauda para que se mantenha esticada e vou tentando evitar que ela se entorse até conseguir ver. Ela sempre comeu bastante bem, neste momento esta a comer 2desmamados de 5 em 5 dias. Dentro de pouco tempo vou começar a dar de 7 em 7 para que ela tenha mais tempo para fazer a digestão.AlunoBioGeo Escreveu: Uma pergunta, como é que a medes?
Se estiver a fazer alguma coisa mal diz-me.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
mas qual é a vossa de qerer q as cobras cresçam á bruta? quanto mais rapido crescem mais rapido morrem.
pesem a cobra e deem um rato com 10 a 15% do seu peso...
...de 7 em 7 dias
pesem a cobra e deem um rato com 10 a 15% do seu peso...
...de 7 em 7 dias
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Não admira que cresçam rápido...
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>